Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Pico

• Por favor inicie sessão para responder
13 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 pdro

pdro

• Membro
  • Registo: 23/08/2012

Publicado 11 Julho 2017 - 12:20

Um tentativa de resgatar uma secção que já teve bem mais viva..

34EWLAK.jpg

Anúncios

Partilhar Post #2 ruicarv79

ruicarv79

• Membro
  • Registo: 04/02/2011
    • Local: Porto

Publicado 11 Julho 2017 - 14:12

Muito bonita.  :th_up:

IT Partilhar Post #3 pdro

pdro

• Membro

Publicado 11 Julho 2017 - 21:25

Muito bonita.  :th_up:

obrigado, rui. admito que não esperava comentário teu, tenho a ideia que não seja este tanto o teu registo e gosto fotográfico :) aqui as sombras ficaram demasiado densas, provavelmente resultado da compressão do ficheiro, mas existe (alguma) informação na parte de baixo da imagem...

Partilhar Post #4 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 11 Julho 2017 - 22:08

Longe de mim tentar ser um Marcelo Rebelo de Sousa dos estilos fotográficos, até porque percebo pouca da poda.  :D

Eu já tentei uma vez na vida fazer uma foto assim, aquando de uma noite mágica no Alentejo, mesmo sem tripé lá improvisei qualquer coisa. Acho que já me qualifica para mandar o "bitaite", não?  :D

Abraço!  ;)

Partilhar Post #5 anterix

anterix

• Membro
  • Registo: 20/09/2014
    • Local: Açores

Publicado 11 Julho 2017 - 22:57

Minha querida terra!

Lindíssima!

IT Partilhar Post #6 pdro

pdro

• Membro

Publicado 12 Julho 2017 - 10:01

Longe de mim tentar ser um Marcelo Rebelo de Sousa dos estilos fotográficos, até porque percebo pouca da poda.  :D

Eu já tentei uma vez na vida fazer uma foto assim, aquando de uma noite mágica no Alentejo, mesmo sem tripé lá improvisei qualquer coisa. Acho que já me qualifica para mandar o "bitaite", não?  :D

Abraço!  ;)

Tens que tentar uma segunda vez, significa que voltaste a sair do porto e a ver um céu bastante estrelado, que é sempre fixe :)

Minha querida terra!

Lindíssima!

és picaroto? Sei-te açoriano, mas não fazia ideia de qual seria a tua ilha :)

Partilhar Post #7 HidRo

HidRo

• Membro
  • Registo: 29/12/2014

Publicado 12 Julho 2017 - 10:35

Está agradável!! Adorava fazer uma coisa destas. Tenho que ir procurar ai uns tutoriais :)

Partilhar Post #8 carlosfer

carlosfer

• Membro
  • Registo: 14/08/2014
    • Local: Braga

Publicado 12 Julho 2017 - 13:32

Está agradável!! Adorava fazer uma coisa destas. Tenho que ir procurar ai uns tutoriais :)

Ahahah, estava a pensar no mesmo, mesmo sabendo que ver tutoriais não é de todo sinal de se conseguir fotografias destas.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Editado por carlosfer, 12 Julho 2017 - 13:33 .

IT Partilhar Post #9 pdro

pdro

• Membro

Publicado 12 Julho 2017 - 13:59

Ahahah, estava a pensar no mesmo, mesmo sabendo que ver tutoriais não é de todo sinal de se conseguir fotografias destas.

Não é particularmente complicado. Tendo uma componente de paisagem, é focar no infinito (primeiro é preciso descobrir na objectiva é o infinito, que há lentes que é ligeiramente antes do infinito indicado - fazer disso durante o dia, com luz), isos altos (consoante o céu , pode ser tanto 800 como 3200, mas sugiro entre os 1600 e 3200 para começar), abertura máxima que a lente permitir e 20 a 30 segs de exposição, consoante se quer ter arrasto das estrelas (esta também em função da distância focal). Não estou a entrar com grandes aspectos técnicos, apenas com umas indicações gerais de como se obter fotos das estrelas. Depois há que dar toques na pós-produção, com máscaras quando se considerar necessário, acerto de balanço de brancos, contrastes, essas coisas habituais :)

Partilhar Post #10 HidRo

HidRo

• Membro
  • Registo: 29/12/2014

Publicado 12 Julho 2017 - 14:22

Ainda tenho que testar um dia! Obrigado pelas dicas!

Partilhar Post #11 carlosfer

carlosfer

• Membro
  • Registo: 14/08/2014
    • Local: Braga

Publicado 12 Julho 2017 - 15:30

Obrigado pelas dicas! Para começar são sempre uma grande ajuda.

Partilhar Post #12 ruicarv79

ruicarv79

• Membro

Publicado 12 Julho 2017 - 15:59

Se eu já consegui, acho que qualquer um consegue.  :D

É basicamente aquilo que o pdro disse.

Partilhar Post #13 mt54

mt54

• Membro
  • Registo: 07/05/2015
    • Local: Lisboa

Publicado 12 Julho 2017 - 18:50

Lindíssima foto, céu espetacular! Luz, cor, tudo excelente!

Um único reparo: talvez tenhas exagerado no tempo de exposição, começa a ver-se o "caminho das estrelas" (isto sou eu armado em picuinhas, quase não se nota e se calhar até lhe dá uma certa graça).

Cumprimentos

IT Partilhar Post #14 pdro

pdro

• Membro

Publicado 13 Julho 2017 - 12:01

Ainda tenho que testar um dia! Obrigado pelas dicas!

Obrigado pelas dicas! Para começar são sempre uma grande ajuda.

:th_up:

Lindíssima foto, céu espetacular! Luz, cor, tudo excelente!

Um único reparo: talvez tenhas exagerado no tempo de exposição, começa a ver-se o "caminho das estrelas" (isto sou eu armado em picuinhas, quase não se nota e se calhar até lhe dá uma certa graça).

Cumprimentos

sim, dei um pouco de tempo a mais e sabia-o, em função de ter as estrelas totalmente congeladas ou não. teoricamente e para a distância focal usada, para ter as estrelas totalmente congeladas deveria ser 25 segs e fiz 30 segs. Mas sinceramente não considerei isso particularmente relevante, ou seja não me preocupa demasiado essa baliza.

obrigado pelo comentário :)