Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Texturas na Natureza

• Por favor inicie sessão para responder
1 resposta a este tópico

IT Partilhar Post #1 Jroldao

Jroldao

• Novo Membro
  • Registo: 25/09/2017
    • Local: Águeda

Publicado 25 Setembro 2017 - 16:58

Aqui fica uma mostra de um tema que adoro Fotografar.

As formas naturais criadas pela Natureza é algo fabuloso de observar.

Aqui ficam algumas, espero que gostem.

Estas duas fotos em particular foram tiradas no Jardim da Gulbenkian

Comentários e criticas são bem vindos!

Abraço

36640226333_43b2bcff45_z.jpg

textures by João Roldão, no Flickr

37452830635_e8953a09b6_z.jpg

texturas naturais by João Roldão, no Flickr

Anúncios

Partilhar Post #2 mt54

mt54

• Membro
  • Registo: 07/05/2015
    • Local: Lisboa

Publicado 05 Abril 2018 - 02:39

Olá,

Vi as tuas fotos logo que as publicaste e, nem sei bem porquê, "escaparam" ao meu comentário. Digo isto porque tive logo vontade de partilhar umas ideias contigo.
Compreendo e comungo do teu gosto por este tipo de observação, bem como o prazer de a registar.

Uma coisa salta imediatamente à vista quando abrimos este tópico: as cores! Muito vivas, talvez demasiado saturadas (só tu o poderás dizer. Presumo que as fotos tenham sido tiradas no Jardim Gulbenkian em Lisboa; já não passo lá há vários anos, mas não tenho ideia de árvores assim tão coloridas). Se for este o caso (cores demasiado saturadas) é fácil corrigir. Atenção também ao equilíbrio de brancos.

Outra coisa facilmente observável é o facto de os troncos não estarem perfeitamente focados. Como compreenderás, isto é fundamental, mais ainda quando pretendes realçar texturas. O problema é que trabalhaste com pouca profundidade de campo, terás de a aumentar. Isso consegue-se de duas formas: fechando o diafragma (usaste f/5.0 e f/5.6, podias ter usado f/8 ou até f/11 - imagino que não possas fechar muito mais do que isso, pois começarás a perder nitidez por causa da difração, é algo que poderás testar com a tua objectiva) e/ou afastando a máquina da árvore (claro que aqui começarás a ver na imagem coisas que não estavam lá antes, e das duas uma: ou tiras a foto assim mesmo, sabendo que só irás aproveitar uma parte, ou aumentas a distância focal, caso em que voltas a perder Profundidade de Campo).
(Espero que estas explicações todas te sejam úteis e que não estejam a ser uma grande seca. Vi que usaste tudo em automático, o que me leva a supor que estarás a começar nestas lides. Se ainda não o fizeste, tens de ler umas coisas e começar a experimentar as várias funções da câmara em manual, de modo a perceberes para que serve cada uma - isto se quiseres evoluir e fazer cada vez melhor fotografia).
Voltando à PdC, há várias aplicações para smartphone que dão uma ideia muito aproximada da PdC que tens, em função da distância ao objecto, da distância focal e da abertura. São um bom auxiliar, até para perceberes como tudo isto se articula, embora possas e devas usar o zoom do "live view" para verificar se está tudo focado como pretendes.

Finalmente, tens de prestar atenção ao que aparece na imagem "para além" do que pretendes mostrar. Na segunda foto, por exemplo, aparece um fundo verde no canto superior direito que, no meu entender, só cria "ruído" e não devia ali estar. Solução: aproximar a câmara, aumentar a distância focal ou mudar o enquadramento, de modo a que o fundo não seja de todo visível ou seja substituído por outro menos "intrusivo".

Espero que possas retirar algo deste paleio todo e que voltes "ao local do crime", de preferência munido de um tripé, para registar novas e melhores imagens!

Um abraço

Editado por mt54, 05 Abril 2018 - 02:41 .