Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

É possível fotografar um casamento por menos de 200€?

• Por favor inicie sessão para responder
44 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 15:57

Ainda estou um pouco em estado "wtf"... ;)

Já sabia que havia pessoas que querem (muito) barato e bom, produções de "hollywood" low cost, etc, não sabia era a real dimensão do "ridículo".

Pediram-me um orçamento para realizar um casamento num espaço temporal de cerca de 7/8 horas (preparação+cerimónia+copo de água/corte do bolo), não querem álbum, só querem galeria online com possibilidade de impressão posterior a partir dessa galeria online. Dei o meu orçamento já um bocado abaixo do pacote mínimo que tenho. Obtive a resposta "procuramos um orçamento até 200€".

Como é possível alguém fazer um casamento por estes valores?  Secalhar até fazia, se fosse só para fotografar a cerimónia...mas não é o caso!

Anúncios

Partilhar Post #2 crocodilo

crocodilo

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Madrid
    • Fuji X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 16:18

Provavelmente com qualidade e confiança profissional, será muito difícil, com esse orçamento.

Por outro lado não me custa imaginar um amador talentoso e responsável, que em vez de ir passar um sábado a tirar uns retratos aos seus filhos na praia, vá fazer um casamento perto e meta 200 euros ao bolso. Não compensa, do ponto de vista de sustento, mas se já tiver o investimento em material feito, se tiver conhecimentos e talento suficientes, e se explicar devidamente ao casal os riscos envolvidos... estamos a falar de um amador que já terá a sua profissão, e assim em vez de passar um dia a pastar, faz uns cobres. E até pode ser que faça um bom trabalho. Ou não.

Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 16:21

O que eu acho é que ninguem exige qualidade por 200€. O que querem é ter alguém que se encarregue por documentar o evento e pronto. Pior ainda deve ser o fotógrafo oferta da quinta. Esse deve fazer dois ou tres casamentos por dia desde que as cerimónias seja desfazadas no tempo.  :)

Eu já comprei t'shits a 3 euros e também a 50. Se a de 3 euros vier da lavagem toda torta ou metado do tamno, não vou reclamar mas se acontecer á de 50 vou de certeza.

Também te digo, se alguém quer começar do zero, tem de fazer preços dessa ordem até ganhar nome e clientes... Concorrencia a mais, hoje qualquer um com uma boa máquina faz um casamento. :th_up:

Partilhar Post #4 crocodilo

crocodilo

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Madrid
    • Fuji X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 16:22

Eu se fosse a ti (assumo que sejas profissional), aceitaria esse orçamento mas apenas para uma cobertura mais curta, por exemplo apenas cerimónia e duas horas de copo de água, fotos apenas com edição básica. Se não o fizeres, provavelmente alguém o fará, e tu passas um dia parado, sem ganhar nada, sem publicitar o teu trabalho, e sem angariar mais possíveis clientes.

Editado por crocodilo, 21 Fevereiro 2018 - 16:23 .

Partilhar Post #5 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 17:06

sim é possível os 200 EUROS

Se tiveres 150 pessoas fazem a feira da ladra de venda fotográfica ,!!!    200 EUROS 

Se quiseres as fotos com resolução de impressão  400 EUROS

Já vamos em 800 euros... 

Se a madrinha quiser um CD   250 euros, daqui a uns tempos queres uma Tela mas as fotos de impressão afinal não são de tamanho suficiente (finos :bleh: ) 200 euros , como não dão decides um fazer um album 400 EUROS

Partilhar Post #6 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 17:09

Eu se fosse a ti (assumo que sejas profissional), aceitaria esse orçamento mas apenas para uma cobertura mais curta, por exemplo apenas cerimónia e duas horas de copo de água, fotos apenas com edição básica. Se não o fizeres, provavelmente alguém o fará, e tu passas um dia parado, sem ganhar nada, sem publicitar o teu trabalho, e sem angariar mais possíveis clientes.

Chamas a isso ganhar clientes ... um homem sozinho sem impressão sem demonstração fotográfica vai ganhar clientes ... lol 

quanto é o valor do iva e a tributação???

Com uma 1300 D a encher a igreja de flashadas( se for na igreja claro)  ganha dinheiro se for com uma 5D III  200 euros por serviço quantos serviços serão precisos e quantos disparos tem ao fim de esses serviços???

Editado por kiak, 21 Fevereiro 2018 - 17:12 .

Partilhar Post #7 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 17:23

Já sabia que havia pessoas que querem (muito) barato e bom, produções de "hollywood" low cost, etc, não sabia era a real dimensão do "ridículo".

Pediram-me um orçamento para realizar um casamento num espaço temporal de cerca de 7/8 horas (preparação+cerimónia+copo de água/corte do bolo), não querem álbum, só querem galeria online com possibilidade de impressão posterior a partir dessa galeria online. Dei o meu orçamento já um bocado abaixo do pacote mínimo que tenho. Obtive a resposta "procuramos um orçamento até 200€".

Como é possível alguém fazer um casamento por estes valores?  Secalhar até fazia, se fosse só para fotografar a cerimónia...mas não é o caso!

Nem feira de fotografia podes fazer... pergunta se também querem o depósito do carro cheio para a lua de mel!!!

Partilhar Post #8 MarcomPereira

MarcomPereira

• Membro
  • Registo: 03/10/2016
    • Local: porto

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 17:45

Fonix, as 8 Horas nunca vão ser 8 horas... realmente, como diz o outro nem para o desgaste do material dá, quanto mais para a responsabilidade....

IT Partilhar Post #9 PedroA

PedroA

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 18:06

Agradeço os comentários. Compreendo a lógica do crocodilo, e também já pensei assim em tempos, mas neste momento penso de outra forma. Eu tenho de dar valor ao trabalho que faço, se o torno banal depois é difícil sair desse "rótulo". Além da desmotivação de ser pago muito abaixo da média nacional, depois a inspiração não sai.

A motivação certa faz toda a diferença.

Partilhar Post #10 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 18:17

Tens a certeza que não era o valor por hora? 

Partilhar Post #11 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 21:49

Tens a certeza que não era o valor por hora? 

Se o casamento for a uma sexta-feira, poderá por incrível que possa parecer, coincidir com o orçamento que me solicitaram  :D :D  :D :D

É mesmo só 200 euros  :D  :D  :D  fazer uma coisa muito simples ... 

As vezes apetecia-me fazer um desses e colocar cada foto a venda por 50 euros  :lol:  :lol:  :lol:

Partilhar Post #12 kiak

kiak

• Membro

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 21:55

Eu tenho de dar valor ao trabalho que faço, se o torno banal depois é difícil sair desse "rótulo".

:mestre:  :mestre:  :mestre:    

Partilhar Post #13 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • Local: Viseu
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 21 Fevereiro 2018 - 23:06

ATÉ !!!! 

Isto ainda è pior que "ouvir" os 200 Euros!!

200 Euros nem paga o trabalho de responder a uma proposta dessas....quanto mais ir trabalhar :D  :D

Partilhar Post #14 kiak

kiak

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 08:55

ATÉ !!!! 

Isto ainda è pior que "ouvir" os 200 Euros!!

200 Euros nem paga o trabalho de responder a uma proposta dessas....quanto mais ir trabalhar :D  :D

:D  :D  :D

Editado por kiak, 22 Fevereiro 2018 - 09:15 .

Partilhar Post #15 pantlessrik

pantlessrik

• Novo Membro
  • Registo: 01/02/2018
    • Local: Lisboa

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 11:01

A título de curiosidade, qual será a média de valores para estes eventos? É em batizados?

Enviado do meu SM-G930F através do Tapatalk

IT Partilhar Post #16 PedroA

PedroA

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 11:48

A título de curiosidade, qual será a média de valores para estes eventos? É em batizados?

No ultimo estudo que vi (valores para o mercado de 2016), o custo médio de um fotografo de casamento ronda os 700/725€, mínimo está na casa dos 500 €, máximo entre os 1200/1300€. Só vendo outra vez o artigo, não tenho precisão dos valores certos, mas recordo-me do número das centenas. :P

200€ é um valor aceitável para um baptizado que envolva apenas preparação da criança + cerimónia (cerca de 3 horas de trabalho).

Partilhar Post #17 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 11:49

A média não sei. Os bons andam nos 2500€ base.(só fotografia).

IT Partilhar Post #18 PedroA

PedroA

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 11:52

A média não sei. Os bons andam nos 2500€ base.(só fotografia).

Isso implica um pacote muito abrangente, com mais de 1 álbum, etc. Tenho a ideia que para esses valores existe um mercado muito reduzido. Posso estar enganado.

Partilhar Post #19 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 11:54

Isso implica um pacote muito abrangente, com mais de 1 álbum, etc. Tenho a ideia que para esses valores existe um mercado muito reduzido. Posso estar enganado.

Estes valores são praticados pelos melhores. Diria que há 3 ou 4 em Portugal a praticar. 

Não, não são pacotes muito abrangentes. 

Partilhar Post #20 kiak

kiak

• Membro

Publicado 22 Fevereiro 2018 - 11:58

Nos baptismos  sem video este ano o mais em conta que tenho agendado são 350 euros  pois não tem nada impresso, lá terá que se vender uns 100 euritos de fotos 15x20 ,  com bébés até se vende bem ficam todos bonitos ;) !!! 

mas se o cliente decidir por um álbum etc...  os valores andam pelos 500 - 600 euros é a média da região para quem tem loja aberta  e tem que passar factura :) !!! 

Estamos a falar de um baptismo cerca de 4 horas de serviço 2 pessoas não é esperar até as 22 horas para partir o bolo.

Podes até fazer uma pré sessão em estúdio um retrato bonito de rosto e oferecer como prenda de negócio fechado. O mais usual é encomendarem a avó a tia a madrinha... chegas a ter 50 euros de lucro logo á partida ;)

lógico que há muita gente principalmente daqueles amigos que não cobram nada, a fazer 200 euros num batismo sem factura,  até um dia que levem uma ripada das finanças.!!! pois tanta vez a contara vai a fonte que um dia lá fica a asa...

Quando se pensa que se ganha dinheiro com 200 euros num casamento só porque outro o faz, contamos com 2500 disparos em 10 serviço meteste ao bolso 2000 euros mas ainda não chega para uma maquina 5dmk3 nova , solução lógica compro uma usada por 1500 euros (50 mil disparos lá dentro mais horas de video)  mais os 25000 que lhe metes e contando que para "comeres" precisas de 20 serviços, rapidamente chegas aos 100 000 disparos em uma máquina estando pronto para comprar outra!!!  Se vais comprar outra lá vai o dinheiro dos 10 serviços que pensavas que metias ao bolso B) .  Não estou a contabilizar desgastes de acessórios flashs cartões objectivas...

Compras uma APS-C (mirrorless ou Dslr)  e acessórios gastam sempre 1000 euros para ter algo mais ou menos... o melhor é 1300 d lente do kit , 400 euros  flash da máquina, umas flashadas no padre , 2 serviços está a máquina paga  :D