Ir para conteúdo

  • Facebook

  • Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Norton 16H... decorada com peixes


  • Por favor inicie sessão para responder
16 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 jpsilva

jpsilva

  • Membro
  • Registo: 11/11/2010
  • Posts: 778
  • Idade: 49
    • Local: Lisboa

Publicado 13 Novembro 2010 - 07:25

Imagem Colocada
Apesar de não ter sido muito usada, esta Norton 16H fez uma grande viagem para chegar onde está, a cerca de 20 metros de profundidade no Estreito de Gubal, no Egipto... dentro de um dos porões do SS Thistlegorm.

O SS Thistlegorm era um navio mercante de uma hélice (SS = single screw) com 128m de comprimento. Foi lançado em 1940 e utilizado no esforço de guerra como cargueiro. Em 1941, faz a longa viagem da Grã-Bretanha até ao Egipto contornando o Cabo da Boa Esperança, dado o Mediterrâneo estar sob controlo das forças do Eixo. Levava uma carga muito variada (motas, peças de avião, camiões, duas locomotivas a vapor, munições, dois blindados, etc) com destino a Alexandria mas ficou retido ao largo do Sinai, num local codificado como "Safe Anchorage F", devido à colisão de dois navios no Canal de Suez.
Às primeiras horas do dia 6 de Outubro de 1941, dois bombadeiros alemães Heikel He-111 originários de Creta encontram o navio. As duas bombas atingem o porão nº4, logo aquele que continha a maior parte das munições. A explosão separa a ré do resto do navio, que fica praticamente intacto, e este afunda rapidamente. A carga nos restantes porões ficou nos seus lugares. Só voltou a ser encontrado entre 1956 e 1957 pelo Comandante Cousteau, que o eternizou no filme O Mundo do Silêncio.

É um naufrágio muito interessante com uma história igualmente interessante. Dadas as particularidades do Estreito de Gubal e das correntes que se fazem sentir, é um mergulho que se torna mais seguro se for feito por dentro do naufrágio. A profundidade varia entre 16m (convés) e 32m (fundo).

Apesar de me interessar mais por procurar fauna marinha de pequenas dimensões, os mergulhos que fiz no Thistlegorm foram, de longe, os melhores que alguma vez fiz.

Canon EOS 300D, Canon EF-S 18-55mm, caixa estanque Nimar, dome port, strobe externo Nikonos SB-105+difusor em manual e potência máxima, f/6.3, 1/125s, ISO 400.



Anúncios

Partilhar Post #2 Mach2

Mach2

  • Membro
  • Registo: 31/10/2010
  • Posts: 182

Publicado 13 Novembro 2010 - 22:56

Belo trabalho!!!

Obrigado por partilhares este belo registo histórico e pela bela leitura que contextualiza o registo! Se tiveres mais desta série continua a colocar!

abraço


Partilhar Post #3 blind_vision

blind_vision

  • Membro
  • Registo: 01/02/2008
  • Posts: 282
  • Idade: 54
    • Local: Marinha Grande

Publicado 13 Novembro 2010 - 23:32

Só tem estas fotos?


IT Partilhar Post #4 jpsilva

jpsilva

  • Membro
  • Registo: 11/11/2010
  • Posts: 778
  • Idade: 49
    • Local: Lisboa

Publicado 14 Novembro 2010 - 10:44

Obrigado pelos comentários.
Em relação à questão do "blind_vision", tenho mais algumas fotos deste naufrágio no flickr (http://www.flickr.co...gs/thistlegorm/).
Deixo aqui uma outra foto, tirada a 32m de profundidade ao lado do destroço do SS Thistlegorm:
Imagem Colocada
Trata-se do que resta da locomotiva que estava montada no convés a bombordo (havia outra igual a estibordo). Com a explosão, foi projectada no ar e foi cair na vertical (os rodados são mais densos do que a caldeira) no fundo de areia. A parte posterior da locomotiva foi completamente destruída. Os mergulhadores na foto são o Manuel Chagas (à esquerda) e a Teresa Silva, minha mulher e buddy de mergulho (à direita).

Canon EOS 300D, Canon EF-S 18-55mm@18mm, caixa estanque Nimar com dome port, f/6.3, 1/80, ISO 200, luz natural.


IT Partilhar Post #5 jpsilva

jpsilva

  • Membro
  • Registo: 11/11/2010
  • Posts: 778
  • Idade: 49
    • Local: Lisboa

Publicado 14 Novembro 2010 - 10:49

Outra das muitas motas no interior do SS Thistlegorm, desta feita uma BSA M20:
Imagem Colocada

Canon EOS 300D, Canon EF-S 18-55mm@18mm, caixa estanque Nimar e dome port, f/6.3, 1/250s, ISO 400, strobe externo Nikonos SB-105 + difusor em manual e potência máxima.


Partilhar Post #6 al-Farrob

al-Farrob

  • Membro
  • Registo: 11/04/2008
  • Posts: 7457
  • Idade: 65

Publicado 14 Novembro 2010 - 11:18

Interessante. Obrigado por partilhar.
:th_up:


IT Partilhar Post #7 jpsilva

jpsilva

  • Membro
  • Registo: 11/11/2010
  • Posts: 778
  • Idade: 49
    • Local: Lisboa

Publicado 14 Novembro 2010 - 16:05

Só estava a faltar a Matchless G3L. Ficam assim completos os 3 modelos de mota que o SS Thistlegorm transportava.
Imagem Colocada
Canon EOS 300D, Canon EF-S 18-55mm@18mm, caixa estanque Nimar e dome port, f/6.3, 1/250s, ISO 400, strobe externo Nikonos SB-105 + difusor em manual e potência máxima.


Partilhar Post #8 MatosMario

MatosMario

  • Membro
  • Registo: 16/05/2010
  • Posts: 1259
  • Idade: 58
    • Local: Parede

Publicado 14 Novembro 2010 - 16:40

Fantástico! E excelente nota explicativa.

:th_up:


PS - Que inveja...


IT Partilhar Post #9 jpsilva

jpsilva

  • Membro
  • Registo: 11/11/2010
  • Posts: 778
  • Idade: 49
    • Local: Lisboa

Publicado 14 Novembro 2010 - 17:17

Já mostrei alguma da carga do Thistlegorm, mas tenho pouco para mostrar do navio em si.
Uma das visões mais impressionantes (e é precisamente a primeira abordagem que Cousteau faz em "O Mundo do Silêncio") é a proa perfeitamente na vertical, com a corrente do ferro de estibordo descendo até ao fundo. Dada a forte corrente, tive pouco tempo para fotografar este marco do Thistlegorm. O fundo está a cerca de 32m de profundidade e o convés a 16m.
Imagem Colocada
Canon EOS 300D, Canon EF-S 18-55mm@18mm, caixa estanque Nimar e dome port, f/6.3, 1/1600s, ISO 400, luz natural.



Partilhar Post #10 bacooman

bacooman

  • Membro
  • Registo: 18/05/2010
  • Posts: 66

Publicado 19 Novembro 2010 - 21:46

Parabéns. Fotos muito fixes!


IT Partilhar Post #11 jpsilva

jpsilva

  • Membro
  • Registo: 11/11/2010
  • Posts: 778
  • Idade: 49
    • Local: Lisboa

Publicado 20 Novembro 2010 - 19:12

Parabéns. Fotos muito fixes!


Obrigado!


Partilhar Post #12 Goncalo_S

Goncalo_S

  • Membro
  • Registo: 30/12/2009
  • Posts: 242
  • Idade: 29
    • Local: Coimbra

Publicado 21 Novembro 2010 - 13:21

Excelentes fotografias...Desconhecia que tinha-mos por aqui um user que fazia este tipo de fotografia. Deve ser bastante interessante. Não deixes de meter fotografias assim, com textos assim.

Abraço  :th_up:


Partilhar Post #13 virgula

virgula

  • Membro
  • Registo: 07/07/2009
  • Posts: 596

Publicado 21 Novembro 2010 - 15:59

Muito interessante!...parabéns pelo trabalho!


Partilhar Post #14 ic3b0y_17

ic3b0y_17

  • Membro
  • Registo: 27/01/2008
  • Posts: 411
  • Idade: 35
    • Local: Funchal City

Publicado 21 Novembro 2010 - 16:05

:blink: :blink: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre:
excelentes notas explicativas, e respectivas fotos..

ps: sai um prato de inveja... ou melhor.. uma panela :clap: :clap:


Partilhar Post #15 pedro99

pedro99

  • Novo Membro
  • Registo: 01/11/2010
  • Posts: 12
    • Local: fernao ferro /pinhal de frades

Publicado 21 Novembro 2010 - 21:26

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre: :mestre:


Partilhar Post #16 fabricovisual

fabricovisual

  • Membro
  • Registo: 12/05/2010
  • Posts: 1433
  • Idade: 46
    • Local: Fernão Ferro

Publicado 21 Novembro 2010 - 23:29

Outra das muitas motas no interior do SS Thistlegorm, desta feita uma BSA M20:

Só estava a faltar a Matchless G3L.


Estas fotografias não deveriam estar na secção Transportes?  :humm:

Fora de brincadeiras:

Obrigado por partilhares estas fotografias tão interessantes e fora do comum aqui no fórum.

:th_up:




Partilhar Post #17 PauloOliveira

PauloOliveira

  • Membro
  • Registo: 28/01/2008
  • Posts: 624
  • Idade: 50
    • Local: Lisboa

Publicado 22 Novembro 2010 - 21:09

Excelentes fotos e devidamente contextualizadas que é sempre uma mais valia  :mestre: