Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

.. dá que pensar...

• Por favor inicie sessão para responder
11 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro
  • Registo: 28/09/2014

Publicado 19 Agosto 2017 - 12:43

dá qu epensar no que é que um gajo anda a fazer quando uma foto que é um rotundo falhanço e apenas publiquei para mostrar:

- a minha frustração pro não conseguir fazer nada de jeito com esta mosca.

- que isto não é cada tiro seu melro.

- que o setup e iluminação que resultam para um bicho pode ser um destare com outro, e que cada caso é um caso.

acaba por se tornar na foto quepubliquei que alguma vez obteve mais "likes" e wows... :hmm:

ainda por cima não são grupo genéricos, são grupos fechados dedicados à modalide e onde à partida os membros são praticantes da modalide e teriam a obrigação de perceber alguma coisa do assunto... 

moral da história: 

queres aceitação? :

- bota-lhe cores berrantes nos fundos.

- amanda-lhe com o sharp excessivo .. artefactos?.. ninguém nota... para muitos isso é "detalhe"

- satura-lhe bem e carrega no contraste, mesmo que isso apague a maior parte do detalhe fino. 

- tira-le as luzes altas todas, que isso acentua o detalhe... mesmo que a foto fique baça e mortiça.

-  composição para quê?... desde que o bicho seja bonito e tenha os olhos verdes... 

etc.... dá-lhe com força.

enfim.... 

35858222453_2a9fb4f071_b.jpg2017-08-18  #278 photos by Antonio Caseiro, on Flickr

Editado por Camara Lenta, 19 Agosto 2017 - 13:23 .

Anúncios

Partilhar Post #2 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 19 Agosto 2017 - 13:16

Por acaso o fundo está um pouco amaricado, está. :)

Não stresses que isso acontece periodicamente. Muitas vezes queriamos fazer uma coisa, a foto não sai como queriamos e nem conseguimos vê-la com um olhar limpo, como os outros a vêm.

Partilhar Post #3 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 19 Agosto 2017 - 19:48

Dá que pensar, mas assim também consegues perceber qual é a tua "audiência".

Apesar do fundo amaricado, a foto, no seu todo não deixa de ter interesse, sobretudo, porque não há assim tanta gente a fazer macro em condições, nem com magnificações no teu nível. A audiência, na facebook, mete like em tudo, e dou um exemplo...

A foto "urbex" onde obtive mais likes foi de uma casa abandonada na Bélgica. Tirei a foto do carro, com o espelho do mesmo no canto inferior do frame. A inclusão do espelho, deveu-se a uma conversa que tinha tido dias antes com o Aprendiz, acerca de "o pessoal no facebook chupa tudo"...voltando à foto...tirada do telemóvel, sem edição, com o espelho retrovisor, torta, e meia manhosa...publiquei em dois grupos de urbex portugueses, e foi tão só a foto que mais likes tive até hoje...

Portanto, tens que fotografar para a audiência se queres likes...se queres fotografia a seria, preocupa-te apenas com a tua opinião ;)

Abraço António.

IT Partilhar Post #4 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 19 Agosto 2017 - 20:54

36675639515_7153110f00.jpgcolor-wheel-300 by Antonio Caseiro, on Flickr

o fundo "amaricado" :)  :) .... foi pensado de acordo com  bicho ... 

ia a enumerar os "erros" da foto, mas acho que são tão evidentes ...

IT Partilhar Post #5 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 19 Agosto 2017 - 21:08

exatamente.. o pessoal engole tudo ... 

e pior.. mesmo o pessoal que "pratica" também faz as coisas de qualquer maneira.... e precupa-se muito em ter "equipamento" de topo (caro)  ... 

no outro dia num grupo mais "sério" em que é obrigatório publicar o EXIF e uma descrição do material usado , reparei que o pessoa raramente publica

a magnificação... 

não publica porque não a sabe... e não sabe porque nunca se preocupou em saber...

agora pergunto.. como se faz este tipo de fotografia sem se saber a magnificação a que se está a tarbalhar ? .. porque da magnificação dependem todas as outras escolhas

Abertura efectiva...  é determinada pela magnificação ( e desta depende a perda de detalhe por difração )

Profundidade de campo .. depende da magmificação e da abertura efectiva

Steps (avanço entre fotos) -- dependem da profundidade de campo ...

como é que o pessoal faz? 

não faz... não calcula nada...  atira com os valores ao calha e logo se vê no que dá... porque como o Marco diz o pessoal engole e "like" tudo... desde que tenhas um aspeto geral engraçado... resolução, detalhe fino, luz, difração etc... não importam para nada.. 

o pessoal não quer adquirir conhecimento.. só quer saber como se faz.. 

eu ja deixei de "ajudar" .. deixei de me meter no assunto e simplesmente não respondo mais a mensagens privadas etc... 

se eu perder meia hora a resonder em detalhe a mecanica da coisa .. nah nah.. acho que nem lêm até ao fim.. o pessola que é saber que valor usar .. e na proxima vez voltar a perguntar... 

não estão para aprender "cool maths" como me disseram... ( e eu não estou para ser "personal trainer"  de ninguém)  :)

enfim.... 

Editado por Camara Lenta, 19 Agosto 2017 - 21:11 .

IT Partilhar Post #6 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 19 Agosto 2017 - 21:19

foto de teste incompleta

35866722583_4eb67385a5_b.jpg2017-08-19  #41 photos by Antonio Caseiro, on Flickr

nunca mais digo que isto é uma IOR Bucaresti de fabrico romeno que me custou 20 euros

a partir de agora passa a ser uma Mitutoyo BD plan :D , ( omais recente "must have" no meio .... que custa entre 650 a 800 dollars .. vais ver os likes e os WOW a subir em flecha  :)

Partilhar Post #7 Cosmic

Cosmic

• Membro
  • Registo: 13/09/2016
    • Local: Nassau

Publicado 19 Agosto 2017 - 22:41

A foto do gafanhoto está fixe :)

Partilhar Post #8 Orion_PKFD

Orion_PKFD

• Membro
  • Registo: 12/08/2012

Publicado 30 Agosto 2017 - 08:53

Sou apenas eu, ou não se veêm as fotos?!

Partilhar Post #9 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 30 Agosto 2017 - 15:39

Foi o António que já tirou tudo :D
Tens que ser rápido nos tópicos dele :P

IT Partilhar Post #10 Camara Lenta

Camara Lenta

• Membro

Publicado 30 Agosto 2017 - 17:23

Tou a reorganizar o meu Flicker ... :)

Partilhar Post #11 darkwhisper

darkwhisper

• Membro
  • Registo: 13/09/2012
    • Local: Braga

Publicado 01 Setembro 2017 - 21:39

Então, vê lá se organizas a situação para a gente ver. :P

Partilhar Post #12 vitooo

vitooo

• Membro
  • Registo: 28/01/2008
    • Local: Braga

Publicado 12 Outubro 2017 - 14:49

Tens razão a maioria do pessoal só se preocupa, com a maquina e a lente que se usa!!!!....O resto é paisagem!!!...

Quanto aos LIKES, é o que menos me importa....

Venham é fotos....

Abraço