Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Abandonei o Photoshop ...

• Por favor inicie sessão para responder
21 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 29 Janeiro 2018 - 02:23

1. Acabei com a subcrição do Photoshop .. passei para o Affiinity Photo e acabei por o desinstalar também...

neste momento não estou a usar editor nenhum de terceiros .. passei a concentrar-me mais em settings personalizados (gravados) na cãmara e finalmente encontrei um "setting" que me agrada muito.

apenas acerto as fotos no software disponibilizado pela Nikon e a diferença é enorme.. para melhor. 

Sobretudo nos fundos das fotos acho a diferença abismal para melhor ... no que toca a ruído, banding, posterização etc ... 

2. Este ano vai ser assim .. seetings personalizados >> Ajustes no Software da Nokon ...

também estou a tentar mudar de abordagem ... cores menos saturadas, muito menos shapr e contraste .. tudo mais "soft" luminoso e contido .. mais realista também..

eu estou a a gostar ... de ter largado o Photoshop 

As fotos abaixo são todas exportações em JPG de NEF's apenas acertados no Capture NX-D .. o software da Nikon que vem nos CD's... nada de máscaras, nem layers, nem pinceladas disto e daquilo ...

Photoshop para quê?? 

28177468299_ca503953f1_b.jpg_DSC3307 by antonio caseiro, on Flickr

39957052311_4c56fd5f66_b.jpg_DSC2158_01 by antonio caseiro, on Flickr

26057759598_014dd9409f_b.jpgcoc by antonio caseiro, on Flickr

38984080895_b877deb6c1_b.jpgmosca by antonio caseiro, on Flickr

39865242791_cb5ab572c2_b.jpgSpilostethus pandurus 0006 by antonio caseiro, on Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 Fotugafia

Fotugafia

• Membro
  • Registo: 01/10/2017
    • Local: Porto

Publicado 29 Janeiro 2018 - 08:03

As fotos estão espetaculares ainda não seja por culpa do software. Não deixo o PS porque gosto de editar, gosto de aprender e experimentar coisas novas, não por necessidade. Há dias que também gosto daas coisas mais suaves, e outros exatamente ao contrário ;)

Partilhar Post #3 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 29 Janeiro 2018 - 08:17

Photoshop para quê? Quem consegue fazer fotos destas não precisa de pós processamento para nada! Muito bom mesmo!

António, não queres começar a fazer uns tutoriais sobre fotografia macro? Ou pelo menos um post com sugestões de tutoriais já existentes e que te serviram de base para evoluires. Pelo que pude perceber, começaste com isto há relativamente pouco tempo e a evolução foi brutal. Parabéns!

Editado por miguelbarroso, 29 Janeiro 2018 - 08:17 .

Partilhar Post #4 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 29 Janeiro 2018 - 08:40

Mau feitio pá!  :bleh:

Como vais fazer com o stack?

Bons registos  :th_up:

Partilhar Post #5 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 29 Janeiro 2018 - 10:30

apenas acerto as fotos no software disponibilizado pela Nikon e a diferença é enorme.. para melhor. 

Sobretudo nos fundos das fotos acho a diferença abismal para melhor ... no que toca a ruído, banding, posterização etc ... 

Eu também sinto essa diferença com o software da Canon. A nível de cores fica bem mais realista. As fotos confirmam isso.  :th_up:  :th_up:  :th_up:

Mesmo escolhendo o perfil da Canon no Lightroom em vez do default da Adobe, nunca fica a mesma coisa.

Partilhar Post #6 darkwhisper

darkwhisper

• Membro
  • Registo: 13/09/2012
    • Local: Braga

Publicado 29 Janeiro 2018 - 11:35

Boas fotos, António! Sempre a inovar! Eu cá por mim continuo com o photoshop.

Partilhar Post #7 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 29 Janeiro 2018 - 15:23

Depois de ver estas fotos, realmente a pergunta é mesmo essa, photoshop para quê?

:mestre:

Eu uso MUITO o DPP da Canon...o PS é apenas para algum acerto nos tons, contraste e afins, tudo muito para o básico.

IT Partilhar Post #8 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 29 Janeiro 2018 - 23:50

As fotos estão espetaculares ainda não seja por culpa do software. Não deixo o PS porque gosto de editar, gosto de aprender e experimentar coisas novas, não por necessidade. Há dias que também gosto daas coisas mais suaves, e outros exatamente ao contrário ;)

Obrigado ...

pois eu comecei a procurar alternativas porque as subscrições disto e daquilo estavam-me a pesar no orçamento .... sempre são 160 euros por ano... e eu nem usava o lightroom ...

nunca pude abandonar antes por causa do "focus merge" (stacking de 4 u 5), mas agora já tenho alternativas.

IT Partilhar Post #9 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2018 - 00:08

Photoshop para quê? Quem consegue fazer fotos destas não precisa de pós processamento para nada! Muito bom mesmo!

António, não queres começar a fazer uns tutoriais sobre fotografia macro? Ou pelo menos um post com sugestões de tutoriais já existentes e que te serviram de base para evoluires. Pelo que pude perceber, começaste com isto há relativamente pouco tempo e a evolução foi brutal. Parabéns!

Boas... informação na net há muita .. está é muito espalhada. 

Tutoriais.. já me meti nisso mas não paga o esforço (sem entrar em pormenores  ... ) 

o macro de "erva" é relativamente simples ..o "setup" é simples ... é preciso é começar

aqui o Emanuel e o Angelo Almeida em 15 dias já estvam a fazer coisas muito porreiras

é mais experiencia que outra coisa... e é como nos pássaros ... e preciso aprender a andar atras dos bichos.

a macro de estudio com stacks de dezenas de fotos e muita magnificação, essa já ºe um boicado complcada, requer bastante material e algum conhecimento e respeito por certas regras basica...

eu comecei a fazer uma espécie de siite mas anda um bocado parado ... se fores lá ver na secção "setups" estão lá uns poucos que uso e comop se fazem ....

IT Partilhar Post #10 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2018 - 00:10

Mau feitio pá!  :bleh:

Como vais fazer com o stack?

Bons registos  :th_up:

pois.. quem me lixou foste tu ... começaste a dizer que o Affinity metia grão e ruído e eu comecei a reparar melhor e dei-te razão ... ainda têm muito que afinar nos algoritmos...

Foi assim que me deu na tola de começar a explorar os software da Nikon .. ainda bem. Nunca tive fundos tão bons nas fotos.

Para o stack tenho usado o Zerene Stacker (paguei quase 200 euros por ele, tenho de o por a render...) .. acerto no software da Nikon as fotos, exporto em TIFF de 16 bits e depois monto no Zerene...

Editado por Camara Lenta, 30 Janeiro 2018 - 00:14 .

IT Partilhar Post #11 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2018 - 00:11

Boas fotos, António! Sempre a inovar! Eu cá por mim continuo com o photoshop.

tu não precisas de te esforçar tanto  :)

IT Partilhar Post #12 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2018 - 00:16

Depois de ver estas fotos, realmente a pergunta é mesmo essa, photoshop para quê?

:mestre:

Eu uso MUITO o DPP da Canon...o PS é apenas para algum acerto nos tons, contraste e afins, tudo muito para o básico.

Obrigado ...

eu não sei se vou conseguir viver sem ele por causa de meia duzia de coisas ... mas para já estou a desenrascar-me e estou muito contente com o tratamento dos Raws .. o Capture NX-D da Nikon é um editor de RAW muito completo

IT Partilhar Post #13 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2018 - 00:28

Eu também sinto essa diferença com o software da Canon. A nível de cores fica bem mais realista. As fotos confirmam isso.  :th_up:  :th_up:  :th_up:

Mesmo escolhendo o perfil da Canon no Lightroom em vez do default da Adobe, nunca fica a mesma coisa.

Só tu me entendes....  :) 

Eu já andava curioso ..já tinha experiementado o View NX da Nikon,, esse é que vinha em todos os CD's....mas esse é muito limitado

A Nikon sempre vendeu o editor de RAW avançado.. O Capture NX (e era bem caro,, uns 200 euros) 

Agora descontinuaram o Capture NX.... passaram a chamar-lhe NX-D e é gratuito ...  :)

Eu já tinha penado nisto mais vezes pelo seguinte: 

Não sei se será  assim mas suspeito que seja...  ou pelo menos tem alguma lógica que assim seja...

Os gajos que programam o Capture NX-D para a Nikon, de certeza que que têm acesso aos algoritmos e ao codigo fonte do software presente no firmware das camaras ... os gajos sabem com o que estão a lidar e o que estão a fazer ... como o processamento / registo das images funciona nas camaras Nikon etc......

ou outros não... "adivinham", fazem engenharia reversa ao software, tentam desencriptar etc...  eu não estou a ver a Nikon a fornecer os algoritmos e o código fonte aos gajos da Adobe ou a quem quer que seja... aliás a Nikon é muito criticada por ser muito fechada e encriptar tudo muito bem ... por alguma razão nunca se conseguiu fazer um Magic Lantern eficiente para Nikon ...

Partilhar Post #14 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 30 Janeiro 2018 - 01:28

Boas... informação na net há muita .. está é muito espalhada. 

Tutoriais.. já me meti nisso mas não paga o esforço (sem entrar em pormenores  ... ) 

o macro de "erva" é relativamente simples ..o "setup" é simples ... é preciso é começar

aqui o Emanuel e o Angelo Almeida em 15 dias já estvam a fazer coisas muito porreiras

é mais experiencia que outra coisa... e é como nos pássaros ... e preciso aprender a andar atras dos bichos.

a macro de estudio com stacks de dezenas de fotos e muita magnificação, essa já ºe um boicado complcada, requer bastante material e algum conhecimento e respeito por certas regras basica...

eu comecei a fazer uma espécie de siite mas anda um bocado parado ... se fores lá ver na secção "setups" estão lá uns poucos que uso e comop se fazem ....

Sim, tenho noção que os tutoriais podem ser mesmo muito trabalhosos e o retorno quase nulo. Por isso sugeri apenas um tópico de informação compilada, para ajudar a malta que está a começar.  :th_up: Encontrei este blog com uma série de "rigs" interessantes: http://orionmystery....macro-rigs.html

Essa secção de setups de que falas, é no site? qual o link?

Partilhar Post #15 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 30 Janeiro 2018 - 10:28

Eu raramente utilizo o Photoshop. Utilizo o Lightroom para coisas básicas, que é as únicas coisas que efectuo nas fotos.

Clonagem de imagens, layers e layers, nunca foi muito a bola comigo  :pout: 

Partilhar Post #16 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 30 Janeiro 2018 - 10:32

pois.. quem me lixou foste tu ... começaste a dizer que o Affinity metia grão e ruído e eu comecei a reparar melhor e dei-te razão ... ainda têm muito que afinar nos algoritmos...

Foi assim que me deu na tola de começar a explorar os software da Nikon .. ainda bem. Nunca tive fundos tão bons nas fotos.

Para o stack tenho usado o Zerene Stacker (paguei quase 200 euros por ele, tenho de o por a render...) .. acerto no software da Nikon as fotos, exporto em TIFF de 16 bits e depois monto no Zerene...

Eles metem ruído, e a culpa é minha  :bleh:

Pelo preço, esse Zerene parece-me ser "o" software de stack, é isso?

Também poderia servir para montar HDR's?

Partilhar Post #17 fapcp

fapcp

• Membro
  • Registo: 22/12/2010

Publicado 30 Janeiro 2018 - 13:43

As fotos estão excelentes!

Provavelmente há coisas que o photoshop faz como nenhum outro programa (Gimp? Affinity?), mas não me parece que todas as fotos precisem do grau de manipulação e edição localizada que o photoshop permite; para muitas fotos conseguem-se resultados iguais ou até melhores  - ainda que por inabilidade minha a usar o photoshop - com outros editores. 

E em relação a conversores RAW, há melhores opções que o ACR, pelo menos para o meu gosto.

Há vida para lá do photoshop  :D

http://lifeafterphotoshop.com

Partilhar Post #18 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 30 Janeiro 2018 - 18:39

Eu uso o ACR como editor e o PS uso menos. Para quem edita poucas fotos acho bom, mesmo em comparação com o LR.

Estou bem servido e não pretendo mudar.

Cumps

IT Partilhar Post #19 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2018 - 19:25

Eles metem ruído, e a culpa é minha  :bleh:

Pelo preço, esse Zerene parece-me ser "o" software de stack, é isso?

Também poderia servir para montar HDR's?

:) pois tu metes-me bichos na cabeça  ....

O Zerene Stacker e os Helicon Focus são os unicos sftwares sérios de stacking .. não fazem HDR , não são "Apps" catitas .. ambos têm uma interface muio feia e muito básica.. são ferramentas que nasceram para a industria e para a ciência .. por isso são tão caros, embora ambos tenham versoes "light" por metade do preço para "amadores" .. até o FBI comprou uma licença  :)

O helicon é mais "mainstream" e mais virado para os fotografos .. tem apps para controlar a camara por telemovel, desenvolveram um tubo de extensão para macro que faz foco prgresssivo automático (desde que a lente tenha motor etc... )

há por aí uns freeware e uns plugins para lightroom mas são básicos .. penso que a difculdade que os "carolas" e programadores de cave encontram está na matemática envolvida nos algoritmos .. aquilo deve envolver muita análise matemática, estatistica,  calculo de probabilidades etc ... aliás ambos os autores são matemáticos sobredotados.. 

IT Partilhar Post #20 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 30 Janeiro 2018 - 19:42

As fotos estão excelentes!

Provavelmente há coisas que o photoshop faz como nenhum outro programa (Gimp? Affinity?), mas não me parece que todas as fotos precisem do grau de manipulação e edição localizada que o photoshop permite; para muitas fotos conseguem-se resultados iguais ou até melhores  - ainda que por inabilidade minha a usar o photoshop - com outros editores. 

E em relação a conversores RAW, há melhores opções que o ACR, pelo menos para o meu gosto.

Há vida para lá do photoshop  :D

http://lifeafterphotoshop.com

exatamente estou totalmente de acordo contigo ...