Ir para conteúdo

• Facebook

• Este site usa cookies para melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar o site está a aceitar o uso de cookies. SABER MAIS ENTENDI

Anúncios (remover)

Foto

Como calcular uma percentagem a pagar...

• Por favor inicie sessão para responder
12 respostas a este tópico

IT Partilhar Post #1 zalle

zalle

• Membro
  • Registo: 09/04/2008

Publicado 14 Abril 2017 - 19:33

Bem, o título não é muito explícito, mas tenho várias questões. Um local que vai ter turistas quer um serviço de fotografia que me foi proposto.

Querem 50% da facturação. O que acham disto? 50%?

Consiste no seguinte:

O fotógrafo tira fotos às pessoas/crianças, vende a foto "por impulso" por... sei lá, 5€. O estabelecimento ficou já com 2,5€.

Eu, tenho um outro/a fotógrafo/a a quem tenho que pagar. Tenho também uma pessoa (que também é fotógrafo e mora perto) que faz a supervisão de tudo, eu não posso fazer porque não moro perto, só posso estar uma ou 2x semana.

É um negócio de verão (4 meses), 4 horas por dia, das 19,30 às 23,30.

1 - Quanto pago ao fotógrafo? Não é um fotógrafo profissional altamente especializado, com material de topo, é alguém que sabe fotografar, e eu vou dar formação específica para o efeito.

2 - Quanto pago ao "gerente"?

Creio que pagar por foto vendida é o mais viável, pelo incentivo que todos terão em facturar mais.

Gracias

Anúncios

Partilhar Post #2 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014
    • Local: Viseu

Publicado 14 Abril 2017 - 20:23

O estabelecimento terá que ficar com apenas 40%, 2€.

Depois seria 1€ para o fotógrafo, 1€ para o "supervisor" (não entendo o porquê de ser necessário) e 1€ para ti.

O estabelecimento cobra entrada?

IT Partilhar Post #3 zalle

zalle

• Membro

Publicado 14 Abril 2017 - 22:51

Acho que o estabelecimento não cobra entrada.

Sem supervisão nada funciona...

Partilhar Post #4 iMarco

iMarco

• Membro
  • Vencedor do mês +
  • Registo: 12/09/2014

Publicado 14 Abril 2017 - 23:23

A supervisão, neste caso, pode garantir alguma confiança, mas sai caro...

Ainda não estão contabilizados os custos de energia, impressão, etc...contas feitas, seguindo os valores que falei antes, ficas com a diferença entre o custo da impressão e o euro que te toca...e não estou a contar com a energia e eventualmente a amortização caso tenhas que comprar alguma coisa - impressora, ou máquina, ou baterias para o flash, etc...

Depois de vistas bem as coisas, poderá não te trazer grande benefício este negócio.

Partilhar Post #5 Emanuel M

Emanuel M

• Membro
  • Registo: 10/11/2014
    • Local: Suíça

Publicado 15 Abril 2017 - 06:41

50% da facturação é ridículo.
O que vão eles fazer, que justifique os 50%?

Propõe 25%, e mesmo assim... :P
Tens pessoal a quem pagar, durante 4 meses.

Não sei, eu acho que é um abuso, mas pronto.
Mas depende.
Depende da quantidade também, do tempo que vão perder na produção/edição, etc.

Cumps

Editado por Emanuel M, 15 Abril 2017 - 06:43 .

IT Partilhar Post #6 zalle

zalle

• Membro

Publicado 15 Abril 2017 - 08:11

Obrigado pelo feedback.

Não há tempo para edição, a venda é feita no momento e a impressão também.

Partilhar Post #7 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Sintra

Publicado 15 Abril 2017 - 17:11

O estabelecimeno é o dono do negócio, o dono da ideia e o dono dos clientes, 50% é o que eu levava também.

Tu fazes o trabalho, tens o direito de fazer o preço final e ficar com os restantes 50%. Acho justo assim, não sei é se é viàvel mas isso é um risco que tu vais correr ou não.

IT Partilhar Post #8 zalle

zalle

• Membro

Publicado 16 Abril 2017 - 15:40

Mas achas que é viavel? Porque para nós são 50% brutos, para eles são 50% líquidos...

Partilhar Post #9 _jn_

_jn_

• Membro
  • Registo: 12/02/2010
    • Local: Sintra

Publicado 16 Abril 2017 - 18:31

Para alimentar 2 empregados e dar algum lucro tens de vender muita foto ou ter uma margem de lucro muito grande. Não posso dizer se é viàvel sem ter todos os dados do negócio.

Sem saber do que se trata, posso dizer que não arriscava num negócio desse género a pagar percentagem fixa ao dono do estabelecimento e ordenados fixos aos empregados. Só vendes muitas fotos de deres uma percentagem aos teus colaboradores. Só ganhas dinheiro se o volume de vendas for grande. Partilhando risco tens quem colobore contigo. se pagas rendimentos fixos eles vão encostar-se.

Eu estou traumatizado com empregados :)

IT Partilhar Post #10 zalle

zalle

• Membro

Publicado 17 Abril 2017 - 11:33

Eu não teria dito melhor...

Partilhar Post #11 dragom

dragom

• Membro
  • Registo: 28/12/2007
    • Local: Porto

Publicado 17 Abril 2017 - 12:04

Mas achas que é viavel? Porque para nós são 50% brutos, para eles são 50% líquidos...

O dono do negócio não tem a ver com a tua necessidade de teres empregados e mais custos. Podias fazer directo, obviamente senão podes e tens de os ter, essa gestão deverá ser tua. Não acho que a parte dele seja assim tão pouca, a parte comercial é sempre uma das mais dificeis e ele é que vai ter de arranjar os clientes.

Para alimentar 2 empregados e dar algum lucro tens de vender muita foto ou ter uma margem de lucro muito grande. Não posso dizer se é viàvel sem ter todos os dados do negócio.

Sem saber do que se trata, posso dizer que não arriscava num negócio desse género a pagar percentagem fixa ao dono do estabelecimento e ordenados fixos aos empregados. Só vendes muitas fotos de deres uma percentagem aos teus colaboradores. Só ganhas dinheiro se o volume de vendas for grande. Partilhando risco tens quem colobore contigo. se pagas rendimentos fixos eles vão encostar-se.

Eu estou traumatizado com empregados :)

Totalmente de acordo. Este é o tipo de acordo que pode funcionar bem se todos partilharem o risco e for variável para todos.

Partilhar Post #12 luísmiguel

luísmiguel

• Membro
  • Registo: 27/01/2008
    • “The only photographer you should compare yourself to is the one you used to be.”

Publicado 17 Abril 2017 - 19:56

Há muitas variáveis,  que podem fazer dessa "partilha" de percentagens, bom ou máu negócio.

Quem é que vai facturar o quê a quêm?

Tu vais facturar  aos clientes?

O teu empregado e o teu gerente vão passar recibo das "comissões" que vão receber?

O dono do espaço? vai facturar ele aos clientes? ou vai-te fazer algo do genero "cessão de exploração" para justificar os 50% dos lucros que lhe vais pagar?

Não esquecer que a somar a esses sócios todos há ainda outro "sócio" que fica com  35%(mais coisa menos coisa vá, para não entrar em pormenores) 23% de IVA mais 15% de Imposto +-......

De 5€ ficam 3.70€...  É preciso ver "com que linhas se cose"!!

Claro que, se a cena for feita "sem complicações"(chamemos-lhe assim) como é costume nestes "cenários"  as contas ficam mais simples...  mas mesmo assim, 50% para o dono do espaço acho que é demais e mata o negócio por completo, dado que como dizes, o lucro dele é liquido e o teu é Bruto.

Tens que trabalhar essas percentagens(e de que maneira) sob risco de além de não ganhares para o "petróleo", estares a encher o bolso a quem não investiu um único centavo.

Uma impressora razoavel e consumiveis para imprimir 1000 fotos por exemplo facilmente gastas 1300€

5€x1000 =5000€  - 50% (percentagem do dono do espaço) = 2500 € - 2000€(1000€ para o fotografo e 1000€ para o supervisor,  caso pagues 1 euro por foto)=  500€  ficas com um buraco de 800€ nas "contas"

Com esta formula de "divisão" de lucros, desconfio que para não perderes  dinheiro tens que vender bem acima de  5000 fotos(40 fotos por dia) ....  

O custo de uma impressora e consumiveis para essas quantidades andará facilmente nos 2500€

5€x5000= 25000€ - 50%(dono) = 12500€- 10000€(fotografo e gerente a 1 euro por foto)= 2500€ (break-even)

Até aqui toda a gente ganhou dinheiro(e não foi pouco)menos tu!

Arranja maneira de incluir pelo menos o dono no investimento, e arranja maneira de diminuir a percentagem do fotografo e principalmente do gerente(ou se quiseres fazer "á portuguesa" paga menos ao fotografo e mais ao gerente :D como queiras)

Abraço e boa sorte. :th_up: 

IT Partilhar Post #13 zalle

zalle

• Membro

Publicado 19 Abril 2017 - 16:44

Obrigado pelas dicas, mas já disse que, nestas condições, não tenho interesse.