Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Canon FF mirrorless.

• Por favor inicie sessão para responder
97 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 24 Março 2018 - 14:32

Voltam os rumores em força.

http://www.canonrumo...-as-we-thought/

Ou se baseiam mesmo em qualquer coisa de concreto, ou são produto de manipulação para tentar desviar atenções da "combinação bomba" preço/performance da A7III.

Entretanto vou tomando nota de uma curiosidade: A distância de registo ao sensor do encaixe-baioneta das objecivas Canon EF-M é o mesmo (18mm) da distância das objectivas Sony E.

O diâmetro exterior dos mesmos encaixes é até um pouco maior nas EF-M do que nas Sony E (46,5mm contra 46,1mm)

Se a Sony produz objectivas "E" FF para a série A, não há razão para que a Canon não possa desenvolver uma nova linha de objectivas (EF-MX) para o encaixe "M", também.

Poderiam, então, oferecer uma mirrorless FF capaz de operar com todos os tipos de objectivas.

"Nativas" EF-M (APS-C) e EF-MX (FF) com o sensor a variar automaticamente entre resolução total ou "cropped", por identificação electrónica feita pela objectiva ao ser montada, e "legacy" EF e EF-S, via adaptador.

Quanto mais penso nisto, mais sentido faz...Potenciava a venda de ópticas Canon para níveis estratosféricos e varria 8 anos de cepticismos em menos tempo do que leva a prenunciar "Meh!" :P ;) :P

FK

Editado por FotoKhan, 24 Março 2018 - 14:34 .

Anúncios

Partilhar Post #2 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 24 Março 2018 - 15:04

E não achas que é um bocado arriscado tentar meter adaptadores ao barulho, quando tanta gente ainda não mudou para sony mesmo para evitar adaptadores? 
A mim parece-me que muita gente foi para fuji em vez de manter canon também porque acharam que meter adaptadores numa canon M para EF não era grande solução. 

Partilhar Post #3 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 24 Março 2018 - 15:22

Blá, Blá Blá por parte da Canon...

Ao ver o sucesso das A7III com o excelente preço andam a rasca!

Muito pessoal só precisa mudar o corpo e adquirir o metabones, e pimba! Fica com o sistema muito melhor!

A Canon ou acerta desta vez ou vai ser mais um tiro grave no pé...  :wallbash:  E deixa ver quando... Dizem eles para 2019  :lol:  :lol:

Partilhar Post #4 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 24 Março 2018 - 15:35

E não achas que é um bocado arriscado tentar meter adaptadores ao barulho, quando tanta gente ainda não mudou para sony mesmo para evitar adaptadores? 
A mim parece-me que muita gente foi para fuji em vez de manter canon também porque acharam que meter adaptadores numa canon M para EF não era grande solução. 

Eu fui um deles, e entretanto invés de regressar à Canon parece-me que vou passar a "sandes-mista" ( Sony FF + APS-C Fuji ). . Mas lá está, eu sou um daqueles utilizadores que não interessam à Canon porque tenho "necessidades especificas".. hmmm 

IT Partilhar Post #5 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 24 Março 2018 - 16:05

Eu percebo que ter como a única razão pela qual utilizadores Canon não mudam para Sony um simples "não gostarem de adaptadores" seja um conceito apetecível mas, obviamente, está longe de ser verdade.

Mesmo os "retornados" que, volta e meia, aparecem nos fórums Canon do DPReview a anunciar o seu regresso (...e que, certamente, irão continuar a aparecer, apesar da A7III...) raramente mencionam adaptadores como motivo para a decisão.

De qualquer forma, o que ventilei será apenas uma opção para a Canon, porque viável sob o ponto de vista técnico.

Podem, também e perfeitamente, optar apenas por mirrorless FF para objectivas EF porque - como acho que já aqui disse - a distância de registo apenas tem que existir no espaço físico entre a superfície do sensor e o encaixe-baioneta, libertando o desenho do resto do corpo para "compressões" apenas limitadas pelo engenho no "design" e miniaturização de componentes

...uma tarefa que vai tornando menos essencial à medida que os corpos da concorrência (...APS-C, até...) vão inchando.

;)

FK

Editado por FotoKhan, 24 Março 2018 - 16:07 .

Partilhar Post #6 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 24 Março 2018 - 23:28

Se for menos que isto vai ser “mhe” :

Evf com 6mpix de resolução
4k ff a 240fps com um log e um códec decente.
1080p a 120fps
8k com crop 1.7x
12fps com foco continuo
Full feature Touchscren(tipo 5diV e M5)
30mpix
DPAF com eye af
800 pontos de foco
Multi shot/pixel shift
15 a 16 stops de DR
Raw 16 bit
Sensor estabilizado
Sensor shift/Tilt
Gps/Wi-Fi/Bluetooth/NFC
Corpo tipo nikon DF(mas com grip decente)
Encaixe EF.

Edit:o preço é secundário mas pronto....3000€ Vá.

Se realmente sair algo deste género, os fanboys da Sony apenas terão duas saídas.... ou trocam para a canon outra vez.... ou se suicidam com 605 Forte.
😜😜

Editado por luísmiguel, 24 Março 2018 - 23:31 .

Partilhar Post #7 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 24 Março 2018 - 23:31

luísmiguel, e o preço para essa máquina seria quanto? 6500€? 

Partilhar Post #8 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 24 Março 2018 - 23:36

Editei enquanto respondias.

Partilhar Post #9 luísmiguel

luísmiguel

• Membro

Publicado 24 Março 2018 - 23:39

Não sei.
Provavelmente não seriam os 3000€ que eu disse, mas faço te a seguinte pergunta...se te tivessem dado a spec sheet da A7III antes de revelarem o preço que valor lhe atribuirias?

Partilhar Post #10 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 25 Março 2018 - 00:55

Não sei.
Provavelmente não seriam os 3000€ que eu disse, mas faço te a seguinte pergunta...se te tivessem dado a spec sheet da A7III antes de revelarem o preço que valor lhe atribuirias?

Depende. Sendo sony ou sendo canon? 

Se a spec sheet da A7III fosse para uma canon, por menos de €3500 não me parece que fosse vendida. Para sony, eu apontava para 2500€. 

O que tu apontas, mesmo para sony, iria para lá dos 3500. Seria uma mistura entre A7S com A7R. Isso em valores canon levaria facilmente mais 1500€ em cima, uma vez que iria competir com a 5DIV, 5DS, 1D e C200. 

Acho que se a canon fizer uma 5DS mirrorless, com os 50mp, 4k/30 e dual pixel af pelos 3500 já não era nada mau. 

Partilhar Post #11 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 25 Março 2018 - 02:04

... ou se suicidam com 605 Forte.

já não dá ... a Bayer retirou-o do mercado em 1994  :)

Partilhar Post #12 fapcp

fapcp

• Membro
  • Registo: 22/12/2010

Publicado 25 Março 2018 - 15:14

https://petapixel.co...of-pros-report/

Partilhar Post #13 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014

Publicado 26 Março 2018 - 08:31

"Se"..."se"..."se"..."se"..."se"...

É muito "se"...

Se a Canon não tivesse o histórico recente de "pistoleira", ainda lhe daria algum crédito...assim, acredito que seja mais um tiro no pé.

Essa imagem do corpo de "mirrorless FF Canon" já anda na net desde os primeiros rumores da 6Dii...se vão fazer efectivamente uma mirrorless FF, metam-lhe um grip em condições...é o que os outros andam a tentar fazer.

É quanto a mim, uma reacção forçada pela Sony e (mais uma vez) se apresentarem uma mirrorless, e se for inferior em specs ao modelo básico da Sony, e ainda por cima se for mais cara, não sei como conseguirão estancar a debandada de utilizadores...

É uma jogada muito arriscada, e não vislumbro que vá correr bem à Canon.

IT Partilhar Post #14 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 26 Março 2018 - 08:51

Se a Canon não tivesse o histórico recente de "pistoleira", ainda lhe daria algum crédito...assim, acredito que seja mais um tiro no pé.

É uma jogada muito arriscada, e não vislumbro que vá correr bem à Canon.

Parabéns Marco!

Toda uma nova sub-classe criada.

O "Pré-Meh!" :lol:

FK

Partilhar Post #15 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 26 Março 2018 - 09:02

Parabéns Marco!

Toda uma nova sub-classe criada.

O "Pré-Meh!" :lol:

FK

Caro Humberto.

O que é que tem feito a Canon em termos de lançamentos nos últimos tempos?

Não devemos de forma alguma tentar tapar o sol com uma peneira...A realidade é que a única coisa de jeito que a Canon fez nos últimos 3 anos, foi lançar a 5Div...havia uma franja importante do mercado FF que estava à espera que a 6Dii fosse uma espécie de "breakthrough" que trouxesse novo animo aos utilizadores, eu incluído! 

Estou céptico sim senhor. Estou em "Pré-Meh!"...estou na eminência de deixar de ser utilizador Canon tão só e apenas, porque a marca não acompanha (nem parece querer) a concorrência e aquilo que eu entendo que deve ser um upgrade ao meu equipamento.

O meu cepticismo tem, obviamente, razão de ser!

IT Partilhar Post #16 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 26 Março 2018 - 09:36

Caro Humberto.

O que é que tem feito a Canon em termos de lançamentos nos últimos tempos?

Não devemos de forma alguma tentar tapar o sol com uma peneira...A realidade é que a única coisa de jeito que a Canon fez nos últimos 3 anos, foi lançar a 5Div...havia uma franja importante do mercado FF que estava à espera que a 6Dii fosse uma espécie de "breakthrough" que trouxesse novo animo aos utilizadores, eu incluído! 

Estou céptico sim senhor. Estou em "Pré-Meh!"...estou na eminência de deixar de ser utilizador Canon tão só e apenas, porque a marca não acompanha (nem parece querer) a concorrência e aquilo que eu entendo que deve ser um upgrade ao meu equipamento.

O meu cepticismo tem, obviamente, razão de ser!

Caro amigo, tudo válido, claro está.

Como sempre reafirmo, respeito todas as necessidades e preferências.

A minha veia humorística apenas "apanhou" esta nova nuance "Meh!", nada mais. :)

Sinceramente, a actividade, principalmente quando amadora como a nossa, não justificará tais angústias existenciais.

Que tal um esforçozinho para além dos constrangimentos orçamentais (...ou talvez nem isso, esperando 6-9 meses...) e "sacar" uma A7III+adaptador?

FK

Editado por FotoKhan, 26 Março 2018 - 09:37 .

Partilhar Post #17 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 26 Março 2018 - 09:55

Caro amigo, tudo válido, claro está.

Como sempre reafirmo, respeito todas as necessidades e preferências.

A minha veia humorística apenas "apanhou" esta nova nuance "Meh!", nada mais. :)

Sinceramente, a actividade, principalmente quando amadora como a nossa, não justificará tais angústias existenciais.

Que tal um esforçozinho para além dos constrangimentos orçamentais (...ou talvez nem isso, esperando 6-9 meses...) e "sacar" uma A7III+adaptador?

FK

A ideia, neste momento, pende sobretudo para aí...não estou a contar é esperar tanto tempo, a não ser que a 6Dii venha para os 1000€ :) 

Partilhar Post #18 recycle bin

recycle bin

• Membro
  • Registo: 20/09/2011

Publicado 26 Março 2018 - 16:48

A Canon vai ter de mandar um tiro certeiro à primeira e a A7III colocou mta pressão, não será fácil fazer melhor nem mais barato...

Dps há a questão das lentes, vão estar numa posição onde nunca estiveram, ser a marca com a oferta mais reduzida e limitada de objectivas!
Sim, com um adaptador têm acesso a milhões de lentes, mas isso tb a Sony tem, acesso a essas mesmas e ainda mais!
É esperar para ver o que vai sair, de qq maneira, quanto mais concorrência melhor para todos nós

Partilhar Post #19 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 03 Abril 2018 - 11:06

Basta ter o logotipo Canon e é sucesso garantido, não tenham dúvidas, só não será se o preço for estratosférico ("a la" 5D IV).

A marca ainda é sinónimo de prestígio por esse mundo fora, mesmo com os esporádicos acidentes de percurso...

Mas é bom ver a Sony com esta força toda, com tanto marketing, com tantas lentes a sair e a Sigma a juntar-se. É bom que os grandes sintam esta imensa pressão!

IT Partilhar Post #20 FotoKhan

FotoKhan

• Membro

Publicado 03 Abril 2018 - 12:12

A marca ainda é sinónimo de prestígio /.../

Esse jogo do "prestígio", joga-o a Leica.

O que a Canon é, é sinónimo de "getting the job done", como se comprovará uma vez mais no próximo dia 12 de Abril (WPP) ou em Junho e Julho, na Rússia.

FK