Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Tudo o que se possa falar sobre a utilização de filtros ND

• Por favor inicie sessão para responder
19 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro
  • Registo: 16/06/2007
    • Local: Linda A Velha

Publicado 07 Setembro 2011 - 09:20

Resolvi abrir este tópico e separar o post que contem o FAQ que estava em outro local, aqui poderão colocar e responder às duvidas dos membros mas (por amor de Deus  :D ) antes de se porem a disparar posts à toa, sugiro que leiam o que já foi perguntado e respondido na seguinte lista:

PS: e não pensem que este tópico foi criado para que seja EU exclusivamente a responder às duvidas, antes pelo contrário, é de participação livre e voluntária como em qualquer outro tópico (assim as "aguas ficam separadas")  : :)

FAQ sobre os filtros

1 - Q:

Estou interessado num kit de filtros Hard Grad só tenho uma dúvida, esta marca penso que comercializa filtros em vidro e em poliester (se estiver enganado corrijam-me) quais é que vocês têm à venda? E já agora qual a diferença?

R:

Os filtros por nós vendidos são em poliester, pois os de vidro têm um preço bastante elevado e são dirigidos para o mercado profissional.

A diferença é na resolução de imagem e na durabilidade: os de vidro têm maior resolução mas ao nivel de equipamentos e lentes consumer do mercado não consegue tirar vantagens reais, por outro lado os de vidro são menos sensiveis aos riscos mas posso adiantar que pelo preço de um filtro de vidro, conseguirá comprar mais de 5 filtros de poliester...

2 - Q:

Como aconselham a limpeza dos filtros?

R:

A limpeza dos filtros deverá ser feita UNICAMENTE com um pano de mico-fibras  (utilizados nos oculos). Se o filtro estiver com pingas de agua salgada, convem passar por agua e enxaguar com um pano da cozinha.

3 - Q:

Estou interessado em adquirir um dos vossos filtros que fosse o mais parecido com o Cokin 121 por ja ter testado. Sera que me podem indicar qual é para poder encomendar?

R:

A ref. 121 tem muito mais sub referências nos modelos do fabricante Cokin, no entanto adianto que a descrição 121 é de um filtro ND gradiente mas depois existem outras referências consoante as variações de densidade e tipo de transição gradiente...

Relativamente à sua equivalência para os Formatt, existes inumeras variações presentes na nossa loja online.

Aconselho a tentar saber ao certo qual o filtro que pretende que seja igual, quantos stops de densidade tem e qual o tipo de transição gradiente (se suave ou brusca).

Dado que a densidade e o tipo de transição deverá ser usada consoante a necessidade de cada foto, sugerimos a compra dos kits ND's gradientes que contem 3 filtros entre 1 a 3 stops, temos ainda esses kits em transição suave e busca (soft e hard edge)

4 - Q:

pretendia saber quais os filtros hitech 85mm equivalentes (caso existam) aos cokin degradé azul ref 123 (poderá confirmar aqui http://www.cokin.co.uk/pages/grad2.htm) e ao cokin sunset ref 197 ou 198 (http://www.cokin.co.uk/pages/grad6.htm)

R:

É-me dificil tentar "descobrir" as equivalências de todos os Cokin relativamente aos Hitech, mas dando umas noções básicas poderás tu mesmo saber quais os tipos de filtros existentes e independentemente do fabricante:

- Filtros gradientes de cor neutra  (ND)
- Filtros gradientes de cor de efeito (coloridos)

Depois dentro dos gradientes temos:

- Filtros de várias densidades (nivel de escurecimento): 1,2,3,4,5,6 (etc) stops - Nos Cokin dão a denominação de 121,122, 125, etc, nos hitech chamam-se 0,3 (1 stop), 0,6 (2 stops), 0,9 (3 stops), etc...

- Fitros de vários tipos de passagem da zona escura para a zona transparente: passagem suave e passagem brusca (a Cokin ainda tem uma variante de passagem light soft, ou seja de passagem MUITO suave mas que não aconselho a sua compra pois os resultados são fracos - a Hitech não tem esta variante, somente os Hard e Soft)

E pronto, a partir daqui é só saber o que a referência quer dizer e ir procurar essas caracteristicas em outros fabricantes!  ;)

Para consultares o catalogo da formatt: www.formatt.co.uk

5 - Q:

Um filtro HAMA polarizante circular equivale (ou tem o mesmo efeito) que por exemplo o kit 4 ND GRD 85mm SOFT EDGE ou nada tem a ver uma coisa com outra? (não tomando em conta que um tem degradé e o outro não)

R:

Os filtros ND, coloridos, gradientes ou não - não são filtros polarizadores! - poderão ter o mesmo efeito dado que cortam a luz e assim a maquina consegue captar melhore as cores!

6 - Q:

Quando temos qualquer filtro de 1 stop para tornar os tons deste filtro ainda mais escuros bastará aumentar a velocidade imaginemos passar de 1/250 para 1/500 certo ou errado? portanto acabamos por conseguir obter resultados de um filtro de 2 stops, apenas com um filtro de 1 stop e aumentando a velocidade estou errado?

R:

Estamos a falar dos filtros gradientes? se sim, a diferença dos stops entre a zona escura e a zona transparente terá que ser a suficiente para a luz que tiveres na altura, ou seja, se tens muita luz no céu e pouca luz na terra, terás que aplicar um filtro com maior direfença de stops, até podes subrepor mais outro filtro somando assim os stops, ou seja, se no fotómetro da maquina tiveres uma diferença de 5 stops entre a zona mais luminosa e a zona menos luminosa, podes aplicar um filtro de 2 stops + outro filtro de 3 stops, somando assim o total de 5 stops, por outro lado se tiveres uma situação em que a diferentça entre a zona iluminada e a zona mais escura é minima, então o filtro a aplicar terá que ter uma compensação igual á direrença que te der no fotómetro.

Para usares o fotómetro a ler a luz nos diferentes planos, coloca a medição de luz em spot e anda com o ponto de foco ou enquadra a camera nos diversos locais que queiras medir a luz. Memoriza qual foi a diferença entre a zona mais escura e a zona mais clara, esse nº de stops deverá ser igual aos stops a usar no filtro.

Atentção, isto é a teoria, na pratica tudo altera consoante nivelas o horizonte do filtro ou se estás a aplicar um soft edge ou hard edge, ou se as nuvens ao se movimentares, irão alterar a referida medição, portanto e como em tudo na vida, terás que ter experiência para obteres os melhores resultados!

Se estiveres a falar nos ND Full (os que são quadrados, sem gradiente) o que dizes é correcto MAS a utilização dos filtros ND Full são para baixar a velocidade para permitir que cenas em movimento fiquem arrastadas ou mesmo desaparecerem do enquadramento (no caso de pessoas a passarem na rua) e se a luz for muito elevada e não conseguires baixar mais a velocidade? Então terás que aplicar um filtro com mais stops...

7 - Q:

Sabes se o Hitech ND 3.0 é de rosca ou é o normal quadrado para aplicar no suporte...

R:

Toda a gama Hitech é de suporte, mesmo os de HDND com elevados stops.

Existe no site da format filtros de rosca mas pertencem a outra gama de produto que não comercializamos.

EDIT 17.11.2008:

8 - Q:

Eu quero comprar uns filtros contudo não sei o que comprar! A minha câmera é a canon 450 D cuja a objectiva é a 18-55 f.3.5/5.6 de 58 mm de diametro!

R:

Sendo que vais usar os filtros numa 18-55 sugiro o seguinte material:

- Suporte de filtros de plástico sistema 85mm
- Ring 58mm para suporte de plástico sistema 85mm
- Kit de 3 filtros ND 85mm(densidade neutra SEM gradiente, para atrasar a velocidade nas exposições.
- Kit de 3 filtros ND GRD HARD EDGE 85mm (densidade neutra COM gradiente de passagem brusca)

Por hora não te aconselho comprares o kit ND GRD Soft edge pois com 18mm não vais tirar aproveito da passagem suave, mas se vieres a ter uma UGA, aconselho a acrescentares estes filtros  :sim:

No inicio não vale a pena gastares dinheiro com os filtros gradientes coloridos, pois a sua aplicação requer mais um pouco de experiência pois o resultado poderá vir a ter um aspecto "forçado".

Este é o set básico que te aconselho, depois, com a tua experiência, vais ver que mesmo tu irás decidir o que necessitas para uma maior criatividade.

Questão colocada em Janeiro 2009:

9 - P:

Ja estive no vosso site da LaserLab mas continuo com duvidas... É que comecei a ver o que tinha que comprar para as minhas lentes e não pesquei nada...suporte,adaptador, aneis, 85mm...62mm...que confusao!
Então é assim, quero um filtro ND de x8 (para tirar as tais fotos de agua e criar o efeito de arrasto...se aconselhares outro diz), o que é que preciso exactamente para esse filtro dar nas minhas duas lentes (Canon Eos1000D + lente  18-55 IS + Tamron AF 70-300mm/4-5,6 Di LD Macro) para fazer a compra?
Se puderes ajudar fico muito agradecido!

R:

Não conheço as tuas lentes mas é fácil de saber qual a medida dos aneis adaptadores que necessitas: basta ler o que ela tem escrito na frente da lente, deverá ser qualquer coisa como 55mm ou 62mm, etc... depois é só comprar o suporte de plastico para os filtro de 85mm e comprar o filtro de 85mm para encaixar no referido suporte. Por sua vez o tal suporte vai encaixar no anel que compras-te para a medida de cada lente.

Na pratica precisas de:

- 1 anel adaptador (para suporte de plastico) na medida do diametro de cada lente (neste caso, se tens 2 lentes, necessitas de 2 aneis, MAS se as 2 lentes tiverem a mesma medida de diametro, então ainda melhor!: só precisas de um anel que irá servir em cada lente!

- O suporte de plastico de 85mm que irá encaixar no anel adaptador anteriormente referido

- Agora é só escolhes os filtros que quiseres!: desde que sejam da medida de 85mm para poderem encaixar no suporte de plastico!: no teu caso, podes optar pelo filtro ND Full de 1.2 (reduz 5 stops de luz) ou o 3.0 (reduz 10 Stops!, mas cuidado com este: requer mais experiência na sua utilização (pré-focagem, WB, tapar entradas de luz com um pano, etc...) ou então tambem podes optar pelo kit de 3 filtros que sai mais barato individualmente e podes sobrepor até 3 filtros : são eles de 0,3 - 0,6 e 0,9 (1,2 e 3 stops respectivamente, se sobrepores os 3 ficas com a soma de cada valor individual em stops: 1+2+3=6 stops!

Questão colocada em Fevereiro de 2009

10 - P:

Tanto quanto percebi, os filtros ND que usas são Hitech, certo?
Posso perguntar que suporte usas? E já agora se usas o de 85 ou 100 mm.
Estou com algum receio que o suporte de 85 mm cause vinhetagem na lente de 10 mm. Se tiveres essa experiência, agradeço que me dês a tua opinião.

R:

Uso o sistema de 85mm e com um suporte cokin de 1 slot (se usares 2 ou 3 slots, faz mais vinhetagem). Os suportes que temos é de 2 slots mas podes serrar o ultimo slot para evitar vinhetagem.

A questão da vinhetagem não é nenhum virus  :P , tens várias alternativas para o remover/evitar:

- enquadras o assunto de um modo mais afastado para depois fazeres um crop.
- enquadras correctamente e em Photoshop, por exemplo, removes os cantos escuros com a ferramenta "clone"
- Em vez de usares os 10mm, faz um pouco de zoom e re-enquadra nos 12mm ou 14mm

EDIT a 14.07.2009

11 - P:

Preciso de mais duas informações:
Em primeiro lugar, suponho que qualquer destes suportes que têm no site permitam rodar os filtros? (exemplo para 45º, 90º, etc?) Ou são fixos numa posição?

A outra questão é qual a grande diferença (apesar do material) entre o "Suporte 85mm Plastic 3 Slot Holder" e o "Suporte 85mm MK2 Aluminium 2 Slot Wide Angle"? é só que o segundo permite fotos em wide angle sem vinhetagem? Tenho uma Sigma 17-70

E em relação à utilização do polarizador com nds/nds graduados? Vale a pena? É excessivo? Estou a iniciar-me nos filtros, portanto desculpa a overdose de questões eheh.

R:

Os suportes são rotativos, permitindo QUALQUER angulo  ;)
A razão pela qual o polarizador está localizado à frente de todo o conjunto é mesmo para depois de rodares os filtros para nivelares o horizonte, poderes por fim ajustar o polarizador circular livremente, criando dois ajustes destintos: o alinhamento dos filtros grd e o efeito do polarizador circular.

O suporte de plastico tem 3 slots em que o pessoal costuma serrar o ultimo slot para não criar vinhetagem nas UGA's,mesmo assim, com os 2 slots ainda faz vinhetagem nos 10mm das lentes já o suporte de aluminio tem de origem somente 2 slots e cria menos vinhetagem que os 2 slots do suporte de plastico. Outra alternativa seria serrar os 2 slots do suporte de plastico, mas neste caso, resta apenas 1 slot para colocar um filtro...

De qualquer dos modos, ao optares pelo suporte de plastico e usando apenas a tua lente 17-70, não terás problemas de vinhetagem, isto se tiveres a usar um corpo APS e não full frame  : :) Se tiveres a usar um corpo Full frame, esqueçe o sistema de 85mm, terás que optar pelo sistema de 100mm.

A aplicação de um polarizador em conjunto com os filtros irá ter o mesmo efeito que teria se usado em separado, ou seja:
1 - cortará os reflexos do sol nos objectos não metálicos (rochas, agua, vidros, etc)
2 - cria mais contraste no recorte das nuvens. Não esquecer que o angulo máximo de accção dos polarizadores para obter o referido efeito é a 45º no sentido dos raios solares, ou seja, apontado directamente ao Sol, não é eficaz neste efeito

EDIT em 14.07.2009

12 - P:

Tenho uma Canon 400D e os filtros serão para usar, sobretudo, numa Sigma17-70. Uma vez que também queria ter a hipótese de usar um GND com um polarizador, pelo que percebi teria que encomendar o "Suporte 85mm MK2 Aluminium 2 Slot + Ring PLC", certo? Para o juntar à minha sigma 17-70 (72mm) bastar-me-ia comprar também o adaptador de 72mm relativo ao sistema 85mm, estou certo? Para usar apenas o polarizador que comercializam bastar-me-ia o adapatador ou seria também necessário ter o tal sistema 85mm?
Já agora, uma vez que tenho também lentes com 52mm e 58mm de diâmetro, o sistema 85mm também funcionaria nelas, não é? Bastaria para isso comprar os respectivos adaptadores.
Uma questão final, no vosso sistema 85mm que suporta polarizador, só funcionam os vossos polarizadores ou posso comprar um de outra marca que sirva nele?

R:

Relativamente ao material necessário, está correcto. Para usar o polarizador de 95mm diretamente nas tuas lentes, poderás comprar um "stepdown ring" que é um anel que converte os 95mm para, por exemplo, os 72mm, para usares o mesmo polarizadore em outras lentes, terás que comprar mais aneis "step down" de 95mm para os mm de cada lente. De momento não temos esses aneis conversores mas estamos a pensar em vende-los mais tarde. Em alternativa, poderás usar o polarizador no suporte de filtros, mas irá entrar luz pelas laterais se o usares em pleno dia.

Podes usar o suporte de filtros em qualquer lente, mas terás que comprar os rings na medida de cada uma, a vantagem é que os filtros serão sempre os mesmos.

Podes comprar qualquer polarizador de qualquer marca, mas tem que ser de 95mm (pois é o tamanho da rosca do suporte de filtros de 85mm) ou se optares pelo sistema de 100mm, poderás comprar qualquer polarizador de 105mm pela mesma razão.

:cheers:

EDIT: 18.03.2009

13 - P:

Em termos de filtros graduados, qual é a densidade que usas mais? E nos "full"?

R:

eu uso TODOS os filtros que tenho pois a densidade não é uma opção mas sim dependente da luz e 1º plano que tenho na altura. Não é à toa que existem os kits de 3 filtros...

Idem para o modelo Soft edge e hard edge, a resposta é a mesma.

Peço desculpas por não conseguir dar uma resposta mais concreta mas qualquer resposta que desse, seria incompleta.

.... Continuação da questão anterior pelo mesmo autor:

14 - P:

Eu em princípio vou comprar uns kits em conjunto com outra pessoa, e vamos dividir os filtros.
Essa outra pessoa já disse que queria ficar com os 0.6. Nem mesmo entre 0.3 e 0.9 há um que possa fazer mais jeito que o outro?

R:

O 0.3 atenua 1 stop, o 0.9 atenua 3 stops.

Se a cena a fotografar tiver uma diferença de 1 stop entre a zona mais clara e a zona mais escura, aplicas o 0.3

Se a cena a fotografar tiver 3 stops de diferença, aplicas o 0.9

eis a razão de não conseguir dar resposta....

15 - P:

Queria comprar um complemento para o meu setup Hitech 100mm..neste momento tenho o kit 0.3/.6/.9 Hard Edge. O que aconselhas para o setup...um soft edge 0.6 ou o novo filtro Reverse?...sendo o reverse presumo que um 0.9 seja o ideal.

R:

Cada filtro de cada densidade e de cada transição tem a sua aplicação especifica consoante o que estamos a fotografar, consoante a luz ou enquadramento pelo que se já tens alguma experiência com os filtros que já tens, tu mesmo deverás saber o que mais te falta para expandir a tua experiência e resultados  sSim

Se só tens Hard Edge, que tal adicionares um ou uns soft Edge?

Os Reverse tb são uma opção mas são mais caros e são todos Hard Edge ( que não sendo reverse, já tens 3 Hards...)

Voltando aos softs, eu uso desde o 0.3 ao 0.9 são óptimos para sobrepor aos Hard edge, e tanto uso apenas um 0.3 como por vezes o 0.6 ou 0.9 depende do que necessito no acto, a conjugação de filtros não é mais que um "fine tuning".

16 - P:

Assim por alto quais são os filtros que me aconselhas comprar para fotografar aquelas paisagens no nosso cantinho à beira mar plantado... o uso dos filtros será na 24-70L de 77mm de diâmetro.

R:

A resposta para a tua pergunta daria 4 paginas de texto, no entanto e depois de te decidires se irás para o sistema 85mm ou 100mm, sugiro os 3 kits "chapa cinco" ou seja ficas com todas as necessidades cobertas, são eles:

Kit ND full ( para baixar as velocidades de obteração)

Kit ND GRAD Hard edge ( filtros gradientes de passagem brusca para transições vincadas)

Kit ND GRAD Soft edge ( filtros gradientes de passagem brusca para transições suaves )

Qualquer destes kits contem 3 filtros de 1,2 e 3 stops

Depois deverás escolher um suporte e um anel com a medida de cada lente a usar, não esquecer que há suportes e aneis para 85mm e 100mm ( os aneis são diferentes, não esquecer)

17 - P:

Sobre o filtro ND 3.0 ( 9 stops) Já percebi como é que se faz a correcção das cores depois da saída da máquina, porém, há uma coisa que não estou a perceber... Quando tiro a foto parece-me sempre que o filtro está riscado ou sujo, mesmo quando eu acabo de o limpar
Limpo o filtro e a lente, tiro a foto a aparecem-me imensas manchas na foto como no exemplo. A lente é uma 10-20:

cleanedmg30926902376.jpg

PS: o Exif doi retirado para anonimato do seu autor.

R:

Viva.

Antes de mais, estás a usar f16 para uma foto de dia?...... com essa abertura, o que acontece é que estás a focar, tudo, mesmo o próprio filtro, bem como todo o vidro que terás à frente da camera ( repara que até aparece a imagem da propria lente em si), por outro lado tens o Sol de chapão no canto superior direito a fazer com que entre luz entre a lente e o filtro... por ultimo, sobre a foto em si, não existe vantagem em aplicar um filtro de 9 stops neste enquadramento.

Resumidamente:

- Usar aberturas muito próximas a f8 ou mesmo inferiores para reduzir flares
- Coloca o filtro no slot mais próximo possível da lente.
- Usar o filtro mais no fim do dia ou tapar o mesmo com um pano à volta do suporte
- Nem em todos os enquadramentos justifica uma longa exposição, deverás aplica-lo em situações com muito movimento de agua ou de nuvens, ou se quiseres eliminar pessoas ou carros em movimento na rua, igreja, etc.

EDIT: colocada a 4.5.2010

18 - P:

Para fotografar por do sol ou nascer do sol, os filtros mais indicados serão os Hard edge ou Soft edge? tenho a ideia, ainda que possa ser errada, que os de transição brusca, podem fazer um grande contraste na transição, confirma-se?

R:

Qualquer dos filtros aplica-se em NDS e PDS, a transição a aplicar é sim dependente do tipo de horizonte que existe no enquadramento, sendo que se for uma linha plana aconselhamos a aplicação de um filtro hard, se houver montanhas, edificios, etc, é preferível um Soft, no entanto tudo isto é relativo e não vinculativo.
Também obterá bons resultados se numa praia com o Sol no horizonte, aplicar um filtro Hard e acrescentar um outro soft alinhado mais abaixo do horizonte para que consiga uma transição de luz mais suave nos reflexos de luz na agua, aqui deverá ter em atenção o nível de escurecimentos dos 2 filtros, por exemplo, aplicar um hard de 0,9 mas no soft, escolher um 0.3 ou mesmo um 0.6, se não for satisfatório, poderá tentar um hard 0,6 e um soft 0.6, a densidade de ambos os filtros deverá ser equilibrada relativamente à luz no primeiro plano, para tal é necessário ter várias variantes de transição e densidades para ter a liberdade de conjugar a aplicação correcta no momento.

EDIT: colocado em 26.7.2010

19 - P:

-Como usar o filtro polarizador circular com este sistema?
-Para usar este sistema com uma lente 18-50 de 67mm de diametro, apenas necessito de usar outro anel adaptador?

R:

Não existe qualquer impedimento em termos ópticos de utilizar o polarizador antes dos filtros, no entanto ao usar um filtro de rosca na lente e depois o sistema de suporte à frente irá provocar uma altura maior no conjunto o que poderá resultar em alguma vinhetagem nos cantos da imagem, se for o caso deverá usar maior zoom para evitar isto. Outro inconveniente é conseguir rodar o filtro polarizador em conjunto com a necessidade de rodar igualmente o conjunto de filtros no suporte mas deverá ser uma questão de habituação.

NOTA: creio haver alguns filtros polarizadores circulares que não têm rosca no lado de fora, se for este o caso, não irá conseguir enroscar o anel do suporte dos filtros.

Em alternativa, poderá adquirir o suporte com a rosca do polarizador incluída, no entanto o preço do polarizador é mais elevado dado que é necessário ser de grande diâmetro ( 95mm para o sistema de filtros de 85mm e de 105mm para o sistema de filtros de 100mm. 

Poderá consultar os preços dos referidos polarizadores na nossa loja online aqui:
http://loja.laserlab...ducts/FXXXPCXX1

E o suporte com rosca no fim para a colocação de um polarizador:

para filtros de 100mm:

http://loja.laserlab...electSubProduct

para filtros de 85mm:

http://loja.laserlab...electSubProduct

Relativamente à segunda questão, basta adquirir o anel com o respectivo diâmetro da lente a utilizar, o resto do conjunto mantém-se ( suporte e filtros)

EDIT em 30.08.2010

20 - P:

Já vi várias fotografias com um efeito espetacular com as longas exposições. E também sei que uma longa exposição durante o dia, ou escolhemos o fim do dia, ou utilizamos um filtro para "minimizar" esse excesso de luz. A minha pergunta é: Que tipo de filtro se utiliza nestas situações?

R:

Existe 2 tipos de filtros:

- Os que escurecem somente o céu ( gradientes )

- e os que escurecem a cena toda para atrasar a velocidade ( full ou standard )

Depois existe outra variável que é a hora do dia.

Para teres uma ideia do que alguns segundos de exposição conseguem fazer, a mairia das minhas fotos não levaram qualquer filtro ND full, pois a hora em que foram tiradas não necessitada do referido filtro ( pouca luz) por outro lado se a agua estiver minimamente parada, consegues o efeito com 4 ou 6 segundos.

Mas se tiveres ainda alguma luz, podes aplicar um filtro ND full de 0.9 ( 3 stops ) ou 1.2 ( 4 stops), mesmo assim se não for suficiente, podes aumentar o valor da abertura para f14 ou f16 ( não costumo passar dos f16)

Para fotos mais radicais durante o dia, só mesmo com um filtro ND full de 10 stops ( ref. 3.0 ) que num dia nebulado consegues uns 10 a 30 segundos deexposição.

Relativamente aos filtros ND gradientes e ND's full até 1.2 ( 4 stops), sugiro vivamente os Hitech ( loja.laserlab.pt)

Para o ND full 3.0 ( 10 stops ) a Hitech tb tem mas sugiro a aplicação desta bricolage:

http://www.forumfoto...p?topic=67595.0

No entanto este filtro da Hitech é de poliester e tem um cast magenta muito forte sendo dificil ser corrigido com o balanço de brancos.

A alternativa deste filtro de 10 stops é usares um de rosca, podes ver na net os Heliopan ou os B&W ( de 90 a 110€ ), pois sendo de rosca não há o problema da entrada de luz, mas por outro lado tens o problema de ser mais dificil colocar à frente um suporte de filtros gradientes...

Como terceira alternativa tens ainda o filtro de 10 stops da Lee com o nome de Big Stopper ( cerca de 120€ ) que é um filtro de slot ( igual aos da hitech ) mas já tem uma esponja à volta para evitar a entrada de luz, este filtro é de vidro e tem umas cores um pouco frias mas de fácil correcção no balanço de cores.

Questão colocada em 17.05.2011:

21 - P:

Brevemente vou adquirir o suporte de 100mm da Hitech e queria comprar alguns filtros ND Hard. Estou indecisa entre os de 100mm ou 100x150mm. A lente que tenho para isso é uma 24-70mm (77mm), logo uso os 24mm.
Vale a pena gastar mais alguns €€€ pelos filtros de 100x150mm?

R:

Há 2 vantagens na compra dos filtros 100x150:

- Se o corpo for FF, ficas com um pouco mais de liberdade em elevar mais a linha do horizonte se quiseres fazer uma composição mais "extrema". Com sensor APS, os 100x120 são mais que suficientes.

- Podes usar a parte mais escura com o horizonte puxado para baixo e assim usas o filtro gradiente como se fosse um full.

EDIT em 25.05.2011

22 - P:

Uma das minhas duvidas é precisamente o tamanho do filtro (85 ou 100mm). Será para usar numa lente de 77mm de diâmetro, e acredito que 85mm ainda dê para esta lente, mas não sei as reais implicações de 85m vs 100mm.

Vou aproveitar e questionar directamente, se tivesse uma Sigma 17-55 / Canon 60D, pelo que optaria?

R:

O tamanho do filtro prende-se essencialmente com a distância focal da lente e não com o diâmetro da mesma:

85mm - aconselhável para lentes a partir dos 17/18mm (APS)

100mm - aconselhável para lentes abaixo dos 14mm (APS)

Formato Full Frame - apenas dá o tamanho de 100mm

Depende portanto das lentes que venha a comprar: hoje os filtros de 85mm servem na Sigma 17/55, amanhã não irão servir numa sigma 10-20 (irá provocar alguma vinhetagem) ou num corpo FF

É portanto uma questão de investimento futuro.

EDIT: 28.06.2011

23 - P:

Pelo que percebi terei que ter um PORTA-FILTROS com um ANEL e que existem 2 medidas 85mm ou 100mm, certo?

Como sei qual a medida que dá para a minha objectiva?

R:

O porta filtros é que existe nas duas medidas: 85mm ou 100mm para filtros cuja a largura é de 85mm ou 100mm

O ANEL é que deverá ter o diâmetro da lente a usar Ou seja, quanto mais lentes vais usar, mais aneis de diferentes diametros vais ter que ter, o suporte e os filtros serão sempre os mesmos, só muda o anel. Por exemplo, se tiveres uma lente 18-55 com um diametro de 55mm e outra lente Sigma 10-20mm com um diametro de 77mm, e se quiseres usar filtros ND full ou Gradientes, terás que ter um anel de 55mm para colocar o suporte e outro anel de 77mm para o mesmo suporte.

Só tens que te decidir qual o tamanho do suporte e filtros que vais investir, se escolhes um suporte para filtros de 100mm só podes usar filtros de 100mm nesse suporte, o mesmo para suportes de 85mm, só podes usar filtros de 85mm no suporte. Estas duas medidas só são relativas à largura dos filtros, nada tem a haver com o tamanho do diametro da lente a usar, tal como já foi exemplificado com as medidas dos aneis.

Como escolher o sistem de 85mm ou 100mm? Fácil, só tem a haver com a distância focal da lente a utilizar e não com o diãmetro da lente. Muita gente pergunta qual o tamanho de filtros ideal para uma lente de 77mm? Resposta: não consigo responder pois não sei qual a distância focal da lente! Se for uma lente com bastante zoom (tipo 50-200 ou 24- qualquer coisa num corpo APS) um sistema de 85mm serve, mas se for uma UGA (ultra grande angular tipo 12-24 ou 10-20 ou 11-20) é melhor o sistema de 100mm para evitar vinhetagem.

Nos corpos FF SÓ aconselho o sistema de 100mm!

24 - P:

Em termos dos filtros reverse, em % de utilização quanto lhe darias?

É que como vou começar com os filtros e é um investimento alto, não sei se compre já o reverse ou se aguarde até já ter o kit montado.

R:

O reverse vem com a experiência dos outros (pelo menos no meu caso) e considero um "fine-tunning" em que se consegue um pouco mais de detalhe no topo da foto, atenção que o reverse não substitui os outros pois só funciona bem com o Sol mesmo na linha do horizonte, se estiver mais acima já não deverá ser aplicado:

http://www.forumfoto...p?topic=57621.0

Qual a % de uso? depende da percentagem de vezes que terei o Sol na linha do horizonte...

25 - P:

Boa noite Paulo.
Antes de mais tenho de lhe agradecer a sugestão para comprar o ProStop IRND de 10 stops, é mesmo soberbo. Correção de cor é quase zero... Incrível!

Contudo tinha algumas questões que gostara que me ajudasse:
- Interação com outro filtros como os ND Graduados, recomendado quantos stops no máximo? Já notei com o 0.9 algum cast e uma coloração magenta mesmo estranha...
- Tempos de exposição? Noto que com os mesmos tempos do ProSTOP normal aa fotos não ficam corretamente exposta, tenho de dar mais tempo... Há valores tabelados?

Mais uma vez obrigado!

R:

Olá, ainda bem que o filtro está dentro das expectativas. Não deve ir para alem de um 0,9, não esquecer que é muita densidade à frente da lente, o IRND tem correcção para a frequência certa da luz, mas o 0,9 não, daí haver desvios devido à densidade do conjunto. Sobre os tempos de exposição, nem todos os filtros são iguais pois o processo de fabrico é artesanal (até mesmo no filtro da Lee) pelo que deverá fazer as devidas compensações.

boas fotos!

:pos:

Editado por Santa Cruz, 10 Julho 2013 - 22:06 .

Anúncios

Partilhar Post #2 doktorjorge

doktorjorge

• Novo Membro
  • Registo: 29/03/2012

Publicado 29 Março 2012 - 19:28

Olá! Excelente post sobre estes filtros!  :mestre:

Estou bastante interessado em adquirir aguns... mas preferia de vidro... Sabe de alguma loja online onde seja possível encontrá-los?

Tenho estado a debruçar-me mais sobre fotografia de paisagem e tento explorar mais e mais as capacidades do sensor da Canon 5Dmk2.
Tenho um amigo meu suiço que está a fazer um trabalho excelente nesta matéria - http://www.stefanforster.com/

Já fiz um "carrinho" na laserlab.pt mas depois reparei que os tais que referem são de resina...
Incluí o portafiltros, uma bolsa protectora e os adaptadores de 77mm para o portafiltros de 100mm e também o de 82mm para 100mm
(tenho uma canon 24-70L(77mm diametro) e estou a pensar comprar uma 16-35L (82mm  diametro)

Obrigado!  :)

IT Partilhar Post #3 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro

Publicado 30 Março 2012 - 14:14

Claro que podes comprar os filtros em vidro, tens na loja do JValles filtros da marca Lee, junta é cerca de 160€ por CADA um.... Se achas que já tens experiência suficiente na utilização dos filtros para conseguires "espremer" a diferença entre um filtro de vidro e outro de resina, acho que vale a pena a diferença do preço.

:photo:

Partilhar Post #4 doktorjorge

doktorjorge

• Novo Membro

Publicado 30 Março 2012 - 14:48

Obrigado! Vou investigar!  :)

Partilhar Post #5 doktorjorge

doktorjorge

• Novo Membro

Publicado 30 Março 2012 - 15:47

Já contactei a JValles que me disse que os filtros dos kits que actualmente tem disponíveis são também de resina...

IT Partilhar Post #6 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro

Publicado 30 Março 2012 - 16:11

A Lee tem filtros de vidro, é uma questão de lhes pedires cotação para encomenda-los... se achares mesmo necessário que sejam de vidro...  ::)

Partilhar Post #7 doktorjorge

doktorjorge

• Novo Membro

Publicado 31 Março 2012 - 15:31

Ok, fico-me pelos de resina para já então  :mestre:
encomendei o Kit Lee de 3 NDG soft na Jvalles + portafiltros e adaptador...  :humm:

Este sistema é um pouco mais caro que o hitech mas pelas opiniões que leio e pelos reviews, parece-me que o Lee será de melhor construção/material, e alem disso, em relação à  propria qualidade dos filtros parece-me unanime que os Lee sejam superiores, epecialmente no que toca à colorização (que deveria ser inexistente mas que acontece frequentemente com os higtech em exposições longas)

espero não me arrepender da minha escolha  :blush: ....

IT Partilhar Post #8 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro

Publicado 31 Março 2012 - 16:10

Claro que os Lee são melhores no controlo do cast, afinal de contas estamos a falar de um produto quase 3 vezes mais caro, mal seria se não fossem mehores! Por sua vez os Hitech são melhores que os Cokin e por aí fora, cada produto, marca ou modelo tem o seu lugar no mercado.

Partilhar Post #9 Czar

Czar

• Membro
  • Registo: 06/01/2005
    • Local: Lisboa

Publicado 09 Abril 2012 - 04:44

Apos ter comprado o ProStop e testado o BigStopper na mesma maquina e nas mesmas condicoes,  cheguei a conclusao que o prostop se comporta mal no sensor da nikon, pois a quantidade de cast que faZ e inaceitavel.

Ja nas mesmas condicoes mas na canon o provlema e muito menos acentuado.

Partilhar Post #10 marfox

marfox

• Membro
  • Registo: 10/10/2011

Publicado 19 Julho 2012 - 23:51

Desculpem desde já alguma brutalidade ou gafe que eu diga, pois ainda não percebo muito disto...
Então é o seguinte, eu pretendo comprar um filtro de densidade neutra para tirar aquelas fotos com longa exposição, ou ate mesmo fotografar monumentos sem que la fiquem as pessoas...
Inicialmente tinha visto uns filtros de rosca e que ate eram a um preço bastante acessível, só que nao faço ideia a quantos stops corresponde...
Dou aqui exemplo deste :
http://www.hi-techwonder.com/product.aspx?idProduct=2114

Mas também já vi os filtros normais (quadrados), em que é necessário um suporte e um anel...
O que me aconselham mais? Tenho uma Nikon D5100 com a lente Nikon AF-S VR DX 18-105mm f/3,5-5,6 ED

Para terminar, quais são as vantagens e desvantagens dos filtros de rosca em relação aos normais?

Partilhar Post #11 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 26 Julho 2012 - 11:35

Apos ter comprado o ProStop e testado o BigStopper na mesma maquina e nas mesmas condicoes,  cheguei a conclusao que o prostop se comporta mal no sensor da nikon, pois a quantidade de cast que faZ e inaceitavel.

Ja nas mesmas condicoes mas na canon o provlema e muito menos acentuado.

Ontem comprei um suporte e filtros Hitech, e fui a correr experimentá-los. Já sei o que vão pensar: "maçarico"! E eu acrescento até: "forreta"!

Sem dúvida. Antes da compra, passei muita horinha pela internet a investigar e tentar aprender. Os recursos são curtos, esta área da fotografia não é a minha preferida, mas não podia deixar de tentar fazer algo (para mim) diferente, e adicionar umas ferramentas e técnicas à minha bagagem e cultura. Como estou mais ou menos preso ao formato DX e a lentes não muito amplas, de custo comedido, não faria sentido um grande investimento.

Como tal, estava à espera de encontrar com o ProStop um cast magenta/azulado na minha Nikon, mas dado que me considero proficiente no Lightroom, pensei que aquilo não seria muito difícil de remover. Como eu estava enganado...

A primeira exposição que fiz, descuidada e quase frontal ao sol, revelou logo indícios de luz a entrar entre o filtro e a lente, pese embora a borracha que o ProStop já traz colocada. Nas fotografias seguintes escolhi outra orientação, e fui escudando com as mãos e com a sombra do meu corpo o suporte do filtro. E então confirmei o que me tinha parecido ver à primeira vista...

A imagem saiu PROFUNDAMENTE azul! Vi-me em apuros para conseguir salvar alguma coisa, recolhendo ao white balance do raw, à (des)saturação selectiva por cor, e à calibração do perfil da máquina. O resultado final é aproveitável, mas a trabalheira... podem espreitar aqui e ver no que deu:
http://egozarolho.bl...es-magicos.html

A minha pergunta é se o tempo de exposição (mais ou menos puxado) ou a hora do dia vão influenciar muito este cast, ou se devo esperar que seja razoavelmente constante. Assim como estão as coisas, se não houver muito de diferente a fazer, acho que acabei de arranjar mais umas coisas para encher gavetas. O que muito lamento.

Não encarem este post como uma queixinha, mas antes como um assumir de nabice da minha parte. A vantagem destes fóruns é justamente trocar experiências, aprender com os erros dos outros, e ir espevitando a curiosidade para fazer algo que nunca me teria lembrado se não fosse a inspiração que alguns mestres vão por aí partilhando.

Finalmente, devo dizer que o serviço onde comprei os filtros foi eficientíssimo, o preço comedido, e mesmo os acessórios de plástico (os mais baratos de todos) parecem-me perfeitamente adequados. Parabéns a quem se lembrou de trazer este material para Portugal.

Partilhar Post #12 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 26 Julho 2012 - 11:50

Para quem quer um bom filtro ND8 (não graduado) e um bom ND500, aconselho:

- ND8: Marumi, em vidro com rosca metálica (~25€)
- ND500: Light Craft Works, também de vidro e com rosca metálica, um pouco mais caro (~50€)

Valem bem a pena, são resistentes, têm uma boa caixa protectora e, o mais importante de tudo, não produzem qualquer cast nas fotos!

Comprei-os na Niobo. Já vendi o ND8 porque agora só uso o ND500, mas compraria o ND8 outra vez se me fizesse falta.

IT Partilhar Post #13 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro

Publicado 27 Julho 2012 - 08:50

Desculpem desde já alguma brutalidade ou gafe que eu diga, pois ainda não percebo muito disto...
Então é o seguinte, eu pretendo comprar um filtro de densidade neutra para tirar aquelas fotos com longa exposição, ou ate mesmo fotografar monumentos sem que la fiquem as pessoas...
Inicialmente tinha visto uns filtros de rosca e que ate eram a um preço bastante acessível, só que nao faço ideia a quantos stops corresponde...
Dou aqui exemplo deste :

http://www.hi-techwonder.com/product.aspx?idProduct=2114

Mas também já vi os filtros normais (quadrados), em que é necessário um suporte e um anel...
O que me aconselham mais? Tenho uma Nikon D5100 com a lente Nikon AF-S VR DX 18-105mm f/3,5-5,6 ED

Para terminar, quais são as vantagens e desvantagens dos filtros de rosca em relação aos normais?

Se é para usar apenas UM filtro e se for standard ou full (sem passagem gradiente), deverás optar pelo sistema de risca directa.

Se for para usar vários filtros de várias densidades e de várias passagens de gradiente e que te permita usar todos estes filtros em várias lentes bastando para tal usar aneis de diferentes medidas ou usando adaptadores step-up ou step-down então vai para o sistema rectangular/quadrado com suporte.

Ontem comprei um suporte e filtros Hitech, e fui a correr experimentá-los. Já sei o que vão pensar: "maçarico"! E eu acrescento até: "forreta"!

Sem dúvida. Antes da compra, passei muita horinha pela internet a investigar e tentar aprender. Os recursos são curtos, esta área da fotografia não é a minha preferida, mas não podia deixar de tentar fazer algo (para mim) diferente, e adicionar umas ferramentas e técnicas à minha bagagem e cultura. Como estou mais ou menos preso ao formato DX e a lentes não muito amplas, de custo comedido, não faria sentido um grande investimento.

Como tal, estava à espera de encontrar com o ProStop um cast magenta/azulado na minha Nikon, mas dado que me considero proficiente no Lightroom, pensei que aquilo não seria muito difícil de remover. Como eu estava enganado...

A primeira exposição que fiz, descuidada e quase frontal ao sol, revelou logo indícios de luz a entrar entre o filtro e a lente, pese embora a borracha que o ProStop já traz colocada. Nas fotografias seguintes escolhi outra orientação, e fui escudando com as mãos e com a sombra do meu corpo o suporte do filtro. E então confirmei o que me tinha parecido ver à primeira vista...

A imagem saiu PROFUNDAMENTE azul! Vi-me em apuros para conseguir salvar alguma coisa, recolhendo ao white balance do raw, à (des)saturação selectiva por cor, e à calibração do perfil da máquina. O resultado final é aproveitável, mas a trabalheira... podem espreitar aqui e ver no que deu:
http://egozarolho.bl...es-magicos.html

A minha pergunta é se o tempo de exposição (mais ou menos puxado) ou a hora do dia vão influenciar muito este cast, ou se devo esperar que seja razoavelmente constante. Assim como estão as coisas, se não houver muito de diferente a fazer, acho que acabei de arranjar mais umas coisas para encher gavetas. O que muito lamento.

Não encarem este post como uma queixinha, mas antes como um assumir de nabice da minha parte. A vantagem destes fóruns é justamente trocar experiências, aprender com os erros dos outros, e ir espevitando a curiosidade para fazer algo que nunca me teria lembrado se não fosse a inspiração que alguns mestres vão por aí partilhando.

Finalmente, devo dizer que o serviço onde comprei os filtros foi eficientíssimo, o preço comedido, e mesmo os acessórios de plástico (os mais baratos de todos) parecem-me perfeitamente adequados. Parabéns a quem se lembrou de trazer este material para Portugal.

Pode não ajudar, mas vê este meu teste com imagens comparativas entre o Lee e o Hitech:

http://www.forumfoto...p?topic=94174.0

:photo:

IT Partilhar Post #14 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro

Publicado 10 Julho 2013 - 22:08

Há muito que não actualizo este tópico, apesar de continuar a responder a muitas duvidas mais para os lados do FB, mas irei actualizar o FAQ do inicio deste tópico para todos poderem perceber um pouco mais sobre a utilizaçáo dos filtros ND.

Foi adicionado a questão nº 25.

Bem haja a todos.

Partilhar Post #15 LealG

LealG

• Membro
  • Registo: 13/03/2013

Publicado 11 Julho 2013 - 20:03

Adquiri recentemente um Hitech 10 Stops (modelo sem esponja) com portafiltros. Só fui uma vez fotografar com ele e as fotos ficaram irrecuperaveis com um cast magenta.

Este novo filtro ProStop IRND de 10 stops já não tem o mesmo problema? É preferivel este  (83€) ou o Helliopan circular(66€) ?

IT Partilhar Post #16 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro

Publicado 12 Julho 2013 - 09:19

Bom dia.

Desde o seu Prostop, já existe mais duas gerações de filtros, sendo que o IRND é o mais recente. Posso dizer por experiência própria que o IRND não tem QUALQUER CAST, esta imagem de capa foi feita com o Prostop IRND há 3 semanas e não teve correcção de cor:

https://www.facebook...ias.photography

Sobre o Helliopan Cricular desconheço, mas sendo um filtro de rosca (?) não terá as vantagens de um filtro de slot.

:foto:

Partilhar Post #17 jmsousa

jmsousa

• Membro
  • Registo: 22/05/2008

Publicado 24 Julho 2014 - 15:14

Que vos parece da qualidade dos filtros Haida?

obg

Partilhar Post #18 soto

soto

• Membro
  • Registo: 28/06/2011
    • Local: St. Maria da Feira

Publicado 25 Julho 2014 - 13:58

Que vos parece da qualidade dos filtros Haida?

obg

Tenho um de 10 stops e não tenho queixas... também tenho um B+W de 10 stops e não noto diferença nenhuma entre os dois. 

Cumps  :th_up:

Partilhar Post #19 xricardo

xricardo

• Novo Membro
  • Registo: 20/08/2014
    • Local: Ponta Delgada

Publicado 20 Agosto 2014 - 18:42

Boa tarde.

Iniciei-me a pouco no mundo da fotografia. Pretendo adquirir filtros de densidade neutra, mais propriamente ND4 e ND8. Por questão monetária pretendo que sejam de rosca.

Tenho de momento uma 1100D com uma 18-55 EF-S ISII e uma 28-80 EF. Fotografo sobretudo paisagens.

Estive a ver estes HOYA que me pareceram ser bons, mas estou indeciso entre o HMS e o PRO1D.

HMS:

http://www.ebay.com/...=item2a336a385a

PRO1D:

http://www.ebay.com/...=item4d1d54092a

Qual a diferença e qual recomendam para o meu equipamento?

Cumprimentos

Ricardo

Partilhar Post #20 abc

abc

• Novo Membro
  • Registo: 19/09/2014
    • Local: Porto

Publicado 12 Novembro 2014 - 19:43

Tenho um polarizador Haida 105mm e também não noto qualquer diferença com os Heliopan ou mesmo o Lee. A diferença está no preço que custam 4x menos. Cria fama e deita-te na cama.