Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Unsplash - Opinião do Zack Arias

• Por favor inicie sessão para responder
8 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 07 Fevereiro 2018 - 15:39

Penso que vale a pena ver este vídeo:

Anúncios

Partilhar Post #2 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 07 Fevereiro 2018 - 15:58

Muito Bom!

IT Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 07 Fevereiro 2018 - 16:14

Aqui há tempos tomei conhecimento de um site que fazia (a nosso pedido) busca de fotos nossas pela Net fora.

Eu dei-lhes autorização para fazer busca de fotos da minha galeria no Flicker e fiquei preocupado. Algumas das minhas fotos tinha sido usadas sem minha autorização em diversos locais. Umas tinha até o meu nome como autor.

Mas nessas um gajo pode desculpar-se (não sei se serve de algo) de que foram roubadas.

No unsplash somos nós, os autores das fotos, que entregamos aquilo ao mundo para fazerem o que cada um lhe der na gana.

Este é apenas um ponto a ter em conta. No vídeo ele fala de outros. Penso que vale a pena ver até ao fim e tirar algumas conclusões.

Partilhar Post #4 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 07 Fevereiro 2018 - 17:48

Este modelo de negócio assenta claramente no aproveitamento das "fragilidades" legais (seja por via da omissão legal ou, mesmo não havendo omissão, pela difícil/demorada aplicação da leis). Tudo isto coberto com um manto que tem tanto de bonito como de hipócrita.

Alguns dirão que haverá mútuos benefícios nisto, tanto para o site como para os seus clientes. Sim, haverá. Mas parece-me que será tão residual que, comparando com os atropelos à legislação e à ética que este site faz, simplesmente não tem significado. 

Partilhar Post #5 crocodilo

crocodilo

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Madrid
    • Fuji X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 07 Fevereiro 2018 - 20:20

Muito interessante, sem dúvida. Segui o link para o tal documento do IDPC (https://idpc.org.mt/...Photography.pdf), e achei particularmente curioso que, no meio de tanta explicação, não seja feita nenhuma consideração ou explanação do conceito de privacidade.

Independentemente de quaisquer considerações legais, tenho para mim que qualquer noção de privacidade fotográfica de alguém que se desloca no espaço público é pura e simplesmente ridícula. Então uma pessoa está à vista de todos os que se cruzarem com ela, e nada a dizer, mas se lhe tirarem uma fotografia isso é uma invasão da sua privacidade??? Não confundir este conceito, de todo, com o direito à sua própria imagem, direito ao bom  nome, etc, mas tudo isso está ligado não ao facto de ser fotografado, mas sim ao uso que será feito dessa mesma fotografia.

Se eu quiser privacidade e anonimato no espaço público, compro uma burkha ou um disfarce de matrafona.

IT Partilhar Post #6 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 07 Fevereiro 2018 - 22:20

Tirar uma foto a alguem em espaço público não é violação de privacidade mas publicar essa foto na Net parece-me já ser.

Partilhar Post #7 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 07 Fevereiro 2018 - 23:15

Muito interessante, sem dúvida. Segui o link para o tal documento do IDPC (https://idpc.org.mt/...Photography.pdf), e achei particularmente curioso que, no meio de tanta explicação, não seja feita nenhuma consideração ou explanação do conceito de privacidade.

Independentemente de quaisquer considerações legais, tenho para mim que qualquer noção de privacidade fotográfica de alguém que se desloca no espaço público é pura e simplesmente ridícula. Então uma pessoa está à vista de todos os que se cruzarem com ela, e nada a dizer, mas se lhe tirarem uma fotografia isso é uma invasão da sua privacidade??? Não confundir este conceito, de todo, com o direito à sua própria imagem, direito ao bom  nome, etc, mas tudo isso está ligado não ao facto de ser fotografado, mas sim ao uso que será feito dessa mesma fotografia.

Se eu quiser privacidade e anonimato no espaço público, compro uma burkha ou um disfarce de matrafona.

Não me parece ser bem assim. Se, na fotografia em causa, a face da pessoa queixosa não estiver perfeitamente visível/reconhecível então a questão do direito à imagem não se coloca, mas se a face estiver perfeitamente visível/reconhecível na foto então creio que a questão do direito à imagem pode ser levantada.

Há os casos das ditas figuras públicas que, por terem essa "condição", não podem alegar o direito à imagem (sempre achei isto muito questionável...) para impedirem ser fotografadas. Mas o comum mortal pode vir reclamar o seu consentimento para que a fotografia seja publicada.

Eu posso estar num local público e não querer ser fotografado. Acho perfeitamente legítimo.

Tirar uma foto a alguem em espaço público não é violação de privacidade mas publicar essa foto na Net parece-me já ser.

Acho que é claro que a questão só se coloca se a foto por publicada de alguma forma...

Partilhar Post #8 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 08 Fevereiro 2018 - 00:42

Já tinha visto os 40 e tal minutos todos, quando apareceu no DPReview.

O homem tem razão, claro, mas é um pouco lutar contra moinhos de vento.

Ninguém pode impedir ninguém de colocar fotos à borla num "site".

Os riscos na utilização (...muito bem assinalados pelo Zack Arias...) não são superiores aos que muitos idiotas correm em muitas outras idiotas actividades e, neste caso específico, só se materializam quando existem pessoas reconhecíveis nas imagens.

Quanto aos neo-modelos destrutivos dos modelos tradicionais, na descrita espiral em direção ao fundo-dos-fundos social, também conta com o meu apreço.

...Não posso, no entanto, deixar de me interrogar se o Zach Arias nunca chamou um Uber ou fez uma reserva num Airbnb... ;)

FK

Partilhar Post #9 PedroA

PedroA

• Membro
  • Registo: 09/01/2018

Publicado 08 Fevereiro 2018 - 12:23

Penso que vale a pena ver este vídeo:

O discurso deste senhor podia ser levado como um "velho do Restelo", mas as coisas que ele diz devem ser levadas muito a sério, pois está em causa toda uma industria que pode estar a banalizar muito rapidamente. Aquele caso que ele contou da Joana, é um caso típico de procura de fama. A fotografa teve o seu minuto de fama numa publicação "famosa", ela partilhou nas redes sociais para o ego e tal, níveis de dopamina lá no alto! Ao fim de uns dias vem a frustração, porque a suposta fama não trouxe novos trabalhos, e a comida e as contas mensais continuam por pagar...quando a realidade crua bate forte. :/

No fim tudo se resume a um ponto, qual é o valor que da-mos à criatividade/arte/fotografia/etc? Pelo vistos, alguma grandes corporações dão menos de 0. Como aquele exemplo que ele deu da Apple e da imagens usadas nos demos.