Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Foto utilizada em campanha eleitoral sem meu concentimento.

• Por favor inicie sessão para responder
14 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 FChaves

FChaves

• Novo Membro
  • Registo: 26/09/2017
    • Local: Santa Cruz da Graciosa

Publicado 26 Setembro 2017 - 19:04

Boa tarde amigo.

Antes de mais, sou fotografo amador. Tiro fotos e publico numa pagina que criei no facebook, olhares e 500px.

Tirei uma foto, muito boa na minha opinião, em 2015, a qual teve um excelente feedback no olhares e não só.

Não sei se é permitido aqui fazer esta referencia, mas a foto em causa é esta: http://olhares.sapo....oto6948259.html

No entrando agora deparo-me com a utilização da foto em causa em campanha pelo PSD aqui na zona, sendo que é utilizada como fundo em panfletos entregues às pessoas, capa do facebook criado pelo partido e até mesmo em cartazes enormes pela Ilha, tudo isto sem a minha autorização.

https://www.facebook...?type=3

Os cartazes enormes que falo e que estão pela ilha, são a imagem principal do partido e que é esta imagem: https://www.facebook...?type=3

A foto de fundo, que é a paisagem da Ilha, é da minha autoria.

Tentei falar com o principal candidato mas até ao momento sem sucesso.

Uma vez que sou fotografo amador, não estou por dentro destes assuntos, dai as minhas varias questão:

O que devo fazer?

No caso de assumirem o erro e quererem pagar pela utilização para que não vá por outros meios, quanto valerá a utilização da imagem?

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Anúncios

Partilhar Post #2 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Setembro 2017 - 19:26

Dá um salto aqui: 
http://www.gettyimag...lator/178808529

A imagem que lá está de exemplo é irrelevante. Podes ter uma ideia rapidamente de quanto vale uma imagem para as utilizações. Era bom saber quantos outdoors, quantos panfletos, etc... 

Boa sorte. 

Partilhar Post #3 crocodilo

crocodilo

• Membro
  • Registo: 27/10/2010
    • Local: Madrid
    • Fuji X-70, X-100F, XT-2. Máquinas a mais, talento a menos.

Publicado 26 Setembro 2017 - 19:46

O PSD vai ganhar a Graciosa desta vez? Se sim, desiste e fica calado, que não te safas e ainda te metes em apuros, se fores lá residente; se o PS ganhar, apanha os outros na mó de baixo, e tribunal com eles.

Just kidding!

Agora a sério, um só aviso de cuidado: se tiveres que avançar com a vertente legal contenciosa, tens como provar que é tua a autoria da foto? Tens o ficheiro RAW original?

Partilhar Post #4 SnowSkier

SnowSkier

• Moderador
  • Registo: 15/06/2009
    • Local: Albufeira City

Publicado 26 Setembro 2017 - 21:51

Acho que o RAW prova mais que qualquer outra coisa que a foto é nossa.

IT Partilhar Post #5 FChaves

FChaves

• Novo Membro

Publicado 26 Setembro 2017 - 22:17

O PSD vai ganhar a Graciosa desta vez? Se sim, desiste e fica calado, que não te safas e ainda te metes em apuros, se fores lá residente; se o PS ganhar, apanha os outros na mó de baixo, e tribunal com eles.

Just kidding!

Agora a sério, um só aviso de cuidado: se tiveres que avançar com a vertente legal contenciosa, tens como provar que é tua a autoria da foto? Tens o ficheiro RAW original?

Sim, tenho o ficheiro original. Tenho um disco externo com todas as fotos que tirei, todas mesmo. ;)

IT Partilhar Post #6 FChaves

FChaves

• Novo Membro

Publicado 26 Setembro 2017 - 22:23

Dá um salto aqui: 
http://www.gettyimag...lator/178808529

A imagem que lá está de exemplo é irrelevante. Podes ter uma ideia rapidamente de quanto vale uma imagem para as utilizações. Era bom saber quantos outdoors, quantos panfletos, etc... 

Boa sorte. 

Outdoors não sei, mas é facil saber, agora panfletos são muitos, muitos mesmo.

Ainda hoje vi um dos que pertence à lista com uma mão cheia de panfletos onde tem a minha foto de fundo. Os panfletos são os que eles entregam na rua ás pessoas e metem nas caixas dos correios, ou seja, são mesmo muitos.

Partilhar Post #7 deim

deim

• Membro
  • Registo: 19/02/2008
    • Local: Londres
    • Não é o equipamento...

Publicado 26 Setembro 2017 - 22:28

Outdoors não sei, mas é facil saber, agora panfletos são muitos, muitos mesmo.

Ainda hoje vi um dos que pertence à lista com uma mão cheia de panfletos onde tem a minha foto de fundo. Os panfletos são os que eles entregam na rua ás pessoas e metem nas caixas dos correios, ou seja, são mesmo muitos.

Se conseguires falar com a gráfica que imprimiu o material, com jeitinho se calhar consegues saber... 
Mas acho que quando adicionares tudo, mais 1000, menos 1000 panfletos não faz grande diferença. 

IT Partilhar Post #8 FChaves

FChaves

• Novo Membro

Publicado 26 Setembro 2017 - 22:43

Se conseguires falar com a gráfica que imprimiu o material, com jeitinho se calhar consegues saber... 
Mas acho que quando adicionares tudo, mais 1000, menos 1000 panfletos não faz grande diferença. 

Só em panfletos, deve andar à roda dos 4000 panfletos. Eles têm 2 tidos de panfletos, e ambos tem a minha foto.

Partilhar Post #9 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 27 Setembro 2017 - 07:46

Nestes casos a quem se reclama os direitos de autor?

Dará em alguma coisa?

Acho que o RAW prova mais que qualquer outra coisa que a foto é nossa.

Partilhar Post #10 Azathoth

Azathoth

• Membro
  • Registo: 02/09/2012
    • Local: Funchal

Publicado 27 Setembro 2017 - 09:54

Ou então se pretendes lixar a campanha do PSD não esperes pelas eleições.  ^_^

Partilhar Post #11 cerveirense1

cerveirense1

• Membro
  • Registo: 27/01/2017
    • Local: Vila Nova de Cerveira

Publicado 27 Setembro 2017 - 11:00

Isso com um advogado do partido contrario, e se fosse no inicio da campanha ainda obrigava a tirar os cartazes.   :D   :D

Já só faltam 4 dias. 

Editado por cerveirense1, 27 Setembro 2017 - 11:01 .

Partilhar Post #12 iznougudpt

iznougudpt

• Membro
  • Registo: 07/06/2012

Publicado 27 Setembro 2017 - 18:41

Podes sempre ir à página do Facebook da campanha e deixar lá um comentário público em como gostarias que te contactassem para explicar as razões de usarem uma foto para a qual não têm os direitos de imagem sem autorização do autor. Se não te responderem podes sempre ter a ajuda dos oponentes que vejam isso e divulguem a situação de modo a que alguém fale contigo.

Partilhar Post #13 RDS

RDS

• Membro
  • Registo: 13/01/2013

Publicado 27 Setembro 2017 - 21:04

Podes fazer denúncia à Comissão Nacional de Eleições.

Partilhar Post #14 FotoKhan

FotoKhan

• Membro
  • Registo: 30/01/2013

Publicado 30 Setembro 2017 - 14:01

1. Não tente contactar o candidato.

2. Documente de forma alargada a utilização, em suporte fotográfico e de vídeo.

3. Escreva uma carta com o seguinte conteúdo à secção regional do partido, com conhecimento à direção nacional do partido:

a. Agradecimento pela escolha da sua foto para efeitos de campanha.

b. Chamada de atenção sobre o facto de tais utilizações, de acordo com a Lei, necessitarem de autorização prévia do autor.

c. Factura com o valor da utilização (seja razoável). Inclua NIB.

d. Data limite para o pagamento da utilização.

Vencido o prazo, contrate um advogado e entregue-lhe o caso.

Certifique-se que a litigação não excederá o valor da utilização.

Se entrarem em contacto consigo para uma contra-proposta de custos, pondere-a.

Considere e medite sobre o que fazer se for alegado, com provas documentais, que a foto foi obtida de boa fé junto de terceiros, tendo estes afirmado serem titulares da propriedade intelectual e comercial da foto.

Espero que isto ajude.

FK

Editado por FotoKhan, 30 Setembro 2017 - 14:01 .

Partilhar Post #15 Flipclick

Flipclick

• Membro
  • Registo: 19/07/2013
    • Local: Alhos Vedros

Publicado 11 Outubro 2017 - 12:58

Boa tarde,

Fiquei curioso e interessado.

Há novidades sobre este assunto?

Cumprimentos