Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Upgrading! Downgrading! Confusating!

• Por favor inicie sessão para responder
10 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 mr.lewitt

mr.lewitt

• Novo Membro
  • Registo: 13/07/2017
    • Local: Porto

Publicado 03 Agosto 2017 - 16:18

Hello gente!

Antes de colocar a minha dúvida, vou dar uma ideia do meu background.

Há uns anos foi-me oferecida uma toy camera, e o bichinho da fotografia começou a evoluir. Sempre andei pelo analógico, até que a certa altura achei que ir para o digital acabaria por ser mais "económico" e adquiri, na altura, o kit de uma Canon 600D. Como já tinha algumas objectivas manuais das SLR's, comprei adaptadores e tinha ali mais opções. O certo é que o digital acabou por nunca despertar em mim grande euforia, e acabei por vender a câmara este ano, 4 anos depois, apenas com 2000 disparos. Não consigo explicar ao certo o que não me motivou, mas achei que a lente do kit era fraca e, por causa do crop do sensor, as minhas manuais sabiam igualmente a pouco. Pensei em adquirir uma FF mas os preços sempre foram proibitivos para mim.

Ora, recentemente resolvi livrar-me um pouco do variado material que tinha e ao qual não dava uso, daí a venda da 600D, e adquirir única e exclusivamente material ao qual possa dar uso. Começa então a surgir a minha dúvida. Apesar de fotografar sobretudo em analógico (será sempre a minha primeira opção), gostava de possuir algo digital que me possa acompanhar em pequenas viagens ou assim. Também, ultimamente tenho-me instruído a nível de pós-produção e comecei a ganhar-lhe o gosto. Vai que até o digital passa para primeiro plano.

Tenho um amigo que comprou, há uns anos, uma Fuji X-Pro 1, e está super contente com as imagens que consegue, mesmo sem grande pós-produção. Eu já experimentei a câmara, e gostei do feeling que esta transmitia, mesmo não sendo hábito para mim mexer em câmaras estilo rangefinder. E sim, gostei das imagens.

Além deste modelo, conheci o trabalho de duas fotografas que gostei bastante e vim a descobrir que usam a Fuji X-T1.

Ainda, e através de outro amigo, tive contacto com uma Sony A7 e todo um mundo de adaptadores existentes onde poderia usar as minhas objectivas analógicas. Ah, e o facto de ser full-frame ajuda! No entanto, é mais cara do que qualquer uma das Fuji, mas por outro lado não necessitava de comprar uma lente já. (Sei que existe a A7 II, A7R, A7s, etc, mas tirando os MP e o preço, desconheço as diferenças)

Outra alternativa, seria ir para uma Nikon D700 ou D750 e aproveitar as lentes manuais da Nikon que já tenho. Existem trabalhos de fotógrafos que me têm chamado a atenção e descobri que são realizados com câmaras Nikon (e alguma pós-produção).

De referir, que vou ao mercado de usados, porque qualquer opção nova (se ainda for fabricada), continua com preços demasiado altos para o quero, e posso, gastar.

Em suma, são estes os modelos e o que mais gosto neles:

Fuji X-Pro 1
O preço da X-Pro.
Comandos físicos.
Design.

Fuji X-T1

Ainda não consegui perceber bem qual a diferença entre as duas, sem ser estético.
Partilhando o sensor, não deveriam produzir imagens semelhantes?
Também me pergunto se vale a pena esperar mais um pouco e comprar a X-Pro 2 ou a X-T2. Há assim tanta diferença entre as 1's e as 2's que justifique a, ainda, considerável diferença de preço?

Sony A7
Full-frame.
Adaptadores para lentes.
Desconheço o software.

Nikon D700/D750

Full-frame.
Possibilidade de usar lentes manuais que já possuo.

Normalmente, fotografo arquitectura e retratos. Pontualmente, paisagem.

Isto pode ser tudo um pouco vago e até confuso, mas é isso mesmo que vai na minha cabeça.
Estou também aberto a conhecer outra câmara que me possa servir. Uma das coisas que para mim é importante, é olhar pelo viewfinder para enquadrar. Olhar para um ecrã não é algo que me dê gozo.

A nível de budget, idealmente gostava de não passar os 800 euros, mas estabeleci para mim mesmo que 1000 euros era o limite. (Seria quanto me ficaria uma Fuji XT-1 + Fuji 35mm f/1.4).

Agradeço desde já qualquer ajuda e orientação.

Anúncios

Partilhar Post #2 fapcp

fapcp

• Membro
  • Registo: 22/12/2010

Publicado 03 Agosto 2017 - 17:39

Entre essas opções, e uma vez que pareces não te importar em usar focagem manual e já tens várias lentes manuais, eu ia para a A7.

Tive uma D700, que vendi para financiar a compra de uma A7, e estou muito satisfeito com a troca.

Se precisares de usar lentes com auto-foco tens mais opções, e mais baratas, na Nikon do que na Sony, mas só tu podes decidir se ficas bem servido para já só com lentes de focagem manual.

Podes usar praticamente qualquer lente vintage, de qualquer marca, numa A7; mas o mesmo não é verdade nas Nikon. E na minha experiência é mais fácil focar manualmente na A7 do que na D700.

Se a ideia é um sistema para viagem, e o peso e tamanho forem muito importantes, as Olympus são uma excelente opção.

IT Partilhar Post #3 mr.lewitt

mr.lewitt

• Novo Membro

Publicado 03 Agosto 2017 - 20:27

Quando dizes Olympus, querias dizer Fuji, não?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Partilhar Post #4 Jocami

Jocami

• Membro
  • Registo: 11/05/2016

Publicado 03 Agosto 2017 - 20:55

Não

https://www.google.p...0k1.pKPDMQy3iJc

Editado por Jocami, 03 Agosto 2017 - 20:56 .

Partilhar Post #5 fapcp

fapcp

• Membro
  • Registo: 22/12/2010

Publicado 03 Agosto 2017 - 20:56

Quando dizes Olympus, querias dizer Fuji, não?

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Não, era mesmo Olympus... As Olympus são uma excelente opção se queres um sistema pequeno, leve e com boa relação qualidade / preço.

Não conheço praticamente nada do sistema Fuji.

Partilhar Post #6 toy77

toy77

• Membro
  • Registo: 31/10/2009
    • Local: Portalegre

Publicado 03 Agosto 2017 - 21:43

Em portabilidade a Olympus é deveras melhor que a Fuji.

Mas em qualidade, quanto a mim (atenção), a Fuji está uns pontos acima.

Apesar de ser um sistema "carote" vale bem a pena.

Uma Fuji X-T1 com a 35mm f2 é uma excelente opção ;)

Partilhar Post #7 joserocha

joserocha

• Membro
  • Registo: 11/05/2012
    • Local: Vila Nova de Gaia

Publicado 05 Agosto 2017 - 20:12

Com esse budget uma Fuji X-T20 é uma opção muito tentadora...
Relativamente às diferenças entre as versões 1 e 2, existem de facto diferenças na qualidade de imagem, basicamente no que toca aos ISOs e gama dinâmica, mas não há nada de errado nas versões 1, aliás há até quem as prefira.
As principais diferenças estão na velocidade de operação. A X-Pro2 está muitos furos acima da 1, por exemplo. Já entre as X-T as diferenças não são tão drásticas.

Partilhar Post #8 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 05 Agosto 2017 - 20:52

Compra a que achares mais gira e fofa...
É só uma máquina - todas as que foram referidas são boas.
Umas melhores numas coisas, outras noutras.

Partilhar Post #9 Marcio WH

Marcio WH

• Membro
  • Registo: 01/11/2016
    • Local: Japan

Publicado 06 Agosto 2017 - 13:45

Compra a que achares mais gira e fofa...É só uma máquina - todas as que foram referidas são boas.Umas melhores numas coisas, outras noutras.

X2

Partilhar Post #10 Carlos C

Carlos C

• Novo Membro
  • Registo: 25/10/2012

Publicado 08 Agosto 2017 - 03:51

Para complementar o que já foi dito, eu uso Olympus e Fuji tendo vindo a vender gradualmente o material Canon há alguns anos para cá.

O que me levou a migrar de marcas foi essencialmente a diferença significativa de tamanho/peso do material mantendo a qualidade e até melhorando em alguns aspectos.

Hoje utilizo uma Olympus E-M5 II mais para uso de teles ou video pois o estabilizador no sensor (IBIS) é fenomenal. Na Fuji utilizo no dia-a-dia uma X100T ou uma X-Pro2 com uma 35f2 e 16f1.4. Ambas excelentes opções, como também já alguém referiu a Fuji X-T20 parece ser um bom compromisso, mas sugiro pesquisar um pouco mais o que cada marca oferece em termos de objectivas e ponderar os respectivos preços a pagar no futuro pelas focais pretendidas.

IT Partilhar Post #11 mr.lewitt

mr.lewitt

• Novo Membro

Publicado 08 Agosto 2017 - 11:28

Muito obrigado a todos pela ajuda.

Estou (bastante) inclinado para a Fuji X-T1 com uma lente de 35mm, seja a 1.4 ou a 2.
Acho que só não a comprei ainda, porque estou à espera que apareça um bom negócio pelo norte do país. Consigo bons preços online em sites europeus, mas se puder fazer negócio em mão, tenho sempre preferência.
Poderei apenas considerar ainda a Nikon, por causa das lentes que já possuo, mas a Fuji está sempre ali sexy a olhar para mim.

As Olympus, como referiram, também são opções interessantes, mas ao preço que as encontro, prefiro ir para as Fuji.