Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Lente Kit Fuji 18-55 (F2.8-4) vs Fuji 23mm F2

• Por favor inicie sessão para responder
1 resposta a este tópico

IT Partilhar Post #1 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 07 Agosto 2018 - 08:49

Por vezes não é o corpo/sensor da máquina que é o "mau da fita", por vezes é mesmo a lente. Daí haver aquela máxima "investe em lentes, não faças já upgrade do corpo". :)

Muito se fala por este fórum e por outros fóruns, que a Fuji é isto e é aquilo, mas por vezes para termos a certeza de certas conclusões e chegarmos a consensos é preciso estar no "terreno" e testar mais que um vez, em diversos cenários e com vários tipos de luz. E mesmo assim, é difícil chegarmos a verdades absolutas, mas se eu e outras pessoas (aqui do fórum) descrever-mos as nossas experiências, outros podem tomar decisões mais fáceis no futuro (compra de material). E é reciproco, tanto posso ser eu a ajudar hoje, como amanhã alguém me ajudar.

Não me querendo alongar muito, cheguei à conclusão (não definitiva :P) que a lente 18-55 da Fuji em condições de pouca luz é uma lente muito mais "hunt" na focagem do que a Fuji 23mm F2. Nos últimos dois fim de semanas realizei dois batizados, o primeiro foi numa igreja pequena e com poucas janelas e usei a 23mm, foi sempre pacifico e tranquilo. Neste ultimo, resolvi dar uma oportunidade à 18-55, era na Sé de Leiria, um sítio com luz de todo o lado (tipo Mosteiro) e grandes vidraças, deveria ser pacifico mas não foi em certos momentos. Em ambos os batizados usei Single Point nas cerimónias. 

Não quero julgar já muito rápido pois ainda vou continuar a testar outras situações, mas a qualidade de imagem da lente kit é muito boa comparada com outras marcas, mas tem as suas lacunas na performance de focagem. É verdade que tem OIS, mas não me resolve a questão.

A 23mm f2 está a revelar-se uma verdadeira pérola. Curioso para experimentar as outras F2 ou F1.4 da Fuji. Alguém me empresta? :D

Editado por PedroA, 07 Agosto 2018 - 08:52 .

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 07 Agosto 2018 - 11:11

Não me surpreende que a mais recente 23mm f/2 seja mais rápida e assertiva a focar. A última geração de objectivas f/2 da Fujifilm são conhecidas por serem melhores a focar do que as gerações mais antigas, na qual se enquadra a 18-55.

Eu tenho as objectivas da linha f/1.4 - 16, 23 e 35mm. Se quiseres passar pelo Porto, pode ser que se consiga combinar um empréstimo com taxa de juro bastante baixinha.  ^_^