Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Dicas Pros Fotógrafos de Casamentos (amadores e profissionais :)

• Por favor inicie sessão para responder
44 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Estoril

Publicado 04 Outubro 2017 - 15:45

Vou iniciar este post porque não encontrei nenhum semelhante neste forum e acho que, apesar de haver aqui poicos fotógrafos de casamento (pelo menos declardos) pode ser de grande utilidade também para os que começam.

Desde já agradeço que não saíam muito do assunto e colaborem ajudando.

Primeira dica: 

Find Music for Your Wedding Video

O artigo acima também serve de publicidade a um site que vende direitos de músicas para vídeos de casamento e etc. Se klicarem no nome do autor no final do artigo Article written by Kyle Graski. acedem ao site.

É uma opção, relativamente barata mas que talvez não chegue. Normalmente quem escolhe as músicas para os vídeos são os noivos e não querem saber se há direitos a pagar ou não mas no final quem pode ser processado é o fotógrafo/videógrafo.

Aliás, hoje em dia parece que toda a gente se acha no direito de usar música para os mais diversos fins sem pagar direitos.

Eu também o faço, mas não gosto por isso trago o tema para debate e para saber quais as vossas opções. Se alguém sabe preços e formas de fazer a coisa legalmente para inclusão de música em vídeos.

Obrigado!

JN

Editado por _jn_, 04 Outubro 2017 - 15:46 .

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 04 Outubro 2017 - 20:08

Boas dicas!

Pessoalmente penso que ninguém quer saber dos direitos no momento de escolher a música...normalmente usam a música da moda ou uma que marcou o início do namoro...

Bom tema :th_up:

Partilhar Post #3 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro
  • Registo: 14/04/2008
    • Local: Porto

Publicado 04 Outubro 2017 - 21:48

Todas as músicas que usamos ou adquirimos a licença ou são livres de direitos autor.

IT Partilhar Post #4 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 04 Outubro 2017 - 22:15

Obrigado, iMarco

Olá Fatalit

De que forma são adequiridos os direitos de autor e quais são os preços praticados?

Partilhar Post #5 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro

Publicado 04 Outubro 2017 - 22:30

Confesso que o "departamento" do vídeo não é da minha responsabilidade. Mas vou perguntar para te saber responder!

Partilhar Post #6 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 05 Outubro 2017 - 21:57

Bom tópico  :th_up:

IT Partilhar Post #7 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 05 Outubro 2017 - 22:10

Segunda dica:

A sequencia cronológica na captação das fotografias é da máxima importância e é uma coisa que raramente se fala.

Quando se trabalha com duas máquinas, dois fotógrafos ou mais antes de se iniciar o trabalho tem de se acertar os relógios das máquinas.

Isso vai ajudar e muito numa série de situações e uma delas é a montagem do álbum.

Já agora qual o software que utilizam para montar álbuns?

Eu uso o Smart Album e deixo aqui um vídeo de como eu faço a montagem de álbuns de casamento.

Agradeço comentários, opiniões, ajudas, etc.

Se alguem souber como inserir aqui o vídeo diretamente, agradeço.

https://youtu.be/V9q5aFKDSK8

Partilhar Post #8 Vindicare

Vindicare

• Membro
  • Registo: 10/09/2016
    • Local: 3rd Planet SOL System

Publicado 07 Outubro 2017 - 21:42

tens de fazer paste do link que esta no teu browser nao do gerado pelo youtube

"https://www.youtube.com/watch?v=V9q5aFKDSK8&feature=youtu.be"

IT Partilhar Post #9 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 18 Outubro 2017 - 23:00

Material preferido pelos fotógrafos de casamentos.

fonte:https://shotkit.com/...hy-camera-gear/

Máquinas: Canon 5D MkIV  - Sony A7RII - Nikon D750 - Canon 5D MkIII - Nikon D4 e D4s ...

Lentes: Canon 50mm f1.2 - Canon 35mm f1.4 - Nikon 35mm f1.4 - Sigma 35mm f1.4 art - Canon 85mm f1.2 - Nikon 85mm f1.4 ...

Nos flashes os Canon e Nikon tambem lideram.

Conclusões:

A preferencia é para full frame de dimensão reduzida mas a Canon 6D não merceu muita aceitação vá la saber-se porque :) parece que o pessoal estava a adivinhar que a geração seguinte ia desiludir.

Eu penso que a preferencia pela Canon tem a ver com a credibilidade. Ninguem quer arriscar a ter de parar de fotografar porque a máquina desliga a temperaturas altas ou haver um derrame de óleo no seu interior.

Em lentes ou Canon ou Nikon. As Sigma art têm vindo a ganhar alguma credibilidade.

As lentes de 35mm são as que se usam para a generalidade das fotos e as 85mm para retrato. Os zoomes 24-70 f2.8 também cairam em desuso.

Fica aqui esta informação para quem quiser entrar agora no negócio ou para quem entrou com material errado :)

Partilhar Post #10 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro

Publicado 18 Outubro 2017 - 23:02

Eu entrei com material errado...e vou continuar com material errado!  :D

IT Partilhar Post #11 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 19 Outubro 2017 - 09:40

Claro, até porque a parte mais importante é a que fica atrás das máquinas.

Partilhar Post #12 luisrjorge

luisrjorge

• Membro
  • Registo: 24/11/2009

Publicado 24 Outubro 2017 - 01:02

Claro, até porque a parte mais importante é a que fica atrás das máquinas.

concordo plenamente, mas atenção que na vertente dos casamentos a qualidade do materiali que utilizas dita muito a qualidade do teu material final... na minha humilde opinião acho que não basta apenas ter mãozinhas ou imaginação mas ter material que dá garantias é bastante importante

E já agora, sempre de FF para cima ahahahahaha

Editado por luisrjorge, 24 Outubro 2017 - 01:04 .

Partilhar Post #13 Fatalit1-4

Fatalit1-4

• Membro

Publicado 24 Outubro 2017 - 09:26

E já agora, sempre de FF para cima ahahahahaha

Também concordo!!  :lol:  :lol:

Partilhar Post #14 kiak

kiak

• Membro
  • Registo: 18/03/2006
    • Local: centro-norte

Publicado 27 Outubro 2017 - 22:01

Essa do ful frame em parte não concordo pois uma  7D MK 2 +SIGMA ART 18-35 F1.8... faz coisas tão boas o melhor que uma 6D com uma 24-105 f4...

Não vale a pena espalhar arte fotográfica nos casamentos, pois muitas pessoas apenas querem uma fotografia simples e onde estejam bem!!! Qualidade QB é o suficiente.

Já para os noivos principalmente no trash the dress, aí sim, há que ter uma dedicação artística e inovadora !!!

Um truque que dá muito mas muito jeito é ter uma ASA que fotografe melhor que o fotografo principal, pois sem stress e a pressão de apanhar os momentos, vai buscar planos e fotos incríveis!!!  

Um erro de quem inicia é primeiro adquirirem máquinas de valores elevadíssimos sem terem trabalhos, eles não surgem por ter uma 5dmk IV ... surgem pela experiência e pela qualidade que se demonstra.  Pelos casamentos que se fazem por 600 euros (até já por 400...) há que ter os pés assentes na Terra!!!  São muitos a um osso que é cada vez mais pequeno!!!  Não vale a pena a "masturbação" fotográfica os preços falam por si, e até já fotógrafos que antes levavam mais 1500 euros euros já fazem preços desses. 

Não esquecer, a factura pode ser solicitada pelas finanças aos noivos, acho que pelo período de 4-5 anos !!!  

Partilhar Post #15 Vindicare

Vindicare

• Membro
  • Registo: 10/09/2016
    • Local: 3rd Planet SOL System

Publicado 28 Outubro 2017 - 09:08

Curioso nao estarem a usar zooms.

Partilhar Post #16 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 28 Outubro 2017 - 11:55

kiak uma das razões para os fotógrafos que levavam 1500 agora terem de trabalhar nos casamentos de 500 é que a qualidade deles não acompanhou a evolução do mercado. Quanto mais qualidade em todo o trabalho, melhores clientes se pode ter.

Eu não aconselhava ninguém a fazer apenas fotos QB... Façam o melhor que sabem e só assim vão poder ter melhores clientes... Um cliente vai sempre achar que o fotógrafo coloca no portfolio o melhor trabalho que tem. Se o portfolio tiver aspecto de 500€, não vão contratar esse fotógrafo para trabalhos de 1500... 

IT Partilhar Post #17 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 28 Outubro 2017 - 13:40

Na minha humilde e honesta opinião;

Uma cobertura fotográfica de um casamento é um conjunto de tarefas das quais, fazer fotografias talvez seja a principal mas não a única.

A qualidade QB não é profissional mesmo que o cliente não a saiba avaliar. O profissional deve, sempre, dar tudo o que sabe e pode e não é só na qualidade da fotografia derivada do bom equipamento mas também no conhecimento e na predisposição.

Quem anda nisto sabe as solicitações e a importancia de esconder uma barriga, corrigir uma postura, pedir um sorriso, etc. Porque no final o que se ouve é; "eu fiquei mais gorda", "estava de olhos fechados", "olha só para a minha cara", "eu não tenho aquela barriga", etc, etc.

O profissional é sempre culpado do que corre mal.

Eu noto que a maioria dos meus clientes e seus convidados não sabem avaliar fotografia, nem isso lhe pode ser exigido, Eles querem e sabem ver se ficaram bém na foto.

Quanto a preços;

Hoje em dia cada vez se dá mais (este mais não é qualidade) e se pedede menos por um serviço de reportagem de casamento. É como no restaurante, quem coloca na ementa comida á descrição e rodizio e agora a moda do reffil de bebidas, etc. 

A grande maioria do people quer é muito por pouco dinheiro e como há quem lhes dê isso os que restam, os que preferem qualidade à quantidade são poucos para manter preços de 1000€ por reportagem de casamento. 

Sim mil euros talvez seja o preço base para se ter lucro rasoável ou seja, fazer vida como fotógrafo de casamentos. Mas por experiencia própria digo que a mil euros e mais andam poucos e os que andam são os que têm nome. Construiram nome antes desta fase, a fase do "trabalhar para aquecer" ou dito de uma maneira mais pomposa "trabalhar por paixão".

Mas esta tendência do muito por pouco corre todos os sectores. Isto está a chegar a um ponto de saturação que normalmente resulta numa reviravolta de 180 graus. Mas eu não sou bom nem gosto de futurismos. Nos dias de hoje se quero competir tenho de usar as mesmas armas que os meus competidores. Mais ou menos isso.

Editado por _jn_, 28 Outubro 2017 - 13:42 .

Partilhar Post #18 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 28 Outubro 2017 - 19:45

Eu sou da opinião que a “Malta” deve abrir a pestana e aproveitar esta “onda” de aumento do número de casamentos, para começar a nivelar por cima!!

Essa conversa do “áh e tal, acima de 1000€ só quem tem nome”..(além de não cooresponder á verdade) é derrotista!!!

Todos sabemos que um casamento feito por 500€/600€ por exemplo.. e estou a falar daqueles que têm tudo, Albuns/telas/vídeos/drone/unicórnios e duendes) têm água no bico...disso não há dúvidas! Acho eu!!

Já sei, antes que venha alguém dizer...sabemos que há sempre alguém que pagou apenas 450€ e o fotógrafo era muuuita bom e o trabalho ficou TOP...existe, claro que sim, não digo que não, tal como existem em 2017 gajas virgens com 20 anos.... são é muito raras!!!

Ainda em relação a preços...Fazer os preços de acordo com a concorrência é lógico é normal e é o que se faz em todos setores.... ok... mas não estamos a falar de pacotes de leite e de uns kilos de arroz... onde o cliente salta do minipreço para o Pingo Doce , porque leite é leite e arroz é arroz!!!
Estamos a falar de Fotografia.

Se não se “educar” os clientes, ensinando/mostrando o q que é Bom, eles naturalmente, não sabem distinguir o melhor do pior!!
E quando se educa o cliente ??? Simples.....No próximo casamento que se for fazer.. odemos estar a “educar” uma “molhada” de novos clientes!!!
Como se educa?? Simples tb....Fotografando melhor, o melhor que se conseguir! Como diz o Deim, quanto maior for a qualidade e se se acompanhar a evolução, melhores serao os clientes, mais “educados” e, acima de tudo, mais disponíveis para pagar o valor justo( ou para pagar mais, entendam como quiserem)

IT Partilhar Post #19 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 28 Outubro 2017 - 20:47

Ok, então vamos ficar á espera que os nosso clientes se eduquem e passem a ver a fotografia como arte e não como um pacote de leite :)

A propósito, um artigo sobre este tema:

The Future of Photography as a Business

Partilhar Post #20 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 28 Outubro 2017 - 21:05

Ok, então vamos ficar á espera que os nosso clientes se eduquem e passem a ver a fotografia como arte e não como um pacote de leite :)

A propósito, um artigo sobre este tema:
The Future of Photography as a Business

Ficar á espera que “os clientes se eduquem” é o mesmo que pedir para ser pago a preço de pacote de Leite!!