Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Duvida HDR

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Hugo Palmeira

Hugo Palmeira

• Membro
  • Registo: 28/08/2008
    • Local: Algures no norte - Mondim de Basto

Publicado 06 Novembro 2010 - 02:30

Boas pessoal

Comecei aqui a dias a aprender a fazer fotos em HDR, mas será que estou a fazer bem?

Passo a explicar:

Eu tiro 3 fotos em raw -2 0 +2 com o Photomatix importo as fotos e faço a conversão para HDR, tendo por vezes resultados surpreendentes, até aqui tudo bem, foi então que me lembrei de importar só 1 foto e fiquei surpreendido quando o resultado foi idêntico, estarei a fazer alguma coisa errado ou é mesmo assim?   

Anúncios

Partilhar Post #2 RenatoFonseca

RenatoFonseca

• Membro
  • Registo: 17/07/2010
    • Local: Aveiro

Publicado 06 Novembro 2010 - 02:35

Se calhar vou dizer asneiras, mas ao importares apenas uma foto em raw o programa vai ''dividi-la'' em 3 fotos, -2 0 +2, o resultado é idêntico mas não igual, e também levanta duvidas se é considerado HDR por ser apenas com uma foto ou não. Sendo em RAW a gama dinâmica está lá, claro que nao é como teres as 3 fotos reais, mas também é possível fazer um pseudo HDR assim.

IT Partilhar Post #3 Hugo Palmeira

Hugo Palmeira

• Membro
  • Registo: 28/08/2008
    • Local: Algures no norte - Mondim de Basto

Publicado 08 Novembro 2010 - 00:21

és capaz de ter razão como a foto esta em raw o programa deve de fazer as leituras automaticamente 

Partilhar Post #4 LuisAlmeida40

LuisAlmeida40

• Membro
  • Registo: 20/10/2010

Publicado 10 Novembro 2010 - 00:55

Isso mostra o "poder" do RAW e do seu dynamic range  8)

Partilhar Post #5 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 10 Novembro 2010 - 21:14

Se calhar vou dizer asneiras, mas ao importares apenas uma foto em raw o programa vai ''dividi-la'' em 3 fotos, -2 0 +2, o resultado é idêntico mas não igual, e também levanta duvidas se é considerado HDR por ser apenas com uma foto ou não. Sendo em RAW a gama dinâmica está lá, claro que nao é como teres as 3 fotos reais, mas também é possível fazer um pseudo HDR assim.

Não é completamente assim, mas quase :)

Se as 3 fotos estão em raw e têm 4 ev de diferença de um extremo ao outro, então o total de gama dinâmica abrangida será maior que um raw apenas.

Não sei como o Photomatix faz, mas estão lá mais dados nas 3 fotos que numa só.

Partilhar Post #6 Bokeh

Bokeh

• Membro
  • Registo: 17/11/2010

Publicado 17 Novembro 2010 - 22:04

Pelo que pude ler e experimentar até agora, o método de uma foto RAW é sempre considerado uma alternativa para quem não tem uma máquina com aberturas programáveis, a tal pseudo HDR.

O método original e que dá melhores resultados é ter sempre as 3 fotos unitárias, RAW ou JPEG (o formato nem interessa neste caso). É no entanto quase impossível de atingir se não se tiver tripé e/ou bracketing.

De realçar que HDR não é algo estático e directo. Não são "3 cliques". Regra geral os resultados que obténs por omissão nos aplicativos para o efeito NUNCA devem ser os finais, salvo raras excepções, pela minha (pouca, diga-se) experiência, se não manipulares as definições que a aplicação te sugeriu ficas sempre com uma imagem feia, com demasiada textura e contraste, a menos que seja precisamente isso que procuras, nesse caso não precisas ajustar nada.

Provavelmente vêm-se mais fotos HDR do que aquilo que se pensa, mas usam o efeito estritamente para adicionar aquela gama de cores cores, sombras e realces que dificilmente se consegue de outra forma, no final a imagem fica apenas mais próxima do que os nossos olhos vêm e não se nota o pós-processamento.

Partilhar Post #7 Akh608

Akh608

• Membro
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 17 Novembro 2010 - 23:20

Boas pessoal

Comecei aqui a dias a aprender a fazer fotos em HDR, mas será que estou a fazer bem?

Passo a explicar:

Eu tiro 3 fotos em raw -2 0 +2 com o Photomatix importo as fotos e faço a conversão para HDR, tendo por vezes resultados surpreendentes, até aqui tudo bem, foi então que me lembrei de importar só 1 foto e fiquei surpreendido quando o resultado foi idêntico, estarei a fazer alguma coisa errado ou é mesmo assim?   

Na minha opinião, se isso te está a acontecer, então pondera se havia necessidade de ter tirado as 3 exposições...

Normalmente quando estou a fotografar, sei que vou precisar de fazer um HDR quando tiro uma foto e ambos os extremos ficam clipados (altas luzes e sombras).
Por vezes, porque a máquina faz o histograma de uma imagem processada, acabo por fazer exposições que depois descarto porque no final, a partir da exposição inicial, se conseguia puxar o detalhe necessário.

Outro motivo de se fazer o HDR é quando queres detalhe nas sombras sem o ruído de as clarear em pós-processamento. Aqui, podes fazer um HDR só com a exposição inicial e a +2, por exemplo.