Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Foto

Uso de fotos sem autorização

• Por favor inicie sessão para responder
52 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 davide_dealmeida

davide_dealmeida

• Membro
  • Registo: 24/07/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 21 Junho 2011 - 00:47

Boas pessoal.
Não sei se já há um tópico igual a este mas estou com alguma urgência em saber a resposta ao que vou postar.

Eu fotografo eventos desportivos, e neste fim de semana fui fotografar uma prova de BTT. Depois de tirar as fotos, são colocadas num site apenas para serem vistas conforme o próprio site avisa o leitor, e se as quiserem ter, escolhem o tamanho, pagam e ficam com a foto.

Qual não é o meu espanto que no facebook fui agradecer ao pessoal da organização, e pedi para espalharem o nome site onde as fotos estão (para vender mais) e duas das pessoas que respondem ao tópico estão a usar fotos que eu tirei sem autorização. O pior é que a foto tem o meu nome... está identificada e o pessoal não respeita isso! Disse para retirarem as fotos ou para as comprarem, mas a nível jurídico como me posso defender? Isto não é considerado violação dos direitos de autor?

Agradeço desde já a quem me possa ajudar.
Cumprimentos a todos.

Anúncios

Partilhar Post #2 carlosAF

carlosAF

• Membro
  • Registo: 26/11/2010

Publicado 21 Junho 2011 - 01:01

apesar de nao ficar bonito, metes uma marca de agua a atravessar mesmo no meio da foto.

se ainda assim usarem a foto, nao te chateies, é publicidade gratuita que faz as pessoas irem tentar ver o resto ;)

fica feio a marca de agua? Sim, mas assim salvaguardas te..

Partilhar Post #3 Padshance

Padshance

• Novo Membro
  • Registo: 16/05/2008
    • Local: Portugal

Publicado 21 Junho 2011 - 01:02

boa noite, ainda bem que tocas no assunto, em 2006 tambem o jornal postal do algarve foi ao meu flickr e utilizou uma foto minha e por baixo da foto ta la escrito, "foto de arquivo" pensei em fazer alguma coisa, mas como nao sou rico nem qero xatisses nao fiz nada, mas gostava de saber o que se pode fazer em caso de uso indevido de fotos de outros!

IT Partilhar Post #4 davide_dealmeida

davide_dealmeida

• Membro

Publicado 21 Junho 2011 - 01:06

Boas CarlosAF.

O problema é que as fotos têm marca de água. Em relação a publicidade não concordo porque é uma pessoa, simplesmente. Se fosse um jornal ou outra coisa de maior dimensão se calhar até concordaria, mas não é... são apenas pessoas que não têm qualquer tipo de respeito pelo trabalho dos outros. Não é correcto, e não se pode pactuar com isto, não se pode ver e deixar de fazer alguma coisa.

Eu também não sou rico, mas não sei se me vou calar. Vou esperar para ver se alguém me dá uma consideração mais jurídica para ver o que posso fazer.

Partilhar Post #5 j.cravo

j.cravo

• Membro
  • Registo: 28/04/2010
    • Local: Figueira da foz

Publicado 21 Junho 2011 - 07:16

Eu por acaso meti umas fotos de uns eventos no facebook e um jornal X tirou de la as fotos e publicou, seguramente que alguem que la trabalha deve estar na minha lista de amigos e assim conseguio baixar a foto. Enviei um email ao dito jornal,a dizer que tinha sido plagiado, e a unica resposta que tive foi eles faziam muita atenção aos direitos de autor e que na proxima vez iam meter o meu nome por baixo da foto imprimida. A partir do momento que se mete alguma coisa online corre-se este risco, mesmo no flickr ja me tiraram fotos para fazer panfletos, mas enviaram-me um email no qual eu dei autorização de a utilisarem mas que a minha assinatura no panfleto esteja imprimida.
Estou seguro que outras fotos foram tiradas de la e utilisadas para outros fins comerciais aos quais eu desconheço.
Abraço

Partilhar Post #6 hbertini

hbertini

• Membro
  • Registo: 10/12/2010
    • Local: Carcavelos
    • Avaliações nos Classificados: clicar no link em Interesses.

Publicado 21 Junho 2011 - 08:39

o autor tem SEMPRE o direito de impedir a publicação/utilização das fotos. Isto inclui a quantidade de cópias publicadas;
e mantém-se mesmo que tal impedimento vá contra um acordo previamente estabelecido entre o autor e o publicador cabendo, no entanto em tal caso de quebra de compromisso uma indemnização do autor ao publicador.

esta situação está bem clara nos direitos de autor. estás protegido mas tens "que te mexer" pois a protecção não funciona proactivamente.

Partilhar Post #7 shot5

shot5

• Novo Membro
  • Registo: 21/02/2011
    • Local: Somewhere

Publicado 21 Junho 2011 - 08:53

Boas

Em relaçao a esse assunto, por Lei, ninguem pode publicar fotos sem autorizaçao do autor sob pena de responsabilizaçao civil.
Com isto quero dizer que caso nao a foto nao diga expressamente que a foto foi publicada "com a devida autorizaçao do autor" corre o risco de lhe ser pedida uma indemnizaçao. Está na Lei e não só no Codigo de direitos de autor, mas tambem no Codigo Civil.

Quem se sentir lesado poderá recorrer aos Tribunais ao entao ao SPA- Sociedade Portuguesa de Autores.
8)

Partilhar Post #8 jmpf

jmpf

• Membro
  • Registo: 11/03/2011
    • Local: Ribeira Brava

Publicado 22 Junho 2011 - 22:57

Gostava que tivessem atenção a uma coisa sobre o Facebook e postar fotos lá:

When you publish content or information using the "everyone" setting, it means that you are allowing everyone, including people off of Facebook, to access and use that information, and to associate it with you

portanto, eu posso ir ao facebook de seja quem for, pegar numa foto e usa-la, infelizmente.

IT Partilhar Post #9 davide_dealmeida

davide_dealmeida

• Membro

Publicado 23 Junho 2011 - 00:11

Boas.

As fotos não foram postas no facebook mas sim num site da empresa com quem colaboro. O utilizador do facebook, que participou da prova que fotografei é que foi ao site onde estão as fotos e copiou as fotos dele sem poder. As fotos do site são apenas para visualização, mais nada. Quem as quiser terá que comprar.

Cumprimentos.

Partilhar Post #10 APAF

APAF

• Membro
  • Registo: 11/11/2005

Publicado 24 Junho 2011 - 14:24

Legalmente tens razão e ninguém poderá usar as tuas imagens sem autorização tua.

Mas há aqui uma pequena nuance quando dizes que um utilizador usou imagens tuas com a imagem dele (foi isso que percebi). Tens autorização dele, escrita ou verbal, para o fotografares nessa prova desportiva. Porque se não tanto ele é prevaricador como tu ao não acautelares o "direito à imagem" da pessoa, mesmo sendo um evento público.

Se a imagem não se refere á pessoa que te retirou a imagem do site tens razão e só se resta accionares judicialmente o prevaricador. Se a imagem se refere a essa pessoa e não tens autorização, esquece porque ainda te pode sair mais caro.

Outra coisa ainda é se estavas a trabalhar para um órgão de informação. Aí podes exercer o chamado "direito à informação" e não precisares da autorização para fotografares, no entanto isso só permite a publicação e não uma venda posterior e individual. Sugiro que da próxima vez faças um acordo escrito com a organização.

Partilhar Post #11 Garcia.J

Garcia.J

• Membro
  • Registo: 08/05/2009

Publicado 24 Junho 2011 - 16:11

portanto, eu posso ir ao facebook de seja quem for, pegar numa foto e usa-la, infelizmente.

não me parece que seja exactamente assim...o facebook, não se sobrepoe a lei, e a lei protege o autor como sendo o único a poder apresentar a sua obra a um publico (chama-se a isto, "fruir da obra"), salvo nos casos autorizados, e também dependendo da "intenção" com que se faz essa utilização...claro que se eu vir a minha foto num site qualquer com a minha assinatura e se me parecer que não é um site de cariz comercial, nem está a ser usada de má fé (por exemplo: para denegrir a imagem de quem está na foto) certamente não me vou chatear muito com isso...é publicidade gratis (se bem que, pedirem autorização para o fazer, é o minimo dos minimos!!)
Neste caso especifico, o que a APAF disse, parece-me bastante relevante.

Partilhar Post #12 jmpf

jmpf

• Membro

Publicado 24 Junho 2011 - 16:22

não me parece que seja exactamente assim...o facebook, não se sobrepoe a lei, e a lei protege o autor como sendo o único a poder apresentar a sua obra a um publico (chama-se a isto, "fruir da obra"), salvo nos casos autorizados...claro que se eu vir a minha foto num site qualquer com a minha assinatura e se me parecer que não é um site de cariz comercial, certamente não me vou chatear muito com isso...é publicidade gratis. Neste caso especifico, o que a APAF disse, parece-me bastante relevante.

Esse "sobrepoe" acho que distorceu um pouco o que eu disse. Ao meteres uma foto no facebook e dares acesso a todas as pessoas a ver aquela foto, estás a autorizar todas essas pessoas a usar essa foto. É como se assinasses um papel a dizer o mesmo, não sobrepõe lei nenhuma, nem muito menos é ilegal, cada um informa-se, se quiser. Só se alguém te roubar uma foto(do disco rígido, ou o que for), e a meter sem autorização alguma no facebook(por exemplo), agora se tu a meteste no facebook, todos a quem deste acesso àquela foto podem usa-la, e não há nenhuma lei quebrada aqui, porque tu estás a dar acesso à tua foto.

É por isso que o Flickr e o olhares(etc) dão-te acesso a definições de direitos de autor das fotos que lá tens.

Partilhar Post #13 Garcia.J

Garcia.J

• Membro
  • Registo: 08/05/2009

Publicado 24 Junho 2011 - 16:29

Sim claro. O que eu disse foi que se usares as fotos de outro, comercialmente, ou com intenção de prejudicar o autor ou o fotografado de alguma forma, não é essa linha do user agreement do facebook que te vai livrar dum belo processo.
Fazer uso delas, só porque sim, pois o facebook diz que se pode, é apenas imoral e pouco ético.

Partilhar Post #14 jmpf

jmpf

• Membro

Publicado 24 Junho 2011 - 16:39

Sim claro. O que eu disse foi que se usares as fotos de outro, comercialmente, ou com intenção de prejudicar o autor ou o fotografado de alguma forma, não é essa linha do user agreement do facebook que te vai livrar dum belo processo.
Fazer uso delas só porque o facebook diz que se pode, é apenas imoral e pouco ético. Mas sim tens razão.

Concordo, plenamente.  :th_up:

IT Partilhar Post #15 davide_dealmeida

davide_dealmeida

• Membro

Publicado 24 Junho 2011 - 19:06

Boas.

Agradeço a resposta da APAF que foi a mais esclarecedora.
Na conversa que eu tive com a organização, quando me deram autorização para fotografar, não pensei que isto fosse acontecer. Normalmente quando as organizações autorizam os fotógrafos a fotografar pensamos sempre que as pessoas vão gostar, e provavelmente gostam mas quando acontecem estas situações é sempre um problema.

Penso que é uma grande falta de respeito para com o profissional, e ainda mais se torna quando as pessoas são informadas sobre a forma como podem adquirir as fotografias, sendo que ir ao site e retirar as fotos não é uma delas.

Já agora, uma outra questão: sendo que é a organização que autoriza, não posso eu como profissional chama-los à responsabilidade ? Alegar que era dever da organização de informar os participantes da prova que iria haver fotografo?

Partilhar Post #16 APAF

APAF

• Membro

Publicado 24 Junho 2011 - 19:16

Já agora, uma outra questão: sendo que é a organização que autoriza, não posso eu como profissional chama-los à responsabilidade ? Alegar que era dever da organização de informar os participantes da prova que iria haver fotografo?

Poderia ser, mas arriscas-te a perder um cliente sem ganhares nada em troca. Facilmente eles descartam essa responsabilidade.

IT Partilhar Post #17 davide_dealmeida

davide_dealmeida

• Membro

Publicado 24 Junho 2011 - 23:04

Boas.

Estou a perceber... estou a ver que esta é mais uma situação para engolir o sapo, apesar de me deixar um pouco revoltado com o desrespeito que há para quem trabalha neste ramo das artes, não valorizam, enfim.

Obrigado pessoal.

Partilhar Post #18 APAF

APAF

• Membro

Publicado 25 Junho 2011 - 13:48

É verdade, por isso é que nos temos de precaver antes de fazer um trabalho, o que também não é nenhuma satisfação, já que a selva em que o mercado está transformado, com roubos de imagem descarados e encarados como normal, com fotografias dadas a troco de nada, etc., é bem difícil.

IT Partilhar Post #19 davide_dealmeida

davide_dealmeida

• Membro

Publicado 27 Junho 2011 - 01:32

No meio disto tudo, ainda há algo que pode servir de consolo: há realmente imensa concorrência, muita gente a fotografar... mas também há muita gente a fazê-lo mal o que por sua vez (espero eu) abre as portas a quem trabalha de forma honesta, responsável e que pede o valor "normal" pelo trabalho.

Partilhar Post #20 APAF

APAF

• Membro

Publicado 27 Junho 2011 - 14:26

No meio disto tudo, ainda há algo que pode servir de consolo: há realmente imensa concorrência, muita gente a fotografar... mas também há muita gente a fazê-lo mal o que por sua vez (espero eu) abre as portas a quem trabalha de forma honesta, responsável e que pede o valor "normal" pelo trabalho.

... e o menino jesus nasceu em Belém, a 25 de dezembro...

não acredites nisso. Se estiveres a falar de algumas agências de publicidade, talvez, e não são todas. O preço é quem manda na maioria dos clientes e estes, na sua grande maioria não distinguem o bom do mau. Alguns nem sabem como as imagens aparecem. Ainda na semana passada uma autarquia ficou muito incomodada por lhes ter enviado uma factura pela utilização de uma imagem. A razão é que nunca tinham pago por fotografias. Perguntei à presidente se costumavam a roubar as imagens da net...