Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

O negócio das fotografias escolares

• Por favor inicie sessão para responder
7 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Leodibaba

Leodibaba

• Novo Membro
  • Registo: 06/10/2017

Publicado 06 Outubro 2017 - 13:34

Boa tarde,

Pretendo desenvolver um negócio como na área da fotografia escolar.

Alguém sabe algo sobre este assunto.

Que preços estão a ser cobrados atualmente às escolas?

Que valor é dado à escola?

como é feita toda a gestão?

Obrigada pelo vosso tempo

Anúncios

Partilhar Post #2 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Sintra

Publicado 06 Outubro 2017 - 21:56

O que sei:

- Preços entre os 10€ e 15€ por pack de 3 folhas A4 mais capa/envelope

- 20% para a escola

- Só paga quem fica com as fotos

- Quem recebe é a escola e depois paga ao fotógrafo

- Oferta de pack de turma a cada prof e todas as turmas á escola

Já vais tarde para este ano letivo. As datas são agendadas logo após a reabertura das escolas

O negócio na zona de Lisboa está super saturado (cmo quase tudo).

Se queres entrar tens de ter ideias novas e fazer preços ainda mais baixos.

Faz uma busca no google

Boa sorte.

IT Partilhar Post #3 Leodibaba

Leodibaba

• Novo Membro

Publicado 07 Outubro 2017 - 09:54

O que sei:

- Preços entre os 10€ e 15€ por pack de 3 folhas A4 mais capa/envelope

- 20% para a escola

- Só paga quem fica com as fotos

- Quem recebe é a escola e depois paga ao fotógrafo

- Oferta de pack de turma a cada prof e todas as turmas á escola

Já vais tarde para este ano letivo. As datas são agendadas logo após a reabertura das escolas

O negócio na zona de Lisboa está super saturado (cmo quase tudo).

Se queres entrar tens de ter ideias novas e fazer preços ainda mais baixos.

Faz uma busca no google

Boa sorte.

Olá bom dia,

Muito grata pelo esclarecimento e pelo teu tempo. :)

Quando te referes a já ser tarde para este ano letivo, queres dizer tanto a privados como públicos? Achas que já não valerá a pena tentar?

Quanto à oferta do pack de turma a ser oferecido à escola, refereste à tradicional foto de turma? Essa não seria incluída no pack a ser cobrado? Não percebi esse último tópico. 

no colegio do meu filho foi feito o levantamento de quem queria as fotos e foram feitas as fotos apenas aos alunos que os pagam haviam pago.

Obrigada novamente

Partilhar Post #4 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 07 Outubro 2017 - 12:14

É preciso já uma estrutura para competir na área,  pois muitos fotógrafos ganham as propostas e colocam estagiários ou freelancers a fazer o trabalho!!! 

Fazer só uma escola é quase impossível pois os grandes chegam a ter prejuízo e até oferecer o serviço  para "abater" quem entrou numa escola!!!

Depois há os vícios instalados que permitem verdadeiros  "horrores fotográficos"  onde não aparece um único foco nas caras mas são sempre os mesmos a ser chamados!!!  O book do meu filho não tem uma única foto com cara focada... incrível uma criança com o iPhone fazia melhor!!!  

No entanto vale sempre a pena tentar trabalhar com qualidade e honestidade, só assim se consegue vencer barreiras (poucas). 

Embora não entre nas escolas porque não tenho estrutura divirto-me com isso, pois alguns trabalhos que sou contratado é porque os pais não gostaram daquele prestigiado  fotógrafo que lhes fotografou muito mal os filhos!!! 

abraço e boa sorte!!!  

Não esquecer é preciso passar recibo, as finanças estão sempre a sonhar com Janeiro para fiscalizar os fotógrafos que vão fotografar as escolas!!! 

Editado por kiak, 07 Outubro 2017 - 12:17 .

Partilhar Post #5 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 07 Outubro 2017 - 13:25

Falo por experiencia em colégios privados mas pelo que sei as escolas é igual.

Se vais perguntar primeiro a quem quer ser fotografado, quem aceita participar na foto de turma, etc. Vais arranjar um molho de brocas.

O sistema funciona assim:

A escola informa os e. de educação que vai haver um dia de fotógrafo na escola.

Nessa informação vai a opção do tipo:  se não quer que o seu filho participe na fotografia de turma informe-nos.

Isso tem de vir assinado.

Quando o fotógrafo vai à escola fotografa todos menos os que informaram que não queriam que o seu educando fosse fotografado. Geralmente ninguem se importa.

As fotos são impressas e enviadas aos pais e informados se ficam pagam se não ficam devolvem.

Recebe-se sempre as propostas no final de Agosto, início de Setembro e os agendamentos são feitos antes do inicio do ano escolar. Mas se quiseres enviar , força. Não gastes é muito nisso.

Volto a dizer; para entrar tens de ter ideias novas, convencer que fazes diferente e melhor (não é dificil fazer melhor :)

IT Partilhar Post #6 Leodibaba

Leodibaba

• Novo Membro

Publicado 09 Outubro 2017 - 13:32

Falo por experiencia em colégios privados mas pelo que sei as escolas é igual.

Se vais perguntar primeiro a quem quer ser fotografado, quem aceita participar na foto de turma, etc. Vais arranjar um molho de brocas.

O sistema funciona assim:

A escola informa os e. de educação que vai haver um dia de fotógrafo na escola.

Nessa informação vai a opção do tipo:  se não quer que o seu filho participe na fotografia de turma informe-nos.

Isso tem de vir assinado.

Quando o fotógrafo vai à escola fotografa todos menos os que informaram que não queriam que o seu educando fosse fotografado. Geralmente ninguem se importa.

As fotos são impressas e enviadas aos pais e informados se ficam pagam se não ficam devolvem.

Recebe-se sempre as propostas no final de Agosto, início de Setembro e os agendamentos são feitos antes do inicio do ano escolar. Mas se quiseres enviar , força. Não gastes é muito nisso.

Volto a dizer; para entrar tens de ter ideias novas, convencer que fazes diferente e melhor (não é dificil fazer melhor :)

Olá novamente grata pela atenção,

terei em conta os pontos que falaste. :)

Tens algum exemplo de proposta a ser enviada á escola que possas partilhar comigo só para ter uma ideia de como elaborá-la? 

Obrigada

IT Partilhar Post #7 Leodibaba

Leodibaba

• Novo Membro

Publicado 09 Outubro 2017 - 13:38

É preciso já uma estrutura para competir na área,  pois muitos fotógrafos ganham as propostas e colocam estagiários ou freelancers a fazer o trabalho!!! 

Fazer só uma escola é quase impossível pois os grandes chegam a ter prejuízo e até oferecer o serviço  para "abater" quem entrou numa escola!!!

Depois há os vícios instalados que permitem verdadeiros  "horrores fotográficos"  onde não aparece um único foco nas caras mas são sempre os mesmos a ser chamados!!!  O book do meu filho não tem uma única foto com cara focada... incrível uma criança com o iPhone fazia melhor!!!  

No entanto vale sempre a pena tentar trabalhar com qualidade e honestidade, só assim se consegue vencer barreiras (poucas). 

Embora não entre nas escolas porque não tenho estrutura divirto-me com isso, pois alguns trabalhos que sou contratado é porque os pais não gostaram daquele prestigiado  fotógrafo que lhes fotografou muito mal os filhos!!! 

abraço e boa sorte!!!  

Não esquecer é preciso passar recibo, as finanças estão sempre a sonhar com Janeiro para fiscalizar os fotógrafos que vão fotografar as escolas!!! 

Olá boa tarde,

Obrigada pela resposta.

Concordo contigo quando dizes que vê-se muito por aí trabalhos sem qualquer tipo de qualidade e foco.

Quando te referes á estrutura queres dizer exatamente o quê?

A teu ver, que tipo de estrutura é esperado eu ter?

Obrigada novamente

Partilhar Post #8 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 09 Outubro 2017 - 17:10

No início de cada ano letivo recebo muita coisa, envelopes dos grandes e cheios de amostras. Deito tudo fora. No e.mail também costumo receber, vou ver se tenho ainda e envio-te por mp.

Conselho: vai aos colégios mais conceituados e faz-lhes propostas de qualidade e inovação. Pessoalmente, fala com quem manda nisso. Não queiras competir em preços nem quantidades. Há grandes empresas no negócio.

Editado por _jn_, 09 Outubro 2017 - 17:11 .