Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

2ª Maratona fotográfica Metro de Lisboa - 24/09

• Por favor inicie sessão para responder
160 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 p_rocha

p_rocha

• Novo Membro
  • Registo: 07/12/2005
    • Local: Oeiras

Publicado 23 Agosto 2011 - 10:00

Já estão abertas as inscrições para a segunda edição da Maratona Fotográfica do Metropolitano de Lisboa. A iniciativa decorre no dia 24 de setembro, e terá início na estação de São Sebastião, pelas 14h00.

A partir dessa hora, os participantes poderão fotografar em qualquer estação de metro de Lisboa, até às 22h desse mesmo dia.

Informações em http://www.metrolisb...ite_curtas.html

Anúncios

Partilhar Post #2 soph_dourada

soph_dourada

• Novo Membro
  • Registo: 08/04/2011

Publicado 23 Agosto 2011 - 13:38

Estou muito interessada, mas sabe-me dizer se a máquina utilizada tem de ser digital ou pode ser analógica? Obrigada!

Partilhar Post #3 hbertini

hbertini

• Membro
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 23 Agosto 2011 - 14:25

Estou muito interessada, mas sabe-me dizer se a máquina utilizada tem de ser digital ou pode ser analógica? Obrigada!

o regulamento é explícito quanto a isso...

12. As fotografias deverão ser captadas em formato JPG com uma resolução mínima de 5 (cinco)
megapixels.

Imagino que esta linha tenha alguma razão de ser;

no entanto parece-me uma restrição um tanto descabida/contraditória, obrigar a que se faça a recolha de imagem em JPG, especialmente porque os trabalhos podem ser entregues até vários dias após a maratona nas versões impressa e digital...

Partilhar Post #4 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 23 Agosto 2011 - 14:28

(...)
no entanto parece-me uma restrição um tanto descabida/contraditória
(...)

Sem ler o regulamento, imagino que lá esteja a "famosa" clausula de que ao participar cedes os direitos da(s) foto(s)... a ideia deve ser ficarem com a possibilidade de as vir a usar, por isso interessa-lhes que estejam em formato digital, digo eu :D

Partilhar Post #5 FreeLook

FreeLook

• Membro
  • Registo: 11/04/2005
    • Local: Lisboa

Publicado 23 Agosto 2011 - 14:45

Na mouche  :D joga no euromilhões esta semana  :lol:

Partilhar Post #6 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 14:48

Na mouche  :D joga no euromilhões esta semana  :lol:

Neste caso, a estatística estava claramente a meu favor... Já no euromilhões, a história é outra! :D

Partilhar Post #7 Aybulgin

Aybulgin

• Membro
  • Registo: 24/07/2010

Publicado 23 Agosto 2011 - 14:53

Artigo 9º – Direitos de Autor
1. Os participantes, para efeitos do cumprimento do disposto no art. 41º do Código de Direito de
Autor e Direitos Conexos,  autorizam, por escrito, a utilização das imagens pelo  ML  para fins de
divulgação e publicidade, comprometendo-se este a fazer sempre menção ao(s) nome(s) do(s)
seu(s) autor(es), em Portugal ou no estrangeiro.
2. Os participantes concedem ao Metropolitano de Lisboa, E.P.E. autorização de publicação, parcial
ou integral das fotografias premiadas em comunicação: anúncios, convites, folhetos, cartazes, Site
metro e facebook Metro.
3. Sem prejuízo dos direitos de autor reconhecidos por lei à obra fotográfica, a propriedade das
reproduções das fotografias dos premiados é pertença do Metropolitano de Lisboa, EPE, ficando
este, desde já, autorizado a expô-las.

Partilhar Post #8 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 23 Agosto 2011 - 15:02

Isto realmente é de completa exploração fotográfica!!!

Embora saiba que tal é quimérico, o que devia existir neste tipo de concursos era uma concertação para não existirem participantes!

Partilhar Post #9 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 15:27

Embora saiba que tal é quimérico, o que devia existir neste tipo de concursos era uma concertação para não existirem participantes!

Isso nunca vai acontecer, porque muita gente está disposta a oferecer as fotos só para aparecer. Tipo dar amendoins aos macacos para fazerem palhaçadas.

Para trabalhar para aquecer chegam os relógios. Se querem stock de imagens, comprem-nas.
As minhas podem não ter grande valor, mas é uma questão de princípio...

Por acaso até já participei em "maratonas" fotográficas com essa cláusula, mas fi-lo pelo gosto, pela fotografia e pelo convívio. Não formalizei a inscrição, e muito menos dei as fotos de mão-beijada.

Partilhar Post #10 Bogart

Bogart

• Membro
  • Registo: 20/07/2011

Publicado 23 Agosto 2011 - 15:32

Eu vou. Com a minha 50mm e a minha 550D.

Partilhar Post #11 Bogart

Bogart

• Membro
  • Registo: 20/07/2011

Publicado 23 Agosto 2011 - 15:34

Sinceramente. Digam lá. Mesmo.

Se escolherem uma foto vossa para publicar. Iam ficar chateados? Por causa dos direitos de autor?

Caramba. A sério.

Bora mas é lá clickar e mandar fotos para a frente!!

Partilhar Post #12 Aybulgin

Aybulgin

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 15:41

Se escolherem uma foto vossa para publicar. Iam ficar chateados? Por causa dos direitos de autor?

Caramba. A sério.

Bora mas é lá clickar e mandar fotos para a frente!!

Claro porque eles vao lucrar com aquilo pelo que tu ainda pagas para participar e ofereces as tuas fotos sem receber um centimo ate pagas 5 euros para te inscreveres, ate podes ganhar alguma coisa mas pronto

Partilhar Post #13 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 15:43

Sim, ia, obviamente... :D

Mas, como disse, cada um sabe de si e só participa quem quer ;)

Boa sorte para ti, sem ironias ;)

IT Partilhar Post #14 p_rocha

p_rocha

• Novo Membro
  • Registo: 07/12/2005
    • Local: Oeiras

Publicado 23 Agosto 2011 - 15:44

Não creio que se trate de exploração. Só participa quem quer. As regras estão à vista de todos. Pelo que li, a cedência dos direitos de utilização é para as fotografias premiadas, e não para as enviadas, por isso até não me parece injusto.
Apesar de tudo, neste caso acho que a grande vantagem é poderes fotografar à vontade no metropolitano. Podemos tirar fotos que não submetemos a concurso e fazemos o que quisermos com elas.

Partilhar Post #15 hdborges

hdborges

• Membro
  • Registo: 29/08/2010

Publicado 23 Agosto 2011 - 15:45

Bogart,

A questão não é ficar chateado ou feliz. A questão é a de uma entidade que pode pagar a profissionais que vivem da fotografia usar estratagemas que eu apelido de "imorais" para preencher o seu acervo de imagens com o "rebuçado" de uns "prémios eventualmente manhosos" e a esperança de uma eventual foto escolhida para uma qualquer campanha publicitária, só para o seu autor poder afirmar - olha, está é minha!!!

E eventualmente para suceder o que já tem existido em alguns casos, e vá se lá perceber pq, as fotos vencedoras não são as escolhidas para as tais divulgações, ficando o autor das publicadas com a "vitória moral".    

Partilhar Post #16 Aybulgin

Aybulgin

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 15:51

Bogart,

A questão não é ficar chateado ou feliz. A questão é a de uma entidade que pode pagar a profissionais que vivem da fotografia usar estratagemas que eu apelido de "imorais" para preencher o seu acervo de imagens com o "rebuçado" de uns "prémios eventualmente manhosos" e a esperança de uma eventual foto escolhida para uma qualquer campanha publicitária, só para o seu autor poder afirmar - olha, está é minha!!!

E eventualmente para suceder o que já tem existido em alguns casos, e vá se lá perceber pq, as fotos vencedoras não são as escolhidas para as tais divulgações, ficando o autor das publicadas com a "vitória moral".    

Se eles querem fotos de qualidade alta, poderiam comprar, acho que ate poderia sair mais barato, se nao houvesse que pagar aqueles 5 euros de entrada

Partilhar Post #17 minijag

minijag

• Novo Membro
  • Registo: 16/12/2009

Publicado 23 Agosto 2011 - 16:03

Não quero lançar qualquer polémica. Quero, mesmo, que me informem se tiverem pachorra para me aturar.

Desculpem a minha ignorância, mas há muitos concursos onde não seja solicitada aos participantes a cedência dos direitos sobre as fotos?

Isto é: Para além dos prémios que, porventura, possam ser ganhos por quem participa, um dos propósitos deste tipo de evento não é divulgar os trabalhos dos concorrentes, ajudando-os (sem ironia) a tornarem-se mais conhecidos?

Resumindo: Seria melhor que houvesse uma cláusula de atribuição de royalties pela utilização das imagens ganhadoras (ou qualquer uma levada a concurso)? E isso é feito, normalmente?

A única vez que me inscrevi para entrar numa maratona fotográfica (daquelas da Fnac), acabei por não poder participar. Quando ela veio a realizar-se estava eu internado no hospital a queixar-me da minha falta de sorte…

Partilhar Post #18 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 23 Agosto 2011 - 16:06

Já la estou batido, eu e mais três  :) :)

Mas não se pode fotografar em filme e digitalizar em casa?

Partilhar Post #19 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 16:11

Resumindo: Seria melhor que houvesse uma cláusula de atribuição de royalties pela utilização das imagens ganhadoras (ou qualquer uma levada a concurso)? E isso é feito, normalmente?

Sim, seria melhor. Não, não é normalmente feito.

Com a cláusula assim, sim, faria todo o sentido.

O "problema" (para mim é um problema, mas não obrigo ninguém a pensar assim, claro) é precisamente o facto de que participares (e "dares o teu nome a conhecer", como referes) tens de DAR as fotografias e os DIREITOS DE UTILIZAÇÃO a quem organiza os concursos. Que no fundo não são concursos... são formas dissimuladas de ficar com fotos à borla...
É que se leres bem o tal artigo 9º, estás a ceder as imagens para promoção deles e não para promoção do evento.

Isto é mais ou menos o mesmo que eu ter de mudar os pneus do carro e promover um concurso de mudança de pneus, onde os concorrentes tinham de pagar 5€ para participar e se comprometem a ceder-me gratuitamente os pneus usados no concurso... Se tivesses uma oficina participavas? ;)

Partilhar Post #20 joaopsr

joaopsr

• Membro

Publicado 23 Agosto 2011 - 16:13

Mas não se pode fotografar em filme e digitalizar em casa?

Normalmente tens de descarregar o cartão no próprio dia, mesmo podendo entregar as fotos finais posteriormente... Neste caso não sei