Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

2ª Maratona fotográfica Metro de Lisboa - 24/09

• Por favor inicie sessão para responder
160 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 Bogart

Bogart

• Membro
  • Registo: 20/07/2011

Publicado 23 Agosto 2011 - 16:14

Eu digo-te. Sou publicitário e trabalho com marcas. Sinceramente não acredito que usem uma foto vossa em alguma peça de comunicação. Não é feitio das empresas e sinceramente é mais um mito urbano do que outra coisa qualquer.

Que raios. Se andamos sempre com medos e crenças então nunca vamos sair do mesmo sítio.

Existem camaras por todo o lado que te filmam todos os dias e não pedem autorização.

Pah, as ideias são para serem livres. Começem a fotografar e a fazer com que elas circulem, sejam pagas ou não. Porque quando forem famosos e já tiverem um portófio conhecido aí sim, podem pedir dinheiro, porque as pessoas já vão ter convosco para que fotografem X ou Y.

Somos amadores. E alguns são profissionais. É verdade. Mas que eu saiba não existem aqui super estrelas. Por isso é como em todas as àreas criativas: o que é necessário é fazer circular as coisas. Sem medos.

Anúncios

IT Partilhar Post #22 p_rocha

p_rocha

• Novo Membro
  • Registo: 07/12/2005
    • Local: Oeiras

Publicado 23 Agosto 2011 - 16:16

Desculpem a minha ignorância, mas há muitos concursos onde não seja solicitada aos participantes a cedência dos direitos sobre as fotos?

Não, não há!

Isto é: Para além dos prémios que, porventura, possam ser ganhos por quem participa, um dos propósitos deste tipo de evento não é divulgar os trabalhos dos concorrentes, ajudando-os (sem ironia) a tornarem-se mais conhecidos?

Obviamente que neste caso e em muitos outros, o verdadeiro propósito é o Metropolitano de Lisboa é manter um banco de imagens próprio. Isso da divulgação de novos talentos é treta comercial...

Partilhar Post #23 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 23 Agosto 2011 - 16:22

Eu digo-te. Sou publicitário e trabalho com marcas. Sinceramente não acredito que usem uma foto vossa em alguma peça de comunicação. Não é feitio das empresas e sinceramente é mais um mito urbano do que outra coisa qualquer.

Que raios. Se andamos sempre com medos e crenças então nunca vamos sair do mesmo sítio.

Existem camaras por todo o lado que te filmam todos os dias e não pedem autorização.

Pah, as ideias são para serem livres. Começem a fotografar e a fazer com que elas circulem, sejam pagas ou não. Porque quando forem famosos e já tiverem um portófio conhecido aí sim, podem pedir dinheiro, porque as pessoas já vão ter convosco para que fotografem X ou Y.

Somos amadores. E alguns são profissionais. É verdade. Mas que eu saiba não existem aqui super estrelas. Por isso é como em todas as àreas criativas: o que é necessário é fazer circular as coisas. Sem medos.

Isto é, obviamente, uma questão pessoal/de personalidade. Como tenho vindo a dizer, não estou a impingir a minha maneira de ver as coisas a ninguém ;)

Quem quer participar, que participe... e muito boa sorte a todos. Que seja alguém do forum a ganhar! :D

Agora o "je" andar andar a financiar empresas (como o Metro), não obrigado. Para mostrar "trabalho", já tenho o flickr, o facebook e etc.

E não tem a ver com ser amador, profissional ou o que chamas de "super estrela". É uma questão de princípio e de, neste caso, desvalorização de trabalho intelectual/artístico. Lê o meu exemplo dos pneus. Acho que ilustra bem o que quero dizer :D

Partilhar Post #24 minijag

minijag

• Novo Membro
  • Registo: 16/12/2009

Publicado 23 Agosto 2011 - 16:45

Mais uma vez, sem querer lançar polémica e, até, com vontade de ser engraçado (sem ser engraçadinho).

João: Gostei do exemplo dos pneus, mas poderíamos sempre dizer que, se eu mudasse os pneus em muito menos tempo do que os outros ou que os pneus mudados por mim ficavam calibrados só porque eu tinha um magic touch, haveria muita gente, que tinha assistido ao concurso, a querer, mais tarde, mudar os pneus na minha oficina...

:D

Partilhar Post #25 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 17:05

(...)poderíamos sempre dizer que, se eu mudasse os pneus em muito menos tempo do que os outros ou que os pneus mudados por mim ficavam calibrados só porque eu tinha um magic touch, haveria muita gente, que tinha assistido ao concurso, a querer, mais tarde, mudar os pneus na minha oficina...
(...)

Mas, estabelecendo o paralelo, a situação não seria essa. Porque ninguém te vai "ver a tirar as fotos" e reconhecer-te por isso. A situação seria eu comprometer-me e colocar o teu nome nos pneus, e quem os visse sabia que a mudança tinha sido feita por ti ;)

E se eu em vez de precisas de pneus, precisasse de um carro novo? davas-mo só para participares num concurso de carros? E se fosse uma casa? Podia sempre fazer um concurso de construção de casas.

Eu sei que são exemplos que podem parecer absurdos... mas, da minha forma de var as coisas, não são assim tanto. A diferença é que em vez de "investir" em pneus ou tijolos, no caso da fotografia estão a "investir" a vossa criatividade, a vossa visão, a vossa mestria, ou a vossa veia artística. São intangíveis com mais valor do que qualquer bem material. Se vocês não os valorizarem, ninguém mais os irá valorizar... Digo eu, que sou um gajo um bocado estranho :D

Partilhar Post #26 VGomes

VGomes

• Membro
  • Registo: 08/08/2009
    • Local: Lisboa

Publicado 23 Agosto 2011 - 17:36

Olá boa tarde,

eu já fiz a pré-inscrição.

Nunca participei numa maratona. Sempre serve para ganhar "calo", para outras futuras.

Vamos ver.

Saudações fotográficas
Vanda

Partilhar Post #27 Aybulgin

Aybulgin

• Membro
  • Registo: 24/07/2010

Publicado 23 Agosto 2011 - 17:38

E como eq a gente investe na nossa criativida e veia artistica_

Partilhar Post #28 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 23 Agosto 2011 - 18:40

Aybulgin, não sei se leste as regras, mas os 5 euros que pagas não são inscrição, é uma caução que depois te é dividida.
Eu gosto sempre destas coisas, sempre é uma desculpa para ir tirar fotografias, uma oportunidade para fotografar (legalmente) no metro e dá para estar com os amigos!  :photo: :photo:

Partilhar Post #29 ReDaLeRt

ReDaLeRt

• Membro
  • Registo: 14/03/2008
    • Local: Odivelas

Publicado 23 Agosto 2011 - 20:18

o regulamento é explícito quanto a isso...

12. As fotografias deverão ser captadas em formato JPG com uma resolução mínima de 5 (cinco)
megapixels.

Imagino que esta linha tenha alguma razão de ser;

no entanto parece-me uma restrição um tanto descabida/contraditória, obrigar a que se faça a recolha de imagem em JPG, especialmente porque os trabalhos podem ser entregues até vários dias após a maratona nas versões impressa e digital...

Mas alguém no seu perfeito juízo fotografa directo em JPEG, ainda por cima, podendo entregar o trabalho a posteriori?

lol...

[[]]

Partilhar Post #30 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 20:39

É altura de partilhar os Picture Styles que tenho. São assim uma espécie de maravilha.

Alguem quer? Se for para fotografar em JPG. ehheheh.

:)

Partilhar Post #31 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 21:16

E como eq a gente investe na nossa criativida e veia artistica_

não disse  "investir na", mas sim "investir a" ;)

Partilhar Post #32 Aybulgin

Aybulgin

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 21:58

não disse  "investir na", mas sim "investir a" ;)

ahh ja percebi :D é isso entao :th_up:

Partilhar Post #33 Momentclicker

Momentclicker

• Membro
  • Registo: 17/12/2010

Publicado 24 Agosto 2011 - 08:06

Boas a todos,

Eu tb já fiz a dita pre inscrição e corrijam me se estiver errado mas penso que os 5 euros são devolvidos no inicio da prova. Chama-se a isso, financiar a caixa corrente do metro.

Quanto aos direitos de uns, e amadorismos de outros, acho que grande parte das pessoas que participam nestas maratonas, são amadores. Pessoas que gostam de tirar umas fotos, divertirem-se, aprenderem e não estão muito preocupados com as 12 fotos que vão ser entregues. Muitos deles, não se importariam de entregar o cartão todo.
´
Como alguém já disse só participa quem quer. Já participei em alguns "eventos" destes, e não me sinto minimamente a tirar trabalho a profissionais. Quando estas empresas necessitam de fotografias de "MUITA" qualidade pedem a agencias, e aos "profissionais", e por serem profissionais, terão teoricamente mais capacidades e experiência que um amador.

Só de puder tirar umas fotos onde normalmente não se pode já algo interessante.

Cumps

Pedro

Partilhar Post #34 Bogart

Bogart

• Membro

Publicado 24 Agosto 2011 - 10:13

Nem mais.  :clap:

Partilhar Post #35 Aybulgin

Aybulgin

• Membro

Publicado 24 Agosto 2011 - 10:25

E porque nao se pode tirar la fotos normalmente?

Partilhar Post #36 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 24 Agosto 2011 - 10:42

Pois, e quando as empresas precisam de fotografias para o relatório de contas, para documentos internos, para apresentações, etc?
Essas imagens teriam de ser pagas, como é obvio. Como não são fotos principais, não precisam de uma qualidade fabulosa, mas não deixa de ser uma fotografia com o seu valor. Uma foto de microstock custa uns 5euros.
Estas imagens não podem ser consideradas microstock devido aos direitos de exclusividade apresentados. Em vez de 5euros por foto, facilmente se chega aos 250€ ou mais... Se forem 50 pessoas, são 600fotos para stock...

Para além disso, neste concurso o metropolitano passa a ter o direito da reprodução das imagens dos premiados. Ou seja, se quiserem oferecer uma print a um amigo, não podem... Se quiserem partilhar no vosso site/portfólio é melhor consultarem a legislação para ver se têm esse direito...

O autor ganha a tal "fama" que procura? Não... A empresa poupa umas centenas de euros por ano em imagens? Sim...

Aybulgin não podes tirar fotos normalmente pela mesma razão que não podes tirar num centro comercial... São espaços privados e eles não querem. :P

Partilhar Post #37 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 24 Agosto 2011 - 10:45

Pois, e quando as empresas precisam de fotografias para o relatório de contas, para documentos internos, para apresentações, etc?
Essas imagens teriam de ser pagas, como é obvio. Como não são fotos principais, não precisam de uma qualidade fabulosa, mas não deixa de ser uma fotografia com o seu valor. Uma foto de microstock custa uns 5euros.
Estas imagens não podem ser consideradas microstock devido aos direitos de exclusividade apresentados. Em vez de 5euros por foto, facilmente se chega aos 250€ ou mais... Se forem 50 pessoas, são 600fotos para stock...

Para além disso, neste concurso o metropolitano passa a ter o direito da reprodução das imagens dos premiados. Ou seja, se quiserem oferecer uma print a um amigo, não podem... Se quiserem partilhar no vosso site/portfólio é melhor consultarem a legislação para ver se têm esse direito...

O autor ganha a tal "fama" que procura? Não... A empresa poupa umas centenas de euros por ano em imagens? Sim...

Aybulgin não podes tirar fotos normalmente pela mesma razão que não podes tirar num centro comercial... São espaços privados e eles não querem. :P

finalmente, alguém me compreende... pensava que era só eu o "maluquinho" :D

Partilhar Post #38 Aybulgin

Aybulgin

• Membro

Publicado 24 Agosto 2011 - 10:56

O metro é um espaço privado? :???:

Partilhar Post #39 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 24 Agosto 2011 - 11:02

O metro é um espaço privado? :???:

É.

Partilhar Post #40 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 24 Agosto 2011 - 11:03

finalmente, alguém me compreende... pensava que era só eu o "maluquinho" :D

Ainda não disse nada porque o assunto passa-me ao lado, mas estou de acordo contigo, mais um maluquinho  :humm: