Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Mencionar ou não nome na foto?

• Por favor inicie sessão para responder
68 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Agosto 2011 - 19:00

Isso são os direitos sobre a foto. Desculpa se não expliquei a parte do tempo. Pensei que estivessem todos no mesmo patamar de entendimento.

Portanto eu alugo as fotos e pago para poder fazer delas o que me apetecer durante o tempo determinado!

Mas por outro lado existe o Full Rights e os Royalty Free.. Bora lá começar a falar nisso?

Eu de lei não entendo muito.. mas encontrei isto..

Artigo 13o
(Obra subsidiada)
Aquele que subsidie ou financie por qualquer forma, total ou parcialmente, a preparação, conclusão, divulgação ou publicação de uma obra não adquire por esse facto sobre esta, salvo convenção escrita em contrário, qualquer dos poderes incluídos no direito de autor.

Artigo 14o
(Determinação da titularidade em casos excepcionais)
1- Sem prejuízo do disposto no artigo 174o, a titularidade do direito de autor relativo a obra feita por encomenda ou por conta de outrem, quer em cumprimento de dever funcional quer de contrato de trabalho, determina-se de harmonia com o que tiver sido convencionado.
2- Na falta de convenção, presume-se que a titularidade do direito de autor relativo a obra feita por conta de outrem pertence ao seu criador intelectual.
3- A circunstância de o nome do criador da obra não vir mencionado nesta ou não figurar no local destinado para o efeito segundo o uso universal constitui presunção de que o direito de autor fica a pertencer à entidade por conta de quem a obra é feita.

Se pagares para o fotógrafo te ceder os direitos de autor, podes meter as imagens como te apetecer... Caso contrário, depende do acordo que tiveres com o fotógrafo. Em qualquer revista decente, o nome do fotógrafo aparece junto das imagens. Mesmo o fotógrafo da capa tem o nome na ficha de créditos. Não tem de aparecer gigante na imagem, mas tem de estar presente na publicação.

Anúncios

Partilhar Post #22 APAF

APAF

• Membro
  • Registo: 11/11/2005

Publicado 25 Agosto 2011 - 19:17

Sim. é simples. Por isso eu quando compro uma foto, estou a comprar direitos sobre essa mesma foto. Simples não é?

Parece que andamos todos na primária.

Ninguém compra fotos sem comprar os direitos. Não faz sentido nenhum comprar fotos sem pelo menos negociar os direitos.

Compras o direito de utilização e, em certos casos, até especificas em as condições de utilização. Não compras os Direitos de Autor que, segundo a Lei, se dividem entre direitos de utilização e direitos morais, sendo estes intransmissíveis. Pressupõe-se, no âmbito da legislação em uso, que a utilização continuada de uma imagem implica o pagamento de direitos.

Os Direitos de Autor não são negociados assim com essa facilidade. Tal como os terrenos na lua ou em Marte também se podem vender e comprar mas não têm validade...

Partilhar Post #23 Bogart

Bogart

• Membro
  • Registo: 20/07/2011

Publicado 25 Agosto 2011 - 19:23

E pronto. Vai lá ver quanta publicidade e similares vês com o nome do fotografo escrito..

Jornais até compreendo. Porque é uma referência externa, muitas vezes. Mas procura bem.. vá..

Partilhar Post #24 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 19:26

Mas eu estou a falar para o ar?

Raios..

Isso peçam aos vossos amados clientes que ponham o vosso nome em todas as fotos.. e vão ver que depressa morrem à fominha..

Claro que são teus os direitos! claro! mas a compra de uma foto implica a cedência desses mesmos direitos. seja por tempo determinado ou não.. mas é uma cedência!!! e que te paga pode fazer com a foto o que bem lhe apetecer!!

Estou assim tão errado?

e a única coisa que têm para dizer é falar nos direitos?

Só digo que quando pago a foto não estou à espera que o fotografo queira lá colocar o nome!!

esse era o tópico original!!!

Partilhar Post #25 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Agosto 2011 - 19:42

Bogart, já compraste fotos na getty images?

4. Autoria e Propriedade Intelectual.
4.1 Direitos de autor. A emissão da licença ao abrigo do presente Contrato não constitui a concessão de qualquer direito de propriedade ou direito de autor sobre o Material Licenciado a favor do Licenciado. Com excepção dos termos constantes do presente Contrato, a Getty Images não concede ao Licenciado qualquer outro direito ou licença do Material Licenciado, expresso ou implícito.
4.2 Marcas registadas. Em relação à utilização da "Getty Images" ou de quaisquer outras marcas comerciais, marcas registadas, logótipos ou marcas de serviço, incluindo os nomes das colecções de todo o Material Licenciado ("Marcas"), o Licenciado reconhece e aceita que (i) essas Marcas são e devem permanecer propriedade da Getty Images ou dos seus parceiros; (ii) excepto quando expressamente necessário, de forma a satisfazer as obrigações de responsabilidade geral ao abrigo deste Contrato, nada conferirá ao Licenciado qualquer direito de utilização sobre as marcas; e (iii) o Licenciado não pode, no presente ou no futuro, contestar a validade das Marcas da Getty Images.
4.3 Crédito de autoria de fotografias. Todo o Material Licenciado utilizado num contexto editorial deve incluir as seguintes linhas de reconhecimento da autoria junto ao material: "[Nome do fotógrafo]/[ Nome da colecção]/Getty Images" ou conforme indicado no site da Getty Images. Caso o Licenciado omita o crédito de autoria, ser-lhe-á cobrada uma taxa adicional num valor até 100% (cem por cento) da Taxa de Licença a ser paga pelo Licenciado, conforme decisão da Getty Images. A taxa supra-referida deverá acrescer a quaisquer outros direitos ou compensações que a Getty Images possa obter ao abrigo da lei ou com base na equidade.

Partilhar Post #26 APAF

APAF

• Membro
  • Registo: 11/11/2005

Publicado 25 Agosto 2011 - 19:48

Mas eu estou a falar para o ar?

Raios..

Isso peçam aos vossos amados clientes que ponham o vosso nome em todas as fotos.. e vão ver que depressa morrem à fominha..

Claro que são teus os direitos! claro! mas a compra de uma foto implica a cedência desses mesmos direitos. seja por tempo determinado ou não.. mas é uma cedência!!! e que te paga pode fazer com a foto o que bem lhe apetecer!!

Estou assim tão errado?

e a única coisa que têm para dizer é falar nos direitos?

Só digo que quando pago a foto não estou à espera que o fotografo queira lá colocar o nome!!

esse era o tópico original!!!

Isto é verdade.

É mesmo verdade.

Há anos que se passa em Portugal. E é o único país da Europa em que isso acontece. Notável!

Só na fotografia de moda e no fotojornalismo se impôs a lei. No resto, infelizmente não. Mesmo aqui ao lado, em Espanha, se um cliente quiser reutilizar uma imagem, pede autorização e paga ao fotógrafo. Aqui, compra-se tudo.

Infelizmente, num fórum de FOTOGRAFIA, também se defende isso.

Partilhar Post #27 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 21:29

Muitas.

E fiz sempre delas o que me apeteceu. Durante o tempo de contracto. E todas as que comprei nenhuma vinha com nome do fotografo!

Ninguem aqui falou que perdiam os direitos da imagem.. vá lá!!

Eu apenas me referia À pergunta inicial do tópico:

Mencionar ou não o nome da foto?

Eu digo não, porque é irrelevante. Se alguem pagou para a utilização das mesmas pode usar de que forma lhe apetecer. E pode fazer os enquadramentos que lhe apetecer. certo? logo ter o nome não é garantia que ele seja impresso!

uffaa.. que dizer sempre o mesmo cansa..

vá.. entendam que eu percebi e conheço muito bem essa questão dos direitos.. mas reportem-se à questão original e deixem os fait divers para depois..

Partilhar Post #28 RuyBerna

RuyBerna

• Membro
  • Registo: 01/07/2007

Publicado 25 Agosto 2011 - 22:20

Muitas.

E fiz sempre delas o que me apeteceu. Durante o tempo de contracto. E todas as que comprei nenhuma vinha com nome do fotografo!

Deves estar a falar de fotos utilizadas por alguns sites, bancos de imagens, a meu ver, um" cancro" no mundo da fotografia, que vieram tirar muito trabalhos e prestigio aos fotógrafos ao venderam fotografias ao desbarato a 1 centimo cada  e sem se preocuparem com inserções ou não do nome!

Ou então eram fotos de alguém que se for preciso até paga para fazer umas "fotozecas" e  que anda por aí a estragar o mercado e a vida dos fotógrafos!

Agora com um contrato feito directamente com um fotógrafo que se preze , não acredito que te dê tanta liberdade para reenquadrares as fotografias a teu belo prazer ou as publicares onde quizeres sem a inserção do nome!

A vida é assim ...se não respeitas um  contrato vais para tribunal com um belo processo!

E sim...mencionar sempre o nome do fotógrafo!

Partilhar Post #29 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Agosto 2011 - 22:41

Acabei de pegar numa revista "umbigo".
A primeira publicidade que encontrei foi à replay. E não é que em letras vermelhas, no topo esquerdo de uma publicidade de 2 páginas tinha isto escrito "Ph Christophe Rihet"

Numa "wad mag", numa pub da g-star tinha créditos ao fotógrafo e modelos.
Numa pub d Karl Lagerfeld também vinha o nome do fotógrafo... vem creditado mesmo como "photo by" mas só conta metade porque foi ele o fotógrafo....

Partilhar Post #30 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 22:53

Olh olha.. isso não são anuncios.. são fotografias de moda.. com um logotipo.. não têm conceito..

não me venhas ensinar publicidade..

vá..

Partilhar Post #31 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Agosto 2011 - 23:01

A questão é "mencionar ou não"
Não é "quando as imagens têm menos de 5cm e fazem publicidade a um detergente, mencionar ou nao"
Aquilo são publicidades, sem tirar nem por. Estão em páginas de revista, tal como todas as outras. Publicitam produtos.... Têm o nome do fotógrafo....

Partilhar Post #32 RuyBerna

RuyBerna

• Membro
  • Registo: 01/07/2007

Publicado 25 Agosto 2011 - 23:07

Olh olha.. isso não são anuncios.. são fotografias de moda.. com um logotipo.. não têm conceito..

não me venhas ensinar publicidade..

vá..

Publicidade "percebes tu" !!!

http://www.google.pt...=og&sa=N&tab=wi

http://1.bp.blogspot...est_coast21.png

vá..
:lol:

Partilhar Post #33 hbertini

hbertini

• Membro
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 25 Agosto 2011 - 23:08

o autor da imagem, ao vender, pode impor as condições que quiser, nomeadamente saber o meio e o propósito da utilização da mesma. também pode ficar a saber se o potencial comprador vai referir o nome ou pode impor essa condição para a venda.

e assim poderá decidir o preço ou mesmo se vende ou não.

e, claro, o potencial comprador poderá optar por comprar essa imagem ou continuar a pesquisar.

parece-me fácil conseguir as condições que agradem a todos.

Partilhar Post #34 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Agosto 2011 - 23:16

Ora as de moda não server... suponho que uma de mobília e afins também não?
Wallpaper mag -> dedon -> ph christophe dugied
Wallpaper mag -> boffi -> ph duillo bitetto
Wallpaper mag -> frezza -> ph Fausto trevisan
Wallpaper mag -> falper -> ph maurizio marcato

Podia continuar a desfolhar a revista, mas nao vale a pena, pois não?

Partilhar Post #35 Manuel Rebelo

Manuel Rebelo

• Membro
  • Registo: 26/02/2009
    • Local: Aveiro

Publicado 25 Agosto 2011 - 23:25

Há coisas que a mim me ultrapassam e discutir o sexo dos anjos é uma delas...

Da minha experiência com leitor e consumidor, em todos os jornais, revistas estão sempre lá os créditos do fotográfo, modelo, as vezes junto à foto, outras no edital da revista/jornal/...

o gajo até pode ser empregado do Jornal, receber 1milhão de euros por mês para fotografar, as fotos até podem ficar a 100% para o jornal, e o jornal fazer delas o que bem quiser, mas a foto continua a ser do fotografo que a fotografou, não passa a ser do zé das couves.

Como já aqui foi dito se for uma foto de 5 cm, provavelmente ninguém se vai preocupar com o nome, nem o próprio fotografo, mas se alguém perguntar quem tirou a foto, acho que quem a publicou é obrigado a dizer que foi o fotografo tal.

Partilhar Post #36 hbertini

hbertini

• Membro
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 25 Agosto 2011 - 23:27

Ora as de moda não server... suponho que uma de mobília e afins também não?
Wallpaper mag -> dedon -> ph christophe dugied
Wallpaper mag -> boffi -> ph duillo bitetto
Wallpaper mag -> frezza -> ph Fausto trevisan
Wallpaper mag -> falper -> ph maurizio marcato

Podia continuar a desfolhar a revista, mas nao vale a pena, pois não?

por mim não vale a pena. as minhas fotos publicadas foram acompanhadas do meu nome, precisamente porque essa foi uma das minhas condições.
o que quiz dizer no meu post anterior é que aceito, consternado, que alguns autores permitam a utilização dos respectivos trabalhos sem menção aos nomes.
o que não aceito é que isso sirva de precedente para os direitos de autor serem ignorados.

Partilhar Post #37 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 26 Agosto 2011 - 08:14

Bem, tem que se reconhecer que os trolls às vezes são úteis, objectivamente úteis. Temas que seriam depressa esquecidos assim conseguem atrair um debate em que as coisas pelo menos fiquem mais claras.

Partilhar Post #38 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 26 Agosto 2011 - 09:17

Nem que seja por isso. Mesmo. Mas então vamos lá. Para iluminar algumas mentes que parecem uma lente a f/22.

Siga então. No mundo da moda os fotográfos são estrelas. Eles fazem as campanhas. Mas não são campanhas de publicidade clássicas. São interpretações de um fotografo. Além disso eles assinam porque é importante para as marcas esse statment. São personalidades famosas. Tais como as modelos. Daí terem sempre estes dois nomes associados. Até aqui todos entendem?

Portanto. É um meio atípico, onde o fotografo é o criativo. Ele decide tudo. E tem esse poder "chamativo". Isto é, no meio, sabe-se que o fotografo X fotografou para a marca Y. Faz parte do negócio. Tanto que é difícil ver onde está a barreira entre anuncio e apenas uma foto bem tirada. Porque normalmente não tem conceito. É apenas uma pose, com roupa ou sem ela e uma modelo bonita. Isto é o mundo da moda. Criou as suas próprias regras e os fotografos são tão famosos como os proprios criadores.

Ora. O mundo dos moveis percebeu isso. E o lado fashion da decoração decidiu seguir o mesmo caminho. Pagou a peso de ouro aos fotografos para eles fazerem os trabalhos. Inspiraram-se na moda. Porque estão no mesmo meio. Nas mesmas revistas e falam com o mesmo target. Digamos que é um apropriar de um modo para aumentar a notoriedade. E é aí que chegamos à campanha de Portugal.

Ora bem. Sim. Foi assinada. E de propósito. Não é uma campanha para Portugueses. É uma campanha para estrangeiros. Se vos disser que lá fora mais gente conhece o Nick Knight do que o Nelson Évora ou a Carminho ou afins, ficariam surpreendidos? Bom. A ideia da campanha são retratos. Retratos de um portugal. Tirados pelo Nick Knigth. Isto é marketing e não o fotografo a fazer birra a dizer que quer os créditos.

Aqui o conceito era mesmo esse. Nick empresta o prestígio. E Portugal vai recolhendo os louros. Pela associação. É a mesma coisa quando uma marca conhecida faz um detergente para a roupa. A marca vai buscar a notoriedade da estrela.

E aqui é o mesmo. Essa campanha do Europe's west coast, conheço-a bem. Porque foram os meus pares que a fizeram. Muito se falou dela no nosso meio. Por todas as razões possíveis. Ainda mais estratégicas.

Não é uma questão de direitos de autor. Acreditem. Não tem nada a haver com isso. É sim uma questão do nome do fotografo ajudar a vender a ideia. Porque é uma interpretação artística. E não uma foto bonita!

Percebem a diferença? Ou vão continuar a falar-me nos direitos de autor?

PS: Alfarrob, eu até compreendo que te sintas intimidado com este nível de conversa. Se reparares bem, as palavras têm mais coisas do que parecem. É um assunto interessante de ser debatido. Mesmo de uma forma relaxada. Por isso o tema ainda se mantem. Porque felizmente ainda há gente que consegue ir colocando questões. Não é uma questão de ser Troll ou deixar de ser, por não seguir uma norma de pensamento que não é assim tão real no mercado publicitário (uma das maiores fontes de receitas dos fotografos). É sim uma forma de explicar que nem sempre o conceito de direitos de autor é aplicado, porque existem cedências. Cedências essas que são feitas com base num contracto. Pago o fee em questão, quem compra pode usar as imagens como lhe aprouver durante o tempo de contracto. E isto meu amigo. Nem tu nem ninguem vão poder negar.

Seja banco de imagem, seja directamente com um fotografo, a verdade é esta. O trabalho é mesmo assim.

Partilhar Post #39 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 26 Agosto 2011 - 09:27

(...)
PS: Alfarrob, eu até compreendo que te sintas intimidado com este nível de conversa. (...)

Chamar-lhe-ia antes vertigem. Sempre tive vertigem com as alturas :)

IT Partilhar Post #40 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 26 Agosto 2011 - 09:36

Acho que já cheguei a uma conclusão, para a próxima digo: "custa X com o nome referenciado, custa 2X mais se o nome não for referenciado, escolha!" :th_up: