Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Marcas de àgua para copyright - O assassino silencioso - Parte I

• Por favor inicie sessão para responder
121 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Bogart

Bogart

• Membro
  • Registo: 20/07/2011

Publicado 23 Agosto 2011 - 21:02

Este tópico serve um só propósito:

[size=20pt]Por favor parem de colocar marcas de àgua e logotipos e afins nas vossas fotos.

Estão a matar o equilibrio visual!!!

Anúncios

Partilhar Post #2 TiagoCadilhe

TiagoCadilhe

• Membro
  • Registo: 03/07/2011
    • Local: Póvoa de Varzim

Publicado 23 Agosto 2011 - 21:11

Apoiado  :th_up:

As marcas de agua e logos na minha opinião são só uma "mariquice", mas são opções.

Partilhar Post #3 R3volution

R3volution

• Membro
  • Registo: 21/12/2009
    • Local: Planície alentejana

Publicado 23 Agosto 2011 - 21:19

Por um lado entendo que as pessoas coloquem.
Contudo há que ter noção do que colocam, claro que há o aceitável, o razoável e o deplorável.

Partilhar Post #4 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 23 Agosto 2011 - 21:29

Eu já usei, discreta, e sempre com a convicção que era um forma de associar o nome à "obra".

Actualmente só nas imagens que também estão "em stock" ou com algum relevo levam uma "assinatura especial de corrida".

Agora concordo que algumas "abafam" a fotografia :D

Mas todos passamos por essa fase.

IT Partilhar Post #5 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 21:30

O pior é que parece que as pessoas não têm essa noção. Além disso em Photoshop é fácil livrarmo-nos dessas marcas. Por isso. Nem sei para que é que se dão ao trabalho de sujar e estragar as fotos.

Parece que é uma forma de as fotos não serem utilizadas, mas também estraga muito o equilibrio porque a maioria das pessoas não fazem ideia de onde colocar. E então andam ali às voltas com logos e pintarolas.

Chega! Está na hora de criar um movimento anti-marcas!

:)

IT Partilhar Post #6 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 21:32

Ehehhe.. é o Pimp My Photo!!

A sério. Confesso que fiquei incrédulo quando cheguei aqui ao fórum e vi tanta marca de àgua!

Somos todos amantes da fotografia. Gostamos de partilhar aquilo que vivemos. Não vejo motivo nenhum para se colocar uma marca de àgua. Além do mais é fácilmente contornável num programa de edição.

Enfim. É o medo!

Partilhar Post #7 Jorge Folha

Jorge Folha

• Moderador
  • Registo: 06/03/2013
    • Local: Ponte de Lima

Publicado 23 Agosto 2011 - 21:48

Depende das marcas de água. As imagens espalham-se pela internet e acabam por "ficar sem dono". Um marca de água serve para muito mais do que proteger uma foto, serve para que quem encontre as fotos possa contactar o dono da foto, por exemplo.

Estes exemplos são mesmo maus:
http://www.shutterfr...Signatures.html

Este é um bom exemplo, quando o fim é apenas informar e não proteger. Usam uma moldura com informações que que não distraem.
http://www.terragall....yose20020.html

Para tentar proteger uma foto não há marcas de água que não distraiam. Mais ou menos, todas são intrusivas e não fazem milagres porque podem sempre ser retiradas.
http://www.microstoc...watermarks.html

Para mim, marcas de água só para informar, para proteger não vale a pena.

Por ultimo e só para lembrar:
http://painting.abou...ignpainting.htm
http://calligraphy-e...spx?ItemID=1579

Partilhar Post #8 reflex_7

reflex_7

• Membro
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 23 Agosto 2011 - 22:04

Eu assino não para não me roubarem mas por assinar para saberem quem tirou. eu mesmo já guardei fotos no pc que depois agradeco estar lá o nome para pesquisar melhor.. . Acho que é ok e não estraga a foto. (http://www.flickr.co...in/photostream/)
Outros perdem mais tempo numa assinatura boa cheia de detalhes e esquecem de fotografar bem, que afinal é o que conta!
Existem assinaturas muito bonitas e simples que não estragam as fotos!

IT Partilhar Post #9 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 22:09

Qualquer coisa que lhes atiram para cima deixa de ser uma foto e passa a ser uma composição. Por isso eu não acredito nas marcas de àgua, seja para proteger como para identificar.

Temos de deixar as coisas fluir. Deixar de ter propriedade das coisas. Isto é, quanto mais ideias dermos aos outros mais iremos procurar para nós.

Isso é válido em tudo.

Partilhar Post #10 hbertini

hbertini

• Membro
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 23 Agosto 2011 - 22:29

eu tampouco gosto de marcas de água mas utilizo. unicamente para identificação. são bastantes as pessoas que utilizam as minhas fotografias. assim é uma forma funcional de ter o nome divulgado directamente no meu trabalho.

coloco sempre ao fundo da imagem, em letras pequenas com alguma transparência. os originais, obviamente ficam sem as marcas ou outras edições, caso venham a ser necessários.

Partilhar Post #11 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 24 Agosto 2011 - 01:55

Só para desestabilizar um pouco: Magnum Photos :D

É claro que eu também não gosto nada de marcas de água, aliás, costumava usá-las (no canto inferior direito da imagem), mas depressa me fartei e actualmente não uso nada. Se me copiarem a foto, sempre tenho o original em RAW, para entregar à SPA e esperar sentado. :lol:

Mas compreendo quem as tenha que usar.
Nesse sentido, o exemplo que mostro não é por acaso. Trata-se da maior agência de fotografia noticiosa do mundo. Sem marcas de água, quem quisesse usar uma imagem deles sem pagar, poderia fazê-lo sem dificuldade, nem mesmo evidente perda de qualidade, se essa imagem fosse destinada a ser impressa num tamanho relativamente pequeno, e em papel de jornal.
Nesse caso estaríamos perante um crime, mas apenas um... Já no caso de uso indevido de uma imagem que contenha aquelas marcas de água todas, e se essa imagem for previamente manipulada, haverão três crimes: um de apropriação, um de falsificação de documento, e um de manipulação digital não permitida, de imagem de cariz noticioso. Portanto, já dá algum dinheiro a qualquer advogado. E ainda por cima sendo uma imagem da Magnum! :sim: :lol:

Picacuca    

Partilhar Post #12 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 24 Agosto 2011 - 08:18

(...)
Nesse caso estaríamos perante um crime, mas apenas um... Já no caso de uso indevido de uma imagem que contenha aquelas marcas de água todas, e se essa imagem for previamente manipulada, haverão três crimes: um de apropriação, um de falsificação de documento, e um de manipulação digital não permitida, de imagem de cariz noticioso. Portanto, já dá algum dinheiro a qualquer advogado. E ainda por cima sendo uma imagem da Magnum! :sim: :lol:

Picacuca      

Confesso que nunca tinha pensado nisso por esse prisma. Mas tem lógica. Só não meto nas minhas porque a qualidade não justifica o roubo  :humm:

Fez-me lembrar um que eu conheço que diz sempre "se pensarem am fazer notas de euros façam de 1000, porque assim só podem ser acusados de burla. Se fizerem de 500 serão acusados de falsificação de moeda o que dá uma pena mais ou menos 3 vezes maior".

As coisas que os advogados sabem  :humm:

Partilhar Post #13 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 24 Agosto 2011 - 08:24

Só não meto nas minhas porque a qualidade não justifica o roubo  :humm:

idem

Partilhar Post #14 As de Copas

As de Copas

• Membro
  • Registo: 20/06/2009
    • Local: Coimbra

Publicado 24 Agosto 2011 - 09:56

Bogart:

Antes de mais escrever com esse formato e tamanho não é propriamente algo desejável segundo os padrões de comunicação neste formato;

Aceito que haja quem não goste, e eu até sou um deles, de assinaturas exageradas mas quem faz isso é o "artista" que tirou a foto e a esse tudo se permite. Pode assassinar a foto como torna-la numa obra de arte que os restantes nada têm a ver com isso. É algo que liberdade e o direito à posse permitiram.

Cada um faz o que quer, e depois submete-se ao julgamento dos outros.
Os outros julgam, gostando ou não gostando, porque também lhes é dada essa liberdade.

Nunca se devem incutir parâmetros como esses que tentas incutir... Deixa o livre arbítrio funcionar. Porque quando funciona normalmente acaba-se por encontrar um equilíbrio.

Como já reparaste nos comentários, essa coisas das assinaturas exageradas, é, muitas vezes, uma fase, tal como o exagero da edição também o é... Depois o equilíbrio acontece na generalidade das vezes.

Não tentes impôr os teus padrões aos outros...

Partilhar Post #15 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 24 Agosto 2011 - 10:05

eu tampouco gosto de marcas de água mas utilizo. unicamente para identificação. são bastantes as pessoas que utilizam as minhas fotografias. assim é uma forma funcional de ter o nome divulgado directamente no meu trabalho.

coloco sempre ao fundo da imagem, em letras pequenas com alguma transparência. os originais, obviamente ficam sem as marcas ou outras edições, caso venham a ser necessários.

X2

E acrescento que a 7D(presumo que outras semelhantes o tenham também) permite definir no Exif o autor da foto. ;)

Partilhar Post #16 hbertini

hbertini

• Membro
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 24 Agosto 2011 - 11:51

As Nikon D também permitem incluir um texto em todas as fotos :)

Partilhar Post #17 reflex_7

reflex_7

• Membro

Publicado 24 Agosto 2011 - 12:02

Isso não é problema. As canons tem o free program que dá pa por, o LR faz isso ao importar.. mas quem assina, como eu, não está a pensar que todos têm que saber o que é um EXIF ou como o ver.

Partilhar Post #18 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 24 Agosto 2011 - 13:43

Bogart:

Antes de mais escrever com esse formato e tamanho não é propriamente algo desejável segundo os padrões de comunicação neste formato;

Aceito que haja quem não goste, e eu até sou um deles, de assinaturas exageradas mas quem faz isso é o "artista" que tirou a foto e a esse tudo se permite. Pode assassinar a foto como torna-la numa obra de arte que os restantes nada têm a ver com isso. É algo que liberdade e o direito à posse permitiram.

Cada um faz o que quer, e depois submete-se ao julgamento dos outros.
Os outros julgam, gostando ou não gostando, porque também lhes é dada essa liberdade.

Nunca se devem incutir parâmetros como esses que tentas incutir... Deixa o livre arbítrio funcionar. Porque quando funciona normalmente acaba-se por encontrar um equilíbrio.

Como já reparaste nos comentários, essa coisas das assinaturas exageradas, é, muitas vezes, uma fase, tal como o exagero da edição também o é... Depois o equilíbrio acontece na generalidade das vezes.

Não tentes impôr os teus padrões aos outros...

Assino aqui por baixo todos os parágrafos.

IT Partilhar Post #19 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 24 Agosto 2011 - 13:49

Respondo assim aos dois. A ideia de exagerar era mesmo essa. A de exagerar. Para seguir a norma do que queria dizer. Ainda bem que entenderam.

Partilhar Post #20 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 24 Agosto 2011 - 13:58

Respondo assim aos dois. A ideia de exagerar era mesmo essa. A de exagerar. Para seguir a norma do que queria dizer. Ainda bem que entenderam.

Já somos crescidinhos...