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Bracket de exposições / Filtros ND Graduados


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4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 epcdomingos

epcdomingos

  • Novo Membro
  • Registo: 08/01/2018
  • Posts: 2
    • Local: Seixal

Publicado 08 Janeiro 2018 - 10:52

Olá a todos,

 

Sou iniciante no mundo da fotografia, e tenho me dedicado sobretudo à fotografia de paisagem.

Até ao momento tenho usado a técnica de bracket de exposições (3, 5 ou 9 dependendo da gama dinâmica da cena), ou  o uso de um filtro ND graduado (neste momento só tenho um de 3 stops), para obter uma correta exposição do solo/céu.

 

Nesse sentido, gostaria de vos perguntar se faz sentido usar a técnica de bracketing e um filtro ND graduado ao mesmo tempo.

 

As única situações em que me parece que seja útil usar as duas técnicas em conjunto, será quando não é opção usar um filtro (p.ex o sol estar diretamente de frente para a objetiva, ou haver muita água em suspensão no ar), ou se usando o filtro mais forte que temos, verificarmos através do histograma que continuam a haver zonas sobreexpostas no céu (nesta segunda hipótese em vez de bracketing usar EV Shift negativo seria também opção?).

 

O que acham?

 

Abraço e boas fotos ! :)

 

 

 

 




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Partilhar Post #2 MaXiM

MaXiM

  • Membro
  • Registo: 11/12/2006
  • Posts: 1817
  • Idade: 40
    • Local: Mem-Martins - Sintra

Publicado 08 Janeiro 2018 - 13:41

Sim faz todo o sentido usar as 2 técnicas em conjunto se necessário, mas penso que fazer bracketings de 5 e 9 fotos é apenas em situações muito especiais e provavelmente andas desnecessariamente a fazer bracketing.

 

Em situações de grande contraste, onde sei que passa as capacidades do sensor da maquina, alem de usar filtros graduados(hard/medium/soft), tiro 1 ou máximo de 2 fotos para cima ou para baixo (rodo o dial da compensação), com 1-1.5 stops de diferença, como é quase sempre de tripé, faço manualmente, mas também podia fazer um bracketing de 2 ou max de 3 fotos para eliminar o risco de diferentes enquadramentos.

 

cumps e boas :foto:




Partilhar Post #3 RDS

RDS

  • Membro
  • Registo: 13/01/2013
  • Posts: 312

Publicado 11 Janeiro 2018 - 09:40

Também sou da opinião que pode fazer sentido, dependendo da situação em causa.

Da experiência que tenho um graduado de 3 stops é suficiente, raramente uso o de 2 porque a máquina consegue lidar com essa diferença bem se fotografar em RAW.

Se os filtros forem de má qualidade a técnica de bracketing é ainda mais recomendável porque evitam-se casts de cor muito manhosos...

A quantidade de fotos e os stops de bracketing também devem ser determinados pela situação, mas muitas vezes 3 fotos com 2 stops de diferença (-2 0 +2) são suficientes.




IT Partilhar Post #4 epcdomingos

epcdomingos

  • Novo Membro
  • Registo: 08/01/2018
  • Posts: 2
    • Local: Seixal

Publicado 17 Janeiro 2018 - 16:41

Olá MaXiM e RDS!

Obrigado pelas vossas respostas.

Foram bastante úteis para mim.

 

Abraço e boas fotos !  :)




Partilhar Post #5 kib1maf

kib1maf

  • Membro
  • Registo: 13/01/2014
  • Posts: 3545
  • Idade: 40
    • Local: Portimão
    • Amador curioso

Publicado 20 Janeiro 2018 - 19:10

A minha opinião e experiência pessoal, é que já não são necessários filtros graduados ND a menos que sejam muito bons. Lee ou Nisi, por exemplo. 

Tecnicamente só servem para quem não sabe ou não quer ter o trabalho extra na pós-produção ou, e aqui sim podem ser úteis, em seacape, ai podem ser muito úteis de modo a manter apenas uma exposição na transição dos meios tons na agua. Ai é muito complicado expor apenas uma exposição, basta termos o som ainda no frame e a luz na agua pode baralhar muito as contas.

Ai sim, GND suave ou soft dependendo de se temos algo mais no segundo plano a preencher o ceu, e depois apostar em captar um primeiro plano cheio de dinâmica. 

Planeio há muito comprar 2 GND para essas situações mas como o CPL para mim é indispensável, o conjunto CPL e 2 GND pode rondar os 300/400€ dai ter de ir recorrendo á "habilidade" em PP. 

Tenho Cokim 100x100 mas não estão ao nível do sistema e tenho de montar o suporte enroscado no CPL e ir para os 17/18mm e.. e..  e tenho de juntar e comprar um conjunto em condições. 

De resto concordo com os colegas em cima, raramente uso mais de 3 exposições num blend.