Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

fotografia de rua em que o rosto do sujeito está escondido

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 emms

emms

• Novo Membro
  • Registo: 07/01/2018

Publicado 07 Janeiro 2018 - 07:40

Olá!

Sou uma fotografa amadora e tenho uma paixão enorme por fotografar o quotidiano (os pequenos momentos, vá, aqueles que acontecem em fracções de segundo)... também tenho uma paixão por fotografia em que o rosto do sujeito está escondido / somente parcialmente visível.

Há há muito tempo que dou uma olhada por os tópicos deste forum (mesmo muiiito tempo) e sei que o tópico de fotografia de rua / privacidade / direitos de autor é bem debatido, contudo, nunca encontrei uma resposta à questão que no meu caso é mais pertinente: se eu fotografar alguém (na rua, ou num museu - em que estou autorizada a fotografar, claro) e o rosto dessa pessoa  (um/a estranho/a) estiver escondido / a pessoa estiver de costas e postar essa fotografia online sem autorização, estou a cometer alguma infracção? Compreendo que se a pessoa tiver, por exemplo, uma tatuagem ou algo do género que a identifique claramente o caso possa ser.... mais complicado, mas excluindo essas situações... 

Aqui, alguns exemplos do tipo de fotografia que estou a falar:  1 2 3 4 5 6

Agradeço desde já qualquer resposta e peço desculpa se já se esclareceu esta questão.

Anúncios

Partilhar Post #2 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx
    • A pedalar se vai ao longe

Publicado 07 Janeiro 2018 - 09:51

Aqui tens muita informação sobre o assunto : http://rolodefilme.p...lei-portuguesa/

IT Partilhar Post #3 emms

emms

• Novo Membro
  • Registo: 07/01/2018

Publicado 07 Janeiro 2018 - 10:13

Aqui tens muita informação sobre o assunto : http://rolodefilme.p...lei-portuguesa/

Bom dia,

Sim, já li tudo isso e (posso estar enganada) não achei nenhuma resposta à minha questão. 

Partilhar Post #4 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 07 Janeiro 2018 - 11:48

Em quase todas essas situações as pessoas são fáceis de reconhecer e estão fotografadas de perto senda claramente o sujeito da fotografia. Embora num local público, nestes casos o que está a ser fotografado não é o local mas sim as pessoas. Também gosto de fazer isto. Sempre que posso e for oportuno pergunto às pessoas se posso publicar. E aceito a vontade delas que, na maioria das vezes é favorável, mas nem sempre. Nada por escrito. Basta-me a sua palavra e para eles a minha.
Isto é a minha interpretação e o que eu costumo fazer. Não entendo nada de legislação, por isso faz de contas que não disse nada.

Partilhar Post #5 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 07 Janeiro 2018 - 15:13

Se fotografas claramente uma pessoa, ou seja, o teu elemento principal é ou são as pessoas, mesmo em público, acho que deves informá-las e explicar para que são as fotos. Se elas não gostarem aconselho-te a não publicar. Mesmo de costas a pessoa reconhece-se na maior parte dos casos das fotos que mostraste.

Por outro lado, se a pessoa aparece na foto por acaso, notando-se que a tua principal motivação não era mostrar a pessoa, podes publicar a foto desde que não haja intenção de devassa da vida privada.

Isto é o que penso que a lei diz ou seja uma lei com bom senso, o que nem sempre acontece. Mas nestes casos os juizes analizam caso a caso e avaliam a intenção de ambas as partes.