Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Superfície reflectiva para fotografia de produtos

• Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 scottx

scottx

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Portimão

Publicado 18 Julho 2011 - 11:12

Boas,

Alguém com experiência em fotografia de produtos pode dar umas dicas acerca dos materiais mais utilizados para reflecti-los em cima da mesa?

Imagem Colocada
http://www.flickr.co...tes/5515847138/

Vidro? Como é o vidro, totalmente transparente? Baço?
Acrílico? De que cor, branco, cinzento, preto, transparente? Varia de acordo com o que se pretende fazer? Transparente serve para tudo ou convém ser branco para fundos brancos e preto para fundos pretos?

Obrigado desde já pela vossa colaboração :)

Cumprimentos,
RS

Anúncios

Partilhar Post #2 APAF

APAF

• Membro
  • Registo: 11/11/2005

Publicado 18 Julho 2011 - 12:13

preto - acrílico preto ou vidro com flanela preta por baixo
branco - vidro com cartolina branca por baixo

depois depende da iluminação

Partilhar Post #3 fvicente

fvicente

• Membro
  • Registo: 03/02/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 18 Julho 2011 - 12:46

Para o branco, tenho utilizado um acrílico branco (comprado no leroy-merlin +/-20€ m2).

Para exemplo tens aqui uma foto com esse setup:
Imagem Colocada

Para o preto, ainda ando a testar .. mas penso que o acrílico preto deverá ser o melhor (qualidade vs preço)

IT Partilhar Post #4 scottx

scottx

• Membro

Publicado 18 Julho 2011 - 14:21

Muito obrigado pela vossa colaboração, APAF e fvicente (o teu exemplo parecem-me fantástico).

Pedi a uma vidreira o valor para um vidro (com as arestas polidas) de 1m2 por 1cm de espessura mas entretanto fiquei a pensar se 1cm de espessura não poderá gerar dois reflexos sobrepostos, alguém tem experiência com este material?

Gostei da dica do fvicente porque não é muito caro.
Gostei da dica do APAF porque em princípio seria só mudar o fundo e serviria para qualquer cor.

Obrigado mais uma vez, se alguém se puder pronunciar acerca da espessura do vidro agradeço imenso :)

Cumps,
RS

Partilhar Post #5 fvicente

fvicente

• Membro

Publicado 18 Julho 2011 - 15:16

scottx .. se quiseres optar por um acrilíco transparente para utilizar como a APAF propõe, os tipos do leroy tb vendem pelo mesmo preço que o branco que te indiquei.

Eles têm duas medidas de espessura, 5mm e 2,5mm. A que utilizo é a dos 2,5mm. 

Partilhar Post #6 cabacita

cabacita

• Membro
  • Registo: 29/07/2008
    • Local: Ourém / Fátima/Chainça

Publicado 18 Julho 2011 - 15:23

Muito obrigado pela vossa colaboração, APAF e fvicente (o teu exemplo parecem-me fantástico).

Pedi a uma vidreira o valor para um vidro (com as arestas polidas) de 1m2 por 1cm de espessura mas entretanto fiquei a pensar se 1cm de espessura não poderá gerar dois reflexos sobrepostos, alguém tem experiência com este material?

Gostei da dica do fvicente porque não é muito caro.
Gostei da dica do APAF porque em princípio seria só mudar o fundo e serviria para qualquer cor.

Obrigado mais uma vez, se alguém se puder pronunciar acerca da espessura do vidro agradeço imenso :)

Cumps,
RS

Na minha experiência neste tipo de situação e como já foi referido, tudo depende da iluminação. ela é que gera o reflexo, logo isso podes controlar.

Tenho acrílico transparente de .05 e uso panos ou cartolinas para os diferentes fundos. O acrílico também parte e é bem mais fácil encontrar vidro para substituir num imprevisto que acrílico. aconselho para quem faça fotografia p.e. nos clientes.
se for para ter quase sempre no mesmo sitio, o vidro será suficiente, desde que manuseado com a devida precaução.

Partilhar Post #7 vertigoPT

vertigoPT

• Membro
  • Registo: 22/12/2009

Publicado 18 Julho 2011 - 16:00

Mas o vidro sera' mais pesado e menos resistente, nao? Eu tambem tenho andado a fazer algumas experiencias nesta area mas nao tenho tido resultados muito positivos... comprei acrilico branco e estou a usar uma flash numa softbox mais ou menos a 45 graus do objecto, tal como faria com uma modelo mas quando vou ver a foto tenho todo o tipo de reflexos no acrilico. Qq objecto que esteja relativamente perto e que reflita luz fica visivel no acrilico. Como e' que fazem? Montam uma caixa 'a volta do objecto? O o problema estara' na minha iluminaçao?

Em relaçao ao fundo, tambem nunca consigo que fique branco sequer ao ponto de o conseguir remover facilmente no photoshop. Com pessoas uso um flash so para iliminar o fundo mas com objectos a area de trabalho torna-se tao pequena que nao consigo ter um flash so p o fundo...

Partilhar Post #8 fvicente

fvicente

• Membro

Publicado 18 Julho 2011 - 16:14

Eu normalmente sobreexponho o backgound com um flash. Desde que o fundo esteja a mais do que uns 30cms tem resultado bem. A foto acima foi tirada dessa forma.

Em casos extremos quando n consigo um branco puro pq começo a explodir com o sujeito, tendo a puxar um pouco pelas altas luzes em pós-produção.

Estas duas servem de exemplo para o que refiro. Como o tomate reflectia muito, só consegui controlar ficando com o branco um pouco sujo, e depois puxando em PP:

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Mais exemplos no meu flickr: http://www.flickr.co...otos/fvicentept

Partilhar Post #9 vertigoPT

vertigoPT

• Membro
  • Registo: 22/12/2009

Publicado 18 Julho 2011 - 16:32

Muito boas fotos. Obrigado pela dica. Vou experimentar afastar mais o fundo.

Partilhar Post #10 APAF

APAF

• Membro

Publicado 18 Julho 2011 - 17:07

Como já se disse o resultado depende muito da iluminação.

No caso do vidro 1 cm é excessivo, mas 2 ou 3 mm também é pouco. Uso frequentemente um de 6 mm com bons resultados.

Partilhar Post #11 RuyBerna

RuyBerna

• Membro
  • Registo: 01/07/2007

Publicado 18 Julho 2011 - 20:56

Uso tanto o vidro como o acrilico, assim como outras superficies e materiais, tudo depende do efeito que se pretende.

É preciso ter atenção que devido á espessura do vidro, os reflexos tendem a ter um um recorte com borda dupla.
Quanto mais grosso é o vidro, maior será a visibilidade dessa "borda".

Sim como sugeriu APAF,  tudo depende da iluminação e com um vidro de 6mm consenguem-se bons resultados!

Muito diferente o acrilico que dá reflexos com um  recorte mais defenido

Já agora, as cartolinas em papel brilhante (couché),tendem a dar reflexos com um efeito muito mais soft que podem ser aproveitados para determinado tipo de trabalhos.

Partilhar Post #12 cabacita

cabacita

• Membro
  • Registo: 29/07/2008
    • Local: Ourém / Fátima/Chainça

Publicado 18 Julho 2011 - 21:57

Mas o vidro sera' mais pesado e menos resistente, nao?

era aí que eu queria chegar e se calhar nao me expliquei. eu tambem uso vidro, mas uso-os mais em casa, na garagem onde consigo controlar a coisa melhor.

o acrílico uso mais se tiver que ir "para fora", mas volto a referir tambem parte!!

o exemplo que dei, era se fosses para algum lado com acrílico e por acaso ele partia ou estalava, podes não ter onde arranjar outra placa à pressa, pior quando sao placas brancas ou pretas. vidro, em principio arranja-se mais facilmente, tipo na hora!!

uso ambos na espessura de .05/.06

IT Partilhar Post #13 scottx

scottx

• Membro

Publicado 19 Julho 2011 - 00:41

Boas pessoal, obrigado a todos pelas dicas preciosas ;)

Esta tarde fui ao Leroy Merlin e trouxe duas placas de acrílico para fazer umas experiências.

Não fiz nada de extraordinário mas também penso que estava a colocar mal a luz, tanto que em vez de a difundir com o difusor, se calhar projectando-a para o reflector como fez o fvicente com a foto da garrafa obteria melhores resultados.

Estas primeiras três foram com um SB-800 enfiado numa softbox improvisada com uma caixa de sapatos forrada a prata e fechada com papel vegetal. Notam-se perfeitamente os seus reflexos.

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Imagem Colocada

Esta foi com a mesma fonte de luz mas com um difusor entre a fonte e o motivo numa tentativa de tornar a luz mais uniforme. De qualquer forma ainda se nota perfeitamente que a luz não é uniforme. Nota-se uma área bastante mais clara na zona da softbox. Apenas já não tem reflexos tão evidentes.

Imagem Colocada

Amanhã logo faço outras tentativas mas evidentemente vou ter que ler muita teoria.
Se entretanto alguém quiser deixar aqui algumas sugestões fico-vos em dívida :)

A todos, muito obrigado!

Partilhar Post #14 APAF

APAF

• Membro

Publicado 19 Julho 2011 - 11:42

é veres esquemas de iluminação e pensar nas leis da fisica, em que numa superfície lisa o ângulo de reflexão é igual ao ângulo de incidência.