Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

RAW para TIFF (?)

• Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Lisboa

Publicado 12 Abril 2018 - 10:24

Boas, 

Uma pequena ajuda:

Com as condições de hardware / software actuais, não consigo trabalhar os RAWs da minha 5D Mk III.

Nem o meu Lightroom (versão 3 e qq coisa) nem o meu portátil (que não aguenta novas versões do LR - 16 bits vs 32 bits ou coisa que o valha) me permitem, neste momento processar os raws conforme saem da máquina.

Mais para a frente irei aquirir um computador novo, em principio desktop, mas no entretanto questiono se posso usar um qualquer conversor Raw / Tiff e trabalhar os ficheiros Tiff no LR?

Existe alguma perda de informação num ficheiro Tiff após ser convertido de um Raw?

Obrigado desde já.

Anúncios

Partilhar Post #2 Fotugafia

Fotugafia

• Membro
  • Registo: 01/10/2017
    • Local: Porto

Publicado 12 Abril 2018 - 10:30

Boas,

Uma pequena ajuda:

Com as condições de hardware / software actuais, não consigo trabalhar os RAWs da minha 5D Mk III.

Nem o meu Lightroom (versão 3 e qq coisa) nem o meu portátil (que não aguenta novas versões do LR - 16 bits vs 32 bits ou coisa que o valha) me permitem, neste momento processar os raws conforme saem da máquina.

Mais para a frente irei aquirir um computador novo, em principio desktop, mas no entretanto questiono se posso usar um qualquer conversor Raw / Tiff e trabalhar os ficheiros Tiff no LR?

Existe alguma perda de informação num ficheiro Tiff após ser convertido de um Raw?

Obrigado desde já.

Porque não usas algo como o Rawtherapee para revelar os RAW?

Enviado do meu VTR-L29 através do Tapatalk

Partilhar Post #3 MaXiM

MaXiM

• Membro
  • Registo: 11/12/2006
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 12 Abril 2018 - 11:07

Paulo

penso que trabalhar tiffs é muito pior que trabalhar em raw, porque nao convertes os Raws em dng?

Assim nao perdes nenhuma informação do RAW e tanto o Photoshop/lightroom e o capture one (e provalvemente outros) reconhecem os DNG's

https://supportdownl....jsp?ftpID=6321

Abraço

Editado por MaXiM, 12 Abril 2018 - 11:09 .

IT Partilhar Post #4 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro

Publicado 12 Abril 2018 - 12:25

Porque não usas algo como o Rawtherapee para revelar os RAW?

Enviado do meu VTR-L29 através do Tapatalk

Não conhecia. Vou espreitar  :)

Thanks

IT Partilhar Post #5 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro

Publicado 12 Abril 2018 - 12:26

Paulo

penso que trabalhar tiffs é muito pior que trabalhar em raw, porque nao convertes os Raws em dng?

Assim nao perdes nenhuma informação do RAW e tanto o Photoshop/lightroom e o capture one (e provalvemente outros) reconhecem os DNG's

https://supportdownl....jsp?ftpID=6321

Abraço

Obrigado pela dica Paulo. Se calhar é mesmo por aí. Quando chegar a casa já me debruço sobre o assunto.

Thanks  :th_up:

Partilhar Post #6 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007

Publicado 12 Abril 2018 - 16:50

Boas, 

Uma pequena ajuda:

Obrigado desde já.

O melhor será usares o DPP da Canon para converteres para Tiff. E com as novas funcionalidades no DPP 4, provavelmente muitas até passas logo para jpeg.

Partilhar Post #7 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 13 Abril 2018 - 00:08

a Canon não fornece um editor de RAW decente? 

Eu não quero outra coisa que o CaptureNX-D fornecido pela Nikon (agora é gratuito, mas já foi bem caro)

acho-o de longe bem melhor que o Adobe Camera Raw .

Partilhar Post #8 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007

Publicado 13 Abril 2018 - 09:18

a Canon não fornece um editor de RAW decente?

É o DPP que referi atrás.

Partilhar Post #9 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 13 Abril 2018 - 13:11

É o DPP que referi atrás.

Se  DPP for ao nivel do CaptureNX-D (porque a nikon também o muito básico ViewNX-i)

então é usá-lo.

Ninguém sabe melhor que a Nikon ou a Canon o que está debaixo do capot das maquinas que constroem e os algoritmos / software que processam as imagens na camra.

IT Partilhar Post #10 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro

Publicado 13 Abril 2018 - 13:24

Epá, nem me lembrei do software que acompanha a máquina  :mellow:

A ver se hoje trato disso.

Voltando ao dia de ontem e às sugestões do Fotugafia e do MaXim, instalei o Rawtherapee mas confesso que não lhe dediquei muito tempo. Relativamente ao conversor RAW -> DNG, fiz o download como o Paulo sugeriu mas, estranhamente, o programa continua a não encontrar os Raws nas respectivas pastas  :pout: 

A ver se me safo com o DPP. Depois deixo aqui feedback.

Obrigado a todos pela ajuda  :th_up: 

IT Partilhar Post #11 PauloOliveira

PauloOliveira

• Membro

Publicado 14 Abril 2018 - 18:29

Assunto resolvido!  :)  :)  :)

Foi mesmo com o DPP. Fui vasculhar à caixa da máquina e o CD não estava lá. Como comprei a máquina usada nem me lembro se vinha na caixa ou se o "guardei" em algum lado. Bastou fazer o download directamente do site da Canon e assunto resolvido. A única coisa que pedem para poder fazer o download é o S/N da máquina.

Com os meus constrangimentos actuais de hardware que não me permite usar um LR mais actual, vou desenrascando a coisa assim.

Obrigado a todos pelas dicas  :th_up: