Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Até que ponto são inseparáveis da vossa máquina?

• Por favor inicie sessão para responder
104 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 M.I.B.

M.I.B.

• Membro
  • Registo: 13/08/2010
    • Local: Porto

Publicado 03 Novembro 2010 - 09:31

Boas, eu tenho uma curiosidade que me segue desde que começei a fotografar e que se baseia no seguinte:
Desde que tive a minha primeira compacta (mesmo compacta, diga-se) á cerca de cinco anos, que começei a ir para todo o lado com ela, eventualmente ao evoluir, foram evoluindo as máquinas, e o factor portabilidade foi reduzindo, ou seja, não deixei de andar com a minha fiel máquina na altura, mas também começei a ter de gerir melhor quando e onde a poderia levar, e ser confrontado com esta questão de novo.
A minha curiosidade é saber quantos de vós também se sentem inseparáveis das vossas respectivas máquinas, já vos surgiu alguma situação em que por muito que vos custasse, tivessem mesmo de a deixar em casa, e partiram porta fora com aquele bichinho atrás da orelha, a avisar-nos que esse seria o dia em que a oportunidade de tirar "A Foto" das vossas vidas iria surgir?
No meu caso é quase patológico, sou como o Sansão sem o cabelo se me separam da minha menina  :lol: :lol:

E vocês?  :humm:

Anúncios

Partilhar Post #2 Dre

Dre

• Membro
  • Registo: 26/02/2009

Publicado 03 Novembro 2010 - 10:00

Não tenho grandes problemas desses, porque tenho umas quantas máquinas por casa que custam menos de 50€. Estão espalhadas pela sala, quarto, escritório e até na cozinha tenho uma, geralmente. Estão lá porque são usadas, quando saio de casa é comum pegar numa e sair.

Só a digital é que só sai com algum propósito...

Partilhar Post #3 § o f i a

§ o f i a

• Membro
  • Registo: 15/10/2009
    • Local: Ílhavo

Publicado 03 Novembro 2010 - 12:09

Ainda no mês passado fui ao concerto do Rui Veloso que convidou Jorge Palma e a Mariza. Como foi um concerto da semana de Integração da Univ de Aveiro, preferi  :( deixar a máquina em casa pois já tenho experiencia de como são esses concertos: muita gente bebeda xD e ainda bem que o fiz, mas cá para mim pensei nas fotos que eu poderia ter feito  ::)

Mas vou ao espectáculo da RFM em Espinho onde vão estar muitos artistas conhecidos e a minha menina vai comigo  :D

IT Partilhar Post #4 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 03 Novembro 2010 - 12:49

Ainda no mês passado fui ao concerto do Rui Veloso que convidou Jorge Palma e a Mariza. Como foi um concerto da semana de Integração da Univ de Aveiro, preferi  :( deixar a máquina em casa pois já tenho experiencia de como são esses concertos: muita gente bebeda xD e ainda bem que o fiz, mas cá para mim pensei nas fotos que eu poderia ter feito  ::)

Mas vou ao espectáculo da RFM em Espinho onde vão estar muitos artistas conhecidos e a minha menina vai comigo  :D

Olha já eu tinha caido na asneira de a levar se calhar... :P
Mas como não costumo ir a concertos... ;)

Partilhar Post #5 Pietá

Pietá

• Membro
  • Registo: 30/03/2010

Publicado 05 Novembro 2010 - 11:06

Geralmente a minha 40D está por casa a maior parte das vezes excepto quando tenho um propósito para a levar (como ir passear a determinado sitio que já sei que deve ter boas oportunidades, etc.) ou quando me dá uma vontade de a levar a apanhar ar fresco á rua, o que normalmente até nem resulta em foto nenhuma.
No entanto, tenho uma Ixus 95 IS que anda sempre comigo no bolso do casaco ou nas calças, onde seja, para aquela foto que aparece nos momentos mais inesperados!

IT Partilhar Post #6 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 05 Novembro 2010 - 11:12

Tou a ver que sou o único que anda sempre com a minha  :lol:
Ok, também não é sempre, se for sair á noite com um grupo de amigos não a levo evidentemente...se não puder  :lol: :lol: :lol:
É que cada vez que me esqueçi ou não pude levar a máquina comigo, perdi sempre uma oportunidade qualquer de fotografar algo com interesse, chega a ser frustrante, e sinceramente detesto compactas... :D

Partilhar Post #7 casper_rv

casper_rv

• Membro
  • Registo: 05/09/2010

Publicado 05 Novembro 2010 - 11:18

A 500D por norma só sai ao fim de semana mas fico quase sempre tentado em trazê-la todos os dias, pena é que o tempo para fotografar não sobra quase nada durante a semana. ::)

Quanto à compacta FujiFilm FinePix JZ300 essa vem comigo todos os dias dentro da bolsa, é uma relação quase unha com carne. :lol:

IT Partilhar Post #8 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 05 Novembro 2010 - 11:24

A 500D por norma só sai ao fim de semana mas fico quase sempre tentado em trazê-la todos os dias, pena é que o tempo para fotografar não sobra quase nada durante a semana. ::)

Quanto à compacta FujiFilm FinePix JZ300 essa vem comigo todos os dias dentro da bolsa, é uma relação quase unha com carne. :lol:

Acho que a solução para estas alturas em que não convém andar de mochila ás costas, vai ser mesmo comprar uma bolsa daquelas triangulares mais discretas e andar com a minha lente kit mais curta...Agora deixar em casa não deixo  :photo:

Partilhar Post #9 casper_rv

casper_rv

• Membro

Publicado 05 Novembro 2010 - 11:32

Acho que a solução para estas alturas em que não convém andar de mochila ás costas, vai ser mesmo comprar uma bolsa daquelas triangulares mais discretas e andar com a minha lente kit mais curta...Agora deixar em casa não deixo  :photo:

Como disse por mim a 500D vinha todos os dias mas não é prático andar com o saco atrelado todos os dias, por isso e em substitução a minha compacta acompanha-me sempre. ;)

IT Partilhar Post #10 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 05 Novembro 2010 - 12:08

Como disse por mim a 500D vinha todos os dias mas não é prático andar com o saco todos atrelado os dias, por isso e em substitução a minha compacta acompanha-me sempre. ;)

Tudo vale em nome do vício  :lol:  :th_up:

Partilhar Post #11 casper_rv

casper_rv

• Membro

Publicado 05 Novembro 2010 - 13:56

Tudo vale em nome do vício  :lol:  :th_up:

Um bom vício, melhor do que fumar que esse é estúpido e quem me dera conseguir largá-lo. :lol:

Partilhar Post #12 oscarpentax

oscarpentax

• Membro
  • Registo: 25/10/2010
    • Local: Viseu

Publicado 08 Dezembro 2010 - 17:47

Levo 12 anos colado a minha cámara mas as veces, cuando estou sem ela é cuando vejo fotografías e acontecem coisas...  :(

IT Partilhar Post #13 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 10 Dezembro 2010 - 17:01

Levo 12 anos colado a minha cámara mas as veces, cuando estou sem ela é cuando vejo fotografías e acontecem coisas...  :(

É exactamente esse medo que eu tenho, porque a mim acontece-me sempre prestar mais atenção a coisas boas para fotografar, quando estou sem a máquina por perto.

Partilhar Post #14 Astrolupa

Astrolupa

• Membro
  • Registo: 09/12/2010
    • Local: Loulé, Algarve

Publicado 10 Dezembro 2010 - 18:30

Estou no trabalho frente ao PC (já fora do horário :P) e tenho aqui o mini-saco com a máquina aqui ao meu lado. Ás vezes passam-se dias sem nada de "interessante", mas nunca se sabe quando vai acontecer algo... :)

Partilhar Post #15 jpsilva

jpsilva

• Membro
  • Registo: 11/11/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 10 Dezembro 2010 - 19:15

Só ando com máquina quando vou de facto fotografar. No dia a dia, se encontro alguma coisa interessante, chamo os meus colegas que andam sempre com máquinas.
Como os meus motivos nos últimos anos exigem um considerável planeamento e preparação de equipamento (mergulho...), não os encontro normalmente a passear pelo escritório :)

Partilhar Post #16 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 10 Dezembro 2010 - 19:30

e quem é que fotografa quase todos os dias?

É que a questão da máquina andar sempre colada é recorrente. O problema é que muitas vezes desse transporte do material não advém um resultado visível.

Fala-se da situação em que quando não se tem a máquina é que se repara nas possibilidades de fotografar. Isso não será porque se tem essa consciência que a máquina não está e se começa a reparar no que se está a perder? Se a máquina lá estivesse, como habitualmente, se calhar nem se pensava em fotografar.

Eu costumo ter uma máquina estacionada no carro. analógica, rangefinder com uma lente prime fixa, de uma marca banal e difícil de operar. Quando apetece...

IT Partilhar Post #17 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 11 Dezembro 2010 - 12:18

e quem é que fotografa quase todos os dias?

É que a questão da máquina andar sempre colada é recorrente. O problema é que muitas vezes desse transporte do material não advém um resultado visível.

Fala-se da situação em que quando não se tem a máquina é que se repara nas possibilidades de fotografar. Isso não será porque se tem essa consciência que a máquina não está e se começa a reparar no que se está a perder? Se a máquina lá estivesse, como habitualmente, se calhar nem se pensava em fotografar.

Eu costumo ter uma máquina estacionada no carro. analógica, rangefinder com uma lente prime fixa, de uma marca banal e difícil de operar. Quando apetece...

Eu acho que é precisamente isso que acabaste de referir.  :lol:

Partilhar Post #18 Ego Zarolho

Ego Zarolho

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Estoril
    • Fuji X-Pro1, X-Pro2, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 16 Dezembro 2010 - 23:28

Antes do vício da fotografia, já tinha o hábito de carregar uma bolsa a tiracolo ou à cintura: carteira, óculos, telemóvel, iPod, as tralhas todas. Com a fotografia, foi só questão de arranjar uma pequena mochila que desse para isso - mais a máquina.

Acho sinceramente que a pequena Lowepro Slingshot foi o acessório que mais fez pela minha evolução como fotógrafo amador, mais que qualquer objectiva, tripé ou filtro. É o que me permite rotineiramente carregar a máquina. Muitos são os dias em que não a uso, mas muitas são também as oportunidades inesperadas que não deixo passar sem um click (ou cinco).

IT Partilhar Post #19 M.I.B.

M.I.B.

• Membro

Publicado 17 Dezembro 2010 - 07:46

Antes do vício da fotografia, já tinha o hábito de carregar uma bolsa a tiracolo ou à cintura: carteira, óculos, telemóvel, iPod, as tralhas todas. Com a fotografia, foi só questão de arranjar uma pequena mochila que desse para isso - mais a máquina.

Acho sinceramente que a pequena Lowepro Slingshot foi o acessório que mais fez pela minha evolução como fotógrafo amador, mais que qualquer objectiva, tripé ou filtro. É o que me permite rotineiramente carregar a máquina. Muitos são os dias em que não a uso, mas muitas são também as oportunidades inesperadas que não deixo passar sem um click (ou cinco).

És tu e eu, só que eu ando mesmo sempre com a minha slingshot  :P
:th_up:

Partilhar Post #20 kimsantos

kimsantos

• Membro
  • Registo: 18/03/2009

Publicado 17 Dezembro 2010 - 20:05

Luís, deves ter um arquivo fotográfico maior que a Torre do Tombo, é o que dá andar com ela sempre às costas.

Tenho algum critério que costumo aplicar: sempre que vou para algum lugar fora do comum, costumo levar a "bicha" cmg,(salvo seja) e de facto tenho algumas fotos que gosto mt e se não levasse a máquina não teria oportunidade de as fazer. Lá diz o velho ditado: homem prevenido vale por dois. Para as deslocações rotineiras tipo trabalho, não levo, tenho no carro uma compacta de 10 MP pró que der e vier. Costumo é naqueles dias de folga que não há nada para fazer levar cmg o equipamento e escolher um local para disparar. Começa a ser complicado é não planear as sessões, isto pq o material começa a ser já algum e não dá para levar tudo. Tenho sempre o tripé no carro, mas raramento o utilizo, opto por não levar, e depois ando a improvisar apoios e já tenho perdido de fazer algumas fotos por causa disso.

Enfim, quem tem o bichinho da fotografia normalmente anda com boa companhia.