Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Flash externo para Sigma 10-20?

• Por favor inicie sessão para responder
20 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Barão Vermelho

Barão Vermelho

• Membro
  • Registo: 29/07/2011
    • Local: Évora

Publicado 10 Setembro 2017 - 10:55

Saudações.

Por questões profissionais, por vezes, faço alguma fotografia de interiores, onde uso um D3200, com uma Sigma 10-20, tripé e disparador.

Como são fotos estáticas, lá vou tentando muito modestamente ajustar os tempos de exposição com as aberturas, para ver se aquilo não fica muito mau...

No entanto, em divisões mais pequenas, por vezes fica complicado de montar o tripé em condições, e tem de ser "à mão". Acontece que, se o tempo de exposição for um pouco mais longo, aquilo fica a parecer um quadro de Monet, ou sei lá.... E, ao usar o flash da câmara, com a lente a 10mm, fico com uma sombra na parte inferior da foto, porque o flash está muito próximo da lente, e a lente tem um anel exterior largo.

Agora digam-me lá da vossa justiça: Devo adquirir um flash externo, tipo um Nissin Di700 iTTL, ou um Yongnuo YN-565EX, e vai dar para o usar montado na câmara, e fazer a tal sombra desaparecer? Ou aquilo só lá vai mesmo se usar o flash fora da câmara, com um trigger? Ou não vai dar de maneira nenhuma? 

Anúncios

Partilhar Post #2 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 10 Setembro 2017 - 13:01

Vai sempre depender do que pretendes fazer.
O flash vai sempre modificar o aspecto da luz que existe, como é óbvio.

Podes apontar para cima, para os lados e mesmo para trás. Vais obter sempre resultados diferentes.
Se quiseres aproveitar as características da luz existente, mesmo que escassa, não tens outro remédio que não utilizar o tripé.
Podes sempre fazer panoramas, caso não te caiba tudo na frame.
Podes fazer stacking para reduzir o ruído, mas nunca é a mesma coisa que fotografar no ISO base.

Usando este tutorial -

Exemplo

ISO 5600

1:1
BTEIobt.jpg?1

2:1
IJwLDbX.jpg

O ruído basicamente desaparece. O detalhe é quase o mesmo.
Experimenta - pode ajudar nos casos em que não podes usar o tripé (e em ambientes totalmente estáticos) :D

Cumps

Partilhar Post #3 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Sintra

Publicado 10 Setembro 2017 - 13:56

Uma divisão pequena onde não cabe um tripé? Como assim? Onde cabe uma pessoa cabe um tripé se não cabem lá os dois usa o temporizador de disparo.

Um flash vai sempre gerar sombras.

Partilhar Post #4 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 10 Setembro 2017 - 18:08

Se quiseres experimentar resultados diferentes sem gastar muito dinheiro, podes comprar um flash Neewer TT560, por pouco mais de 30€. Não tem ttl, ou seja, vais ter de ajustar a potência manualmente, mas por tentativa erro chegas lá rapidamente. O flash é potente e robusto, e além de o poderes disparar em cima da máquina, podes disparar fora da mesma pois ele dispara por simpatia (dispara em conjunto com o flash pop up da tua máquina). Desta forma não precisas de triggers.

IT Partilhar Post #5 Barão Vermelho

Barão Vermelho

• Membro

Publicado 10 Setembro 2017 - 18:54

Muito obrigado pela vossa preciosa ajuda.

Talvez se eu tivesse logo dado um exemplo do problema, teria sido melhor...

O problema, é este:

Vêm a sombra em baixo, ao centro? 

https://photos.app.g...5JHreaqD3aS0112

Emanuel M, muito obrigado pela sua sugestão. Irei ver como se utiliza o stacking. Ainda não vi a opção no PhotoScape (que é o que uso), mas vou procurar!

_jn_, Nem sempre é fácil colocar o tripé na posição certa, quando estamos a fotografar um WC com menos de 3m2, e temos alguém em cima de nós ansioso para que despachemos aquilo rápido...

Lyp, muito obrigado pela sua sugestão. Realmente, um flash assim, se for tão fácil de utilizar como diz, e um pouco "pau para toda a obra", é uma aquisição mais do que obrigatória!

Editado por Barão Vermelho, 10 Setembro 2017 - 19:04 .

Partilhar Post #6 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 10 Setembro 2017 - 20:36

Esquece o stacking não é para este tipo de trabalho.

Esquece o flash incorporado, isso é para amadores e dos maus mesmo.

Esquece ou tenta esquecer o tipo que está á tua espera. Se te pagam é para apresentares trabalho com qualidade senão vai ser esse tipo que te vai mandar passear porque vai argumentar que não fotografas melhor que ele.

Em fotografia de imobiliário eu uso 2 flashes sempre que possível refletidos no tecto para não perder muito tempo com exposições múltiplas e a apagar sombras.

Volto a insistir no uso do tripé. Ele cabe em qualquer WC. Eu troquei o tripé por um monopé com base de tripé porque é mais prático e rápido.

Trabalhar sem tripé é demasiado amador e não vais conseguir resultados de qualidade.

Editado por _jn_, 10 Setembro 2017 - 20:37 .

IT Partilhar Post #7 Barão Vermelho

Barão Vermelho

• Membro

Publicado 10 Setembro 2017 - 20:48

_jn_, mais uma vez, muito obrigado pelas suas opiniões.

Desculpe a pergunta, mas é profissional do ramo imobiliário, ou do ramo da fotografia?

Partilhar Post #8 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 10 Setembro 2017 - 23:00

fotografia

Partilhar Post #9 HidRo

HidRo

• Membro
  • Registo: 29/12/2014

Publicado 11 Setembro 2017 - 08:42

Se posso dar uma "dica" que uso às vezes, quando o flash da máquina é muito "pesado" e como não tenho nenhum externo, É assim que faço. Pode ser que ajude...

Pegas num cartão de cliente (de papel), e cortas de maneira a ficar preso no flash da máquina (já tive uma D3200 e foi nessa que comecei a usar isto).
Assim, o flash é disperso para cima, e dá muito mais claridade, sem sombras da lente. Óbvio que pode dar mais sombras por cima, etc, mas isso já é outra questão :)

Basicamente, fazer o seguinte:

81651b4d27a1d9ac0120d30180e3e6e2--index-

Experimenta, e diz se é capaz de dar para o que tu pretendes.

IT Partilhar Post #10 Barão Vermelho

Barão Vermelho

• Membro

Publicado 11 Setembro 2017 - 10:59

_jn_, eu sou profissional do ramo imobiliário. A fotografia, apesar de ser importante, ocupa apenas uma pequena parte do meu trabalho. Tenho de encontrar um equilíbrio entre todas as partes, e se começo a dar mais atenção a uma coisa, o mau desempenho das outras vai-se reflectir no global...

HidRo, por acaso, essa foi uma das primeiras coisas que experimentei  :). A diferença, foi que eu não usei um cartão, mas sim um plástico branco opaco. Não resultou. A sombra aparecia mais disfarçada, mas ainda maior...

Partilhar Post #11 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 11 Setembro 2017 - 12:48

Conselho :th_up:  ; contrata um fotógrafo profissional.

Partilhar Post #12 HidRo

HidRo

• Membro
  • Registo: 29/12/2014

Publicado 11 Setembro 2017 - 13:07

Chegaste a testar com várias inclinações do cartão? Faz um bocado diferença. Se for muito projectado para cima, faz sombras muito fortes. Mas se não resulta, então deves ter que optar por um flash externo, e possívelmente na mão para ficar longe da objectiva.

IT Partilhar Post #13 Barão Vermelho

Barão Vermelho

• Membro

Publicado 11 Setembro 2017 - 20:34

_jn_, trabalho com comissões muito baixinhas, para poder contratar fotógrafos profissionais... ;)

HidRo, só me faltou experimentar de cabeça para baixo, mas nunca fiquei satisfeito com os resultados... Acho que vou perder o amor a 50 euros, e compro um flash e umas pilhas, como sugere o Lyp. Depois, é perder umas horas a estudar como é que aquilo funciona, fazer umas experiências, e avançar para o terreno...

Partilhar Post #14 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 11 Setembro 2017 - 21:24

Se vendes tens comissões baixas, se não vendes não tens comissões.

Se começares a mostrar o teu produto de uma forma superior à concorrencia passas a ser respeitado e a vender mais e a ter clientes melhores.

As tuas comissões vão subir.

Como em qualquer negócio, é preciso investir, acreditar e ser pressistente, muito, mesmo muito!

Bons negócios!

Partilhar Post #15 Lyp

Lyp

• Membro
  • Registo: 05/02/2012

Publicado 11 Setembro 2017 - 23:29

O que falei é este:

https://www.amazon.e...ASIN=B00WSIDTBY

E já vem com pilhas (não recarregáveis, claro) e mais uns acessórios. Eu tenho um e acredita que para o que oferece, é super barato.

Não precisarás de perder horas a estudar, isso é com um Flash mais complexo que tenha muitas funções. Este é básico, tens um regulador de potência, e um comutador que diz se o queres disparar na sapata, ou por simpatia. Tem ainda a vantagem de funcionar em qualquer sistema, Nikon, Canon... Até na LX100 testei e funciona.

Podes disparar com o flash fora da máquina, a rebater a luz numa parede. A Velocidade podes colocar até 1/200 (se não quiseres que a luz ambiente interfira na foto), que assim não há risco de ficar tremida.

Regulada a velocidade, o que vai influenciar a quantidade da luz do flash, é a potência do flash e a abertura do diafragma. depois de 2 ou 3 testes, tens a coisa afinada. Claro que não perdes nada em aflorar o assunto, e estudar um pouco.

Para divisões pequenas, um flash externo penso que seja suficiente.

Dica: Para disparares o flash externo por simpatia, precisarás de activar o flash pop up da máquina. Se calhar eu regulava o flash pop up para a potência mínima para este não se meter ao barulho. Dentro de casa, a célula do flash externo normalmente responde muito bem, é sensível. Fora de portas, com muita luz é que a coisa já fica um pouquinho mais complicada.

Eu experimentava esta solução, acho que o custo benefício é muito bom, e creio que, mesmo que não fique a maior perfeição, vais melhorar bastante essas fotos :)

Editado por Lyp, 11 Setembro 2017 - 23:33 .

IT Partilhar Post #16 Barão Vermelho

Barão Vermelho

• Membro

Publicado 12 Setembro 2017 - 19:35

_jn_, tem toda a razão no que diz. Concordo a 100%! A questão, é que sempre fui um tipo um bocado teimoso, e com a mania que tem que saber desenrascar-se sozinho... Se o conseguir fazer eu próprio, para quê estar a pagar a outro para o fazer, não é? Neste momento, no mercado em que trabalho, usar qualquer coisa que não seja um telemóvel com câmara, ou uma compacta de 10Mp, já é um salto enorme. Alguns proprietários, quando me vêm montar o tripé, o disparador, e puxar de uma D3200 com uma Sigma 10-20mm, até se assustam! Quando a concorrência começar a acompanhar-me, aí provavelmente darei também o passo seguinte, e passarei à contratação de profissionais, que, já agora o sei, será o caminho correcto a seguir...

Obrigado, Lyp! É isso mesmo que irei fazer!

Muito obrigado pela opinião, e pelas (muito) úteis dicas sobre como utilizar!

Abraço!

Partilhar Post #17 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 12 Setembro 2017 - 23:04

Se calhar não é "o mercado onde trabalho" mas "a zona onde trabalho".

Eu faço fotografia para mediadores imobiliários e as coisas estão a mudar em Portugal mais lentamente mas na zona de grandes cidades mais rápidamente. Já vai havendo  gente do setor a dar valor a boa fotografia e bom vídeo para venda de imóveis.

As mediadoras estrangeiras estão a invadir o nosso mercado imobilário e a colocar os seus imóveis à venda com excelente apresentação. Os compradores na minha zona, Lisboas Cascais são em grande parte estrangeiros. Infelizmente o que é bom investimento imobiliário em Portugal está a ser vendido ao desbarato a Franceses, Turcos, Xineses, etc.

IT Partilhar Post #18 Barão Vermelho

Barão Vermelho

• Membro

Publicado 13 Setembro 2017 - 17:53

Sim... "mercado" ou "zona", são sinónimos no ramo... 

É claro que, se falarmos de preços a rondar as várias centenas de milhar, ou mesmo quando ultrapassamos os sete algarismos, a apresentação fotográfica é de importância extrema. Aí, justifica-se plenamente a contratação de um profissional...

Quando trabalhamos imóveis que dificilmente chegam à centena de milhar, por vezes já algo degradados, completamente atafulhados de mobílias obsoletas, aí seria algo semelhante a colocar batom num porco...

Mas desengane-se, se pensa que esses investidores estrangeiros andam cá a comprar ao desbarato... Embora seja difícil de admitir (e aqui, você não o ouviu de mim...), esses investidores andam a comprar a valores, por vezes, demasiado altos, criando uma especulação castradora para os investidores locais... Mas sobre isso, poderíamos falar aqui muito mais, e o tópico não é sobre o mercado imobiliário em Portugal  :).

É sobre sugestões para eu eliminar a "sombra" que a minha lente cria com o flash interno, e acho que vou seguir a sugestão do Lyp, para já. Assim, fico também com a vantagem adicional de ter uma desculpa para comprar um flash, para poder ir também tentando aqui uns retratos caseiros, com a minha descendente.

Obrigado a todos!

IT Partilhar Post #19 Barão Vermelho

Barão Vermelho

• Membro

Publicado 21 Setembro 2017 - 12:26

Já agora, um flash anelar não é grande ideia, pois não?

Partilhar Post #20 _jn_

_jn_

• Membro

Publicado 21 Setembro 2017 - 14:08

Não! o flash anelar é para macro.

Penso que já disse, mas volto a dizer: usa um ou dois flashes externos, sempre que possível refletidos no tecto. Mesmo assim em alguns casoso vais ter de disfarçar sombras em pp.