Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

fotossíntese

• Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 13 Maio 2018 - 22:54

Após 2 anos de "paragem", e um recomeço lento, em grande parte pela mudança de sistema e ter chegado à conclusão que não estava a seguir o caminho que pretendia ( mesmo que não seja o certo ), vou recomeçar a publicar, e para abrir as hostilidades, começo com esta.

Sim, era o que pretendia, as condições eram favoráveis, e só reparei neste spot quase 16 anos depois de o pisar todos os dias. 

Não me vou alongar mais, porque é uma fotografia "com rasteira"... para provocar os mais "experientes". 

41371829014_cef1a13f29_c.jpg

Anúncios

Partilhar Post #2 Fotugafia

Fotugafia

• Membro
  • Registo: 01/10/2017
    • Local: Porto

Publicado 13 Maio 2018 - 23:15

Paulo, vi que a foto tem mensagem para os mais experientes, presumo que é coisa do fórum, e nisso não me meto.

Uma vez um fotógrafo ensinou uma abordagem simples para ver se gosto de uma foto ou não, e é, pendurarias na parede? Esta foto pendurava, boa foto.

Enviado do meu VTR-L29 através do Tapatalk

IT Partilhar Post #3 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 14 Maio 2018 - 00:51

Paulo, vi que a foto tem mensagem para os mais experientes, presumo que é coisa do fórum, e nisso não me meto.

Uma vez um fotógrafo ensinou uma abordagem simples para ver se gosto de uma foto ou não, e é, pendurarias na parede? Esta foto pendurava, boa foto.

Obrigado. Já ouvi falar dessa abordagem, mas um dos 2 defeitos que vejo nela ( o estético ) ia-me provocar confusão sempre que olhasse para ela  :D

O defeito técnico, esse sim é uma "rasteira", mas não é nenhuma guerra pessoal, porque em fotografia entrei numa fase em que estou apenas em conflito comigo, o que torna "fotografia" um tema ainda mais interessante. 

Partilhar Post #4 Fotugafia

Fotugafia

• Membro

Publicado 14 Maio 2018 - 06:32

... porque em fotografia entrei numa fase em que estou apenas em conflito comigo, o que torna "fotografia" um tema ainda mais interessante.

Já somos dois

Partilhar Post #5 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 14 Maio 2018 - 07:31

Creio que esse conflito interno é algo que comum a todas as pessoas que gostam de criar fotografia e que transparece por vezes cá para fora por outros meios que não a fotografia.

Uma forma sistemática de começar a resolver esse conflito é assumi-lo como uma entidade própria e colocar-lhe questões honestas e tentar respostas:

“Que raio estou a ver?”

“Fotografei para ver como é que fica”

Abraço.

PS: A perpectiva desta imagem faz-me um bocado de confusão pese e embora técnicamente a perceba.

Editado por nbplopes, 14 Maio 2018 - 07:33 .

Partilhar Post #6 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 14 Maio 2018 - 08:44

Boas Paulo, 

Eu já tinha visto esta foto algures, e lembro-me de ter gostado. 

Gosto da composição fora do baralho, que, na minha opinião, resultou muito bem!

Partilhar Post #7 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 14 Maio 2018 - 08:54

É uma boa foto porque tem as principais características que a dita deve ter: Um objeto apelativo, uma composição cuidada e uma boa luz.

Quanto ao problema técnico nem o consigo identificar e nem me diz muito.

Descobrir uma boa foto depois de feita é fácil, mas, difícil é descubrir ao olhar pelo viewfinder, e ainda mais com olhar desarmado.

Bom regresso!

IT Partilhar Post #8 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 14 Maio 2018 - 20:36

Creio que esse conflito interno é algo que comum a todas as pessoas que gostam de criar fotografia e que transparece por vezes cá para fora por outros meios que não a fotografia.

Uma forma sistemática de começar a resolver esse conflito é assumi-lo como uma entidade própria e colocar-lhe questões honestas e tentar respostas:

“Que raio estou a ver?”

“Fotografei para ver como é que fica”

Abraço.

PS: A perpectiva desta imagem faz-me um bocado de confusão pese e embora técnicamente a perceba.

Obrigado. Sempre segui um pouco essa lógica, mas mesmo assim, algo não batia certo... Eu via algo, mas ou seria preciso um título, ou uma explicação, ou uma audiência especifica, ou condições... e a fotografia começou mesmo a perder um pouco a essência para mim. 

O que mudou desta vez? Talvez por sorte, para responder às pessoas que me perguntavam "Onde foste visto isso?"  bastava-me apontar para o chão e dizer que estavam mesmo a pisar a obra de arte  :D

Afinal não me faltava nada.. apenas perdi-me algures no comum e andava demasiado ocupado com "detalhes". Equipamento, técnica, edição, reconhecimento é "útil", mas "importante" é mesmo a nossa visão e até onde estamos dispostos a ir para a colocar aos olhos dos demais.

Fiz algumas perspectivas, esta tem reunido mais consenso. Escolhi esta do lote, porque aproveita a luz que achei ideal para a minha visão. 

Abraço.   

Boas Paulo, 

Eu já tinha visto esta foto algures, e lembro-me de ter gostado. 

Gosto da composição fora do baralho, que, na minha opinião, resultou muito bem!

Obrigado! Abraço. 

É uma boa foto porque tem as principais características que a dita deve ter: Um objeto apelativo, uma composição cuidada e uma boa luz.

Quanto ao problema técnico nem o consigo identificar e nem me diz muito.

Descobrir uma boa foto depois de feita é fácil, mas, difícil é descubrir ao olhar pelo viewfinder, e ainda mais com olhar desarmado.

Bom regresso!

Obrigado. Em relação ao problema técnico e estético, aproveito e posso já explicar:

41393052174_c8f676d8be_c.jpg

1 - A distorção nesta zona é o problema técnico e corrigi-la ( andei de volta dela ) obrigaria-me a tomar ( ou a piorar ) o que chamo de problema "estético".

2 - Queria ali um cantito "vermelho". Queria a diagonal dos cinzentos "simétrica".  Sim, tenh um pouco de margem de crop , mas mexer ali desalinha o resto. Esta é a minha critica estética.  :D

EDIT: Existe ali um 2 imaginário no círculo lol mas acho que dá para perceber.

Editado por Paulo M. F. Pires, 14 Maio 2018 - 20:37 .

Partilhar Post #9 APedro

APedro

• Membro
  • Registo: 19/07/2015
    • Local: Cascais

Publicado 15 Maio 2018 - 21:56

Nem de propósito, li hoje, no pdf partilhado pelo Rui, uma frase que me agradou muito e que me ficou na memória.

"...assim que souberes o básico, esquece a técnica."

Nem depois de explicares consegui perceber de que problema estavas tu a falar.

Independentemente do problema ser meu ou não, na compreensão desse teu problema "existencial", isso nada tem a ver com a fotografia.

Por estas razões cada vez menos me interessam as questões técnicas, quanto mais ignorante for mais liberdade tenho para o que realmente me interessa na fotografia.

Foi apenas um desabafo.

Quanto à fotografia em si gosto por ser visualmente apelativa. 

Partilhar Post #10 Fotugafia

Fotugafia

• Membro

Publicado 15 Maio 2018 - 23:34

Nem de propósito, li hoje, no pdf partilhado pelo Rui, uma frase que me agradou muito e que me ficou na memória.

"...assim que souberes o básico, esquece a técnica."

Nem depois de explicares consegui perceber de que problema estavas tu a falar.

Independentemente do problema ser meu ou não, na compreensão desse teu problema "existencial", isso nada tem a ver com a fotografia.

Por estas razões cada vez menos me interessam as questões técnicas, quanto mais ignorante for mais liberdade tenho para o que realmente me interessa na fotografia.

Foi apenas um desabafo.

Quanto à fotografia em si gosto por ser visualmente apelativa.

Completamente de acordo, já me passou a obsessão pela perfeição técnica, que geralmente é aborrecida.

Partilhar Post #11 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 16 Maio 2018 - 08:47

Completamente de acordo, já me passou a obsessão pela perfeição técnica, que geralmente é aborrecida.

Técnica e perfeição sim mas com conta peso e medida.

Partilhar Post #12 nbplopes

nbplopes

• Membro
  • Registo: 12/07/2012

Publicado 16 Maio 2018 - 09:11

A técnica sempre foi uma componente importante da arte. Usando o artista que toda a gente conhece ... Leonardo Davinci. Mas há muitos outros, como Rambrant ...

No entanto essa tem uma abrangência muito do que é normalmente reconhecida.

Tudo começa sem técnica. A técnica entra quando se visa uma consistência de múltiplos produtos. Por exemplo, quando se olha para uma boa série de fotografias, para uma história contada, há uma técnica implícita. Pode ainda não se conseguir sistematizar, abstrair, mas tem. É sustentado numa gramática, caso contrário não batia a bota com a perdigota.

Dissociar a técnica da visão do autor, do seu ponto de vista é falacioso.

Eu sei que muitos grandes fotógrafos dizem que sabem pouco de técnica. Mas o que querem dizer é que sabem muito pouco sobre como usar a tecnologia para fazer isto ou aquilo. Que há uma técnica subjacente ao seu trabalho, há, mesmo que não se consiga sistematizar ainda. Caso contrário o seu trabalho não seria consistente.

Agora pode ser é uma técnica extremamente difícil de sistematizar, de abstrair. Por isso é que é se usa o termo arte.

Editado por nbplopes, 16 Maio 2018 - 09:15 .

IT Partilhar Post #13 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
    • Hmmm...

Publicado 16 Maio 2018 - 21:51

Obrigado desde já a todos pela participação. Será mais fácil responder de uma forma mais generalizada aos últimos comentários.

Admito "publicamente" que a assimetria é algo que me assusta em fotografia, e só há bem pouco tempo comecei uma ligeira aproximação e a ceder em uma ou outra fotografia. 

No caso concreto eu tinha um objetivo claro e considero que falhei no resultado final e vejo aqueles "defeitos". Ainda vou ser o primeiro fotografo da era digital, a cortar a própria orelha, para conseguir o o ângulo que pretendo  :D

Fora brincadeiras, talvez esteja mais alinhado com aqueles em que a "técnica", não se resume apenas à tecnologia/parâmetros/edição, mas a tudo no geral. Em curto modo tenho que saber "técnica" par afazer bem.. e fazer mal.

Estando "curto" de tempo, e para evitar "inundar" as galerias na mesma temática, aqui que ninguém nos houve, as próximas duas que vão "sair" estou nesta dinâmica.

Mas não se preocupem que ainda tenho muitos dilemas e dramas para publicar nos proximos tempos.  :D