Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Escola abandonada

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Barão Vermelho

Barão Vermelho

• Membro
  • Registo: 29/07/2011
    • Local: Évora

Publicado 02 Janeiro 2018 - 18:28

Ora digam lá da vossa justiça...

38576604165_46c6221f48_z.jpg

Anúncios

Partilhar Post #2 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 02 Janeiro 2018 - 20:01

O local parece ter potencial e uns tons bonitos.

Coisas, no meu entender, a melhorar:

1- controlar a exposição - há zonas completamente brancas, queimadas por excesso de luz. Se necessário fazer várias exposições para blend ou HDR.

2- melhorar a composição - Aproveitar melhor as linhas.

3- a luz está muito dura. A outra hora, com o sol mais baixo, seria mais fácil ter uma luz mais suave, mais propícia a criar um ambiente menos austero.

Isto é só a minha opinião. Força sempre!

IT Partilhar Post #3 Barão Vermelho

Barão Vermelho

• Membro

Publicado 02 Janeiro 2018 - 20:42

Obrigado, anterix!

Fazem todo o sentido, as suas críticas. Esta foto foi a minha modesta (e primeira) tentativa de HDR. Quando tirei as fotos, achei que uma altura aí a rondar o metro de altura para a máquina, ficava porreiro, mas assim que as abri no pc, vi que devia ter ido mais à altura dos olhos... Podia ter escurecido um pouco a foto mais clara, para não ter aquelas zonas completamente brancas, mas confesso, nem me lembrei! Como estava um dia sem nuvens, e o sol estava mesmo quase de frente com a porta, o céu estava mesmo claro, e assim ficou...

Obrigado, e boas fotos!

Partilhar Post #4 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 02 Janeiro 2018 - 20:51

Sendo HDR, provavelmente dá para escurecer mais e talvez aproveitar o que aqui aparece queimado.

A baixa altura da câmara pode ser interessante. Mas acho que devias aproveitar as linhas (da parede com o chão) de alguma forma alinhadas com o canto da foto, de forma à composição ter mais profundidade.

Esta está assim. Tudo bem. Serve para ver o que se pode melhorar para a próxima. É muita coisa em que pensar e a única forma é ganhar prática.

Força com isso.

Partilhar Post #5 kib1maf

kib1maf

• Membro
  • Registo: 13/01/2014
    • Local: Portimão
    • Amador curioso

Publicado 04 Janeiro 2018 - 21:33

Talvez teres mantido a maquina direita e nivelada, seja outro exercício importante nesta fase. Para a próxima tenta ter a maquina direita, linhas verticais direitas e mais tarde logo tentas jogar com as linhas. 

Partilhar Post #6 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 05 Janeiro 2018 - 09:27

Boas

Este tipo de fotografia, vive da composição e/ou harmonia entre os objectos. Dito isto, o que te recomendo numa primeira fase, é usar o tripé, enquadrar o melhor possível, tendo sempre em conta as linhas verticais na foto. Procura também focares-te em detalhes. Neste caso, a foto além de não estar bem composta, o que foste fotografar não tem grande interesse, mas acredito que se te colocasses à direita, tentando apanhar a porta que fotografaste, mais a pequena porta de tijolo burro à esquerda, aproveitando a guia que o tronco que está no chão te pode dar à foto, terias uma foto melhor composta e talvez com algum interesse.

Recomendo ainda veres muita foto, o Flickr é um bom lugar para isso...pesquisa por "Urbex" ou "Decay"...e fotografar muito...ter um espírito auto critico (sobretudo) e nesta fase, preocupares-te sobretudo com a composição...a edição e os estoiros nas portas e janelas...isso vem depois ;)

Boa continuação!

IT Partilhar Post #7 Barão Vermelho

Barão Vermelho

• Membro

Publicado 05 Janeiro 2018 - 23:38

Muito obrigado pelo vosso feedback. Com excepção do que vou vendo na net, não faço muita fotografia com outros fotógrafos, por isso não vou tendo com quem trocar impressões nos locais que visito...

Ainda sobre esta foto, eu usei tripé, e ainda tive a máquina alinhada ao centro da divisão, mas não lhe achei grande piada. A oliveira que vêm a preencher dois terços da porta, se fosse com a máquina ao centro, ocupava a porta praticamente toda, e não me agradou... E depois, não consigo ainda "encaixar" aquelas fotos com tudo bem direitinho, linhas verticais e horizontais, tudo muito bem centrado, e tal... São ambientes em decadência, e as linhas direitas vêm contrariar um bocado a ideia de caos existente. Já vi fotos de pessoal que se dá ao trabalho de "compor" o cenário, com tudo certinho, as mesas, cadeiras ou outros objectos, todos ali posicionados cirurgicamente, para depois dizer que é Decay... Não me parece adequado, só isso... Mas vou fazer um esforço, prometo!  :)

Obrigado, e boas fotos!

Partilhar Post #8 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 15 Janeiro 2018 - 09:43

Concordo que tens de ter focar na composição. Ou tens um local mesmo muito interessante e tentas captar tudo (o que não é o caso) ou concentras-te em algo em especial que te chame mais à atenção: algo no chão ou na parede, algo que identifique que isso era uma escola...

Nessa composição que escolheste o que salta logo à vista é parte de uma árvore no exterior que não é particularmente interessante.