Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Tamron 16-300 ou 18-400

• Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Ricardojmp

Ricardojmp

• Novo Membro
  • Registo: 06/12/2017
    • Local: Viana do Castelo

Publicado 06 Dezembro 2017 - 04:15

Boas colegas,

Comprei uma Canon 800d há cerca de uma semana e ando às turras para escolher uma lente versatil que dê para landscape e que tenha algum alcance, quanto mais melhor, desde que a lenta não seja péssima em desempenho e qualidade de imagem.
Falaram me da tamron 16-300 pelo facto de ter o “16” e a parte de dar para macro.
Mas também me falar da nova 18-400, que por ser super recente, poderá ser boa escolha.
Gostaria de saber a vossa opinião. Qual aconselhariam, ou se aconselhariam outra lente de outra marca, sendo que procuro uma lente versártil, orçamento até 700-800€

Tamron-16-300: https://m.dpreview.c...ii-vc-pzd-macro

Tamron 18-400: https://m.dpreview.c...p3_di_ii_vc_hld

Um abraço e desde já obrigado.

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 06 Dezembro 2017 - 08:52

Boas

Na minha modesta opinião, não iria por nenhuma dessas, se bem que os reviews à 18-400 têm sido muito favoráveis.

Com o budget que tens, mais rapidamente iria por uma Sigma 17-55 2.8 + Canon 70-200 f4 (non is) - 250 + 400€, e ainda compravas uma Canon 50 1.8.

Nota que estamos a falar de valores para material usado!

Se ainda assim, quiseres apenas e só uma lente, a melhor opção das duas que apresentas é mesmo a mais recente, a 18-400.

IT Partilhar Post #3 Ricardojmp

Ricardojmp

• Novo Membro

Publicado 06 Dezembro 2017 - 15:03

Boas,

Obrigado pela resposta. Gostaria de comprar algo novo.

Em relação às lentes que aconselhou a 50MM 1.8 canon já adquiri.

A minha escolha quanto a uma objetiva mais versátil é para viagem e para não andar a trocar de lente a toda a hora. Sei que as fixas são claramente as melhores mas em viagem não dá muito jeito. Contudo pretendo adquirir com o tempo mais uma ou duas fixas.

Se alguém puder dar mais algum feedback sobre alguma lente versátil com algum alcance e boa qualidade de imagem/desempenho agradecia.

Obrigado.

Forte abraço

Partilhar Post #4 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 06 Dezembro 2017 - 15:17

Boas colegas,

Comprei uma Canon 800d há cerca de uma semana e ando às turras para escolher uma lente versatil que dê para landscape e que tenha algum alcance, quanto mais melhor, desde que a lenta não seja péssima em desempenho e qualidade de imagem.
Falaram me da tamron 16-300 pelo facto de ter o “16” e a parte de dar para macro.
Mas também me falar da nova 18-400, que por ser super recente, poderá ser boa escolha.
Gostaria de saber a vossa opinião. Qual aconselhariam, ou se aconselhariam outra lente de outra marca, sendo que procuro uma lente versártil, orçamento até 700-800€

Com as lentes que referes acima não vais fazer macro coisa nenhuma, é tudo marketing e mais nada.

Se queres uma lente que dê para paisagem e ao mesmo tempo teres algum zoom, tens a EF-S 18-135mm IS STM por exemplo, ou a EF-S 15-85mm IS USM.

Para quê que queres 300mm ou 400mm? Queres tirar fotos a paisagem e com a mesma lente ires aos pássaros? 

Sinceramente queres um tipo de lente que vai ser tudo, menos boa para paisagem.

Numa APS-C que compras-te recentemente, a 800D em @135mm já tem um bom alcance.

Pensa melhor antes de comprares uma lente dessas, fica a minha opinião.

Cumps

Editado por Cosmic, 06 Dezembro 2017 - 15:20 .

IT Partilhar Post #5 Ricardojmp

Ricardojmp

• Novo Membro

Publicado 06 Dezembro 2017 - 15:25

Boas,

Muito obrigado pela resposta.

É disto mesmo que preciso de ouvir!

Mas explico-te o porque do algum alcance que preciso. Trabalho numa empresa de embarcações e vou utilizar a máquina para fotografar sendo preciso bom alcance para quando as embarcações (lanchas) forem à água.

E sou sincero, vi um conjunto de samples com essa objetiva e gostei do que vi.

Mas vocês têm mais experiência. E agradeço mesmo as vossas opiniões.

Abraços

Partilhar Post #6 Shadow_

Shadow_

• Membro
  • Registo: 17/09/2013

Publicado 06 Dezembro 2017 - 17:52

Vais precisar de fotografar com pouca luz?

Essas lentes em situações de pouca luz conseguem ser más! Com luz irás ter resultados satisfatórios. Já tive uma 18-270 e em menos de 1 mês vendi.

Partilhar Post #7 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 06 Dezembro 2017 - 18:41

Atenção que o estabilizador só funciona para a tremideira do fotógrafo. Não para o motivo a fotografar. Ou seja, não te fies nele para fotografar barcos no mar...

A 18-400 parece ser uma excelente lente faz tudo. É o que ela é. Não vai ser boa em nada em particular a não ser que esteja um dia bonito e claro.

Com pouca luz será sempre muito mazinha a partir dos 50mm

Eu acho que é a lente que tu precisas agora. Depois decidirás se a queres manter ou vender.

IT Partilhar Post #8 Ricardojmp

Ricardojmp

• Novo Membro

Publicado 06 Dezembro 2017 - 22:19

Vais precisar de fotografar com pouca luz?

Essas lentes em situações de pouca luz conseguem ser más! Com luz irás ter resultados satisfatórios. Já tive uma 18-270 e em menos de 1 mês vendi.

Boa noite,

Não, irei apenas usar de dia. Daí eu ter este tipo de lente em mente.

Atenção que o estabilizador só funciona para a tremideira do fotógrafo. Não para o motivo a fotografar. Ou seja, não te fies nele para fotografar barcos no mar...

A 18-400 parece ser uma excelente lente faz tudo. É o que ela é. Não vai ser boa em nada em particular a não ser que esteja um dia bonito e claro.

Com pouca luz será sempre muito mazinha a partir dos 50mm

Eu acho que é a lente que tu precisas agora. Depois decidirás se a queres manter ou vender.

Boa noite de novo.

Isso quer dizer que não é nada boa para objetos em movimento ainda que com pouca velocidade?

Sim percebi que com pouca luz a lente tem péssimo desempenho.

Eu nunca utilizarei, ou quase nunca utilizarei a distância 300 ou 400. Provavelmente 200 ou 250 sim. Existe dentro do orçamento (700/800 €) uma lente versátil dentro desses parámetros que provavelmente tenha melhor desempenho e qualidade que as tamron indicadas?

Um abraço

Partilhar Post #9 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 06 Dezembro 2017 - 22:40

Com um range mais s curto tens a Tamron 18-270

Partilhar Post #10 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 07 Dezembro 2017 - 10:43

Para fotografar a 200mm precisas de uma velocidade de, pelo menos, 1/200. Se for a 400mm precisas de pelo menos 1/400.

Estes números são para motivos parados. Quando mais rápidos forem os motivos mais rápida terá de ser a velocidade do shutter.

Ora isto num dia claro e com mar calmo é fácil. Qualquer lente tirará fotos aceitáveis. Em dias escuros, ou com o mar muito mexido, ou com barcos mais rápidos, precisa de material pro e mãos experientes.

Dito isto, continuo a achar que a 18-400 é a lente para o trabalho, já que não será um trabalho de fotografia profissional. Nada seria pior do que comprares uma lente mais curta e depois te arrependesses. O que pode acontecer é achares que a qualidade da lente não é suficiente. Mas nesse caso digo-te, não terás, dentro desse preço, melhores opções. Teria de se ir para outros campeonatos.

Resumindo: Para fazeres esse trabalho tens de ter material versátil. A 18-400 parece-me a mais versátil para o lado tele.
E precisas de conhecer os limites do material. O que ele pode fazer e o que não pode nas diversas condições.

Por exemplo: Tens de saber até que ISO podes ir com ruído aceitável. Que velocidade de cortina precisas para congelar o motivo à velocidade que ele vai, com a distância focal que precisas na lente. Tudo isto está relacionado. Há que entender e há que praticar. E depois tudo correrá como previsto.

Isto é só a minha opinião.
abraços.

Editado por anterix, 07 Dezembro 2017 - 10:46 .

Partilhar Post #11 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 07 Dezembro 2017 - 12:30

Só uma pequena correcção/informação complementar. A regra do inverso da distância focal aplica-se a câmaras com sensor full frame (36x24mm). No caso de estarmos a falar de câmaras com sensores mais pequenos ("crop") tem de se aplicar esse factor "crop" à regra. Assim, num sensor APS-C (factor crop=1,5) para 200mm, segundo a regra, precisas de 1/320 segundos.