Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Lightroom HELP

• Por favor inicie sessão para responder
9 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 vanessa raposo

vanessa raposo

• Novo Membro
  • Registo: 13/05/2017
    • Local: Barreiro

Publicado 16 Maio 2017 - 09:58

Olá a todos, 

estou com dificuldades em definir o melhor preset para exportar em alta resolução. Alguêm que me possa ajudar nos valores ideais para "configurações de artigos", "dimensionamento de imagem" e " nitidez de saida" pff.

Obrigada

:)

Anúncios

Partilhar Post #2 KyuR

KyuR

• Membro
  • Registo: 08/12/2012
    • Local: Lisboa
    • O saber ocupa o lugar da ignorância...

Publicado 16 Maio 2017 - 12:04

Olá! Porque não vais testando e vês qual o que achas melhor para o fim que pretendes?
No meu caso, para impressão exporto com o tamanho da impressão e a 300DPI, se for para web 1024 px do lado maior e a 72 DPI.
Podes também definir em megapixeis.
Não acredito que haja melhor, pois depende sempre do que queres fazer com as imagens

IT Partilhar Post #3 vanessa raposo

vanessa raposo

• Novo Membro

Publicado 16 Maio 2017 - 23:52

Olá! Porque não vais testando e vês qual o que achas melhor para o fim que pretendes?
No meu caso, para impressão exporto com o tamanho da impressão e a 300DPI, se for para web 1024 px do lado maior e a 72 DPI.
Podes também definir em megapixeis.
Não acredito que haja melhor, pois depende sempre do que queres fazer com as imagens

Obrigada pela ajuda. É exactamente como faço as minhas exportações! Cheguei a triste conclusão que o problema estava mesmo na foto. Falhei no foco!!! :(

Partilhar Post #4 KyuR

KyuR

• Membro

Publicado 17 Maio 2017 - 07:42

Obrigada pela ajuda. É exactamente como faço as minhas exportações! Cheguei a triste conclusão que o problema estava mesmo na foto. Falhei no foco!!! :(

Assim realmente não há pós que resolva...

No Photoshop há uma ferramenta que ajuda, mas é só para "motion blur".

É tentar novamente  :foto:  :foto:  :foto:  :foto:  :foto:

IT Partilhar Post #5 vanessa raposo

vanessa raposo

• Novo Membro

Publicado 17 Maio 2017 - 10:49

Assim realmente não há pós que resolva...

No Photoshop há uma ferramenta que ajuda, mas é só para "motion blur".

É tentar novamente  :foto:  :foto:  :foto:  :foto:  :foto:

Ainda por cima esta era a "tal" foto!!! Enfim... Diz que acontece até com os melhores :(

Obrigada mais uma vez :)

Partilhar Post #6 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 17 Maio 2017 - 12:59

Eu nunca tive problemas desse tipo, no Lightroom...
Se estás com problemas de definição, provavelmente a causa não é o LR.

Não sei se ajuda (até porque eu pouco mexi nas configurações de exportação), mas o que eu uso é isto.

b0XYLEp.png?1

Cumps

IT Partilhar Post #7 vanessa raposo

vanessa raposo

• Novo Membro

Publicado 17 Maio 2017 - 23:05

Ainda por cima esta era a "tal" foto!!! Enfim... Diz que acontece até com os melhores :(

Eu nunca tive problemas desse tipo, no Lightroom...
Se estás com problemas de definição, provavelmente a causa não é o LR.

Não sei se ajuda (até porque eu pouco mexi nas configurações de exportação), mas o que eu uso é isto.

http://i.imgur.com/b0XYLEp.png?1...

Cumps

Boa noite, muito obrigada pela ajuda!!!

Estou a adorar o LR mas longe de o dominar... Vejo vários tutoriais em que usam diferentes definições...fico na duvida!!! 

Já agora após a exportação qual o valor minimo de bytes necessários para uma boa impressão?

Partilhar Post #8 KyuR

KyuR

• Membro

Publicado 18 Maio 2017 - 08:54

Boa noite, muito obrigada pela ajuda!!!

Estou a adorar o LR mas longe de o dominar... Vejo vários tutoriais em que usam diferentes definições...fico na duvida!!! 

Já agora após a exportação qual o valor minimo de bytes necessários para uma boa impressão?

Depende do tamanho da dita impressão  :D

O Lr já te permite definir em medidas "normais" o tamanho. Para esse efeito não exportes é com menos de 300 DPI.

Há por ai muitos tutoriais bons. Há uns anos tínhamos um colega aqui do forum que fez uns em português.

Já não sei on de para esse, mas fica um canal em inglês.

https://www.youtube.com/user/cmoeu

IT Partilhar Post #9 vanessa raposo

vanessa raposo

• Novo Membro

Publicado 18 Maio 2017 - 22:21

Depende do tamanho da dita impressão  :D

O Lr já te permite definir em medidas "normais" o tamanho. Para esse efeito não exportes é com menos de 300 DPI.

Há por ai muitos tutoriais bons. Há uns anos tínhamos um colega aqui do forum que fez uns em português.

Já não sei on de para esse, mas fica um canal em inglês.

https://www.youtube.com/user/cmoeu

Top!!! Vou seguir ;) Obrigada

Partilhar Post #10 alexb

alexb

• Membro
  • Registo: 03/12/2010
    • Local: Almada

Publicado 24 Maio 2017 - 16:17

Existem muitos factores a ter em conta na impressão, a começar pela marca da impressora.

Se for para imprimir em Canon usa 300DPI caso sejam impressões pequenas até A4 e 180DPI para impressões em grandes dimensões.

Em Epson usa 360 DPI para as pequenas e 180 para as grandes. Isto tem a ver com as resoluções nativas das impressoras que são 600 nas Canon e 720 nas Epson.

Em relação ao espaço de côr sRGB esquece, a menos que seja para um laboratório que o exija. Este espaço de côr é completamente inutil por ser o menos abranjente e só não morre porque é o standard da net e respectivos browsers. Para imprimir usa o Adobe RGB ou melhor ainda o nativo do Lighroom que é o Prophoto RGB que é o mais abrangente. Muitas das impressoras fotográficas modernas já imprimem mais cores que o sRGB e usar este espaço de côr é simplesmente deitar para o lixo alguma informação da côr. 

No formato, usa um que permita 16bits. O tiff é o mais usual. Estes 16bits dizem respeito à gradação das cores. Se converteres para 8 bits pode-te aparecer "banding" que basicamente são faixas de côr nas gradações de côr como nos céus ao invés de uma passagem gradual e suave das cores. Isto acontece porque com 8 bits só tens 1024 tons intermédios entre o preto e o branco e isso pode ser insuficiente para a tua fotografia.

Em relação à nitidez a aplicar na fotografia não há uma resposta certa. depende de muitas coisas, desde a própria fotografia, ao tamanho da impressão, papel, etc. Só com experiencia é que lá vais e o melhor é mesmo ir experimentando.

Em relação ao tamanho da imagem para impressão, sempre que possivel não o diminuas. Para teres uma ideia uma imagem impressa em A4 com 180 ppi fica com 2105x1488 pixeis. Para 360 ppi ficaria com o dobro.

Se o objectivo da exportação for para ver na net ou outro monitor exporta para sRGB 8bits com qualidade no 85. Não precisas de meter a qualidade a 100. Não se nota e fica pesada. A resolução também varia mas 1024 na horizontal é muito comum e fica com um bom tamanho na maioria dos monitores sem comprometer.