Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Que máquina comprar?

• Por favor inicie sessão para responder
6 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 FabianaPatricio

FabianaPatricio

• Novo Membro
  • Registo: 05/08/2018
    • Local: Malveira

Publicado 05 Agosto 2018 - 20:54

Boa tarde,

Sou a Fabiana, uma apaixonada pela fotografia, mas sem qualquer curso.

Será um dos passos a fazer assim que tiver a máquina.

Tenho um orçamento de +-1000€.

Gostava de comprar algo que me permitisse fotografar e filmar com boa qualidade.

Essencialmente Viagens e Desporto em diversos momentos do dia.

Alguém me pode ajudar?

Obrigado

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 06 Agosto 2018 - 08:33

Olá Fabiana! Primeiro de tudo, bem-vinda ao fórum.

Algumas perguntas.

1. O tamanho e peso são factores importantes?

2. Não tens formação em fotografia, mas que experiência tens? Sabes usar uma câmara no modo manual ou só em Auto?

3. Que máquinas já usaste até hoje?

IT Partilhar Post #3 FabianaPatricio

FabianaPatricio

• Novo Membro

Publicado 06 Agosto 2018 - 11:10

Olá Rui, muito obrigado pelas boas vindas...

A minha primeira câmara com acesso aos controlos manuais foi uma Pentax 100k que me ofereceram uns bons anos, tento mexer um pouco com os controlos mas nada de especial, acaba por sair uma fotografia muito idêntica ao automático. Quando estou a fotografar alguma actividade não evento muito, porque tenho medo de perder os momentos, daí a importância do curso que quero mesmo fazer.

1 - Tamanho e peso é importante, mas não mais que a qualidade rapidez para as fotos de desporto e crianças (que não param quietas). Tenho uma gopro e o telemóvel para a portabilidade fácil.

2 - Controlos manuais muito pouco. Alguns truques de luz e posição que fui aprendendo com a prática, mas mais uma vez nada de especial.

3 - Pentax 100k e Canon Eos 1200D

Ainda agora estive 2 dias nas piscinas com 10 miúdos, tenho muitas fotografias que não estão bem nítidas. 

Cumprimentos 

Muito obrigado mais uma vez

PS.: Adorei as fotos do site.

Partilhar Post #4 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 06 Agosto 2018 - 13:17

Olá novamente Fabiana,

Primeiro de tudo, convém entender que as fotos podem não estar desfocadas mas sim "tremidas"/"arrastadas" porque é preciso muita luz para se tirar fotos de acção/desporto (para "congelar" o movimento) e o interior de uma piscina não é o local ideal...

Tens de ter consciência de que estás perante uma necessidade muito específica se queres tirar fotos num ambiente assim. Em termos de equipamento, um ambiente assim, o ideal é usar objectivas com grande abertura (f/2.8 ou mais abertura ainda).

Uma objectiva que muitos profissionais usam nessas condições são as zoom 24-70 e 70-200 f/2.8 (distâncias focais em 35mm equivalente). Mas o problema é que cada uma delas custa bastante mais do que o teu orçamento...  :pout:

Acho que terás de que te contentar com uma solução mais amadora.  ^_^

Se eu tivesse no teu lugar, fazia o seguinte. Procurava um corpo do género da Canon 77D com a lente 18-55 que vem no kit. Esta lente já te dá para fazeres as fotos mais generalistas (a lente não tem grandes aberturas mas é muito útil e, em kit, custa muito menos do que separada).

https://www.worten.p...mpaign=alwayson

Para as situações mais exigentes em termos de luz, como na piscina, comprava uma 50mm f/1.8 (não são assim tão caras).

https://www.radiopop...go#.W2hIdtVKi00

Uma objectiva com abertura f/1.8 deixa entrar muita luz no sensor da câmara e permitirá congelar a acção sem aumentar demasiado a sensibilidade do sensor. Esta parece ser a solução ideal. Pode haver um problema porém: 50mm neste tipo de câmaras é uma distância focal algo limitadora. É fixa e, acima de tudo, já é um pouco "zoom", ou seja, terás de te posicionar bem para ver se consegues os enquadramentos que pretendes.

IT Partilhar Post #5 FabianaPatricio

FabianaPatricio

• Novo Membro

Publicado 06 Agosto 2018 - 13:23

Muito obrigado Rui... 

Por acaso foi foto de exterior, Aquashow e Slide... mas com "zoom" grande e sem tripé.

Vou ver essa mesmo 77D..

Muito Obrigado mais uma vez

Partilhar Post #6 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 06 Agosto 2018 - 13:39

Por isso é que é importante conhecer a técnica antes de nos atirarmos a fazer um investimento...

Se calhar não usaste os melhores "settings" da câmara. Se calhar foi erro teu e não limitação do equipamento. Pela descrição imaginei que era indoor e que estavas no limite do equipamento que tinhas à tua disposição.

Que máquina e lente usaste?

Com boa luz, mesmo uma câmara mais básica, é possível tirar boas fotos, se usarmos bem o equipamento. Reparei agora que falaste numa Canon 1200D. Com uma dessas e uma lente de kit, se usares velocidades de disparo elevadas, já és capaz de ter fotos não tremidas.

Não gastes dinheiro sem necessidade...

Nota: uma lente de kit 18-55 tem maiores aberturas nos 18mm (f/3.5) do que nos 55mm (f/5.6). Se quiseres congelar melhor a ação, era ideal estares mais perto dos 18mm...

IT Partilhar Post #7 FabianaPatricio

FabianaPatricio

• Novo Membro

Publicado 07 Agosto 2018 - 18:23

Mais uma vez, muito obrigado pelas dicas!