Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Canon EOS 750 D Nitidez nos detalhes.

• Por favor inicie sessão para responder
8 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 joaomdo

joaomdo

• Novo Membro
  • Registo: 07/05/2018
    • Local: Lisboa

Publicado 07 Maio 2018 - 23:25

Esta é a minha primeira vez neste forum. Parece-me ser o local indicado para colocar estas questões.

Tenho uma Canon 750 D com lente 18-25mm da mesma marca, que estou a utilizar para um trabalho muito específico onde a nitidez dos detalhes é muito importante. Pretendo obter uma grande resolução mesmo quando faço zooms muito grandes à fotografia tirada.

Talvez porque não esteja a utilizar da melhor forma a máquina, ou porque se trata de uma exigencia muito grande na nitidez dos detalhes quando ampliados, deparo-me com dificuldade em obter a grande nitidez que pretendo.

Não sou de modo algum entendido em fotografia e utilizo normalmente o modo automático.

Gostaria de saber que modelos de máquina fotográfica ou objectiva poderiam dar um resultado consideravelmente melhor neste aspecto específico. Opiniões e conselhos serão bem vindos.

Obrigado desde já a todos 

Anúncios

Partilhar Post #2 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 08 Maio 2018 - 05:18

Começa por dizer que tipo de trabalho específico é esse.

Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 08 Maio 2018 - 08:17

Se não sabes como fazer, contrata quem sabe ou então aprende primeiro, antes de ires comprar mais material sem valer a pena.

Partilhar Post #4 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro
  • Registo: 29/06/2017
    • Local: Valongo

Publicado 08 Maio 2018 - 11:24

Não sou de modo algum entendido em fotografia e utilizo normalmente o modo automático.

Acho que é este "problema" que deves de começar por resolver, antes de gastares dinheiro em equipamento. O equipamento que tens, provavelmente até é suficiente!

IT Partilhar Post #5 joaomdo

joaomdo

• Novo Membro
  • Registo: 07/05/2018

Publicado 08 Maio 2018 - 13:44

Começa por dizer que tipo de trabalho específico é esse.

O trabalho é muito específico. Fotografar árvores para um banco de dados em que preciso de qualidade e resolução boa mesmo quando se faz zoom. Como devem imaginar, para conseguir enquadrar uma árvore tendo de estar um pouco afastado desta, e depois o zoom para se ver cada folha e detalhe começa facilmente a aparecer não só pixelizado como por vezes com pouca definição dos limites. 

Partilhar Post #6 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 08 Maio 2018 - 14:08

O trabalho é muito específico. Fotografar árvores para um banco de dados em que preciso de qualidade e resolução boa mesmo quando se faz zoom. Como devem imaginar, para conseguir enquadrar uma árvore tendo de estar um pouco afastado desta, e depois o zoom para se ver cada folha e detalhe começa facilmente a aparecer não só pixelizado como por vezes com pouca definição dos limites.

Em relação á definição podes sempre tentar perceber qual é a abertura nessa lente que mais qualidade de dá e fotografar “por aí”, podes escolher dias sem vento(cálculo que seja ao ar livre) o que ajuda imenso mesmo com velocidades rápidas, e usar tripé.
Em relação á resolução/pixelizaçao não há milagres(24 mpix são 24 mpix) é muito, até mesmo demasiado para a esmagadora maioria das situações, mas não chega para o que pretendes... O que tu podes fazer, sendo a resolução extrema o teu objectivo, é fazer várias fotos e juntar tudo numa única foto composta(tipo panorâmica mas nos dois eixos)..... conjugando claro com as “técnicas” em cima para unir a melhor resolução á melhor definição possível.
Tens material suficiente para fazer o serviço, o que não quer dizer que haja melhor como é óbvio.... depende do que te pagarem...

Abraço

Partilhar Post #7 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 08 Maio 2018 - 14:35

Tens de usar modo M e isso implica escolher a abertura, a velocidade e o ISO.

Normalmente com lentes zoom é com aberturas entre f8 e f11 é onde se obtém os melhores níveis de definição. E será o suficiente para teres em foco toda a árvore (normalmente....).

Velocidades: convém usar uma velocidade que não cause arrastamento, o que provoca perda de definição. Isto significa usar velocidades sufientemente altas. Se não tiver vento mesmo nenhum 1/20 s pode ser suficiente. Se tiver mais vento será melhor tipo 1/400s. Se tiver muito vento, tira a foto noutra altura.

O ISO escolhes em função da luz presente no local. Se tiver muito sol, ISO 100. Nublado, ISO400. Se tiver mais escuro, aumenta o ISO. Aprende a usar o fotómetro, lê o manual da câmara, de uma ponta à outra.

Agora se tirares uma fotos à arvore no seu todo, e queres ver o pormenor de cada folha, está a ter uma expectativa irrealista. A não ser que gastes uma pipa de massa em câmaras de médio formato com 100 mpx.

Podes fazer uma foto composta por várias fotos para teres mais megapixels, sim. mas se tiver vento é para esquecer...

Editado por Azathoth, 08 Maio 2018 - 14:42 .

Partilhar Post #8 mt54

mt54

• Membro
  • Registo: 07/05/2015

Publicado 09 Maio 2018 - 14:22

Como já foi dito, talvez estejas a ter expectativas irrealistas. Há um limite para aquilo que é possível com os meios que normalmente temos ao nosso alcance. Só para lembrar um exemplo que certamente conheces (e bem sei que é mais "extremo") quando fazes zoom numa imagem do Google Earth o que vês é uma sucessão de imagens, não a mesma ampliada indefinidamente.
Confesso que não sei que software usam para "montar" essas sequências, nem se é razoável pensar numa solução desse tipo.
Em alternativa, talvez possas montar a tua base de dados com mais do que uma foto por cada árvore, obviamente com diferentes níveis de aproximação.

Cumprimentos

Partilhar Post #9 RDS

RDS

• Membro
  • Registo: 13/01/2013

Publicado 15 Maio 2018 - 21:20

Como já foi dito, antes de mais sair do automático.

Parece-me que o que queres é uma fotografia com uma elevada resolução. Com uma máquina desse género (e como são a maioria) vais ter dificuldade. Vê esta técnica para ultrapassares esse problema:

https://www.outdoorp...the-giga-scape/

No fundo não é mais do que fazer várias fotos numa distância focal mais de teleobjectiva e depois junta-las todas! Fácil....

Vê este: https://petapixel.co...l-redwood-tree/