Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fuji / Mamiya - Instax reinvented. (ou não...)

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 05 Setembro 2018 - 23:51

Este verão entrei sem querer num novo projecto. 

TSHQ2h8.jpg

Depois de anos a ver as máquinas do projecto option8, acabei por fazer a minha instax com lente adaptada. 

No início do verão, um pouco por acaso, vi uma mamiya press 23 com um back 6x9. Sempre quis experimentar 6x9 e como encontrei uma a um preço aceitável, decidi avançar. Vi outros modelos um pouco mais caros e um deles curiosamente aceitava fp-100... Isso deu-me uma ideia... Se a mamiya universal aceita fp-100, se calhar há alguma maneira de usar instax wide. A minha primeira pesquisa foi sobre backs instax para a máquina. E nada... Mas essa pesquisa levou-me ao projecto da https://www.doragoodman.com/ , a goodman one! 

A Goodman One é uma máquina que pode ser impressa numa impressora 3D com um mount mamiya press. Ora se eu tivesse um mount 3D, podia em teoria adaptar a uma Instax sem ter de colar uma lente directamente ao corpo. E assim nasceu a primeira Fuji/mamiya.

A ideia era simples. Abrir a máquina, tirar a lente, meter o mount com a nova lente e fechar a máquina... 

XJz6cDg.jpg

Infelizmente a máquina tinha outras ideias... Assim que tirei a lente, a máquina deixou de ejectar as fotos. Como os meus conhecimentos de electrónica são um pouco elementares, acabei por ligar o motor directamente ao disparador e ficou por ai. A desvantagem é que tinha de ficar a pressionar por 4 segundos para a foto ejectar toda e se não deixasse de carregar, começava a ejectar a seguinte.  

Depois de alguma bricolagem, a máquina ficou aceitavelmente feita: 
OJ0Urgr.jpg

Esta máquina foi feita dois dias antes de ir de férias uma semana para a Escócia e infelizmente não tive tempo de a experimentar em condições antes da viagem. 

Entre entradas de luz e dificuldade com a focagem, não posso dizer que tenha sido um sucesso. Depois de gastar dois packs de filme e tapar praticamente todos os cantos da máquina com fita cola preta, lá descobri que a luz entrava pelo último lugar que esperava: o mount 3D!

zmtgfIm.jpg

No final foi mais trabalho que proveito e pensei seriamente se valia a pena... No entanto, no caminho de volta a casa, decidi que queria experimentar pelo menos mais uma vez, e agora sem a pressa de uma data para ter tudo pronto. 

Nova máquina encomendada, mas em vez de usar o mount anterior, decidi criar o meu de raiz. Os primeiros dois mounts que imprimi não tinham as tolerâncias suficientes e a lente não entrava mas o 3º ficou muito perto de estar perfeito e, mais importante, ficou 100% funcional. 

XS8MV6S.jpg

Decidi arranjar também um rangefinder externo para ajudar com a focagem. Infelizmente por distração mandei vir um em metros, que mais tarde substitui por um em ft por uma questão de facilidade. Troquei ainda a lente. Agora com uma 100mm 3.5. 

Com o novo mount sem entradas de luz, nova lente, um fotómetro e um rangefinder, a experiência foi totalmente diferente. 

IZbkgdX.jpg
f3.5 iso800 1/500

JAX4ZtG.jpg

Depois de algumas fotos de teste, tudo parece ok. O filme é muito mais exigente no que toca a exposição, e ai ainda tenho de treinar mais, mas a focagem e enquadramento são surpreendentemente fiáveis. Na nova versão consegui ainda que a ejecção da foto fosse automática. Um click no shutter e a máquina faz o resto. 

Para já estou bastante satisfeito e é extremamente viciante fotografar com esta máquina.
Ainda ali tenho mais uma instax100 e já tenho planos para o próximo mount e quem sabe até fazer umas máquinas quase completas... https://mercurycamera.com/

Mas para já, desfrutar desta.

Editado por deim, 06 Setembro 2018 - 01:03 .

Anúncios

Partilhar Post #2 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 06 Setembro 2018 - 13:41

JAX4ZtG.jpg

Que maravilha!!  :clap:

Parabéns pelo projecto e pela persistência!

Vai partilhando!!

Partilhar Post #3 Shadow_

Shadow_

• Membro
  • Registo: 17/09/2013

Publicado 06 Setembro 2018 - 18:32

Tenho de voltar a elogiar este teu projeto! Excelente!

Partilhar Post #4 jssaraiva

jssaraiva

• Membro
  • Registo: 30/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 06 Setembro 2018 - 21:03

Os resultados parecem excelentes, parabéns pela persistência!

IT Partilhar Post #5 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 07 Setembro 2018 - 00:22

Os resultados parecem excelentes, parabéns pela persistência!

Obrigado. Nesta segunda versão até gosto mais dos resultados do que na primeira. Parece que têm mais contraste. Não sei se será só da luz, da lente, do tecido preto que coloquei por dentro ou tudo junto. 

Tenho de voltar a elogiar este teu projeto! Excelente!

Obrigado. :)

Que maravilha!!  :clap:

Parabéns pelo projecto e pela persistência!

Vai partilhando!!

Obrigado. já ali estão mais 50 fotos por tirar. :D Este fim de semana a máquina já vai passear. Depois vou partilhando os resultados...

Uma coisa que quero experimentar é o flash. As lentes têm pc-sync, e como são leaf shutter, a sync deve ser até 1/500. :D Pode ser giro em exteriores... 
Para além disso, chegou hoje um ND8 para passar a ter a escolha entre filme iso800 e iso100. Antes em dias de sol e exteriores, com a velocidade máxima a 1/500, a lente tinha de ir sempre para os f22 ou f32. Assim já pode ir para uns simpáticos f8 ou f11.