Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Computador para fotografos

• Por favor inicie sessão para responder
49 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 08 Setembro 2011 - 10:33

Com sorte ainda sairá um adaptador Thunderbolt/USB3... se a Intel quiser..

Anúncios

Partilhar Post #22 kincas

kincas

• Membro
  • Registo: 30/06/2008
    • Local: Leiria

Publicado 08 Setembro 2011 - 10:37

Como é que nos cartões não tem vantagem usb3? A diferença a descarregar entre usb2 e firewire800 é grande. Eu ando à procura de um leitor de cartões fw800 e novos em loja nem ve-los... Usb3 já encontro por 40euros.
Um disco externo FW800, para além de raro, é caro. Um usb3 é o prato do dia.

Mesmo que a nível de velocidade seja exactamente igual a fw800, a facilidade de encontrar hardware que aceite usb3 vale a pena.

A velocidade de leitura dos cartões não "acompanha" a velocidade do USB3, como tal não vai ser mais rápido por isso.
HDs USB 3 também (ainda) são raros. Bem como computadores com USB3 só agora começam a surgir.

A grande desvantagem do USB é que a velocidade de transmissão não é constante com contrário do FW.
É por isso que (por ex.) para video é maioritariamente utilizado o FW.

Com sorte ainda sairá um adaptador Thunderbolt/USB3... se a Intel quiser..

A Intel não "gasta" USB3.

Partilhar Post #23 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 08 Setembro 2011 - 10:38

Não gasta?

Partilhar Post #24 kincas

kincas

• Membro

Publicado 08 Setembro 2011 - 10:42

Não gasta?

(ainda) não aderiu a esse protocolo.

SuperSpeed support isn't expected in the core-logic offerings accompanying Intel's Sandy Bridge CPUs, which are slated to arrive early next year. USB 3.0 support will instead arrive with Intel chipsets as part of the Chief River platform, expected enter mass production in September 2011 and get a public announcement in January 2012, according to a DigiTimes.

Partilhar Post #25 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 08 Setembro 2011 - 11:18

kincas então achas que entre usb2 e fw800 nao há diferença na velocidade de leitura de cartões?

Um mac é bixo para 4 anos tranquilamente... se hoje já começa a haver discos usb3, daqui a 2 anos há aos pontapés. Diferenças de processadores é naquela... isso há sempre. Agora isto é um pouco como comprar um pc só com gravador de cds quando estão a aparecer os dvds.

Partilhar Post #26 kincas

kincas

• Membro

Publicado 08 Setembro 2011 - 11:33

kincas então achas que entre usb2 e fw800 nao há diferença na velocidade de leitura de cartões?

Um mac é bixo para 4 anos tranquilamente... se hoje já começa a haver discos usb3, daqui a 2 anos há aos pontapés. Diferenças de processadores é naquela... isso há sempre. Agora isto é um pouco como comprar um pc só com gravador de cds quando estão a aparecer os dvds.

Veja a velocidade de leitura do cartão e depois a de transmissão dos protocolos.
USB 2.0   --> up to 480 Mbit/s
USB 3.0  --> up to 5 Gbit/s

(salientar o "Up to")

FW 400 --> 400 Mbit/s half-duplex
FW 800 --> 786.432 Mbit/s full-duplex

Partilhar Post #27 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 08 Setembro 2011 - 11:58

Então vamos lá ver se os meus cálculos não me falham..
Um cartão que tenha velocidade de escrita de 60Mb/s tem uma velocidade de 480Mbit/s. Isso é correcto e faz sentido ou a minha informática está-me a falhar? E essa é a velocidade de escrita. A de leitura, que é a que aqui importa visto estarmos a falar de gravar para pc e não para cartão, é a mesma ou é superior?

Bem, partido do princípio que está certo, isso seria o máximo que em condições ideais um leitor usb2 conseguiria atingir e um pouco  mais que um fw400.. Obviamente o fw400 na prática seria mais rápido, mas a limitação continuaria a ser do dispositivo de transferência e não do cartão.
Um leitor de cartões usb3 já conseguiria tirar vantagem total do cartão, tal como um leitor firewire800.

Se a velocidade de leitura for maior que a de escrita e atingir algo perto dos 100MB/s, então eventualmente os 786 do fw800 podem continuar a ser uma limitação.

Partilhar Post #28 kincas

kincas

• Membro

Publicado 08 Setembro 2011 - 13:41

Então vamos lá ver se os meus cálculos não me falham..
Um cartão que tenha velocidade de escrita de 60Mb/s tem uma velocidade de 480Mbit/s. Isso é correcto e faz sentido ou a minha informática está-me a falhar? E essa é a velocidade de escrita. A de leitura, que é a que aqui importa visto estarmos a falar de gravar para pc e não para cartão, é a mesma ou é superior?

Bem, partido do princípio que está certo, isso seria o máximo que em condições ideais um leitor usb2 conseguiria atingir e um pouco  mais que um fw400.. Obviamente o fw400 na prática seria mais rápido, mas a limitação continuaria a ser do dispositivo de transferência e não do cartão.
Um leitor de cartões usb3 já conseguiria tirar vantagem total do cartão, tal como um leitor firewire800.

Se a velocidade de leitura for maior que a de escrita e atingir algo perto dos 100MB/s, então eventualmente os 786 do fw800 podem continuar a ser uma limitação.

A velocidade de leitura do cartão é superior. O "problema" é que a mesma (velocidade) em USB não é constante e os valores não são nos dois sentidos, ao contrário do FW.

Partilhar Post #29 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 08 Setembro 2011 - 13:49

Mas até podem ter uns cabos rápidos como tudo, agora o disco, suporta essas velocidades extremamente rápidas dos cabos ou nem por isso? Acho que só se aproveitam esses cabos e portas ao máximo se se usar um SSD..  :humm:

Partilhar Post #30 kincas

kincas

• Membro

Publicado 08 Setembro 2011 - 15:18

Mas até podem ter uns cabos rápidos como tudo, agora o disco, suporta essas velocidades extremamente rápidas dos cabos ou nem por isso? Acho que só se aproveitam esses cabos e portas ao máximo se se usar um SSD..  :humm:

Também há essa questão.

Partilhar Post #31 Oslec

Oslec

• Membro
  • Registo: 19/08/2009
    • Local: Braga
    • A culpa é do fotografo...

Publicado 08 Setembro 2011 - 19:58

Boas,

Eu uso e-sata e comparando com o USB2 é como comparar bicicletas com motas, usando USB2 tenho taxas de transferências estáveis à volta dos 30MB/s, mas se usar o e-sata tenho taxas de transferência estáveis à volta dos 64MB/s e isto são valores de escrita no disco externo.
Não posso comparar com Firewire porque não tenho nenhum HDD externo FW. Primeiro porque são caros e segundo porque não ache que sejam mais rápidos que o e-sata, mas posso estar enganado.
Relativamente ao USB3, parto do principio que seja mais rápido que o USB2, mas tenho as minhas dúvidas que seja mais rápido que o Firewire ou o e-sata, e se for mais rápido desconfio que seja muito mais rápido, porque isto de velocidades teóricas e velocidades reais tem muito que se lhe diga, mas a ver vamos :)...

Fiquem bem...

Partilhar Post #32 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 09 Setembro 2011 - 08:57

Ou seja, escrita a 11.01MB/s, leitura a 37,46MB/s, quase o "topo" que o meu disco deu: 45MB/s, acho que serve perfeitamente, um rolo de 36 RAWs, em menos de 10segundos?  :D

:D

Estás com um SSD no Macbook ou nem por isso? Disseram-me que os discos rígidos nos  Macs não eram muito rápidos..

Partilhar Post #33 kincas

kincas

• Membro

Publicado 09 Setembro 2011 - 09:10

Estás com um SSD no Macbook ou nem por isso? Disseram-me que os discos rígidos nos  Macs não eram muito rápidos..

LOL

Tem a mm rapidez que fora dos Macs. Ou são 5400rpm ou são 7200rpm (isto para os HDs).
É só FUD a rodos.

Partilhar Post #34 j.cravo

j.cravo

• Membro
  • Registo: 28/04/2010
    • Local: Figueira da foz

Publicado 09 Setembro 2011 - 12:27

:mestre:

Partilhar Post #35 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro

Publicado 09 Setembro 2011 - 13:21

É só FUD a rodos.

Fala quem anda aí a divertir-se a falar de velocidades teóricas de cabos  ;)

Partilhar Post #36 almaluis

almaluis

• Membro
  • Registo: 13/07/2011
    • Local: Leiria-Aveiro

Publicado 09 Setembro 2011 - 14:04

Viva

Acho que já se está a discutir o sexo dos anjos...
Quando estou a descarregar um CF para o pc, aproveito para beber um cafésito e dar uma "mijinha"...
O que me interessa é a velocidade de processamento que a máquina fornece ao programa que vou utilizar...
Trabalho mais em vídeo, é certo que tenho uma placa Real Time, mas o vídeo, comparado com fotografia, puxa mais por qualquer hardware...
Quero, com isto dizer que não precisamos do Santo Gral em casa para tratarmos as nossas fotos. Se formos uma empresa, aí os caminhos têm outras curvas... ;)

---
- Enviado por iPhone via Tapatalk

Partilhar Post #37 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 09 Setembro 2011 - 19:01

almaluis eu falei especialmente deste caso dos leitores de cartões porque por vezes tenho cerca de 40gb para transferir de 7 ou 8 cartões :)

Tinha de beber muita água :P

Como tenho estado a fazer uns trabalhos que precisam de entrega rápida (2horas), a redução de tempo para metade no descarregar dos cartões já é significativa. Não se trata apenas de fotos amadoras que podem ser descarregadas quando apetecer.

Partilhar Post #38 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 09 Setembro 2011 - 23:26

Tanegashima tenho tempo para descarregar os cartões com jpeg + raw, escolher as fotos e exportar os jpegs na hora. os raws ficam guardados para ser trabalhados quando o cliente escolher as fotos :) Depois disso sei que já posso apagar as fotos do cartão se necessitar.

E agora, 4 discos com interface TBolt iria custar quanto? e se fosse o mesmo por usb 3? ;)

Quanto ao leitor de cartões, é mm esse que procuro.... e que já não é fabricado....
E já agora, como ligas 2 leitores em daisy chain quando eles só têm uma entrada fw? 

Partilhar Post #39 Angelo

Angelo

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Braga

Publicado 28 Setembro 2011 - 22:41

também ando á procura de um leitor de CF firewire para poder usar no meu iMac, visto que por USB é uma eternidade.

o pior é agora encontralos.

a apple nao adopta o USB 3.0 e agora vamos ficar aqui amarradinhos, é que firewire quase já nem se vê

alguem tem sugestoes?

Partilhar Post #40 Simba

Simba

• Novo Membro
  • Registo: 06/03/2012

Publicado 27 Abril 2012 - 13:22

Boa tarde

A thread ja é antiga mas aproveito para vos informar do meu sistema.

Sempre montei os meus pc´s consoante o que queria e sempre sonhei em ter um Imac mas como o valor é proibitivo acabei por montar um Mac Pro e não podia estar mais satisfeito, é uma questão de se juntar o hardware compativel e voila temos um Mac muito mais barato, digamos que me custou a volta dos 400€ e onde consigo ter melhor performace que um imac original, depois é so adquirir os programas de edição e temos uma super maquina para edição de fotos e video