Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Máquina sem marca

• Por favor inicie sessão para responder
72 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Agripino

Agripino

• Membro
  • Registo: 19/09/2009

Publicado 16 Julho 2011 - 18:14

Olá a todos
Gostava que me dessem a vossa opinião àcerca de um assunto
Esta semana, num telejornal, durante uma conferência de imprensa dada pelo governo, reparei que um dos fotógrafos que estava a cobrir o acontecimento tinha uma canon EOS 1D com uma lente L, e que no corpo da máquina não aparecia a marca (ou tê-la-á apagado ou passado uma fita cola preta por cima).
Qual será o motivo que levou o fotógrafo a fazer isto?
Ficarei à espera dos vossos esclarecimentos.
Cumprimentos a todos 

Anúncios

Partilhar Post #2 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 16 Julho 2011 - 18:20

Se calhar é uma máquina de marca branca, do Continente  :P :P

O pessoal mete fita cola nos logos para a máquina passar menos despercebida... E pus isso na minha Lomo e na Canon, e realmente a máquina fica mais discreta

Por mim os logos nem fazem falta nenhuma, é quase como comprar uma T-Shirt com o nome da marca estampada - para além de comprares a camisola e dares dinheiro à marca, ainda lhes fazes publicidade!

Partilhar Post #3 Rui-Rodrigues

Rui-Rodrigues

• Membro
  • Registo: 06/02/2008
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 16 Julho 2011 - 18:22

tenho a minha 5dmk2 e todas as lentes com os logos cobertos e pontos de apoio.
tenho assim o material para o proteger melhor e para poder passar despercebido... sort of... ;)

abraço.

Partilhar Post #4 vertigoPT

vertigoPT

• Membro
  • Registo: 22/12/2009

Publicado 16 Julho 2011 - 18:35

Se eu tivesse uma Canon também metia fita-cola a esconder a marca. Tinha vergonha!  :P :P

IT Partilhar Post #5 Agripino

Agripino

• Membro

Publicado 16 Julho 2011 - 18:49

Mas, Bruno, havia lá mais uns dez fotógrafos com máquinas iguais e essas não tinham a marca tapada e ali, numa conferência de imprensa, acho que não há nenhum interesse em passar com uma máquina despercebida.
Se fosse, estilo, levar a máquina para o Bairro Alto ou coisa assim, ainda compreenderia, agora ali. E Além disso uma máquina daquelas, e lente, é dificil passar despercebida, tenha marca ou não.
Cumps.

IT Partilhar Post #6 Agripino

Agripino

• Membro

Publicado 16 Julho 2011 - 18:52

Será que tem a ver com algum contrato que o fotógrafo tenha com outra marca e não pode ser visto com aquela?  :lol:

Partilhar Post #7 j.cravo

j.cravo

• Membro
  • Registo: 28/04/2010
    • Local: Figueira da foz

Publicado 16 Julho 2011 - 19:38

Isso para mim e treta, pelo o tamanho vê-se logo que material é.

Partilhar Post #8 Bruno Candeias

Bruno Candeias

• Membro
  • Registo: 17/05/2010

Publicado 16 Julho 2011 - 19:45

Mas, Bruno, havia lá mais uns dez fotógrafos com máquinas iguais e essas não tinham a marca tapada e ali, numa conferência de imprensa, acho que não há nenhum interesse em passar com uma máquina despercebida.
Se fosse, estilo, levar a máquina para o Bairro Alto ou coisa assim, ainda compreenderia, agora ali. E Além disso uma máquina daquelas, e lente, é dificil passar despercebida, tenha marca ou não.
Cumps.

Então, esse é a ovelha negra no grupo!
Se ele colocou a fita cola, é porque foi uma escolha dele.. pode não ter qualquer interesse em fazer publicidade à marca, ou pode achar que é mais bonito assim!

Isso para mim e treta, pelo o tamanho vê-se logo que material é.

Isso não é bem verdade... os logos a dizer Canon ou Nikon em letras brancas dão bastante nas vistas.. tal como a pinta vermelha nas Leica recentes - porque é que alguém daria mais uma data de dinheiro só para ter uma leica sem símbolo?

Imagem Colocada

Partilhar Post #9 lowfi

lowfi

• Membro
  • Registo: 26/03/2009

Publicado 16 Julho 2011 - 20:59

normalmente faz-se isso pra passar despercebido (pra quem muitas vezes fotografa furtivamente - fotógrafos da natureza, de rua ou fotojornalistas, por exemplo - pode bem ser a diferença entre espantar a caça ou não), e pra evitar amigos do alheio..
e quem diz cobrir logos, diz não usar as straps de origem que gritam 'Canon Digital'..

e depois, claro.. como em tudo, há quem o faça só pra parecer cool.. porque precisa de atenção, ou assim...

IT Partilhar Post #10 Agripino

Agripino

• Membro

Publicado 17 Julho 2011 - 14:28

Agradeço todas as respostas recebidas, no entanto, queria introduzir mais um ponto.
Há umas semanas, li aqui um post de um user que se insurgia contra o mau serviço prestado por uma assistência técnica dessa marca, ali para os lados de Alfragide, e lembro-me de ter lido uma resposta de um user que dizia que há quem tape a marca da máquina como forma de protesto contra o mau serviço prestado pelas assistências das marcas. Do tipo "não gostei do modo como fui atendido na assistência, assim sendo, não irei publicitar a máquina". É que todos sabemos que com simples facto de estarmos a usar uma máquina em público, estamos a fazer publicidade à marca dessa máquina, embora, muitas vezes, nem nos apercebamos disso.     
Gostava de saber as vossas opiniões ao acima exposto.
Comprimentos a todos 

IT Partilhar Post #11 Agripino

Agripino

• Membro

Publicado 17 Julho 2011 - 14:30

Desculpem
Não é comprimentos a todos, mas sim, cumprimentos a todos  :blush:

Partilhar Post #12 diogon

diogon

• Membro
  • Registo: 09/10/2008

Publicado 17 Julho 2011 - 14:48

e lembro-me de ter lido uma resposta de um user que dizia que há quem tape a marca da máquina como forma de protesto contra o mau serviço prestado pelas assistências das marcas. Do tipo "não gostei do modo como fui atendido na assistência, assim sendo, não irei publicitar a máquina". É que todos sabemos que com simples facto de estarmos a usar uma máquina em público, estamos a fazer publicidade à marca dessa máquina, embora, muitas vezes, nem nos apercebamos disso.      

Em relação ao protesto é um "statement" curioso embora me pareça um bocado um "tiro ao lado"...

Já quanto à publicidade, é transversal a tudo e mais um par de botas, desde o carro, à roupa, do telemóvel, até ao cigarro que fumo...

Mas descendo ao assunto, é consensual que será pelo factor discrição, nomeadamente pelo tipo de fotografia, pelo local em que se fotografa, por uma postura também... Agora o ser moda, o que implica uma tendência, já me parece um bocado rebuscado, mas, haja imaginação...  ::)    

IT Partilhar Post #13 Agripino

Agripino

• Membro

Publicado 17 Julho 2011 - 18:37

Fiquei elucidado :)
Muito obrigado pela vossa participação

Partilhar Post #14 Nickilford

Nickilford

• Membro
  • Registo: 16/09/2008

Publicado 17 Julho 2011 - 20:39

Há uns anos atrás havia um fotografo (já falecido) que cobria os jogos de futebol das camadas jovens (esqueço-me do nome dele)... ele tapava a marca das maquinas e lentes e dizia que o fazia porque "a marca" não o patrocinava e não lhe pagava nada para andar a fazer publicidade.

Partilhar Post #15 jagc

jagc

• Membro
  • Registo: 12/11/2008
    • Local: Margem Sul
    • memoriar.org - Criar, fazer memórias.

Publicado 18 Julho 2011 - 10:10

Acho que a resposta de cima conseguiu chegar mais perto do que realmente deve ser a realidade...será que o fotografo apenas não quis passar despercebido durante um passeio no dia anterior e não tirou os adesivos por isso? As hipóteses são infinitas e no entanto especula-se as mais disparatas delas...desde dizer que é moda andar a mostrar/não mostrar a marca da maquina ou fazer um protesto contra os maus serviços acho tudo isso um disparate. Quem é bom fotografo certamente que deve ser o que menos lhe interessa é andar a mostrar ao mundo que possui uma canikon tamanho xxl... há coisas que não percebo, mas nós portugueses ligamos muito ás aparências infelizmente...  :(

Partilhar Post #16 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 18 Julho 2011 - 10:25

Para passar despercebido???
com uma máquina de 15cm x 16cm x 8cm que pesa quase 1,5Kg (sem objectiva)???

a mim parece-me mais "troll'ice" de um caramelo que tem a mania que é rebelde... mas se calhar é do meu mau-feitio...

Partilhar Post #17 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 18 Julho 2011 - 10:28

Para passar despercebido???
com uma máquina de 15cm x 16cm x 8cm que pesa quase 1,5Kg (sem objectiva)???

a mim parece-me mais "troll'ice" de um caramelo que tem a mania que é rebelde... mas se calhar é do meu mau-feitio...

Olha que não, olha que não. Tenho um vizinho que é caçador e também tapou a etiqueta da marca da espingarda para não afugentar a caça  8)

;)

Partilhar Post #18 lowfi

lowfi

• Membro
  • Registo: 26/03/2009

Publicado 18 Julho 2011 - 12:18

'àqueles que sofrem de ignorância na análise, eu apenas posso recomendar um pouco mais de estudo'

http://photo.net/can...ra-forum/00S8AN

e agora vou ali a um tópico qualquer, dizer mais uns disparates...

Partilhar Post #19 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 18 Julho 2011 - 12:38

'àqueles que sofrem de ignorância na análise, eu apenas posso recomendar um pouco mais de estudo'

http://photo.net/can...ra-forum/00S8AN

e agora vou ali a um tópico qualquer, dizer mais uns disparates...

:clap:

"
Paul Turton , Jan 16, 2009; 08:03 a.m.
The bright logos on my camera straps are dulled down with a black ink marker to make them less obvious to wildlife or humans. As for my lenses, I use a camo sleeve over my 300 and 400 telephotos when shooting birds otherwise I do nothing to hide the identity of any of my lenses.
"

Vai de encontro às razões do meu vizinho ao tapar o logo da espingarda. E a gente às vezes a pensar que os caçadores são uns bacocos  :humm:

Partilhar Post #20 ajtf

ajtf

• Membro
  • Registo: 05/11/2010
    • Local: Queijas

Publicado 18 Julho 2011 - 13:53

Eu copncordo com a visao, nao me pagam para lhes fazer publicidade, apesar de n ter os meus logos tapados  :wacko:

Para ser honesto irrita-me profundamente aquelas t-shirts, camisas, bones, seja la o que for todos benzidos com o raio da marca. Ora tenho que pagar pela peça e ainda tenho que lhes fazer publicidade gratuita?!? Eu evito isso ao maximo...

Mas la esta esta ha quem goste de ate andar com carrinhos de bebe todos cravados com marcas de "grandes" produtores d eacessorios de moda...

Desculpem o dasabafo...
;)