Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Ainda vale a pena trabalhar com fotografia em Portugal?

• Por favor inicie sessão para responder
23 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 tobiii

tobiii

• Novo Membro
  • Registo: 15/11/2017

Publicado 15 Novembro 2017 - 15:06

Olá amigos,

Eu e minha esposa somos apaixonados por fotografia, moramos em PT a 1 ano, ela está a pensar em estudar a sério e investir na carreira de fotografa, ela tem interesse pela área de grávidas, crianças e newborn, que são as que ela gosta.

Como moramos cá a 1 ano, não conhecemos muita coisa do país, principalmente sobre o mercado de fotografia aqui, no Brasil tem muito, mas no Brasil tem muito de todas as coisas, 210 milhões de sofredores, não é para menos, enfim, vocês acham que se ela estudar, se dedicar, fazer um bom trabalho, consegues viver cá de fotografia nessas áreas? Conhecemos uma fotógrafa que não trabalha mais com isso e diz que não vale a pena investir nisso por aqui, pois ta muito saturado, a malta ta a cobrir eventos por 30€ ,vocês concordam com ela?

Afinal, uma pessoa consegue hoje estudar e começar a viver de fotografia em Portugal (Porto)

´para já, obrigado.

Anúncios

Partilhar Post #2 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 17 Novembro 2017 - 10:33

Para sobreviver, dá. Para viver, dá. Para viver bem, também... Mas são coisas que exigem níveis diferentes de esforço e capacidade do fotógrafo. 

É preciso que as fotos sejam realmente boas. Realmente algo diferente. Se forem parecidas ao que os outros fazem por 30€, nem vale a pena fazer publicidade. 

E é preciso chegar ao mercado. Não basta fazer as fotos... É preciso que os clientes certos saibam da existência desse serviço. É preciso que o serviço seja excelente em todos os aspectos para se cobrar valores mais apetecíveis.

Não é com um curso que se passa a tirar boas fotos. Gostar de algo e ser bom em algo são coisas diferentes. Não se é um bom fotógrafo de um dia para o outro. É preciso prática, experiência, uma boa equipa, um bom olho... Por isso, dar dá, mas não é para todos...

Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 17 Novembro 2017 - 12:42

A minha opinião é que tudo está saturado e tudo está em aberto. O mercado fotográfico nunca foi tão grande como agora mas também nunca esteve tão saturado.

Isto acontece em tudo na vida, não é só na fotografia.

Se tu perguntares por um mecânico, um pedreiro, um tecnico qualquer, a opinião geral é; Há imensos mas não querem ou não sabem trabalhar. Querem é ganhar dinheiro fácil.

O segredo é o mesmo de sempre; ser-se bom profissional. Acreditar, trabalhar muito, ser pressistente e não querer tudo rápidamente.

Sabes aquela história do fotógrafo que tinha desistido de o ser, vedeu a sua máquina e depois aparece a ganhar um grande prémio de fotografia? É paradigmática. Hoje queremos ter tudo e rápido.

Boa sorte e um abraço!

IT Partilhar Post #4 tobiii

tobiii

• Novo Membro

Publicado 22 Novembro 2017 - 11:08

Pessoal, obrigado pelas respostas, já a aproveitar o post, gostava de vossa opinião para uma duvida cruel haha

Com orçamento de mil euros para equipamentos, vale mais a pena se esforçar e pegar logo uma full frame, nem que seja usada, onde podes começar a praticar com ela e depois usa-la para trabalhar, ou pegar uma crop tipo a 750d e comprar lentes com esse dinheiro e usa-la para trabalhar?

IT Partilhar Post #5 tobiii

tobiii

• Novo Membro

Publicado 22 Novembro 2017 - 11:11

Para sobreviver, dá. Para viver, dá. Para viver bem, também... Mas são coisas que exigem níveis diferentes de esforço e capacidade do fotógrafo. 

É preciso que as fotos sejam realmente boas. Realmente algo diferente. Se forem parecidas ao que os outros fazem por 30€, nem vale a pena fazer publicidade. 

E é preciso chegar ao mercado. Não basta fazer as fotos... É preciso que os clientes certos saibam da existência desse serviço. É preciso que o serviço seja excelente em todos os aspectos para se cobrar valores mais apetecíveis.

Não é com um curso que se passa a tirar boas fotos. Gostar de algo e ser bom em algo são coisas diferentes. Não se é um bom fotógrafo de um dia para o outro. É preciso prática, experiência, uma boa equipa, um bom olho... Por isso, dar dá, mas não é para todos...

Tenho uma amiga que trabalha comigo, que também fotografa, mas hoje apenas como hobby, inclusive é prima do Joel Santos, ela diz-me que não vale a pena investir em fotografia em Portugal nesse ramo, isso assusta-me um pouco

Partilhar Post #6 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 22 Novembro 2017 - 12:28

Mil euros não dá para nada.

Neste ramo? Um fotógrafo ou qualquer profissinal que trabalhe por conta própria não se pode limitar a um ramo.

IT Partilhar Post #7 tobiii

tobiii

• Novo Membro

Publicado 22 Novembro 2017 - 17:03

Mil euros não dá para nada.

Neste ramo? Um fotógrafo ou qualquer profissinal que trabalhe por conta própria não se pode limitar a um ramo.

Mil euros nao compra nenhuma dslr mais? não entendi, lembro que ela ainda vai estudar....

nestes ramos citados no post**

Partilhar Post #8 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 22 Novembro 2017 - 22:18

Desculpa-me, pensei que tinhas 1000 euros para montar o negócio na área de grávidas, crianças e newborn. Para uma máqina de aprendizagem é mais que suficiente. Não tem de ser full frame.

Editado por _jn_, 22 Novembro 2017 - 22:20 .

Partilhar Post #9 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 22 Novembro 2017 - 22:30

Por 1000€, consegues alguma full frame com lente? 
Hoje as lentes de kit já não são tão más como antigamente, mas sinceramente preferia ter boas lentes numa aps. 

IT Partilhar Post #10 tobiii

tobiii

• Novo Membro

Publicado 22 Novembro 2017 - 23:59

Hoje as lentes de kit já não são tão más como antigamente, mas sinceramente preferia ter boas lentes numa aps.

consegues me recomendar um bom conjunto nesse orçamento para os fins que citei?

Partilhar Post #11 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Novembro 2017 - 11:48

Depende sempre de como queres fotografar e do espaço. 
Se eu tivesse de escolher uma máquina para o que faço por esse valor, provavelmente seria uma nikon d600 com uma 85mm. Se for fotografar em espaços mais apertados, se calhar trocava a 85 por uma 50mm. 

Ficas com um kit muito limitado e quase exclusivo para retrato, mas é um kit quase "sem compromissos". 

Mas depois fica-te a faltar todo o equipamento de iluminação, pós produção, etc.... 

Editado por deim, 23 Novembro 2017 - 11:48 .

IT Partilhar Post #12 tobiii

tobiii

• Novo Membro

Publicado 23 Novembro 2017 - 13:18

Depende sempre de como queres fotografar e do espaço. 
Se eu tivesse de escolher uma máquina para o que faço por esse valor, provavelmente seria uma nikon d600 com uma 85mm. Se for fotografar em espaços mais apertados, se calhar trocava a 85 por uma 50mm. 

Ficas com um kit muito limitado e quase exclusivo para retrato, mas é um kit quase "sem compromissos". 

Mas depois fica-te a faltar todo o equipamento de iluminação, pós produção, etc.... 

Obrigado pela resposta

Dificil é encontrar uma d600 dentro desse orçamento, só tem 1 agora no olx por exemplo

um conjunto crop, qual me indicaria? tenho uma preferência por canon

Partilhar Post #13 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 23 Novembro 2017 - 13:40

Obrigado pela resposta

Dificil é encontrar uma d600 dentro desse orçamento, só tem 1 agora no olx por exemplo

um conjunto crop, qual me indicaria? tenho uma preferência por canon

Dá uma vista de olhos no mpb.com 
Tens 6 meses de garantia. 

Crop, ou a nikon mais recente, ou algo como a sony a6300 com uma 50 1.8. 

Partilhar Post #14 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 23 Novembro 2017 - 23:09

5D + 50 mm f1.8 STM + 85 mm f1.8 + 35 mm f2 

ou uma 5dmk2/1dsmk2/6d ou uma Nikon D700 +1 ou 2 lentes fixas

câmaras usadas, claro

Partilhar Post #15 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 24 Novembro 2017 - 01:48

Dessas, só mesmo a 6D. E entre a 6D e uma D600, a D600 parece-me melhor opção pelo mesmo preço. Mais resolução, melhor sensor, dual slot, etc... 

As 5DI ou 1DsII se avariam, vão directas para o lixo. Já ninguém repara uma máquina dessas. E a probabilidade de se conseguir comprar uma máquina dessas com poucos disparos é reduzida... Não seria a minha primeira aposta para alguém que quer fazer fotografia semi profissional... 

IT Partilhar Post #16 tobiii

tobiii

• Novo Membro

Publicado 24 Novembro 2017 - 12:57

Dá uma vista de olhos no mpb.com 
Tens 6 meses de garantia. 

Crop, ou a nikon mais recente, ou algo como a sony a6300 com uma 50 1.8. 

interessante esse mpb.com, ja usou? é confiavel? tem como pagar com meu saldo da conta ordem ao invés do cartão de crédito, pois nao tenho nele esse plafon disponivel

Partilhar Post #17 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 24 Novembro 2017 - 13:50

interessante esse mpb.com, ja usou? é confiavel? tem como pagar com meu saldo da conta ordem ao invés do cartão de crédito, pois nao tenho nele esse plafon disponivel

A mpb é de confiança, sim. Já vários userzs compraram e venderam lá (eu incluído) , e correu bem.

Podes criar um cartão virtual no MBNET.

Partilhar Post #18 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 24 Novembro 2017 - 17:26

As 5DI ou 1DsII se avariam, vão directas para o lixo. Já ninguém repara uma máquina dessas. 

A minha 5D pifou há uns meses atrás. Mandei reparar na Macrozoom, mudaram a board e está a funcionar outra vez.  ;)

Partilhar Post #19 deim

deim

• Membro
    • Não é o equipamento...

Publicado 24 Novembro 2017 - 19:40

A minha 5D pifou há uns meses atrás. Mandei reparar na Macrozoom, mudaram a board e está a funcionar outra vez.  ;)

No UK, uma board para a 5D custa £260 na canon. O shutter £210. A mim a board na 5D morreu duas vezes. Quando foram as cortinas, já não foi para arranjar... 

Partilhar Post #20 Bianca Garmatter

Bianca Garmatter

• Novo Membro
  • Registo: 28/11/2017
    • Local: Paranaguá - Paraná

Publicado 28 Novembro 2017 - 02:35

Olá ! Eu Moro no Brasil, tenho Dupla cidadania e estou escolhendo Portugal para morar. Faço muita coisa por aqui, de tudo um pouco, vivo só disso e sustento minha família somente de Fotografia. Estou meio apreensiva em me mudar, porém, procuro mais qualidade de vida para minha família. Realmente tenho um trabalho bem diferenciado por aqui. Quanto se cobram por um pacote de fotos em Pt? Aqui chego a tirar R$ 4 mil por mês, porém, a minha qualidade de vida é muito ruim. Se alguem puder me dar um retorno, ficarei agradecida! =D