Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Software Edição

• Por favor inicie sessão para responder
2 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Shadow_

Shadow_

• Membro
  • Registo: 17/09/2013

Publicado 10 Julho 2018 - 12:34

Vou pedir uma opinião sobre o sistema de edição e biblioteca que usam para gerir as vossas fotos.

Atualmente tenho o pack Lightroom CC + Photoshop e pago mensalmente 12€ ou 12.99€.

Tenho tido muito pouco tempo para tirar fotos e menos ainda para as editar/organizar. Assim, está-me a fazer uma confusão enorme pagar mensalmente 12€ e sentir que não tiro o devido proveito.

Fiz o download do Capture One para a Sony mas sinceramente não me entendo com aquilo(verdade seja dita que também não me debrucei muito sobre o assunto e pouco ou nada li).

Comprei recentemente um Macbook Air e estou a gostar do sistema OSX e da conectividade que tenho com todo o ecossistema apple( IPAD, Iphone e Apple TV + Airport). Resultado, fiz o download do Luminar e repidamente percebi o seu funcionamento, para mim substitui o Lightroom mas não o Photoshop. Por outro lado pouco uso o Photoshop apenas em casos mais extremos.

O que sinto falta do Luminar é a capacidade de criar catalogos e gerir bibliotecas. Li uma noticia de que o Luminar até final do ano terá um organizador estilo Lightrrom.

Vantagem do Luminar: pagamos menos de 70€ e ficamos com o serviço até que surga necessidade de update.

Que sistema usam? Recomendam algum gestor de fotos ?

Anúncios

Partilhar Post #2 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 11 Julho 2018 - 09:00

Bem, há diversas formas de gastar o dinheiro nestas situações. :th_up:

Neste momento o meu workflow é gerido neste sentido:

1. Lightroom Mobile (5€ mês - para editar RAW e 100Gb de cloud) - o início da edição passa por aqui para limar as shadows/highlights e/ou whites/blacks, pouco mais faço no lightroom sem ser isto, eventualmente equilibrar o WB.

2. VSCO (+-20€ ano) para usar os presets que simulam analógico (bastante satisfeito com este software)

3. Snapseed (gratuito) - uso para adicionar grão ou transformar em P&B fineart, o Snapseed é muito bom para passar fotografias para P&B, é o meu software de eleição para isso.

Tanto o VSCO como o Snapseed editam RAW.

Actualmente só uso o iPad Pro para editar, já nem pego no PC. Gostaria muito de experimentar o C1, mas só há versões para desktop e Mac.

Em relação a gerir fotografias, uso a cloud Irista da Canon (1,99€ por mês - 100GB). Só guardo JPGs (ficheiros finais). Crio Álbuns por trabalho/projecto, além de que o Irista tem um algoritmo inteligente de catalogar as fotografias, dá jeito de vez em quando. Podes também  mandar imprimir fotografias por lá. E podes também tornar um álbum público e mandar esse link a um cliente por exemplo.

Os ficheiros RAW guardo em discos externos (backup). Não faço qualquer tipo de gestão rigorosa, é por a pasta com o nome do trabalho/projecto e siga, copy/paste.... :)

Quando estou a editar ficheiros RAW no iPAD, só tenho lá uma pasta Import com o trabalho/projecto do momento, mais tarde são apagados.

Brevemente quero ver se invisto num disco WD My Passport Wireless Pro que lê cartões SD e faz cópias directas. Depois ligo o iPAD por Wifi ao disco e escolho os ficheiros que quero editar, deixando assim o disco do iPAD mais "liberto".

Também tenho o Affinity, mas uso muito raramente. Substitui o Photoshop para aquilo que preciso.

IT Partilhar Post #3 Shadow_

Shadow_

• Membro
  • Registo: 17/09/2013

Publicado 11 Julho 2018 - 18:46

Obrigado pela resposta.

Ao abrir este tópico era isto que pretendia. Uma partilha de workflow e experiências que nos permitam melhorar e/ou poupar uns euros.
.

Entretanto devo instalar o playmemories da Sony no Mac e ver como consigo gerir um catalogo de fotos. É gratuito e deve ser suficiente para o que pretendo.