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Foto

Compressão de prespectiva.


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35 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 FotoKhan

FotoKhan

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Publicado 11 Abril 2018 - 15:09

A utilização de tele-objectivas de forma a obter compressão de perspectiva é uma poderosa ferramenta de composição.

 

É uma pena a técnica ser tão pouco usada, por exemplo, em paisagem com a maioria dos fotógrafos a admitir como única opção "canónica" as 21, 24 ou 35mm (eq. FF).

 

Carreguem no "link" para o vídeo e vejam como o levar da abordagem a extremos pode conduzir a resultados de rara beleza.

 

https://www.canonwat...-magic-lantern/

 

FK


Editado por FotoKhan, 11 Abril 2018 - 15:11 .



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Partilhar Post #2 nbplopes

nbplopes

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Publicado 11 Abril 2018 - 16:49

Eu usei 73mm nas ferias :)

Na rua, o Saul Leiter é conhecido por ter usado até 150mm.

Note-se no entanto que quanto maior for a distância focal mais dificil é obter uma boa composição com elementos múltiplos. Nomeadamente porque a compressão de planos torna mais difícil obter uma ideia de profundidade (3D). Mas quando bem usado, aproxima-se bastante do “efeito pintura”.

Editado por nbplopes, 11 Abril 2018 - 16:53 .



Partilhar Post #3 zyThuM

zyThuM

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Publicado 11 Abril 2018 - 18:00

Muito bom, o video é muito bom. Obrigado pela partilha. De facto só tenho andado com a 35mm, mas depois de ver um video desta categoria dá vontade de voltar a meter a 45mm (90mm em m43) e 75mm (150mm em m43) na bolsa.




IT Partilhar Post #4 FotoKhan

FotoKhan

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Publicado 11 Abril 2018 - 18:03

Eu usei 73mm nas ferias :)

 

Boa! :th_up:

 

FK




IT Partilhar Post #5 FotoKhan

FotoKhan

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Publicado 11 Abril 2018 - 18:05

Muito bom, o video é muito bom. Obrigado pela partilha. De facto só tenho andado com a 35mm, mas depois de ver um video desta categoria dá vontade de voltar a meter a 45mm (90mm em m43) e 75mm (150mm em m43) na bolsa.

 

O vídeo para que "linkei" é um exemplo extremo.

 

Podem ser obtidos excelentes resultados com 150, 200, 300, 500mm...

 

Este fotógrafo, que aprecio, sabe usar bem a compressão de perspectiva em paisagem:

 

http://www.hanskruse....com/Landscapes

 

FK




Partilhar Post #6 _jn_

_jn_

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Publicado 12 Abril 2018 - 08:25

O vídeo para que "linkei" é um exemplo extremo.

 

Podem ser obtidos excelentes resultados com 150, 200, 300, 500mm...

 

Este fotógrafo, que aprecio, sabe usar bem a compressão de perspectiva em paisagem:

 

http://www.hanskruse....com/Landscapes

 

FK

 

Muito bom! De vez em quando é bom ter conhecimento do que existe fora da caixa que nos limita.

 

Obrigado, FK.




Partilhar Post #7 Fotugafia

Fotugafia

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Publicado 12 Abril 2018 - 08:51

O vídeo para que "linkei" é um exemplo extremo.

 

Podem ser obtidos excelentes resultados com 150, 200, 300, 500mm...

 

Este fotógrafo, que aprecio, sabe usar bem a compressão de perspectiva em paisagem:

 

http://www.hanskruse....com/Landscapes

 

FK

 

Obrigado pela partilha.

 

Por acaso tenho andado a dar uso ao 75-300 na Oly, que equivale a 150-600.

 

Um exemplo a 100mm (200mm eq.)

 

39783961021_cc288a7e19_o.jpg


Editado por Fotugafia, 12 Abril 2018 - 08:54 .



Partilhar Post #8 nbplopes

nbplopes

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Publicado 12 Abril 2018 - 10:03

Este fotógrafo, que aprecio, sabe usar bem a compressão de perspectiva em paisagem:

http://www.hanskruse....com/Landscapes

FK


Pessoalmente na generalidade não aprecío as sua composições, apesar de considerar que têm um óptimo aspecto. Dito isto, a não ser que a máquina dele tenha uma gama dinâmica do catano, que também deve ter, a técnica HDR dele é sem espinhas. Gostava de saber essa técnica a este nível, mas é uma questão de prioridades.

Mas creio que em algumas até substituí o céu ou o chão. Por exemplo, não percebo em algumas como consegue fotografar o mar arrastado (longa exposição) e ter nuvens muito pouco arrastadas em comparação.

Um tipo que considero ser porventura um dos fotógrafos mais completos de todos os tempos, o Ernest Haas, fotografava com tudo o que era distância focal, de rua a paisagem passando por flores. As composições dele são para mim "Mind Blowing/Bending" mesmo com tecnogia bem menos sofisticada.

http://ernst-haas.com/color-creation/

http://ernst-haas.co...color-creation/

Offtopic:

Com ele aprendi que a a boa fotografia nem é realidade nem é uma fantasia, é sim uma boa abstracção de um acontecimento.

Abstraction: "the quality of dealing with ideas rather than events.

Abstraction: "Abstraction in its main sense is a conceptual process where general rules and concepts are derived from the usage and classification of specific examples, literal ("real" or "concrete") signifiers, first principles, or other methods."

Abstraction: "Abstraction can be seen as a compression process,[4] mapping multiple different pieces of constituent data to a single piece of abstract data;[5] based on similarities in the constituent data, for example, many different physical cats map to the abstraction "CAT".

Uma coisa é certa, há muitas formas extraordinárias de ver e de comprimir o que se observa (abstrair), e nesse sentido uma distância focal é apenas isso, uma distância focal entre muitas outras possíveis. Não uma técnica. Mesmo que fosse determinaria coisa alguma em termos qualitativos para lá de uma eventual estranheza/surpresa inicial para quem não está habituado.

https://www.goodread...1348497.Tuscany

Editado por nbplopes, 12 Abril 2018 - 16:20 .



Partilhar Post #9 pdro

pdro

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Publicado 12 Abril 2018 - 14:07

 

 

Mas creio que em algumas até substituí o céu ou o chão. Por exemplo, não percebo em algumas como consegue fotografar o mar arrastado (longa exposição) e ter nuvens muito pouco arrastadas em comparação.

 

assim sem vendo a fotografia e apenas lendo, diria ou que faz a substituição como sugeres ou então a velocidade do vento seria mesmo bastante baixa..... ou praticamente nula?




Partilhar Post #10 nbplopes

nbplopes

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Publicado 12 Abril 2018 - 14:36

assim sem vendo a fotografia e apenas lendo, diria ou que faz a substituição como sugeres ou então a velocidade do vento seria mesmo bastante baixa..... ou praticamente nula?


Sim. É outra hipótese. Mas em quase todas que fiquei com essa impressão (pese embora poucas) via-se a linha do horizonte na totalidade e era direitinho o que facilita este tipo de operações. No entanto esta hipótese que indicas é sempre uma possibilidade.

Editado por nbplopes, 13 Abril 2018 - 12:35 .



Partilhar Post #11 Azathoth

Azathoth

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Publicado 12 Abril 2018 - 20:57

A utilização de tele-objectivas de forma a obter compressão de perspectiva é uma poderosa ferramenta de composição.

 

É uma pena a técnica ser tão pouco usada, por exemplo, em paisagem com a maioria dos fotógrafos a admitir como única opção "canónica" as 21, 24 ou 35mm (eq. FF).

 

Carreguem no "link" para o vídeo e vejam como o levar da abordagem a extremos pode conduzir a resultados de rara beleza.

 

https://www.canonwat...-magic-lantern/

 

FK

 

 

Isso deveria ser mostrado a quem continua com a lenga-lenga do fazer zoom com os pés....




Partilhar Post #12 nbplopes

nbplopes

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Publicado 12 Abril 2018 - 21:01

Isso deveria ser mostrado a quem continua com a lenga-lenga do fazer zoom com os pés....


Mas existem teles prime :) Tudo assima de 50mm já é uma tele.

Editado por nbplopes, 12 Abril 2018 - 21:01 .



Partilhar Post #13 fapcp

fapcp

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Publicado 12 Abril 2018 - 21:07

Isso deveria ser mostrado a quem continua com a lenga-lenga do fazer zoom com os pés....

 

Sem dúvida!!

 

Ao grupo dos que fazem zoom com os pés e também aos que acham que se tiverem um sensor com incontáveis megapixeis podem fotografar de forma displicente com qualquer lente mais ou menos grande angular e depois "cropam"...




IT Partilhar Post #14 FotoKhan

FotoKhan

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Publicado 13 Abril 2018 - 14:14

Isso deveria ser mostrado a quem continua com a lenga-lenga do fazer zoom com os pés....

 

Sim, Ricardo.

 

....mas a questão é mais abrangente ainda.

 

Não conheço afirmação que mais imediatamente desqualifique alguém como apreciador de fotografia/cinema/vídeo do que essa.

 

Não saber que, ao dar um passo que seja, se muda de imediato a perspectiva é um péssimo cartão de visita para qualquer outra coisa que se queira discutir nesta área. ;)

 

FK




Partilhar Post #15 nbplopes

nbplopes

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Publicado 14 Abril 2018 - 00:07

Sim, Ricardo.

....mas a questão é mais abrangente ainda.

Não conheço afirmação que mais imediatamente desqualifique alguém como apreciador de fotografia/cinema/vídeo do que essa.

Não saber que, ao dar um passo que seja, se muda de imediato a perspectiva é um péssimo cartão de visita para qualquer outra coisa que se queira discutir nesta área. ;)

FK

O mesmo se pode dizer de quem usa zoom para poupar-se em dar passos. Ou que não sabe a diferença de uma tele de uma objectiva com capacidades zoom.

É precisamente como dizes. Cada uma das opções tem uma abrangência muito maior do que aparenta ter

Outra: “Prefiro usar Zoom porque com as primes sentia que era obrigado a invadir o espaço privado do fotografado na rua. Com zoom posso fotografar de longe, as pessoas nem notam” Esquecendo-se que com Zoom está nesse sentido a fazer muito pior.

Editado por nbplopes, 14 Abril 2018 - 00:31 .



IT Partilhar Post #16 FotoKhan

FotoKhan

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Publicado 14 Abril 2018 - 05:49

O mesmo se pode dizer de quem usa zoom para poupar-se em dar passos.

 

Não há "poupar-se".

 

Dando passos muda-se perspectiva.

 

Mudando a perspectiva está-se a fazer "outra" foto.

 

FK


Editado por FotoKhan, 14 Abril 2018 - 05:50 .



Partilhar Post #17 nbplopes

nbplopes

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Publicado 14 Abril 2018 - 08:54

Não há "poupar-se".

Dando passos muda-se perspectiva.

Mudando a perspectiva está-se a fazer "outra" foto.

FK

Pois não há. Daí poder-se dizer o mesmo quem pensa assim. Ninguém faz zoom com os pes. A pessoa que o disse inicialmente estava a ser irónico, representava mais uma atitude do que uma técnica de zoom.

Dito de outra forma. Quem prefere primes não creio ter este raciocínio falacioso como base. Antes pelo contrário. Fazer zoom não é estar mais próximo, não é ter uma perspectiva mais próxima.

É preciso também ter em atenção que quando se faz zoom a representação da relação espacial entre os objectos muda. Ou seja, perspectiva também muda devido á compressão dos planos. Dessa compressão resulta uma perspectiva.

Sendo rigoroso o título descreve mal o fenómeno! Não existe compressão da perspectiva mas compressão dos planos.

O que me parece ser o foco do artigo. Dando exemplo de como usar isso para se elaborar uma estética. Assim como outro exemplo que dei do Saul Leiter.

Não é preciso dar passos para mudar de perspectiva. Mas também é preciso dar passos para se ter uma perspectiva mais próxima. Se não for possível hoje pode usar-se drones. O zoom não substitui isso.

Isto aprecie-se fotografia, cinema ou vídeo.

Um fotógrafo aqui no fórum que usava isso era o JPP na rua. Infelizmente já ca não aparece.

Editado por nbplopes, 14 Abril 2018 - 12:22 .



IT Partilhar Post #18 FotoKhan

FotoKhan

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Publicado 14 Abril 2018 - 16:45

É preciso também ter em atenção que quando se faz zoom a representação da relação espacial entre os objectos muda. Ou seja, perspectiva também muda devido á compressão dos planos. Dessa compressão resulta uma perspectiva.


Não.

"Perspectiva", em óptica e fotografia, é a relação entre um ponto de observação e o objecto observado. Ponto.

Se não for mudada a posição de um ou de outro, a perspectiva mantém-se, independentemente da focal utilizada.

Se der dois passos à esquerda ou à direita, à frente ou atrás, muda a perspectiva.

Complementarmente, se mudar a posição do objecto observado, em qualquer direção, seja em que mensurável unidade for, a perspectiva muda também.

 

Assim sendo, se "usar os pés" trocando um "zoom" por uma "prime", e avançar ou recuar para obter uma equivalência composicional de formas no enquadramento que obteria com o "zoom" (...se o conseguir...), muda a perspectiva ou seja, no que diz respeito a esta, está a tirar outra foto (...claro está, pode sempre manter as posições relativas e mudar para outra focal "prime", mas não é disso que se fala quando se invoca o "usar os pés"...).
 

Sendo rigoroso o título descreve mal o fenómeno! Não existe compressão da perspectiva mas compressão dos planos.


O título é rigoroso e descreve perfeitamente o efeito óptico (...porque as prespectivas foram aquelas e não outras...)

Está a confundir "perspectiva" com "composição", no que toca à redução de um espaço tri-dimensional a uma representção bi-dimensionnal.

 

Naquele vídeo, se tivessem usado 21, 35 ou 50mm em vez dos 2-mil-e-tal mm, filmando do mesmo ponto exacto os mesmos objectos sem que eles mudassem de posição, a perspectiva seria exactamente a mesma.

(...Claro está, a composição seria radicalmente diferente....)

FK

 

(...Suponho nem valer a pena tocar noutra inconformidade da sugestão "usar os pés", uma inconformidade que normalmente vêm de falta de experiência "hands on" por parte de quem tanto gosta da expressão : A de que, muitas vezes, é simplesmente fisicamente impossível avançar ou recuar a partir do ponto inicial de observação.)


Editado por FotoKhan, 14 Abril 2018 - 16:48 .



Partilhar Post #19 nbplopes

nbplopes

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Publicado 14 Abril 2018 - 21:43

"Se der dois passos à esquerda ou à direita, à frente ou atrás, muda a perspectiva."

 

Sim.

 

Pese embora saiba um bocadinho de óptica dos meu tempos de estudante, tive que gramar um pouco com Euclides e outros, eu aprendi que em fotografia é definida a dois níveis. 1) Perspectiva refere-se há relação dos objectos numa imagem no espaço (perspectiva linear). Numa imagem objectos no primeiro plano vão parecer maiores que objectos de igual dimensão nos planos mais afastados. 2) Posicionamento da câmera em relação aos objectos a fotografar altera a perspectiva (distância e angulo).

 

Pese embora usando a definição óptica alterando-se a distância focal não altera a perspectiva, em fotografia por um 1) esta é alterada. 

 

Exemplo: Imagina duas linha que convergem num ponto que não consegues definir, ou ver se quer, algo usado em algumas composições. Se fizeres zoom com uma lente zoom, podes vir a verificar que esse ponto afinal é uma parede de tijolos, e vai te parecer muito maior porque os elementos usas-te na primeira observação já não estão lá para te dar uma noção de objecto mais pequeno ou inexistente. Na perspectiva linear, a mais comum para se criarem imagens, diria-se que os pontos de convergência mudaram com o zoom. Não é a composição que muda apenas, é perspectiva do objecto no espaço que muda porque muda o que estás a ver.

 

Do ponto de vista da teoria óptica não houve alteração de perspectiva, mas do ponto de vista gráfico (fotografia) há. E esta neste contexto é o que me interessa porque o que pretendo é produzir uma imagem.

 

Em fotografia não é de todo útil dissociar a perspectiva da composição, como faz a definição óptica, porque o objecto final não é o que o olho vê mas o que o retângulo final mostra. Isto, é fotógrafo tem que saber olhar para uma cena e intuir como ele vai ficar numa fotografia.

 

Mas como foste a pessoa que iniciou a thread, o título é teu, e como tal deveria respeitar essa linha de pensamento sobre a perspectiva, a da óptica. Só não o fiz lapso. Porque não é assim que penso, se é que penso em perpectiva, quando estou a fotografar.

 

Abraço.


Editado por nbplopes, 14 Abril 2018 - 22:25 .



IT Partilhar Post #20 FotoKhan

FotoKhan

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Publicado 14 Abril 2018 - 22:03

Nuno,

 

É o "bê-á-bá"...

 

"Linear perspective - In a static situation it refers to a fixed point of view", página 729 da "Focal Encyclopedia of Photography, 4th Edition" que tive ir abrir para continuar a tentar ajudar.

 

Desloque a câmara em relação ao assunto e anula o "fixed" naquela definição. Feita essa anulação, muda a perspectiva.

 

Eu sei que vivemos em tempos onde gostamos que as coisas fossem aquilo que quiséssemos mas, nalgumas áreas, o Sol ainda nasce a Leste. ;)

 

FK


Editado por FotoKhan, 14 Abril 2018 - 22:10 .