Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Criando fotos preto e branco com áreas coloridas

• Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 esteves_57

esteves_57

• Membro
  • Registo: 07/05/2011
    • Local: Viseu

Publicado 17 Junho 2011 - 15:05

Este é um tutorial simples, onde você verá como transformar qualquer foto colorida em uma imagem em preto e branco, com determinadas áreas coloridas. A idéia básica desta técnica é usar o "History Brush" para reverter o preto e branco que aplicaremos. Para este tutorial, a seguinte imagem será utilizada:

Imagem Colocada

Bem, após abrir sua imagem o primeiro passo será clicar no menu Image > Adjustments > Black and White. Então a imagem se tornará preto e branco.

Imagem Colocada

É agora que usaremos o "History Brush". Selecione-o na paleta de ferramentes, ou simplesmente pressione Y, e passe o pincel sobre as áreas onde você deseja que fiquem coloridas. Caso erre, você pode desfazer (Ctrl+Z) para voltar e passar novamente.

Imagem Colocada

Após passar sobre todas as áreas desejadas, sua imagem estará pronta. Esta é uma técnica muito simples e que consome pouquíssimo tempo. Confira a imagem depois de estar pronta:

Imagem Colocada

Fonte : 'http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/'

Anúncios

Partilhar Post #2 rfr.ferreira

rfr.ferreira

• Novo Membro
  • Registo: 13/06/2011

Publicado 29 Junho 2011 - 17:10

sou novato nisto...

por exemplo tenho um sinal de stop e ponho essa parte da foto a cor mas pronto acaba sempre por sair um bocado fora do sinal ficando partes da fotografia que eu nao quero a cores também...como faço para limitar esse espaço...

Partilhar Post #3 joaopsr

joaopsr

• Membro
  • Registo: 09/03/2009
    • Local: Coimbra/Penacova

Publicado 29 Junho 2011 - 17:19

como faço para limitar esse espaço...

usas o pincel com mais precisão ;)

Partilhar Post #4 Nickilford

Nickilford

• Membro
  • Registo: 16/09/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 29 Junho 2011 - 17:26

Este é um tutorial simples, onde você verá como transformar qualquer foto colorida em uma imagem em preto e branco, com determinadas áreas coloridas. A idéia básica desta técnica é usar o "History Brush" para reverter o preto e branco que aplicaremos. Para este tutorial, a seguinte imagem será utilizada:

http://i1214.photobucket.com/albums/cc48...

Bem, após abrir sua imagem o primeiro passo será clicar no menu Image > Adjustments > Black and White. Então a imagem se tornará preto e branco.

É agora que usaremos o "History Brush". Selecione-o na paleta de ferramentes, ou simplesmente pressione Y, e passe o pincel sobre as áreas onde você deseja que fiquem coloridas. Caso erre, você pode desfazer (Ctrl+Z) para voltar e passar novamente.

Após passar sobre todas as áreas desejadas, sua imagem estará pronta. Esta é uma técnica muito simples e que consome pouquíssimo tempo. Confira a imagem depois de estar pronta:

Fonte : 'http://www.fotografiaonline.xpg.com.br/'

Boas!

A melhor maneira de fazer isto é usares um Adjustment layer (layers palette) e não ires directamente aos Adjustments no menu Image. Adjustment layers têm mascara incluida de modo que basta fazer "reveal" onde queres cor. Este modo de trabalhar não é destrutivo e é editável de sessão para sessão.

Partilhar Post #5 rfr.ferreira

rfr.ferreira

• Novo Membro
  • Registo: 13/06/2011

Publicado 29 Junho 2011 - 17:45

ok ;) obrigado

Partilhar Post #6 RuyBerna

RuyBerna

• Membro
  • Registo: 01/07/2007

Publicado 29 Junho 2011 - 22:08

sou novato nisto...

por exemplo tenho um sinal de stop e ponho essa parte da foto a cor mas pronto acaba sempre por sair um bocado fora do sinal ficando partes da fotografia que eu nao quero a cores também...como faço para limitar esse espaço...

Podes fazer assim:

Na "barra de ferramentas" tens "Quick SeletionTool" , depois nas opçoes em cima tens, 3 opções e o diâmetro do pincel!

Para começar vai a 1 opção e com um diâmetro pequeno, fazes a selecção de forma a contornar o sinal!
Experimenta com outros diâmetros e vê qual o mais adequado!

Se a seleção sair do sinal clicas na opção -
Se a seleção faltar clicas em +

Com um pouco de prática a "ferramenta" é facil de usar e é muito boa para fazer seleções localizadas!

Pronto quando o sinal estiver bem selecionado é só pintar na mascara com o método referido pelo Nickilford!

Ao fazeres uma seleção do sinal podes "pintar" com maior precisão!

Partilhar Post #7 psicmcb

psicmcb

• Membro
  • Registo: 11/09/2010

Publicado 12 Maio 2013 - 21:15

Mas isto é no Photoshop, certo? E no lightroom dá para fazer?

Partilhar Post #8 Carlos_Lopes

Carlos_Lopes

• Novo Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Porto

Publicado 13 Maio 2013 - 13:51

Vamos esperar que venham cá os experts do Lightroom :)

Partilhar Post #9 amando96

amando96

• Membro
  • Registo: 30/03/2010
    • Local: Düsseldorf

Publicado 13 Maio 2013 - 14:28

Dá, tens o adjustment brush por baixo do histograma, podes aplicar os efeitos que quiseres às areas selecionadas com o mesmo.

Partilhar Post #10 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 15 Maio 2013 - 14:15

Boas, não conhecia essa ferramenta do History Brush!

Sempre fiz esse tipo de tratamento usando o Magnetic Lasso, para quem conhece é uma ferramenta de selecção fantástica que detecta as arestas dos objectos à medida que percorremos essas mesmas arestas com o rato.

Com o Magnetic Lasso, selecciona-se o objecto que queremos manter a cores, escolhemos a opção Invert para seleccionar toda a imagem menos esse objecto, e faz-se um Desaturate.

É outro workaround que não exige tanta precisão como a que é necessaria ao passar o pincel History Brush, mas é capaz de dar mais trabalho quando temos muitas áreas que queremos deixar coloridas.

Em todo o caso, obrigado pela partilha  :th_up:

Partilhar Post #11 psicmcb

psicmcb

• Membro
  • Registo: 11/09/2010

Publicado 18 Maio 2013 - 15:21

Dá, tens o adjustment brush por baixo do histograma, podes aplicar os efeitos que quiseres às areas selecionadas com o mesmo.

Obrigada

Partilhar Post #12 Imak

Imak

• Novo Membro
  • Registo: 04/06/2013
    • Local: Loures

Publicado 07 Junho 2013 - 13:29

Eu já fiz isso mas com a borracha, apagando os bocados da layer que queria que ficassem com cor. Tenho que experimentar como está aqui.

Partilhar Post #13 salprata

salprata

• Membro
  • Registo: 18/07/2010
    • Local: Lisboa

Publicado 03 Outubro 2013 - 22:07

boas

eu faço isso duplicando a layer colorida, depois desaturte a layer de cima, ficando esta a preto e branco, e por baixo a layer a cores,  depois na layer de cima, as zona que quero a cores, apago a grosso modo com select delete, no limite entre da zona cores com o preto e branco apago com mais cuidado usando a borracha em brush  muito facil