Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Vamos falar de objectivas Fuji...

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 APedro

APedro

• Membro
  • Registo: 19/07/2015
    • Local: Cascais

Publicado 09 Fevereiro 2018 - 14:35

Ora não é que eu precise de incentivo, na volta abri este tópico sem razão aparente porque dificilmente me desfaço da 16mm f1.4. mas...vamos a factos:

- só uso primes;

- a minha distância focal/objectiva predilecta é a 35mm F2;

- gosto e sinto falta de algo mais wide (o mais wide que tenho são os ~24mm da 16mm);

- faço maioritariamente fotografia de rua mas sinto falta de algo mais wide para paisagem;

- não queria uma samyang porque para além de gostar do aspecto e qualidade de construção das Fuji, ouço falar maravilhas da 10-24mm f4;

- vou fazer uma viagem no final de abril onde tenciono fazer muita paisagem;

Posto isto e colocando de lado a hipótese de comprar a 10-24mm e manter a 16mm:

Vocês trocariam a 16mm f1.4 pela 10-24mm f4?

(Segundo as reviews do Ken Rockwell ele despacharia a 16mm pela 10-24mm sem pensar duas vezes). 

Editado por Paulo M. F. Pires, 09 Fevereiro 2018 - 15:22 .
Paulo Pires

Anúncios

Partilhar Post #2 crocodilo

crocodilo

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Fuji X-Pro1, X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 09 Fevereiro 2018 - 14:48

Vale o que vale. Para mim, a enorme abertura e excelente qualidade optica da 16mm valem mais que a versatilidade de distancias focais da 10-24, mas compreendo que outros avaliem a coisa pela perspectiva contraria. Gostas mais de 16mm f1.4 ou 10mm f4? Qual te é mais util?

Partilhar Post #3 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 09 Fevereiro 2018 - 14:55

Não trocava.
Deixa me te dizer que comprei a Samyang por 224 euros no site e-infinity. 

É uma opção bastante barata para quem pensa em fotografar paisagem e astrofotografia, entre outras coisas.

É óbvio que uma 10-24 é uma mais valia, mas ainda fica bastante carota. Alias como todo o sistema da Fujifilm, não é propriamente algo barato apesar de as lentes serem de topo.

A 16mm 1.4 é apelidada por muita gente da melhor lente do sistema Fujifilm  :th_up:

Partilhar Post #4 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 09 Fevereiro 2018 - 15:05

Depende do que pretendes. Dificilmente existe algo "melhor" ou "pior" no sentido mais estrito do termo. Há sim coisas que se adaptam melhor ou pior ao que pretendemos.

Primeiro começas por dizer que:

Ora não é que eu precise de incentivo, na volta abri este tópico sem razão aparente porque dificilmente me desfaço da 16mm f1.4. mas...vamos a factos:

- só uso primes;

Se só usas primes porque ponderas uma lente com zoom?

Depois, se for só para paisagem, acho que a 10-24 até é capaz de trazer vantagens em termos de flexibilidade e possibilidades de composição/enquadramento. Os f/1.4 da 16mm não interessam muito em paisagem, a não ser que estejas a pensar fotografar as estrelas.

Eu só tenho uma 16mm precisamente por causa dos 1.4, se não certamente que tinha ido para uma coisa mais barata...

Ah, e esquece o que o Ken Rockwell diz. Já li cada bacorada desse homem que, pelo menos para mim, já perdeu toda a credibilidade.

Partilhar Post #5 Paulo M. F. Pires

Paulo M. F. Pires

• Moderador
  • Registo: 13/03/2010
    • Local: Pombal
    • Hmmm...

Publicado 09 Fevereiro 2018 - 15:24

@APedro: Ao fazer o merge, troquei umas coisitas, mas já está OK e no sitio correto. 

IT Partilhar Post #6 APedro

APedro

• Membro

Publicado 09 Fevereiro 2018 - 20:11

eu não dou importância aos f1.4, apesar de já me ter dado jeito numa experiência em astro fotografia ou alguns tipos de fotografia mais específicos, a utilidade que lhe dou é sempre ou quase sempre dos F4 pra cima.

De uma forma geral prefiro os ~24mm mas, verdade seja dita, ando sempre ou quase sempre com a 35mm F2 montada.

E é esse facto que me leva a pensar que para o que uso a 16mm, a 10-24 me podia interessar mais, não pelas qualidades ópticas porque não é melhor, não por ser zoom, não por ser mais leve porque não é, é mais susceptível a problemas de pó e afins. Simplesmente pelo lado wide.

Não me interessa ter uma range de distâncias focais.

O que eu queria era algo entre os ~15-18mm.

Falam bem opticamente da 10-24mm e o Ken Rockwell disse “optically close to perfect” (já tinha ouvido dizer menos bem dele).

Se estou insatisfeito com a 16mm? Não!

Não me queria desfazer dela mas sinto falta do impacto de uma ultragrande angular.

Obrigado Paulo

(desculpem a confusão do post e a mistura de distâncias focais APS-C/35mm).

toy77 e qual é o Feedback dessa samyang? Deve sofrer bem mais de CA, deve ser bem mais soft nos cantos.

Partilhar Post #7 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 09 Fevereiro 2018 - 20:51

Essa 10-24...quando tinha a XT andei doido por uma para usar a Fuji no Urbex...depois decidi por uma Canon 16-35...

A XT fez dois spots de Urbex, e nunca me encheu as medidas, além de achar o sistema frágil para o uso “normal”... acho até que a máquina se “gasta” com muita facilidade...as borrachas do grip ficaram muito coçadas em pouco tempo.

Adiante...

Das lentes que usei, não gostei da 16-55 2.8...tira toda a personalidade do sistema...ter um matação daquele tamanho agarrada ao corpo...fica uma coisa muito desequilibrada...18-55 vs 16-50, preferi a 16-50 :o ... a 23 1.4 era grande. Grande lente, ainda assim preferi a 23 2.0. A que gostei mais de todas as que tive foi sem dúvida a 35 1.4.

Se usas a 16 a f4 ou acima, faz para mim mais sentido a 10-24. Ideal seria conseguires arranjar uma por um ou dois dias...penso que até deve haver quem alugue, e já tiravas as teimas.

Da Sammy 12mm...só se ouve falar bem.

Partilhar Post #8 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 09 Fevereiro 2018 - 21:29

Ainda não posso ter um opinião valida.

Só me deve chegar para a semana e ai poderei dizer algo.

Mas só se ouve falar bem em todos os aspectos, envergonhando lentes muito mais caras.

IT Partilhar Post #9 APedro

APedro

• Membro

Publicado 10 Fevereiro 2018 - 11:24

@iMarco eu contactei a Fuji há uns tempos e responderam-me positivamente à hipótese de me “emprestarem” uma para testes. O problema foi nunca mais me responderem depois disso...

Curioso teres preferido a 16-50 à 18-55, tive as duas e, tirando o facto de ser óptima para o custa, a 16-50 não tem mais vantagens face à outra em questão (a meu ver).

Sinceramente, toda a linha F2 é melhor (tendo em conta a relação qualidade/preço) que a anterior.

Eu até agora não tive problemas com o meu material. Faz agora um ano que o adquiri. Seja corpo seja objectivas.

Há outra questão (não sei se é exactamente uma questão porque são só rumores) mas fala-se numa 8-16(?)mm da Fuji...não gosto de fish eye mas se fosse em conta e boa...

Partilhar Post #10 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 10 Fevereiro 2018 - 17:18

Acerca da preferência pela 16-50 é muito simples.

Não me dei bem com o anel de abertura que a 18-55 tem encostada ao anel da distância. Frequentemente mexia na abertura sem querer e resultava em fotos menos boas...andei uma semana com a 18-55 na Holanda e uma das fotos que mais me chateou por ter sido num momento de luz muito bom, num dos tradicionais moinhos de vento...todas em f16...eu sei, a culpa foi minha, mas fiquei possesso com isso.

Depois, muito francamente, não vi grande diferença em termos de qualidade de imagem (na XE1) entre elas. Além de que, aqueles 2mm a menos do lado do wide também contou.