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Foto

Regra dos terços


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9 respostas a este tópico

Partilhar Post #1 Jorge Folha

Jorge Folha

  • Administrador
  • Registo: 06/03/2013
  • Posts: 13789
  • Idade: 38
    • Local: Ponte de Lima

Publicado 22 Janeiro 2008 - 23:15

Original por "JorgeS"
http://fotografia.5....?showtopic=3188

Regra dos terços

Imagem Colocada

Divida, de forma imaginária, a imagem observada no visor em três terços horizontais e três terços verticais, traçando duas linhas horizontais e duas verticais (Fig. 1). Os 4 pontos de intercepção, I1, I2, I3 e I4, chamados pontos de interesse, são os pontos de maior impacte visual. Ao fotografar, coloque o tema e outros motivos de interesse nos pontos de intercepção das linhas ou segundo as mesmas.

 

As linhas horizontais podem ser usadas para colocar, por exemplo, a linha do horizonte ou outras linhas fortes. Esta deve ficar para baixo ou para cima da linha média consoante se pretenda realçar o céu ou não. As linhas verticais podem de igual forma ser usadas para colocar árvores ou edifícios. Deve colocar a linha do horizonte a meio do visor quando o céu for tão importante como a parte inferior.

Quando o tema principal está em movimento este deve deslocar-se no sentido dos 2/3, caso contrário daria a sensação de estar prestes a chocar contra o lado vertical da fotografia. Da mesma forma quando uma pessoa olha para o lado deverá fazê-lo também no sentido dos 2/3 para não transmitir a sensação de claustrofobia.

Por outro lado, como lemos da esquerda para a direita, observamos as fotografias da mesma maneira. Seguindo esta tendência podemos colocar o tema principal do lado esquerdo.

A regra dos terços está bem evidente na fotografia.
Imagem Colocada

Esta fotografia constitui um exemplo clássico da regra dos terços. William Frost, que fez campanha para a protecção das árvores e dos parques, aparece a 1/3 vertical, enquanto o seu cão, tal como o horizonte, estão colocados a 1/3 horizontal. A fotografia valeu a John Tarrant um prémio Kodak Press Photography Awards.


A regra dos terços não serve para todas as situações. É muito útil para paisagens e composições em que o assunto principal não deve ficar muito centrado.

1 Simetria

Numa imagem simétrica em relação a um ponto, recta ou plano, resulta bem colocar o elemento de simetria no centro do visor. São exemplos a fotografia da Torre Eiffel, ou um retrato de documento.

 

2 Simplicidade

As fotografias simples são as melhores. Uma fotografia deve conter apenas o essencial para realçar o tema escolhido. Uma fotografia com demasiados elementos torna-se confusa, distraindo o observador do tema principal. Por outro lado uma composição simples permite que o observador apreenda o tema rapidamente e sem esforço.

A composição deve conter apenas um ou dois motivos de interesse.

 

3 Linhas


Tire partido do efeito das linhas quando fazem parte do motivo. Uma linha horizontal transmite a sensação de serenidade. Uma linha diagonal sugere dinamismo e movimento. Objectos alinhados segundo uma linha diagonal criam a ilusão de profundidade. Algumas linhas com declive, como caminhos ou sombras, podem dirigir o olhar do observador para o tema principal. As linhas convergentes são mais interessantes do que as paralelas pois sugerem mais energia. As linhas curvas têm mais vida dos que as rectas. Uma das mais comuns e atractivas linhas usadas na composição é a chamada curva em S.

 

4 Figuras geométricas

Na cena a fotografar observe as linhas que delimitam as áreas mais iluminadas. Normalmente as figuras que tornam as fotografias mais interessantes são triângulos ou círculos ou combinações de ambos.

 

5 Texturas

Um dos significados de “textura” é a “disposição das partes de um todo”. Pode encontrar-se texturas, por exemplo, nos materiais, como sejam madeira, metais ou rochas, em construções, tal como a superfície de um telhado, ou na natureza, como um tapete de relva ou ervas. Aproveite a textura para transmitir as características da superfície do tema a fotografar.

Normalmente, uma iluminação dura e oblíqua, como a da manhã ou da tardinha, é a mais adequada para realçar as texturas.

 
6 Padrões

Um padrão é a distribuição ordenada, ou não, de figuras idênticas. Fazer um close-up de uma pequena parte de um padrão provoca frequentemente um maior impacto.

 

7 Enquadramento integrado

O enquadramento integrado consiste numa moldura, situada no primeiro plano, constituída por árvores, vegetação, ou elementos arquitectónicos que enquadra o tema num plano posterior.

 

8 Ponto de vista

O ponto de vista é o ponto onde se situa a máquina fotográfica quando se tira a fotografia.

Antes de disparar deve-se analisar a imagem a partir de vários ângulos e alturas de observação. Rode em volta do tema, se puder 360 º, até conseguir a composição desejada. Colocando a máquina acima ou abaixo da altura habitual de observação podem conseguir-se fotografias criativas.

 

9 Regras ?

As regras aqui apresentadas não devem ser vistas como “uma camisa-de-forças”. Em arte, as regras existem para serem desrespeitadas. Se gosta de uma cena, fotografe-a, seja o que for que as regras digam sobre o assunto. No entanto é bom conhecê-las e ao "transgredir", faça-o conscientemente por entender que a "sua regra" é a melhor.


Espero ter ajudado  ;)

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Partilhar Post #2 DMDC

DMDC

  • Membro
  • Registo: 18/02/2007
  • Posts: 1254

Publicado 02 Julho 2008 - 01:25

Sr. Administrador Jorge Folha, se me premite vou juntar mais um link para reforçar esta regra muito importante da Fotografia e que muito se nota a ausência dela em Iniciados da Fotografia.

http://www.fotodicas...os_em_foto.html

Partilhar Post #3 tino_de_rans

tino_de_rans

  • Membro
  • Registo: 27/01/2008
  • Posts: 1337

Publicado 02 Julho 2008 - 10:37



As regras aqui apresentadas não devem ser vistas como “uma camisa-de-forças”. Em arte, as regras existem para serem desrespeitadas. Se gosta de uma cena, fotografe-a, seja o que for que as regras digam sobre o assunto. No entanto é bom conhecê-las e ao "transgredir", faça-o conscientemente por entender que a "sua regra" é a melhor.



Há muita gente que se esquece deste ponto...e segue essa regra como uma ditadura...

Partilhar Post #4 kinas79

kinas79

  • Membro
  • Registo: 07/08/2006
  • Posts: 0
  • Idade: 35
    • Local: Alpiarça (Santarem)

Publicado 02 Julho 2008 - 12:45

mesmo sem seguir a regra pode-se fazer com que seja respeitada em pós processamento, nada que um crop não resolva ;)

Partilhar Post #5 DMDC

DMDC

  • Membro
  • Registo: 18/02/2007
  • Posts: 1254

Publicado 03 Julho 2008 - 01:02


As regras aqui apresentadas não devem ser vistas como “uma camisa-de-forças”. Em arte, as regras existem para serem desrespeitadas. Se gosta de uma cena, fotografe-a, seja o que for que as regras digam sobre o assunto. No entanto é bom conhecê-las e ao "transgredir", faça-o conscientemente por entender que a "sua regra" é a melhor.



Há muita gente que se esquece deste ponto...e segue essa regra como uma ditadura...


Não digo  que seja como ditadura, mas que se saiba o que se está a por de lado, e o saber não ocupa lugar.
Cumps.

Partilhar Post #6 tino_de_rans

tino_de_rans

  • Membro
  • Registo: 27/01/2008
  • Posts: 1337

Publicado 06 Julho 2008 - 11:59

Bravo. Por mim podes continuar a responder a este tópico porque disseste tudo o que eu penso

Partilhar Post #7 goncalotrindade

goncalotrindade

  • Membro
  • Registo: 21/10/2008
  • Posts: 97

Publicado 07 Dezembro 2008 - 21:41

Excelente Tópico.

Ajudou-me imenso. Obrigado.

Partilhar Post #8 Diana_S

Diana_S

  • Membro
  • Registo: 28/12/2009
  • Posts: 32
  • Idade: 27
    • Local: Algarve

Publicado 28 Dezembro 2009 - 04:58

Adorei este tópico! Eu sou iniciante na fotografia e já tinha estado a ler referêcias a esta regra sem perceber bem o que era! Acho que aqui está muito bem explicado! :th_up:

Quando o tema principal está em movimento este deve deslocar-se no sentido dos 2/3, caso contrário daria a sensação de estar prestes a chocar contra o lado vertical da fotografia. Da mesma forma quando uma pessoa olha para o lado deverá fazê-lo também no sentido dos 2/3 para não transmitir a sensação de claustrofobia.


Acho que esta parte é um pouco intuitiva, mas quanto à utilização dos 4 pontos de intercepção e das linhas referidas, realmente é algo que nunca fiz conscientemente no momento de tirar uma fotografia e não está praticamente presente em nenhuma das minhas fotografias!

Sem querer fazer disto uma regra para todas as minhas fotografias, de certeza que irei ter o cuidado de a usar sempre que possível, pois achei que tem um efeito muito positivo!!!

Partilhar Post #9 JR_dp

JR_dp

  • Membro
  • Registo: 20/12/2010
  • Posts: 214
  • Idade: 23
    • Local: Braga

Publicado 30 Abril 2012 - 13:16

Boa tarde,

antes de qualquer questão, queiram desculpar-me pelo desenterrar deste tópico tão antigo mas achei que não seria necessário criar um novo tópico.

Necessito de uma referência bibliográfica para a regra dos terços. Alguém consegue arranjar-me isso com facilidade?

Muito obrigado

Partilhar Post #10 Ruben Frutuoso

Ruben Frutuoso

  • Membro
  • Registo: 27/01/2012
  • Posts: 51

Publicado 11 Maio 2012 - 10:15

é daquelas regras básicas que toda a gente deve conhecer, mas sinceramente, sou contra as regras. a fotografia enquanto arte deve permitir exprimir nos sem estas "barreiras"