Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Fotografias enviadas para jornais por terceiros.

• Por favor inicie sessão para responder
Sem respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 Afcs_veon

Afcs_veon

• Membro
  • Registo: 23/03/2008
    • Local: PDL/Aveiro

Publicado 06 Julho 2017 - 23:14

Boa noite,

Recentemente fotografei um evento desportivo organizado por uma entidade com a qual fiz um acordo verbal para ceder-lhes as fotografias para que as mesmas fossem publicadas no facebook da entidade organizadora. Na altura fui explicito que qualquer outro uso teria que ter o meu consentimento, mas infelizmente a mesma entidade e um clube participante no evento enviaram para diversos órgãos de comunicação social comunicados com fotografias minhas em anexo para serem utilizadas nos artigos.

Mais grave do meu ponto de vista, visto que não colocaria entraves à utilização das minhas fotografias, foi terem enviado sem a menção do autor das mesmas e os diversos jornais e sites que divulgaram o artigo não questionaram a autoria das fotografias, deixando a legenda em branco ou como apenas um jornal mais conceituado que colocou "Direitos Reservados".

As fotografias entregues à entidade organizadora tinham sido todos editados e possuíam nos metadados a minha informação, nome e email, sendo que a fotografia enviada pelo clube participante foi provavelmente copiada do meu facebook ou do facebook da entidade organizadora, logo não teria informação nenhuma nos metadados.

Resumindo, mesmo que não tivessem sido informados sobre o autor das fotografias, os editoriais tinham acesso nos ficheiros a essa mesma informação e simplesmente ignoraram.

Sei que de momento nada tenho a fazer, já entrei em contacto com o jornal de maiores dimensões onde foi me apresentadas as desculpas pelo erro, embora tentaram culpabilizar quem lhes tinha enviado os comunicados. De referir no contacto que não procurava ser ressarcido financeiramente, apenas procurava ser reconhecido como o autor das fotografias.

Agora a questão é como evitar no futuro este tipo de situações, provavelmente passa por fazer contractos por escrito. Suponho um primeiro contrato com a entidade organizadora, para a qual cedo apenas os direitos de publicarem as fotografias no facebook e site, e uma declaração na qual dou permissão aos órgãos de comunicação social para utilizarem as fotografias que seguem juntamente com os comunicados de imprensa nos artigos publicados.

Alguém com experiências semelhantes têm minutas de contractos deste género e da declaração.

E se é possível no contracto com a entidade organizadora passar para eles qualquer responsabilidade pela obtenção da cedência dos direitos de imagem de todos os participantes no evento, pois tendo em conta que são eventos com mais de 100 participantes torna-se complicado, para não dizer impossível obter a autorização de direitos de imagem de cada pessoa individualmente. 

Abraço à malta e fico a aguardar por respostas, pois duvido que tenha sido o primeiro por aqui a ter problemas deste género.

Infelizmente também não serei o último.

Anúncios