Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Pode uma má fotografia ser uma boa fotografia, e premiada?

• Por favor inicie sessão para responder
140 respostas a este tópico

Partilhar Post #21 hugogamelas

hugogamelas

• Membro
  • Registo: 28/09/2010
    • Local: Aveiro

Publicado 06 Julho 2011 - 15:41

Quando se regista a vida real não é fácil alinhar todos os detalhes.
Se a foto tivesse sido feita numa sessão fotográfica já seria diferente, e ai sim o fotógrafo poderia ter reenquadrado a vela de forma a não ser tão proeminente.
É preciso perceber antes de mais que se trata de uma distinção relativa a fotojornalismo.

Anúncios

Partilhar Post #22 Aybulgin

Aybulgin

• Membro
  • Registo: 24/07/2010

Publicado 06 Julho 2011 - 15:49

É preciso perceber antes de mais que se trata de uma distinção relativa a fotojornalismo.

Mesmo assim a foto nao merecia ganhar um premio  :humm:

Partilhar Post #23 al-Farrob

al-Farrob

• Membro
  • Registo: 11/04/2008

Publicado 06 Julho 2011 - 15:52

Mesmo assim a foto nao merecia ganhar um premio  :humm:

E porquê? já agora por curiosidade

Partilhar Post #24 portellini

portellini

• Membro
  • Registo: 16/06/2008

Publicado 06 Julho 2011 - 22:33

Caros, se puder opinar, acho que premiar fotografia é uma tarefa tramada, quer para os juízes, quer para os fotógrafos que não vêem o seu trabalho, feito com esforço, premiado. No entanto, acho que essa tarefa é comum à arte em geral. A fotografia tem o "defeito" de ser uma arte muito jovem, em que os conceitos de boa arte estão ainda muito ligados à reprodução da realidade. Não obstante, há diversos prémios virados para a fotografia conceptual; o exemplo de um deles em Portugal é o BESPhoto.

Eu estou a escrever isto, mas não aprecio arte contemporânea em geral, nem a fotografia conceptual que fuja muito à norma de uma "boa fotografia" (bem iluminada, bem focada, com bokeh ou não, com cores equilibradas, etc). No entanto, há gostos para tudo e também há a tendência por se ficar deslumbrado com os currículos dos participantes. Ou seja, ainda que o trabalho seja pouco perceptível e muito aberto à interpretação, esta não deixa de ser benéfica se o currículo for bom. Aliás, é impossível desligar a obra do percurso anterior, para ver se mostra pelo menos traços de evolução e/ou coerência. Um exemplo disto, na pintura, é o Picasso: ele começou a pintar quadros cubistas, com caras quadradas e corpos disformes; no entanto, a formação dele era em desenho clássico, e ele sabia desenhar a realidade natural na perfeição.

Depois desta já longa e enfadonha introdução, e referindo-me à fotografia que originou este tópico, devo dizer que provavelmente não seria a minha preferida, mas compreendo a escolha; associada à fotografia está uma carga de dor e intensidade que lhe confere sentimento e que foi bem captado pelo fotojornalista. No entanto, eu percebo que não gostem da qualidade. Eu não gosto muito, mas percebo.

Partilhar Post #25 lowfi

lowfi

• Membro
  • Registo: 26/03/2009

Publicado 08 Julho 2011 - 10:10

como alguém já disse, as fotografias são como as anedotas.. se tens que as explicar, é pq não têm grande piada..

e já agora, apenas um achego ao conteúdo da imagem.. a senhora com a mão no pescoço, é a filha, Violante..

Partilhar Post #26 ph16

ph16

• Membro
  • Registo: 27/01/2008

Publicado 08 Julho 2011 - 20:35

a foto capta emoção vale pelo momento no fotojornalismo mtas vezes a qualidade de imagem é sacrificada, e mt bem, em prol das emoçoes esta é sem duvida uma grande foto

ja agora esta foto:

http://www.theglobea...article1993266/

esta tremida desfocada etc mas é brutal uma obra de arte
entao e o desembarque da normandia do Robert Capa?? n presta....

santa paciencia...

IT Partilhar Post #27 MatosMario

MatosMario

• Membro
  • Registo: 16/05/2010
    • Local: Parede

Publicado 08 Julho 2011 - 20:47

«Santa paciência» porquê?

Estamos a conversar e a trocar opiniões civilizadamente, e parece-me deslocada essa arrogância de dono da verdade... Podemos ter opiniões diferentes, sem passarmos atestados de burrice uns aos outros, acho eu. Aliás, nem é o caso, uma vez que já todos chegámos à mesma conclusão que tu iluminadamente expuseste...

Partilhar Post #28 mjas

mjas

• Membro
  • Registo: 01/02/2008

Publicado 12 Julho 2011 - 19:50

se estavam a falar de concursos para mim, um dos que eu concurso em que eu já precisei, peço desculpa mas não vou dizer onde foi, mas o filho de uma pessoa que era júri ganho o primeiro prémio e ele como grande lata vira para a gente e dizia que não sabia que o filho esta a concurso

Partilhar Post #29 ph16

ph16

• Membro

Publicado 18 Julho 2011 - 19:20

Peço desculpa de facto fui um bocado rude. A fotografia é muito abrangente e ha lugar para tudo e todos no entanto a qualidade em si é mt subjectiva depende do q o autor pretende.
Seguindo este raciocinio um concurso de fotografia é depende dos gostos do juri se e da cultura visual deste... ou do colectivo e da empatia de estilo entre este e o concorrente...
se o juri n for bom o mais provavel é o vencedor tb n ser grande coisa.

Partilhar Post #30 hrp

hrp

• Novo Membro
  • Registo: 29/09/2009
    • Local: Sintra

Publicado 19 Julho 2011 - 09:10

Boas,

Só agora reparei neste post e não tive paciência para ler o que estava para trás, por isso corro o risco de repetir o que alguém já disse, se o fizer as minhas desculpas.

Posto isto, acho a foto absolutamente fantástica e acho q a vela ajuda pois cria um conjunto de linhas que separa o olhar da Pilar das outras duas senhoras. O interesse todo da foto está à direita da vela, o lado esquerdo não interessa (se lá não estivesse pouco alterava) e a vela faz essa separação.

Depois tens a linha de força entre o olhar da Pilar para o Saramago que é definitivamente o ponto mais forte da fotografia. E a vela separa isso do que não interessa.

Por ultimo, estamos a falar de uma foto que acontece numa fracção de segundo, registou-se um olhar, estamos a falar de fotojornalismo e não de fine-art, e como tal penso que a parte técnica não serve para nada pois o que interessa ali é mesmo a emoção do olhar dela para ele e isso a fotografia traduz e de que maneira. Se o fotografo fosse para a direita como já alguém sugeriu (no pouco q li do post) provávelmente perdia o boneco.

Se se olhar para o world press photo de uma perspectiva exclusivamente técnica, metade do que lá está não interessava.

Parece-me uma foto absolutamente fantástica feita por um grande fotografo, o timing é excelente. Parabéns à foto.

Partilhar Post #31 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Local: Torres Vedras
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 22 Julho 2011 - 21:03

Por obrigações de vária ordem, que me têm tomado todo o tempo, tenho andado um pouco afastado do fórum e só agora, que estou finalmente de férias, estou a fazer revista a alguns temas que me poderão interessar. E um deles é este...

Em jornalismo, não se avaliam as imagens pela sua beleza, mas pela sua força, pela forma como transmitem uma ideia ou uma história! No fundo, pelo modo como comunicam connosco.
Por outro lado, nesse tipo de imagens o assunto e as pessoas fotografadas, contam e de que maneira! Um olhar daqueles, captado precisamente daquela forma, (ou de forma ainda mais bela), mas da Maria da praça para o Manel do talho, seu marido querido que falecera quando uma peça de carne lhe caira na cabeça, não valia nada! A não ser, claro, que a dita peça de carne tenha caído devido a um grande terramoto ou tivesse ocorrido uma catástrofe do género.

Assim que olhei para a imagem polémica, uma coisa me chamou logo a atenção: o plano demasiado baixo em que se encontrava o fotógrafo. Do ponto de vista puro da imagem, um erro. Devido a isso, o primeiro plano apresenta-nos uma inestética e muito acentuada, faixa branca horizontal. E há ainda a questão da vela, que tanto chateia muita gente.

Mas todos concordam que há ali algo, há uma história naquele olhar. E até a vela tem a sua função: como já disse o hrp antes de mim, (e não sei se mais alguém), a vela tem, precisamente, a função de separar o mundo "Saramago-Pilar", do resto do mundo. E essa é a história!

Ah, e quanto à faixa inestética: ela é o preço da descrição. Numa situação daquelas, a postura do fotógrafo acaba por ser a mais correcta. Esconde-se o mais possível e essa é uma atitude correcta. Não digo que o Rodrigo Cabrita andasse de gatas e escondido por entre as velas, mas, pelo menos nesta imagem, revela uma postura discreta. Aliás, como deve.

Por tudo isso e por tudo aquilo que já se disse, esta é uma excelente imagem! :sim: 

Picacuca

IT Partilhar Post #32 MatosMario

MatosMario

• Membro
  • Registo: 16/05/2010
    • Local: Parede

Publicado 22 Julho 2011 - 21:37

Caríssimos, obrigado pelas excelentes respostas.

A minha intenção era precisamente explorar um pouco a ambiguidade da minha própria reação a esta imagem. Consumimos tanta imagem que, de vez em quando, é bom parar para pensar no que vemos e avaliar para além do mero tecnicismo.

:th_up:

PS - Já agora, a questão, para mim, não tinha a ver com os méritos ou deméritos dos júris de concursos, que têm as suas limitações, mas sim com a imagem em si mesma.

Partilhar Post #33 motta

motta

• Membro
  • Registo: 05/04/2006
    • Local: Estoril, LX

Publicado 06 Agosto 2011 - 00:26

Vou-me só intrometer aqui para dar a minha opinião sobre a fotografia em questão.

Quando olhei de repente achei um ultrage. E passado um bocado vi uma fotografia muito boa.
A dualidade de emoções é simplesmente incrível. É um momento muito bem captado.

O título diz tudo "Amor e sofrimento na hora do Adeus".
Pensem bem nisto e olhem 2 minutos para a fotografia.

Olhem bem para o olhar da Pilar, que mostra ao mesmo tempo um enorme desgosto, e um enorme amor.

Partilhar Post #34 Peleja

Peleja

• Membro
  • Registo: 30/04/2008

Publicado 06 Agosto 2011 - 09:11

Pois bem aqui está um tema bastante interessante que li atentamente e penso já ter sido bastante dissecado e bem por todos vós, na minha humilde opinião a foto corresponde a um bom registo fotográfico, dado que é fotojornalismo e conceptualmente a leitura tb é bastante forte como já referiu o "hrp" e o "picacuca", mas este tema interessou-me bastante, aliás procurei algo parecido, pois ontem vim da entrega de prémios de uma dessas maratonas que tanto se fala levadas a efeito por uma Junta de Freguesia, o tema a explorar era vastos arquitectura, gentes e locais da freguesia, obrigatoriamente não podia existir tratamento da imagem, nesse concurso ganhei o 2º lugar com a foto que coloco abaixo, mas estranhamente não gosto da foto, só foi incluída porque tínhamos que entregar 5 fotos de cada uma das localidades, de todas as fotos que tirei havia bastantes muito melhores, no entanto sou muito crítico em relação ao meu trabalho e gostava se possível que analisem a foto e digam de vossa justiça. Para mim é daqueles prémios que não sinto orgulho dele, e este não foi por cunha, posso assegurar e até fiquei surpreendido por este 2º lugar.

<a href="http://www.freeimage...net/0ac23"></a>

Partilhar Post #35 Picacuca

Picacuca

• Membro
    • Novo projeto: "Walking Camera Project". Já anda na estrada (e na auto-estrada virtual).

Publicado 06 Agosto 2011 - 11:16

(...) Para mim é daqueles prémios que não sinto orgulho dele, e este não foi por cunha, posso assegurar e até fiquei surpreendido por este 2º lugar.

<a href="http://www.freeimage...net/0ac23"></a>

Epá, sem ver as demais que estavam a concurso, é difícil...
Para já, tecnicamente não creio que seja uma grande imagem. Bem sei que esta imagem não leva edição, mas teria preferido vê-la com uma luz um pouco melhor e que o local não tivesse aqueles fios de electricidade a chatear.

Aquele ponto de vista não está mal e percebe-se a intenção, mas poderia ter  ter sido melhor trabalhado. Assim como está, dá a impressão que foi chegar, apontar e disparar. 

Quanto às leituras conceptuais, talvez se possa ler ali um retrato de um país à venda, embora aquela imagem seja banal demais para ter essa força. Mesmo assim, talvez tenha sido essa a intenção dos júris, não sei, mas uma vontade de fazer passar uma mensagem crítica sobre a situação difícil em que se encontra o nosso país, parece-me ser a única explicação para esse prémio.

Se me permitem, deixo aqui dois exemplos, da minha lavra, (e que não concorreram a qualquer prémio) que, quanto a mim, talvez ilustrem o que pretendo dizer com uma abordagem possível do tema "crise". Aliás, estou precisamente a trabalhar numa série de imagens com esse tema... Cá vão: Imagem 1. Imagem 2.

Picacuca

Partilhar Post #36 Akh608

Akh608

• Membro

Publicado 06 Agosto 2011 - 12:14

Gostei particularmente da segunda :) o vazio num local de abundância.

Partilhar Post #37 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 06 Agosto 2011 - 15:23

Gostei particularmente da segunda :) o vazio num local de abundância.

Correcção: o vazio num local onde já houve abundância... ;)

Obrigado pela opinião. E... há muito tempo que não te via por cá... :)

Picacuca

Partilhar Post #38 Akh608

Akh608

• Membro

Publicado 06 Agosto 2011 - 15:32

É... a vida tens destas coisas :)
...mas o filho sempre à casa torna.

Partilhar Post #39 Peleja

Peleja

• Membro
  • Registo: 30/04/2008

Publicado 06 Agosto 2011 - 16:19

Pois é a ideia que tenho é precisamente essa, tecnicamente não está boa e a única forma que vejo de avaliação de facto é a parte conceptual, de um Alentejo à venda, no entanto e como referi tinham muito mais fotos que a meu ver estavam bem melhores tecnicamente e muito mais enquadradas nos temas referidos. De salientar que 5 das seis fotos vencedoras foram a p/b.

Em relação às fotos que enviou, gosto particularmente da segunda, ainda que na primeira existam várias leituras possíveis a crise, mas também a ostentação que por vezes existe vive-se mal, mas o carro está sempre à porta, não se tem dinheiro para comida está-se desempregado, mas carro, sport-tv e outras mordomias continuam a existir
Obrigado pela atenção na análise da foto que enviei

Partilhar Post #40 Picacuca

Picacuca

• Membro

Publicado 06 Agosto 2011 - 20:38

(...)
Em relação às fotos que enviou, gosto particularmente da segunda, ainda que na primeira existam várias leituras possíveis a crise, mas também a ostentação que por vezes existe vive-se mal, mas o carro está sempre à porta, não se tem dinheiro para comida está-se desempregado, mas carro, sport-tv e outras mordomias continuam a existir
Obrigado pela atenção na análise da foto que enviei

De nada, a tua análise às minhas imagens também foi muito boa. Acertaste na mouche quanto à leitura da primeira. Essa não é uma imagem de leitura tão imediata como a segunda, mas foi precisamente isso que ela me sugeriu também a mim.

Obrigado também eu. :th_up:

Picacuca