Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Dúvida sobre porta filtros Lee

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Flipclick

Flipclick

• Membro
  • Registo: 19/07/2013
    • Local: Alhos Vedros

Publicado 09 Julho 2018 - 13:03

Boa tarde pessoal,

há coisa de um mês encontrei um porta filtros da Lee de 100mm mas como acho que não dá em nenhuma da minhas objetivas ando a tentar vendê-lo.

Ainda assim, voltei a pensar na coisa e continuo a debater-me com uma dúvida. O porta de filtros é de 100 mm mas não haverá maneira de usar nas minhas objetivas?

a maior que tenho é uma sigma 17-50 2.8 de 77mm de diâmetro...

Isto faz algum sentido e é mesmo assim??!  Haverá realmente por aí objetivas com diâmetros de filtro de 100mm à pazada??!

Sinceramente, estou à nora.

Obrigado a todos

Cumps

Anúncios

Partilhar Post #2 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 09 Julho 2018 - 17:23

Uma coisa é o tamanho dos filtros rectangulares e outra é o diâmetro da rosca frontal das lentes. Nos filtros redondos de enroscar na lente é que tens de ter o mesmo tamanho.
A vantagem de usar filtros rectangulares é que os consegues adaptar a qualquer lente, bastando para isso teres o anel adaptador certo, que é um acessório relativamente barato.

100 mm vai ser o tamanho (a largura) dos filtros rectangulares. Significando isso que o porta-filtros é de 100 mm, adequado para esses filtros. 

Depois tens os aneis adaptadores que permitem a ligação do porta filtros à lente específica que estás a usar. Tens uma grande quantidade de aneis adaptadores:

http://www.leefilter.../standard-rings

http://www.leefilter...wideangle-rings

Os aneis para grande-angulares são mais estreitos, para evitar a vinheta na imagem.

E há filtros rectangulares da Lee de 75, 100, 150 mm. Quanto maior o sensor maior convém ser o filtro de modo a não provocar vinheta na foto, especialmente com lentes grande angular.

E depois há anéis específicos para colocar os polarizadores, existem uns para filtros polarizadores de 105 mm, adequados para porta filtros de 100 mm. os filtros polarizadores circulares, são circulares (duhh) e ficam presos à frente do porta-filtros, do lado oposto da câmara. Não são colocados no mesmo sítio dos filtros ND.  Este anel serve para prender o polarizador ao porta-filtros.

Editado por Azathoth, 10 Julho 2018 - 09:03 .

IT Partilhar Post #3 Flipclick

Flipclick

• Membro
  • Registo: 19/07/2013
    • Local: Alhos Vedros

Publicado 09 Julho 2018 - 23:04

Viva,

waaaaoo melhor resposta creio que não podia ser dada.

Pois, será esse anel adaptador que precisaria então.

Espectáculo :)

Muito obrigado pela ajuda.

Cumps

Partilhar Post #4 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 10 Julho 2018 - 08:53

Acrescentei mais info ao post inicial.   ;)

Editado por Azathoth, 10 Julho 2018 - 08:59 .

Partilhar Post #5 fotogenia

fotogenia

• Membro
  • Registo: 16/03/2009

Publicado 10 Julho 2018 - 13:45

A tua lente como dita é compatível com o sistema de filtros 100m.

Tens este link onde podes ver a compatibilidade lentes/filtros

http://www.leefilter...ra/system-match