Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Qual é o teu livro?

• Por favor inicie sessão para responder
4 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Sintra

Publicado 26 Setembro 2017 - 21:43

Qual o livro que te marcou, fez mudar, ensinou mais sobre fotografia? 

Anúncios

Partilhar Post #2 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 28 Setembro 2017 - 12:26

Mesmo no início, "Understanding Exposure", de Bryan Peterson o "bê-à-bá" perfeito.

"The Great LIFE Photographers", um repositório "ponto final" daquilo que se pretende em "street photography" e fotojornalismo.

"The Focal Encyclopedia of Photography", de Michael R. Peres, para saber daquilo que falo (...pelo menos, para tentar...)

Mastering Canon EOS Flash Photography , de NK Guy, para me passar a ser intuitiva qual a lógica dos flashes, na gama EOS.

"Night & Low Light Photography", de Lee Frost, porque é um dos tipos de fotografia de que mais gosto.

"First Light, A Landscaper's Photographer's Art", de Joe Cornish porque..."it doesn't get much better than what this guy does" :)

Conforme os anos vão passando e a experiência se acumula, derivei para livros de fotografias, pelas fotografias.

Já não há muitos truques para aprender e, a partir de certa altura é a vê-las, a elas, propriamente ditas, que mais se "aprende" (...no sentido de "alargar horizontes").

FK

Partilhar Post #3 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 28 Setembro 2017 - 13:34

Por aqui, definitivamente livros de autores que admiro e respeito. Mais do que livros de receitas, gosto de ver boas fotografias e ir "bebendo" um pouco do que lá vejo.

Os dois últimos livros que comprei foram o "Americans" do Robert Frank e uma colectânea do site Lensculture. Adorei.  :th_up:

Não tenho assim um livro que eu possa dizer que me tenha mudado em termos fotográficos. Tem sido aos poucos. E sempre vendo fotografias e trabalhos de outros autores.

IT Partilhar Post #4 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Sintra

Publicado 28 Setembro 2017 - 14:14

Na fotografia como em qualquer atividade o principal é fazer e faze-lo todos os dias. Por isso apenas destaco dois dos não muitos livros que tenho sobre fotografia:

O 1º e será sempre o primeiro porque foi o livro que me fez entender o que é a fotografia:

- A Camara Clara do Barthes.

Já i li várias vezes e a cada leitura vou sempre descobrindo coisas novas.

- O segundo ensinou-me uma das coisas mais importantes na fotografia (na parte técnica) que é a composição.

Porque é que algumas imagens de coisas banais nos cativam enquanto que outras, belas por natureza, não tanto.

- Diseno fotográfico do Jeremy Webb. (não sei se há tradução em português).

Se me lembrar ou vier a descubrir mais algum, informo.

Partilhar Post #5 espeto68

espeto68

• Membro
  • Registo: 09/12/2010
    • Local: Oeiras

Publicado 28 Setembro 2017 - 22:19

"Mesmo no início, "Understanding Exposure", de Bryan Peterson o "bê-à-bá" perfeito."

Este também foi o meu 1º... muito bom mesmo para quem está a começar.