Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Bracket de exposições / Filtros ND Graduados

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 epcdomingos

epcdomingos

• Novo Membro
  • Registo: 08/01/2018
    • Local: Seixal

Publicado 08 Janeiro 2018 - 10:52

Olá a todos,

Sou iniciante no mundo da fotografia, e tenho me dedicado sobretudo à fotografia de paisagem.

Até ao momento tenho usado a técnica de bracket de exposições (3, 5 ou 9 dependendo da gama dinâmica da cena), ou  o uso de um filtro ND graduado (neste momento só tenho um de 3 stops), para obter uma correta exposição do solo/céu.

Nesse sentido, gostaria de vos perguntar se faz sentido usar a técnica de bracketing e um filtro ND graduado ao mesmo tempo.

As única situações em que me parece que seja útil usar as duas técnicas em conjunto, será quando não é opção usar um filtro (p.ex o sol estar diretamente de frente para a objetiva, ou haver muita água em suspensão no ar), ou se usando o filtro mais forte que temos, verificarmos através do histograma que continuam a haver zonas sobreexpostas no céu (nesta segunda hipótese em vez de bracketing usar EV Shift negativo seria também opção?).

O que acham?

Abraço e boas fotos ! :)

Anúncios

Partilhar Post #2 MaXiM

MaXiM

• Membro
  • Registo: 11/12/2006
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 08 Janeiro 2018 - 13:41

Sim faz todo o sentido usar as 2 técnicas em conjunto se necessário, mas penso que fazer bracketings de 5 e 9 fotos é apenas em situações muito especiais e provavelmente andas desnecessariamente a fazer bracketing.