Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

2ª Maratona fotográfica Metro de Lisboa - 24/09

• Por favor inicie sessão para responder
160 respostas a este tópico

Partilhar Post #41 Filipe Estrela

Filipe Estrela

• Membro
  • Registo: 13/05/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 24 Agosto 2011 - 11:21

Pois, e quando as empresas precisam de fotografias para o relatório de contas, para documentos internos, para apresentações, etc?
Essas imagens teriam de ser pagas, como é obvio. Como não são fotos principais, não precisam de uma qualidade fabulosa, mas não deixa de ser uma fotografia com o seu valor. Uma foto de microstock custa uns 5euros.
Estas imagens não podem ser consideradas microstock devido aos direitos de exclusividade apresentados. Em vez de 5euros por foto, facilmente se chega aos 250€ ou mais... Se forem 50 pessoas, são 600fotos para stock...

Para além disso, neste concurso o metropolitano passa a ter o direito da reprodução das imagens dos premiados. Ou seja, se quiserem oferecer uma print a um amigo, não podem... Se quiserem partilhar no vosso site/portfólio é melhor consultarem a legislação para ver se têm esse direito...

O autor ganha a tal "fama" que procura? Não... A empresa poupa umas centenas de euros por ano em imagens? Sim...

Aybulgin não podes tirar fotos normalmente pela mesma razão que não podes tirar num centro comercial... São espaços privados e eles não querem. :P

Concordo plenamente!
Infelizmente há muita gente que não percebe isso!

Anúncios

Partilhar Post #42 hbertini

hbertini

• Membro
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 24 Agosto 2011 - 11:45

Neste caso, a estatística estava claramente a meu favor... Já no euromilhões, a história é outra! :D

pois! se vamos pela estatística, o melhor é jogar na lotaria nacional!!

quanto ao regulamento do concurso, há outro ponto que, apesar de ser óbvio, vai longe de mais e não deixa de ser um "descartar" completo por parte da ML: a responsabilidade de obter autorização das pessoas fotografadas compete exclusivamente aos fotógrafos....

estas duas condições captura em JPG e o "desenrasca-te sozinho" para as autorizações, fazem com que eu não concorra.

Partilhar Post #43 Momentclicker

Momentclicker

• Membro
  • Registo: 17/12/2010

Publicado 24 Agosto 2011 - 15:02

A parte das autorizações é sempre um pouco mais... digamos... chata!

Agora pergunto eu, apesar de as pessoas serem (quase) tudo, nestes concertos, n haverá possibilidade de tirar fotografias sem aparecerem as caras explicitas nos modelos? Acho que sim.

Eu fiz uma prova semelhante em sao paulo, e esse foi o maior problema de toda a maratona, nós andarmos a correr atras das pessoas por causa das autorizaçoes. No entanto, la aquilo eram 500 fotografos espalhados por 90 estaçoes. aqui serao 150 para umas 40. Ainda vamos ter de pedir autorizaçoes a outros concorrentes porque apareceram no boneco.

Eu não discordo dos "maluquinhos", e sei que a vida de fotografo n será facil, mas acho que estes eventos são mais promocionais do que outra coisa. Aproveitam as fotos talvez. Mas pensando, que eu n posso colocar um tripe numa estaçao de metro porque vem um segurança e diz que n posso tirar ali fotos... ja é um prazer passar meio dia, a ver portas a abrir e a fechar e a ver escadas rolantes a sugirem e descerem. Para alem do convivio que é optimo.

Partilhar Post #44 Manuel Rebelo

Manuel Rebelo

• Membro
  • Registo: 26/02/2009
    • Local: Aveiro

Publicado 24 Agosto 2011 - 15:24

Claro porque eles vao lucrar com aquilo pelo que tu ainda pagas para participar e ofereces as tuas fotos sem receber um centimo ate pagas 5 euros para te inscreveres, ate podes ganhar alguma coisa mas pronto

Os 5€ são de caução, serão devolvidos no dia da maratona, é uma forma de te inscreveres e realmente apareceres, por isso não perdes dinheiro algum.

Só uma questão assim estúpida, não li ainda o regulamento, mas ao participar somos obrigados a entregar as fotos?? ou podemos fazer-nos de esquecidos?

IT Partilhar Post #45 p_rocha

p_rocha

• Novo Membro
  • Registo: 07/12/2005
    • Local: Oeiras

Publicado 24 Agosto 2011 - 17:24

Os 5€ são de caução, serão devolvidos no dia da maratona, é uma forma de te inscreveres e realmente apareceres, por isso não perdes dinheiro algum.

Só uma questão assim estúpida, não li ainda o regulamento, mas ao participar somos obrigados a entregar as fotos?? ou podemos fazer-nos de esquecidos?

Mesmo que sejas obrigado, podes entregar só algumas. Nada te impede de teres 2 cartões e descarregares apenas um. Não sei como é que a coisa vai funcionar, mas não acredito que tenhas que entregar o cartão com as fotos à saída da estação de Metro ;)

Partilhar Post #46 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 24 Agosto 2011 - 17:30

pegas num cartão e fazes 12fotos do chão. dizes que é a tua visão.. pegas noutro cartão e fotografas livremente :D

Partilhar Post #47 Aybulgin

Aybulgin

• Membro
  • Registo: 24/07/2010

Publicado 24 Agosto 2011 - 18:16

pegas num cartão e fazes 12fotos do chão. dizes que é a tua visão.. pegas noutro cartão e fotografas livremente :D

essa é uma solução :lol:

Partilhar Post #48 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro
  • Registo: 16/06/2007
    • Local: Linda A Velha

Publicado 24 Agosto 2011 - 19:30

Boas pessoal,

Polémicas à parte, no fim será uma boa oportunidade para fotografar livremente o local que de outro modo seria praticamente impossível... entregar fotos ao concurso já é outra conversa  :D

Agora a parte mais chata:

"A inscrição na Maratona Fotográfica é limitada aos detentores de um título de transporte com carregamento válido para o metro."

Isto quer dizer que para participar teria que ter um passe do mês ou um bilhete comprado no dia?

Na ficha de inscrição o "numero Lisboa Viva" é o numero do cartão do passe?...  :unsure:

Obrigado a quem poder ajudar!

:photo:

Partilhar Post #49 Bogart

Bogart

• Membro
  • Registo: 20/07/2011

Publicado 24 Agosto 2011 - 19:42

Eu vou lá estar com uma amiga. Tem de ser. Não vou perder oportunidade e além disso vai ser optimo para fazer fotografia de Rua. E essa cena das autorizações. Basta não dar cana e no meio da confusão ninguém nota. Siga para bingo!!

Já o fiz num festival. E custou-me nos primeiros minutos, mas depois de desinibir foi sempre a aviar fotos.

E tenho uma 50mm num sensor crop.. ehehehe.. por isso estão a ver o que tenho de estar perto das pessoas.

No Metro vou fazer igual.

Partilhar Post #50 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 24 Agosto 2011 - 19:44

O cartão lisboa viva é aquele bilhete recarregável. Nada de mais. Apenas isso. Eles querem é identificar as pessoas de maneira a andarmos o dia inteiro com esse bilhete.

Acho perfeitamente natural.

Estou cheio de pica. E depois venho aqui ao fórum despejar a carrada de fotos que vou tirar.
hehehe

Quer dizer. A 1 ou duas que se salvarem!

Partilhar Post #51 Santa Cruz

Santa Cruz

• Membro
  • Registo: 16/06/2007
    • Local: Linda A Velha

Publicado 24 Agosto 2011 - 20:38

O cartão lisboa viva é aquele bilhete recarregável. Nada de mais.

Ha... ok, fixe  ;)

Obrigado!

Partilhar Post #52 rramalho

rramalho

• Membro
  • Registo: 05/09/2009
    • Local: Seixal/Almada

Publicado 25 Agosto 2011 - 18:01

Tal como já foi dito anteriormente não se paga nada para participar. Os 5€ são uma caução que será devolvida no dia da prova. Ainda assim a maratona deve custar o preço de um bilhete/viagem de metro, para os concorrentes que quiserem andar... porque não são obrigados!

Custa-me é reparar que foram precisos quase 20 posts para alguém perceber que não se pagava incrição no concurso.

Deitado abaixo este argumento de discórdia (com o qual concordaria, porque já vi concursos e maratonas onde se tem que pagar uma pequena fortuna para participar), continuo sem peceber qual o motivo de tanto alarido.

Isto porque me parece que nem todos se deram ao trabalho de ler o regulamento... e isso começa a roçar o preconceito!

Se por um lado concordo com o facto de alguns concursos, nomeadamente do tipo maratonas, poderem ser uma forma dissimulada para obter uma boa quantidade de fotos, nomeadamente aquelas em que se tem de descarregar todas as fotos no próprio dia e nem sei se as chegamos a ver no PC, por outro esta maratona é ligeiramente diferente.

Se tomarem atenção ao regulamento, que nem é tão extenso quanto isso e até tem algumas gralhas, iam reparar neste ponto (entre outros que também o mencionam:

13 - Finda a maratona fotográfica, os concorrentes devem enviar, até às 19h00 do dia 30 de Setembro de 2011, as fotografias que pretendem levar a concurso, num total de 3 imagens por concorrente (1 fotografia por tema) em suporte digital e as respectivas impressões em formato 15x20, impressas em papel fotográfico.

Ou seja, os concorrentes apenas terão de abdicar dos "DIREITOS" de três fotos. São três fotos que não poderão partilhar com os vossos amigos, ou enviar para outro concurso, ou oferecer ao pai e à mãe... E isto apenas se ganharem um daqueles premiozinhos, porque tal como também já alguém também a mim me parece que a organização só requer os direitos das fotos premiadas.

O que me parece, e sem qualquer ironia:

1. é que este concurso é bastante atrativo. Praticamente não tem custos, os prémios só não são bons para quem tiver pais ricos, e para os mais melindrosos só se perde o direito sobre 3 fotos (e se ganharem).

2. Os concorrentes têm, ainda a possibilidade de escolher quais as fotos que quiserem levar a concurso. Quem tirar a foto do ano no Metro pode guardá-la só para si na caixa forte.

3. Pode-se tirar fotos no Metro durante uma tarde.

4. Por esse ponto de vista, se calhar também não vou vender fotos, porque perco os direitos sobre elas.

5. Se formos realistas, quem organizaria este tipo de concursos se não tivesse alguma coisa a ganhar? Parece-me perfeitamente justo ceder os direitos de 3 fotos para poder ganhar algum coisa com elas. Não se esqueçam que a Metro também vai ganhar alguma projecção publicitária com o concurso. E ponhamos a mão na cabeça... se os concorrentes forem todos como eu, mesmo que participem qs 150 pessoas e a ML arrecade 450 fotos bem as podem arquivar no lixo.  :D

6. A maior desvantagem que estou a ver é como é que me vou inscrever pessoalmente durante o horário de trabalho.  :humm:

7. Relaxem...

8. Estava-me a esquecer que é preciso ter um bilhete do metro (ou um VIVA) por isso sempre custa 50 cêntimos participar, pelo menos...

9. Agora que me lembro disso, se calhar nestes concursos ainda nos deviam oferecer uma câmara para não usarmos o nosso material!

Partilhar Post #53 rramalho

rramalho

• Membro
  • Registo: 05/09/2009
    • Local: Seixal/Almada

Publicado 25 Agosto 2011 - 18:23

Como não quero gerar nenhuma discórdia: esqueci-me de referir claramente que a Metro de Lisboa não pretende apoderar-se dos dirteitos de autor. O que os concorrentes dão é autorização para a utilização das fotos, e mencionam mesmo que é "sem prejuízo dos direitos de autor".

Partilhar Post #54 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 18:55

Sabes como é. O pessoal é do Bota-abaixo! Logo a dizerem mal e a falarem dos direitos de autor e o camandro.

Tem tudo medo de mostrar as fotos. Eu vou. Nem que seja pelo dia divertido de andar a fotografar as pessoas, as linhas e tudo o resto..

Estou lá agora a pensar nos direitos e no Metro "roubar" as fotos.. enfim..

Até sendo de graça este pessoal desconfia.. raios..

:)

Partilhar Post #55 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 25 Agosto 2011 - 19:07

Vão-me desculpar mas não vamos estar a inverter as opiniões dadas e que são contrárias ao mainstream...

Eu tive o cuidado de ver o regulamento em pormenor, e este até nem é dos piores... Contudo, também aqui já foi referido que havia quem não concorde e vai na mesma mas não entrega as fotos!!! A isto chama-se coerência!!!

Os que expuseram a opinião acerca desta maratona, e que foram contra (onde eu estou incluído) foi numa perspectiva geral e que é costume acontecer ciclicamente por todo o país!!!

Se é uma tentação fotografar no metro, um local normalmente proíbido para e que dá azo a excelentes fotos, é!!!

Partilhar Post #56 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 25 Agosto 2011 - 19:13

Sempre podemos falar de objectivas e de máquinas e afins.

Partilhar Post #57 hbertini

hbertini

• Membro
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 25 Agosto 2011 - 22:34

Para além disso, neste concurso o metropolitano passa a ter o direito da reprodução das imagens dos premiados. Ou seja, se quiserem oferecer uma print a um amigo, não podem... Se quiserem partilhar no vosso site/portfólio é melhor consultarem a legislação para ver se têm esse direito...

correcto! da mesma forma, no meu trabalho de informático, tenho felizmente uma componente em que sou "obrigado" a usar a criatividade. o resultado desta criatividade também está sujeito a segredo e portanto tampouco a posso transmitir a um amigo. acho que aqui se aplica o mesmo princípio, por muito que nos custe...

Partilhar Post #58 reflex_7

reflex_7

• Membro
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 25 Agosto 2011 - 23:34

O meu único problema é mesmo não saber ainda o meu horário nesse dia, e achar que até dia 9, o limite das inscrições, não irei saber.  :humm:
Sugiro, o pessoal que vai daqui, devia organizar um ponto de encontro e irem juntos!

Partilhar Post #59 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Agosto 2011 - 23:45

correcto! da mesma forma, no meu trabalho de informático, tenho felizmente uma componente em que sou "obrigado" a usar a criatividade. o resultado desta criatividade também está sujeito a segredo e portanto tampouco a posso transmitir a um amigo. acho que aqui se aplica o mesmo princípio, por muito que nos custe...

Mas no teu trabalho és pago para isso, espero eu. :) Ali podes receber um vale para uma massagem de 30min em troca de 3 fotos. Se estiveres tenso, é um mimo...

Partilhar Post #60 joelmf

joelmf

• Membro
  • Registo: 16/12/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 26 Agosto 2011 - 10:54

Parece-me um evento muito interessante, a unica coisa que esta mal é ter de me ir inscrever pessoalmente.  :D

Atenção que não é só as fotos permiadas que podem ser utilizadas

1. Os participantes, para efeitos do cumprimento do disposto no art. 41º do Código de Direito de Autor e Direitos Conexos, autorizam, por escrito, a utilização das imagens pelo ML para fins de divulgação e publicidade, comprometendo-se este a fazer sempre menção ao(s) nome(s) do(s) seu(s) autor(es), em Portugal ou no estrangeiro.