Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Salamandra-Lusitânica

• Por favor inicie sessão para responder
22 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro
  • Registo: 29/06/2017
    • Local: Valongo

Publicado 11 Abril 2018 - 20:30

Salamandra-Lusitânica (Chioglossa Lusitanica)

Valongo

05/04/2.018

26411322147_3c6635030f_o.jpg

Valongo Anfíbios (16)-2 by Paulo Domingues, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro
  • Registo: 29/12/2014

Publicado 11 Abril 2018 - 21:37

Epa...conseguiste a lusitana?!

Eu ainda não me dediquei a procurar essa, mas tantas vezes ando nos locais delas que agora olhando para a tua "sorte", digo: Não tenho sorte nenhuma!! :huh:

Onde a encontraste, na serra da Santa Justa? (há lá muitas)

Partilhar Post #3 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 11 Abril 2018 - 21:43

Porreiro pá. Esta ainda me falta na colecção.

Partilhar Post #4 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro

Publicado 11 Abril 2018 - 21:45

Quanto dás por uma? :D  :P

Partilhar Post #5 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 11 Abril 2018 - 21:55

Quanto dás por uma? :D  :P

Um café. :)

Partilhar Post #6 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 11 Abril 2018 - 23:43

decadas que não vejo uma salamandra.. e não estou no gozo.

e quando era puto havia tantas.

Partilhar Post #7 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 11 Abril 2018 - 23:48

Já agora,, se não sabiam (ah ah ... não sabiam) O Ernestino Maravalhas lançou há ouco mais de 15 dias o livro

Anfibios e Repteis de Portugal

AnfibiosRepteisPortugal_500x500-500x500.

eu tenho os anteriores dele.. o das libelinhas e o das borboletas...

custam 18 euros mas valem 5 x mais .. não há identificação de libelinha ou borboleta que me escape ...

além disso são muito uteis por toda a informação associada e sobretudo os mapas de cada espécie .. one aparecem, quando aparece, quando desaparecem etc...

são 18 euros muito bem gastos para quem se interessa por estas coisas .

Além de que ele é um tipo impecável ...

Partilhar Post #8 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 11 Abril 2018 - 23:54

AnfibiosRepteisPortugal2_500x500-500x500

os mapas de cada espécie são muito uteis... ficas a saber o que caracteriza a espécie, o que a distingue das outras, onde aparece, em que meses aparecem etc...

faço ideia do trabalho destes malucos só para correrem o país de lés a lés para obter fotos originais de TODAS as espécies ... quanto mais coligir documentação, registar observações etc.. o preço dos livros é irrisório comparado com o trabalho que são...

Partilhar Post #9 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro

Publicado 12 Abril 2018 - 17:28

Um café. :)

Um café...hummm...temos que ver isso. B)

IT Partilhar Post #10 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro

Publicado 12 Abril 2018 - 17:38

Epa...conseguiste a lusitana?!

Eu ainda não me dediquei a procurar essa, mas tantas vezes ando nos locais delas que agora olhando para a tua "sorte", digo: Não tenho sorte nenhuma!! :huh:

Onde a encontraste, na serra da Santa Justa? (há lá muitas)

Sim, foi na serra, aqui mesmo ao lado de casa!  ;)

Mas, foi só meia sorte. Fui dar aqui uma volta nocturna a pensar em sapos e pintas amarelas, não vi nem um único bicho. Depois encontrei esta, quando já nem fazia conta de encontrar nada, mas foi num local onde já tinha andado especificamente à procura dela!

Se quiserem combinar (e mais alguém que queira) eu posso-vos levar ao local onde encontrei esta. E, a mais um o dois locais onde supostamente elas existem. Mas, nisto dos bichos, como sabem melhor que eu, nada é garantido, muito menos numa espécie classificada como protegida e ameaçada!

Partilhar Post #11 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro

Publicado 12 Abril 2018 - 17:41

A salamandra é uma das espécies protegidas das serras de Valongo.

Um artigo interessante para quem quiser saber mais sobre as serras de Valongo -> http://naturlink.pt/...=1&viewall=true

IT Partilhar Post #12 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro

Publicado 12 Abril 2018 - 17:48

Já agora,, se não sabiam (ah ah ... não sabiam) O Ernestino Maravalhas lançou há ouco mais de 15 dias o livro

Anfibios e Repteis de Portugal

http://www.naturfun.pt/image/cache/data/...

eu tenho os anteriores dele.. o das libelinhas e o das borboletas...

custam 18 euros mas valem 5 x mais .. não há identificação de libelinha ou borboleta que me escape ...

além disso são muito uteis por toda a informação associada e sobretudo os mapas de cada espécie .. one aparecem, quando aparece, quando desaparecem etc...

são 18 euros muito bem gastos para quem se interessa por estas coisas .

Além de que ele é um tipo impecável ...

Eu tenho aqui o meu há mais de um mês!  ;)  :lol:  :lol: Comprei a 10 de Março, na apresentação em Gaia.

Tive para comprar os outros, mas como eram só sobre uma classe de insectos cada um, acabei por não comprar. Andei a procurar outros "genéricos" sobre insectos, mas o pouco que vi e me pareceu interessante, não era em português nem sobre Portugal (eram genéricos para toda a Europa) e custavam sempre acima dos 60 €. Há algum que recomendes especialmente? Ou os melhores são mesmo os do Maravalhas? E, as outras classes?

Pequena correcção, os livros dele agora subiram para 20 € (pelo menos era assim que estavam na apresentação e foi o preço que o vi continuar a publicar).

Partilhar Post #13 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 12 Abril 2018 - 20:47

Eu tenho aqui o meu há mais de um mês!  ;)  :lol:  :lol: Comprei a 10 de Março, na apresentação em Gaia.

Tive para comprar os outros, mas como eram só sobre uma classe de insectos cada um, acabei por não comprar. Andei a procurar outros "genéricos" sobre insectos, mas o pouco que vi e me pareceu interessante, não era em português nem sobre Portugal (eram genéricos para toda a Europa) e custavam sempre acima dos 60 €. Há algum que recomendes especialmente? Ou os melhores são mesmo os do Maravalhas? E, as outras classes?

Pequena correcção, os livros dele agora subiram para 20 € (pelo menos era assim que estavam na apresentação e foi o preço que o vi continuar a publicar).

eu comprei em pack   :) ficaram a 18 ...

Há muita informação na net .. Picaretando bem, faz-se uma lista de links uteis.

Os ingleses tem muito livro ... eles têm "Watching Societies ... " para tudo e mais alguma coisa, mas são caros e dedicados às Ilhas britânicas.

Nós temos a sorte de ser um território relativamente pequeno ... portanto temos poucas espécies dentro de cada género de insectos e a identificação fica bastante mais fácil. As moscas é que são lixadas de identificar, porque as variedades são muitas e são muito parecidas, mas no macrofotografia portugal andam por lá uns dois ou três entomólogos que são muito prestáveis nas identificações (creio mesmo que um deles é mesmo especializado em moscas).

Editado por Camara Lenta, 12 Abril 2018 - 20:48 .

Partilhar Post #14 darkwhisper

darkwhisper

• Membro
  • Registo: 13/09/2012
    • Local: Braga

Publicado 13 Abril 2018 - 15:41

As salamandras com manchas amarelas como é que se chamam? Uma vez vi uma no meu jardim, mas fez-me um bocado de impressão...

IT Partilhar Post #15 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro

Publicado 13 Abril 2018 - 16:02

Obrigado Camara Lenta!

darkwhisper, são as Salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra)

Partilhar Post #16 darkwhisper

darkwhisper

• Membro
  • Registo: 13/09/2012
    • Local: Braga

Publicado 13 Abril 2018 - 16:57

Obrigada, Paulo! :)

Partilhar Post #17 Oliveiravlg

Oliveiravlg

• Membro

Publicado 13 Abril 2018 - 17:12

As salamandras com manchas amarelas como é que se chamam? Uma vez vi uma no meu jardim, mas fez-me um bocado de impressão...

Não há que ter qualquer impressão, são idênticas a Rãs. Não mordem, não fazer qualquer mal! :)

Partilhar Post #18 unollar

unollar

• Novo Membro
  • Registo: 01/07/2018
    • Local: Alemanha

Publicado 14 Julho 2018 - 12:46

Obrigado Camara Lenta!

darkwhisper, são as Salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra)

Também são muito conhecidas por Salamandras de Fogo (Fire Salamandras - https://en.wikipedia...re_salamander).

Onde resido na Alemanha há uma época do ano (época de reprodução) em que estradas florestais são sujeitas a restrições de velocidade para não atropelar os bichos na altura de migração. Já tive a sorte de me deparar com uns poucos mas ainda não me dedicava à fotografia na altura (e não havia telemóveis com cams) :(

Não há que ter qualquer impressão, são idênticas a Rãs. Não mordem, não fazer qualquer mal! :)

Sim e não... Não mordem, mas não devem ser tocadas. A pele segrega uma toxina que pode causar umas coisinhas más dependendo da quantidade (é daí que vem o nome até julgo eu).

De qualquer das formas permitem a aproximação e podem e devem ser observadas de perto :)

Partilhar Post #19 unollar

unollar

• Novo Membro
  • Registo: 01/07/2018
    • Local: Alemanha

Publicado 14 Julho 2018 - 12:49

*On-Topic*

Paulo, como trabalhaste a luz nessa foto? Levaste Flash exterior?

Já agora parabéns pela pág do Flickr... Não fazia ideia de que em Santo Tirso havia tanta variedade na Serra.

Como eu sempre que olho para lá só vejo Eucalipto nunca pensei que fosse haver Trepadeiras :D

IT Partilhar Post #20 Paulo Domingues

Paulo Domingues

• Membro

Publicado 14 Julho 2018 - 18:55

Obrigado!

A luz é 100% flash, era de noite. Flash fora da câmara.

Em relação à toxicidade das salamandras, as Lusitânicas não têm. E, as Pintas amarelas que se chamam assim devido às pintas (e riscas, cada uma tem uma combinação única) e também se chamam do fogo porque quando colocavam lenha nas fogueiras elas saiam do fogo. Obviamente porque estavam na lenha e não por razão sobrenaturais como lhe atribuíam. A toxicidade é mínima e só dá uma irritação se se tocar nos olhos, boca ou nariz. Directamente com o animal ou com as mão logo a seguir à manipulação. Claro, pode haver quem tenha alergias.

Ah, deverias querer dizer "acasalamento" e não "migração".

Editado por Paulo Domingues, 14 Julho 2018 - 18:58 .