Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Marcas de àgua para copyright - O assassino silencioso - Parte I

• Por favor inicie sessão para responder
121 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 As de Copas

As de Copas

• Membro
  • Registo: 20/06/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 25 Agosto 2011 - 11:42

Não dou lições a ninguém... Sou um sem moral!
Não dou lições nem tento impôr paradigmas.

Mas, tal como dizes que és, também eu prefiro dizer na cara o que penso mas sempre evitando fazer juízos de valor, mantendo a coerência e sustentando tudo o que digo (esta parte é que é complicada)

Ah... há bocado não escrevi todas as fases como deves imaginar.
Uma delas é a fase de puxar dos galões!

Neste fórum também já são muitos anos... Logo tem muitas fases!

Abraço

Anúncios

Partilhar Post #42 hbertini

hbertini

• Membro
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 25 Agosto 2011 - 11:56

OK, então imaginemos que deixo de usar a marca de água (uma linha de letras ao fundo da imagem).
Não sendo um Sebastião Salgado, como é que consigo que o meu trabalho se identifique, sabendo à partida que é utilizado por várias pessoas?
Poderia pedir às pessoas a manutenção dos créditos, tanto no local onde as divulgo como, directamente, caso note que as fotos não estejam acompanhadas dos créditos. Acham que isso funcionaria?

Partilhar Post #43 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 25 Agosto 2011 - 12:37

(...)

Eu domino essas ferramentas todas na ponta dos dedos e de olhos fechados. São muitos anos. E por isso tenho a sabedoria para dizer o que digo.

E não tenho de provar nada a ninguém. Fico o tempo que me apetecer. E digo o que me apetecer. Não falo ao respeito a ninguém nem crio ódios (espero eu). Mas digo aquilo que penso!

Ora bem. Estava eu aqui a pensar: será que me enganei? será que estava a ser injusto? Será que este personagem (friso personagem, porque o intérprete pode ser qualquer um provavelmente que sabe mais do que mostra) não é o mesmo que aparece de tempos a tempos, que é publicitário e sabe tudo de fotografia e do mundo dos fotógrafos embora confunda comércio de fotografia com comércio de latas de conserva, como ficou claro noutro tópico ( http://www.forumfoto...99817.msg540692 )?

Mas não, não me enganei. A assinatura não engana.

Não é uma assinatura explícita. Mas não engana.

IT Partilhar Post #44 Bogart

Bogart

• Membro
  • Registo: 20/07/2011

Publicado 25 Agosto 2011 - 13:15

Pois. A ironia nada vale. E sim. O comercio de fotografias é igual a qualquer um. Paga-se por um produto.

Pode ser mais romântico. Mas se eu pago a alguem para me tirar algumas fotos a alguma coisa, as fotos são para eu utilizar sem créditos. Vale?

Partilhar Post #45 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 25 Agosto 2011 - 13:21

Pois. A ironia nada vale. E sim. O comercio de fotografias é igual a qualquer um. Paga-se por um produto.

Pode ser mais romântico. Mas se eu pago a alguem para me tirar algumas fotos a alguma coisa, as fotos são para eu utilizar sem créditos. Vale?

Não. Não vale. E ficamos por aqui. Já conheço o resto do filme. E não alimento trolls.

Partilhar Post #46 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Agosto 2011 - 13:30

Se pagares para usar sem créditos, usas sem créditos... Caso contrário, usas com créditos... Depende de quanto pagas.
Existem N trabalhos que a agência que faz o design assina o produto final. Especialmente em web, isso acontece com muita frequência.

Quando compras uma camisola da marca X, a marca coloca lá o seu logo... Como tu disseste, o comércio de fotografias é igual a qualquer um....

IT Partilhar Post #47 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 13:48

Agora sou um Troll. Pronto.

Desisto. Vá. Podem colocar o que vos apetecer. Fiquem com as marcas de àgua. Muitas! Alias até eu vou colocar uma marca de àgua. Pronto. Mas pelo menos a minha é bonita.

Ehehehe.

http://dl.dropbox.co...D/copycoiso.jpg

:mod:

Foto demasiado grande. Máximo de 800 px no lado maior. Por favor, lê as regras do fórum...

IT Partilhar Post #48 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 13:49

Não sei que mercado é que trabalham. Onde essa cena do fotografo colocar os créditos é normal. Mas a verdade é que na grande liga, ninguém entra nessas coisas de marcar as fotos. Mas sinceramente estou cansado. A sério. Porque parece que eu estou a ferir os egos.

Apenas deixava uma dica. Não marquem as vossas fotos, porque elas não são posters.

:)

Partilhar Post #49 Picacuca

Picacuca

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 25 Agosto 2011 - 14:34

Agora sou um Troll. Pronto.

Desisto. Vá. Podem colocar o que vos apetecer. Fiquem com as marcas de àgua. Muitas! Alias até eu vou colocar uma marca de àgua. Pronto. Mas pelo menos a minha é bonita.

Ehehehe.

http://dl.dropbox.com/u/548494/Canon550D...

Pá, acho que a tua assinatura está um bocado discreta demais, não? Quase não se vê... Esqueceste-te de pôr as setas a piscar! :lol:

Quanto ao comércio de fotografias, temos que ver duas situações distintas: há quem faça imagens por encomenda, receba um x orçamentado, entregue a imagem para determinado fim e pronto: assunto encerrado. Nessa área, normalmente estão os fotógrafos publicitários. E há quem trabalhe de outra forma... Quem vá por sua conta e risco, realizar uma série de imagens e as venda à posteriori. Nessa área, costumam estar os fotojornalistas, principalmente, os freelancer. Esses, já costumam trabalhar com direitos de autor.

No meio dessas situações, há contratos que se podem fazer, em que um fotógrafo publicitário pode receber também em regime de royalties, ou um repórter fotográfico recebe apenas e só ordenado ao fim do mês. Tudo é possível, até a questão da assinatura nas imagens, que, no caso de se tratar de profissionais, assume-se que será feita fora da fotografia e em letras suficientemente pequenas, para só serem perceptíveis por quem queira mesmo vê-las. 

Numa analogia que se poderá fazer, um fotógrafo profissional que trabalhe em qualquer das áreas referidas, não é uma loja a retalho. Não precisa de ter montra, apenas uma forma de ser reconhecido entre outros profissionais do ramo. Logo, as assinaturas que poderá, eventualmente usar, são destinadas à visualização por outros profissionais e não como montra para o grande público.

E o mesmo se passa com designers e empresas de publicidade. Quem nunca viu iniciais minúsculas e por vezes desconhecidas (pelo menos por mim), estrategicamente colocadas aos cantos de cartazes de campanhas publicitárias? Não serão, também essas letrinhas, marcas de água publicitárias? Portanto, e mais uma vez, alerto: nem tanto ao mar nem tanto à terra! Há espaço para tudo, e só considero criticável o exagero. Aliás, como a hilariante troca de galhardetes, a propósito de um assunto que devia ser pacífico. Afinal de contas, estamos todos aqui para trocar pontos de vista e opiniões, não bofetadas e murros. Isso seria para outro fórum, talvez de pugilismo. (atenção: segue-se um boneco foleiro) :lol:

Picacuca       

Partilhar Post #50 joelmf

joelmf

• Membro
  • Registo: 16/12/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 25 Agosto 2011 - 15:08

Pá, acho que a tua assinatura está um bocado discreta demais, não? Quase não se vê... Esqueceste-te de pôr as setas a piscar! :lol:

Quanto ao comércio de fotografias, temos que ver duas situações distintas: há quem faça imagens por encomenda, receba um x orçamentado, entregue a imagem para determinado fim e pronto: assunto encerrado. Nessa área, normalmente estão os fotógrafos publicitários. E há quem trabalhe de outra forma... Quem vá por sua conta e risco, realizar uma série de imagens e as venda à posteriori. Nessa área, costumam estar os fotojornalistas, principalmente, os freelancer. Esses, já costumam trabalhar com direitos de autor.

No meio dessas situações, há contratos que se podem fazer, em que um fotógrafo publicitário pode receber também em regime de royalties, ou um repórter fotográfico recebe apenas e só ordenado ao fim do mês. Tudo é possível, até a questão da assinatura nas imagens, que, no caso de se tratar de profissionais, assume-se que será feita fora da fotografia e em letras suficientemente pequenas, para só serem perceptíveis por quem queira mesmo vê-las. 

Numa analogia que se poderá fazer, um fotógrafo profissional que trabalhe em qualquer das áreas referidas, não é uma loja a retalho. Não precisa de ter montra, apenas uma forma de ser reconhecido entre outros profissionais do ramo. Logo, as assinaturas que poderá, eventualmente usar, são destinadas à visualização por outros profissionais e não como montra para o grande público.

E o mesmo se passa com designers e empresas de publicidade. Quem nunca viu iniciais minúsculas e por vezes desconhecidas (pelo menos por mim), estrategicamente colocadas aos cantos de cartazes de campanhas publicitárias? Não serão, também essas letrinhas, marcas de água publicitárias? Portanto, e mais uma vez, alerto: nem tanto ao mar nem tanto à terra! Há espaço para tudo, e só considero criticável o exagero. Aliás, como a hilariante troca de galhardetes, a propósito de um assunto que devia ser pacífico. Afinal de contas, estamos todos aqui para trocar pontos de vista e opiniões, não bofetadas e murros. Isso seria para outro fórum, talvez de pugilismo. (atenção: segue-se um boneco foleiro) :lol:

Picacuca       

:clap:

Não sei como se poderia expor melhor e com mais detalhe este assinto.

IT Partilhar Post #51 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 16:51

Imagem Colocada

Ehehehhe

anda tudo maluco com este tema das marcas e dos direitos de autor e afins.

Pronto.

Partilhar Post #52 RuyBerna

RuyBerna

• Membro
  • Registo: 01/07/2007

Publicado 25 Agosto 2011 - 16:56

Concordo 1000% com o Picacuca!

Mas a meu ver ó Bogart, com a "desculpa da marca de água" e tanta foto ja postada,deves andar é a "afogar o ego"! :lol:

Partilhar Post #53 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 25 Agosto 2011 - 17:17

Só espero que "tudo isto" não impeça a publicação da Parte II.

Partilhar Post #54 almaluis

almaluis

• Membro
  • Registo: 13/07/2011
    • Local: Leiria-Aveiro

Publicado 25 Agosto 2011 - 17:25

Viva

A Parte 2 será algo do género:  :D

"Fotografia numa Marca d'Água".

Oh Sacrilégio dos Sacrilégios!!!

Porquê assassinar uma bela marca d'água???  :P

IT Partilhar Post #55 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 17:30

Não. Mas a Parte II já estava predistinada. Que é. Já que não consigo convencer o pessoal a não usar marca de àgua, então que lhes explique que a Comic Sans não é uma fonte gira. Nem as fontes manuscritas nem outros efeitos especiais.

Já estava tudo planeado. O "Se não os consegues vencer, junta-te a eles" já fazia parte do meu roadbook ao abrir este tópico.

Porque o pessoal abusa nos tipos de letra e na maneira como a(ssa)ssinam uma foto.

Só coloquei duas fotos. Quer dizer. Dois Posters. Eheheh

Partilhar Post #56 joelmf

joelmf

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 17:35

Não. Mas a Parte II já estava predistinada. Que é. Já que não consigo convencer o pessoal a não usar marca de àgua, então que lhes explique que a Comic Sans não é uma fonte gira. Nem as fontes manuscritas nem outros efeitos especiais.

Já estava tudo planeado. O "Se não os consegues vencer, junta-te a eles" já fazia parte do meu roadbook ao abrir este tópico.

Porque o pessoal abusa nos tipos de letra e na maneira como a(ssa)ssinam uma foto.

Só coloquei duas fotos. Quer dizer. Dois Posters. Eheheh

Gosto de pessoas que lutam por causas, venha daí esse manual com a tua visão sobre como os outros devem fazer as coisas por forma a que fiquem de acordo com a tua visão estética.

IT Partilhar Post #57 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 17:46

Não é a minha visão estética. É simplesmente a visão estética.

Porque não me venhas dizer a mim que a Comic Sans é uma grande letra!!!???

Partilhar Post #58 joelmf

joelmf

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 17:50

É simplesmente a visão estética.

De quem? ou para ti é A visão estética, ponto, algo definido do género as rotundas em Portugal fazem-se pela direita?

IT Partilhar Post #59 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 18:27

Sim. Existe um tratado de estética. Já muito estudado. Muito mesmo. Que explica o que é o equilibrio.

Sabias disso ou não?

É uma espécie de convenção. Leis mais ou menos fechadas que dão uma noção do que é belo ou equilibrado.

Tu usas algumas no teu dia a dia. Esqueces outras. E muitas nem as conheces.

Começaram pelo senso comum. E tornaram-se norma.

Partilhar Post #60 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Agosto 2011 - 18:48

Artigo 167o (Indicações obrigatórias))
1- Os exemplares de obra fotográfica devem conter as seguintes indicações:
a) Nome do fotógrafo;
B) Em fotografias de obras de artes plásticas, o nome do autor da obra fotografada.
2- Só pode ser reprimida como abusiva a reprodução irregular das fotografias em que figurem as indicações referidas, não podendo o autor, na falta destas indicações, exigir as retribuições previstas no presente Código, salvo se o fotógrafo provar má fé de quem fez a reprodução.

http://www.apel.pt/g...utor/codigo.pdf

A maneira como eu entendo isto é a seguinte: Se a imagem não tiver o nome do fotógrafo, mesmo que utilizadas sem autorização do mesmo, não se pode pedir as retribuições previstas....
Isto parece-me uma excelente razão para colocar o nome na foto quando se colocam fotos na net...

agora, colocar fotos nos copyrights já não....
Imagem Colocada