Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Nikon, Canon ou Fugifilm?

• Por favor inicie sessão para responder
40 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 nunoms

nunoms

• Novo Membro
  • Registo: 10/11/2017
    • Local: Viseu

Publicado 10 Novembro 2017 - 18:58

Boa Tarde,

Quero comprar uma máquina para tirar boas fotos de paisagens e cenários. O objectivo será vender fotos em bancos de imagens.

Estou indeciso entre estas 4:

- Fujifilm X-T20 + XC 16-50mm f/3.5-5.6 OIS II

- Canon EOS 750D + EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM

- Canon EOS 77D + EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM

- Nikon D5600 + AF-S DX 18-140mm f/3.5-5.6G ED VR

Podem aconselhar outra...

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014

Publicado 10 Novembro 2017 - 19:48

Se estás a começar agora só te posso recomendar a XT20.

IT Partilhar Post #3 nunoms

nunoms

• Novo Membro

Publicado 10 Novembro 2017 - 20:55

Se estás a começar agora só te posso recomendar a XT20.

Obrigado.

Qual a vantagem desta XT20 em relação às outras.

Partilhar Post #4 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 10 Novembro 2017 - 21:12

As vantagens são muitas, e vou tentar enumerar algumas...

É um sistema Mirrorless
Tem tão boa ou melhor qualidade de imagem como qualquer uma das outras,
Tem viewfinder eletrónico, que te permite ver a foto antes do click
Tem uns jpegs como nenhuma outra marca entrega. Não precisas de te preocupar com a edição
Tem uma portabilidade que as outras não têm
Tem lentes muito boas, a um preço justo.
Tem um suporte de atualizações de firmware que nenhuma das outras tem
Permite, quanto a mim, uma curva de aprendizagem mais rápida.
Podes utilizar com muita facilidade, lentes antigas que podes comprar muito baratas...os adaptadores andam nos 15 a 20€...

Em termos de desvantagens...

Tem uma desvalorização de mercado nos usados bastante acentuada.
Essa XT20, tem uma ergonomia que não é confortável a não ser que compres um grip.
As baterias esgotam-se com bastante rapidez...numa primeira fase, até que te habitues à máquina, acredito que não ultrapasses os 250 disparos por carga. Resolves isso comprando mais baterias...3 é o que aconselho.

Assim de repente é o que me vem à cabeça, se me lembrar de mais, volta cá.

IT Partilhar Post #5 nunoms

nunoms

• Novo Membro

Publicado 10 Novembro 2017 - 21:19

Obrigado pela ajuda.  :)

Partilhar Post #6 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 11 Novembro 2017 - 10:11

Podes realizar esses objetivos com qualquer dessas câmaras. Estamos num país livre, por isso, podes.
Não estou a prometer-te que vais. Mas que podes, podes.
Dito isto, a melhor hipótese é, sem dúvida nenhuma, a Fuji.
Concordo com tudo o que o Marco escreveu.

Não sei qual a tua experiência. Se estás a iniciar, estuda bastante, vê fotos boas, que tenham sido vendidas, e vai te aproximando da estética e qualidade. Pode não acontecer de um dia para o outro. Não desistas. O investimento é grande.

Partilhar Post #7 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 11 Novembro 2017 - 11:50

Voces conhecem alguem que faça dinheiro a vender fotos em bancos de imagens? Quando digo que faça dinheiro quero dizer que compense ao menos as horas que gasta a fatografar e editar.

Partilhar Post #8 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 11 Novembro 2017 - 12:16

Voces conhecem alguem que faça dinheiro a vender fotos em bancos de imagens? Quando digo que faça dinheiro quero dizer que compense ao menos as horas que gasta a fatografar e editar.

Pessoalmente não conheço quem retire dai bom proveito, mas retira numa base mensal $70/80...o quem nem é muito, nem pouco...é o que é. No que pode sair mais talvez sejam de comida e fotos mais "empresariais".

Tenho contas espalhadas, mas sem conteúdo :)

Quanto ao tema do tópico, mantenho o que disse. Se possível, Fuji...nem que seja pela XT1 usada com uma 23 f2

IT Partilhar Post #9 nunoms

nunoms

• Novo Membro

Publicado 11 Novembro 2017 - 14:34

Obrigado pelas vossas opiniões. A grande fama está nas Canon e Nikon, pensei que a Fuji fosse a última escolha.

Partilhar Post #10 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 11 Novembro 2017 - 18:26

Obrigado pelas vossas opiniões. A grande fama está nas Canon e Nikon, pensei que a Fuji fosse a última escolha.

Fazes tudo com qualquer uma delas. Agora as mirrorless estão mais na moda, é mais por aí.

Aconselho a pegares em cada uma dessas máquinas, e ver qual se adapta melhor à tua mão. A portabilidade é boa e bonita, mas se não te sentires confortável, ao fim de algum tempo é uma chatice.

Partilhar Post #11 miguelbarroso

miguelbarroso

• Membro
  • Registo: 02/09/2008
    • Local: Lx

Publicado 13 Novembro 2017 - 23:38

Já agora deixo-te um testemunho... usei Nikon durante mais de 25 anos. E recentemente decidi vender tudo, pois usava cada vez menos o setup que tinha, com enormes lentes, muito material e bem pesado. Isto com o intuito de apostar em algo mais compacto, mas também com qualidade - as mirrorless de nova geração entram neste campo.

Entretanto, um amigo meu que acabou de comprar uma X-T20, emprestou-ma durante uma semana... gostei muito da máquina, mas simplesmente não consegui atinar com a ergonomia da mesma. Já tive também a experimentar a X-T2, e aí já é outra história, pois mesmo em 5 minutos na loja, ela encaixou lindamente na minha mão (mas o preço é de outra liga). Outro amigo meu deixou-me experimentar uma Panasonic G80 e apesar de também pequena, a ergonomia da mesma superou as minhas expectativas. Também tenho olhado para a Sony a6300, e há coisas que gosto muito, e outras que nem tanto.

Neste momento estou muito inclinado em apostar no sistema Micro Four Thirds, não só porque gostei da G80, mas acima de tudo porque as lentes são substâncialmente mais pequenas e leves. Sei o que vou perder, pois um sensor mais pequeno tem vantagens mas também tem outras limitações.

Este meu testemunho não é para que escolhas a G80, ou outra qualquer Micro 4/3, mas sim para que percebas que há muita coisa mais a ter em conta no momento de comprar. Qualidade têm quase todas hoje em dia. Agora o tipo de uso que fazemos ditará necessidades diferentes. Ah, e atenção também ao custo do sistema: verifica que lentes pretendes, que oferta há da marca, se consideras opções em 2ª mão ou de outros fabricantes (Sigma, Tamron por exemplo) e se encontras as mesmas disponíveis, etc...

Sei que para quem está a começar é difícil ter noção disto tudo. Mas começa por pegar nas diferentes câmeras, e sentir o feeling das mesmas na mão... espreita os menús, vê com quais te sentes mais à vontade. Boa escolha! (qualquer uma hoje em dia tem qualidade :th_up:, podemos é não atinar com ela  ;)  :D )

Partilhar Post #12 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 14 Novembro 2017 - 09:17

Atenção à resolução. Muitos bancos de imagem têm preços diferentes para resoluções diferentes. Se tiveres uma máquina de 16mp podes perder vendas. 

E quando investes, muitas vezes estás a investir num sistema. Pensa se tens possibilidade de evolução no futuro.

Partilhar Post #13 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 14 Novembro 2017 - 11:45

Tem lentes muito boas, a um preço justo.

Justo para quem as vende. As lentes Fuji são boas, o preço nem por isso....

Não consegues arranjar boas lentes nativas a um preço baixo com Nikon ou Canon, especialmente Canon...

Partilhar Post #14 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 14 Novembro 2017 - 15:14

Justo para quem as vende. As lentes Fuji são boas, o preço nem por isso....

Não consegues arranjar boas lentes nativas a um preço baixo com Nikon ou Canon, especialmente Canon...

Depende do que procures, mas dou-te exemplos de valores usados:

Fuji 16-50 - 100€ - Não me parece nada cara, e tem boa qualidade.

Fuji 23 1.4 - 650€ - a equivalente da Canon (35 1.4 L i) anda usada a bater nos 1000€ e não me parece melhor!

Fuji 23 2.0 - 350€ - a equivalente da Canon, tem IS e anda nos 450€ (quando aparecem).

Fuji 56 1.2 - 650€ - A Canon 85 1.2...já sabemos que quando aparece anda dos 1300€ para cima.

Depois podes dizer-me que o DOF é aparente e que a qualidade é de um sensor APS e não FF, etc etc, etc...O que quero provar, e porque compro lentes FF, sei o que me custam, comparativamente com a excelente qualidade da Fuji...é que o preço que elas custam, é, para mim, o preço/valor justo. 

Partilhar Post #15 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 14 Novembro 2017 - 15:34

Acho que não é justo comparar o mercado de usados de um sistema Fujifilm X que tem meia dúzia de anos com um sistema Canon que já tem décadas de existência.

O universo de lentes Canon é muito maior. A oferta é muito maior. A qualidade não é melhor. As objectivas Fujifilm, pelo menos aquelas que eu conheço (23 f1.4, 35 f.14, 56 f1.2), são do melhor que já alguma vez me passou pelas mãos. Desde a qualidade de construção (metal) até à qualidade de imagem.

Sim, genericamente falando, será melhor opção ir para um universo Canon para se comprar lentes mais baratas. mas evidentemente depende das lentes que se pretende.

Se há coisa que me deixa saudades na Canon é o seu universo de lentes e o mercado de usados... De tudo o resto não tenho saudades.  :D

Partilhar Post #16 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 14 Novembro 2017 - 16:00

Acho que não é justo comparar o mercado de usados de um sistema Fujifilm X que tem meia dúzia de anos com um sistema Canon que já tem décadas de existência.

O universo de lentes Canon é muito maior. A oferta é muito maior. A qualidade não é melhor. As objectivas Fujifilm, pelo menos aquelas que eu conheço (23 f1.4, 35 f.14, 56 f1.2), são do melhor que já alguma vez me passou pelas mãos. Desde a qualidade de construção (metal) até à qualidade de imagem.

Sim, genericamente falando, será melhor opção ir para um universo Canon para se comprar lentes mais baratas. mas evidentemente depende das lentes que se pretende.

Se há coisa que me deixa saudades na Canon é o seu universo de lentes e o mercado de usados... De tudo o resto não tenho saudades.  :D

Rui, deves andar distraído...muito distraído...

Apesar de ser um mercado "jovem", existe um mercado crescente de material usado Fuji, e a bom preço!

Quando comparas preço vs qualidade, convém ser honesto o suficiente para colocar as lentes no patamar correspondente. Quero com isto dizer, que em termos qualitativos, qualquer das lentes Fuji que referiste, são correspondentes à gama "alta" da Canon. Se fores procurar as correspondentes no "maduro" mercado Canon, garantidamente que na maior parte das vezes não encontras material mais barato que o da Fuji.

Sei que não farás este exercício, mas procura uma lente Canon 35 1.4 tão boa como a tua Fuji...podes inclusive procurar no mercado "Novo"...Encontrarás a Sigma 35 1.4 Art mais barata, de resto...tudo sempre mais caro...já fiz esse exercício diversas vezes, e por isso é que afirmo, e reafirmo...o mercado das lentes Fuji, é efectivamente, o mais justo, e até me atrevo a dizer, honesto!

Partilhar Post #17 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 14 Novembro 2017 - 16:12

Rui, deves andar distraído...muito distraído...

Apesar de ser um mercado "jovem", existe um mercado crescente de material usado Fuji, e a bom preço!

Quando comparas preço vs qualidade, convém ser honesto o suficiente para colocar as lentes no patamar correspondente. Quero com isto dizer, que em termos qualitativos, qualquer das lentes Fuji que referiste, são correspondentes à gama "alta" da Canon. Se fores procurar as correspondentes no "maduro" mercado Canon, garantidamente que na maior parte das vezes não encontras material mais barato que o da Fuji.

Sei que não farás este exercício, mas procura uma lente Canon 35 1.4 tão boa como a tua Fuji...podes inclusive procurar no mercado "Novo"...Encontrarás a Sigma 35 1.4 Art mais barata, de resto...tudo sempre mais caro...já fiz esse exercício diversas vezes, e por isso é que afirmo, e reafirmo...o mercado das lentes Fuji, é efectivamente, o mais justo, e até me atrevo a dizer, honesto!

Tens que me dizer onde está esse mercado.

Não tem sido fácil arranjar material usado. Vou ao OLX, grupos de Facebook, MPB (as lentes voam, quantas vezes têm apenas duas ou três lentes),... há sempre muito pouca oferta.

Estou à procura de uma 16mm 1.4 a bom preço... Continuo à espera.  :D

O mercado da Canon é gigante, o da Fujifilm X é minúsculo em comparação. E é normal que assim seja, dada a idade de ambos os sistemas.

Qualidade não falta (ao sistema Fujifilm X), como já disse. Não é disso que estou a falar.

Partilhar Post #18 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 14 Novembro 2017 - 16:20

Depende do que procures, mas dou-te exemplos de valores usados:

Fuji 16-50 - 100€ - Não me parece nada cara, e tem boa qualidade.

Fuji 23 1.4 - 650€ - a equivalente da Canon (35 1.4 L i) anda usada a bater nos 1000€ e não me parece melhor!

Fuji 23 2.0 - 350€ - a equivalente da Canon, tem IS e anda nos 450€ (quando aparecem).

Fuji 56 1.2 - 650€ - A Canon 85 1.2...já sabemos que quando aparece anda dos 1300€ para cima.

Depois podes dizer-me que o DOF é aparente e que a qualidade é de um sensor APS e não FF, etc etc, etc...O que quero provar, e porque compro lentes FF, sei o que me custam, comparativamente com a excelente qualidade da Fuji...é que o preço que elas custam, é, para mim, o preço/valor justo. 

Ok mas se olhares para estas: 

Fujifilm XF 27mm f/2.8 Pancake 369 € - Canon EF-S 24 mm f2.8 150 €, Canon EF-M 22mm f/2.0 STM 200 €

Fujifilm XF 10-24mm f/4.0 849 € - Canon EF-S 10-22mm f/3.5-4.5 529 €

Fujifilm XF 18-135mm f/3.5-5.6 639 € - Canon EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS STM 389 €

Ou seja, se olhares para as lentes mais luminosas, sim até até são mais baratas. O problema é mais pelo acesso a lentes low cost da marca (50 mm, 24 e 40 mm pancake, e de falta da alternativas third party tipo Sigma, Tamron, Tokina, Zeiss, Yongnuo, Samyang com mount nativo....

E acima de tudo acesso a material usado.

Partilhar Post #19 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 14 Novembro 2017 - 16:30

Azatoth, já estás a referir preços de lentes novas e nós estávamos a falar de usados...  :unsure:

E, de facto, é difícil de comparar porque, para além da questão do universo/oferta de usados, as objectivas da Fuji estão um patamar acima dessas Canon. Sáo muito melhor construídas e, algumas, têm melhor qualidade de imagem.

A Fuji simplesmente não tem oferta de objectivas "low-cost". Aliás, até tem mas não conheço muito bem - é a linha XC (16-50, 50-210,...). São muito poucas. Só conheço estas duas. São de plástico, á la Canon que mencionaste.

O José Rocha, noutro tópico, falava deste "vazio" na gama da Fuji. Lentes até 500€ não abundam...

Editado por ruicarv79, 14 Novembro 2017 - 16:31 .

Partilhar Post #20 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +

Publicado 14 Novembro 2017 - 20:58

Azatoth, já estás a referir preços de lentes novas e nós estávamos a falar de usados... :unsure:
E, de facto, é difícil de comparar porque, para além da questão do universo/oferta de usados, as objectivas da Fuji estão um patamar acima dessas Canon. Sáo muito melhor construídas e, algumas, têm melhor qualidade de imagem.
A Fuji simplesmente não tem oferta de objectivas "low-cost". Aliás, até tem mas não conheço muito bem - é a linha XC (16-50, 50-210,...). São muito poucas. Só conheço estas duas. São de plástico, á la Canon que mencionaste.
O José Rocha, noutro tópico, falava deste "vazio" na gama da Fuji. Lentes até 500€ não abundam...

As XC são “low cost” mas entregam acima da média.

Quanto ao teu anterior comentário, ainda hoje vi a lente que procuras no mpb. Há sim senhor menos quantidade e é verdade que quando aparecem as mais trendy, voam...tens que ser rápido no gatilho e andar com a compra, pois haverá sempre alguém que não se importe de dar mais 30/30€ pata ter a lente que quer.

A oferta deve ter preesente as Samyang...têm uma 12mm que parece ser muito boa a ronda os 250€.

Depois não podemos esquecer a facilidade em usar lentes vintage, onde existe uma oferta imensa a preços realmente acessíveis. Uso sobretudo lentes antigas.

Por último, alguém falou na 10-24...que é do meu ponto de vista a lente mais extraordinária da Fuji, e que a ser comparada, terá que ser comparada com a Canon 16-35 f4, nunca abaixo.

Não é o sistema perfeito (se é que existe), mas é, do meu ponto de vista, o sistema mais equilibrado, justo e honesto. No entanto, detesto o facto de os corpos desvalorizarem de forma estranha, muito por causa da política comercial da marca.